Um novo Creator e uma criação nem tão nova assim

Caso não tenha entendido a frase que dá nome ao post, não se preocupe, pois em poucas linhas tudo estará devidamente esclarecido e a frase ganhará sentido. Para tanto, começarei minhas palavras tendo a parte inicial da frase como referência, a saber: "Um novo Creator (…)". Tenho certeza que o trecho inicial é compreensível, mesmo porque, aqueles que acompanham os movimentos e as novidades do universo do RCT3 já devem ter visto a notícia sobre o lançamento do novo CTR_Creator V0.95 do Markus Lomberg.

 

Em poucas palavras, pode-se dizer que apesar de se tratar de uma versão beta, o Creator V0.95  é melhor se comparado a versão anterior. Além de trazer novas funcionalidades para criação, a exemplo da ferramenta para leitura e criação de FlatRides e Tracks, a nova versão é mais ágil, compacta e teve uma série de revisões técnicas que prometem eliminar alguns dos erros  antes existentes. Em suma, o CTR_Creator V0.95 é uma novidade e tanto para aqueles que gostam de criar e/ou instalar os vários Custom disponíveis para o RCT3.

 

 

 

Um novo e outro nem tanto (lassoares-rct3)

 

 

Dito isso, já posso passar para os comentários que tratam do segundo trecho da frase, ou seja: "(...) e uma criação nem tão nova assim". Simples, vamos aproveitar a versão remodelada do Creator que pelas mãos do Markus Lomberg reapareceu melhor e mais ágil para dar destaque a uma nem tão nova criação de um dos mais habilidosos e criativos designers de CTR, o Samplerocker. Para iniciar meus comentários sobre isso, farei uma breve pergunta: Você já instalou o Ballonfahrt do Samplerocker?

 

Pois é, confesso que fiz isso há pouco tempo, mesmo porque na época de seu lançamento, precisamente em novembro de 2010, minha única tentativa de instalar usando o CTR_Creatorna ocasião a versão 0.75 – foi frustrada, fato que me levou a imaginar que o problema era o arquivo criado pelo Samplerocker. No entanto, passado algum tempo, como se pode ver por dois dos posts apresentados em Novembro e Dezembro de 2012, me familiarizei com o Creator, inclusive a ponto de me aventurar no desenvolvimento de um CTR (o Black Sub). Enfim, o Creator se tornou uma ferramenta mais acessível do que antes parecia.

 

Neste meio tempo baixei a nova versão  do CTR_Creator e me vi diante da seguinte questão: como testar o novo V0.95 sem me envolver em longas e trabalhosas ações? Simples: tentarei instalar algum CTR que por algum motivo ainda não está em minha lista de opções, tentarei resgatar algo nem tão novo assim. Neste momento o Ballonfahrt veio a minha mente e por isso a pergunta antes feita deve ser repetida: Você já instalou o Ballonfahrt do Samplerocker?

 

Caso sua resposta  seja não, o conselho que segue é quase imediato: arrisque-se a usar o novo CTR_Creator V0.95 do Markus Lomberg, comece a se habituar com essa ótima ferramenta e use-o para instalar o Ballonfahrt do Samplerocker, uma criação nem tão nova assim que merece o devido mérito. Se assim for, em poucos minutos uma série de balões de ar que carregam 4 peeps por vez cruzarão os céus de seu parque, isto é, um nem tão novo CTR, criado a quase 15 meses atrás, tomará lugar no seu RCT3 e brindará a novidade da atual versão do Creator com um voo inaugural – atrasado, mais em tempo – sobre as terras coloridas e divertidas de seu parque.

 

Dito de outra forma, uma criação nem tão nova assim que trás duas versões de recolorables cars (um com o balão com texturas horizontais e outra com o balão com texturas verticais). Um Custom Track Ride que nos fará olhar para o céu do RCT3 e de quebra deixará os peeps boquiabertos com a vista de seu parque. Veja a foto, pois ela mostra mais do que qualquer palavra.

 

 

 

CTR Ballonfahrt (Samplerocker) lassoares-rct3

 

 

Mas como instalar o Ballonfahrt usando o o novo CTR_Creator? Antes de nada baixe os recursos necessários, ou seja, o CTR_Creator V0.95 do Markus Lomberg e o CTR Ballonfahrt do Samplerocker. Depois de baixar e extrair o arquivo compactado do Creator, recorte e cole a pasta CTR_Creator V0.95 Beta em uma pasta de seu computar, uma boa sugestão é mantê-la em um local de fácil acesso. Feito isso, vá a pasta antes destacada e abra o aplicativo CTR_Creator V0.95 Beta. Neste momento, se verá a seguinte tela:

 

 

 

CTR_Creator V0.95 (Markus Lomberg) lassoares-rct3

 

 

Repare que no item Optionen (canto superior direito), clique no mesmo e selecione a linguagem (English) e o modo (RCT mit AddOns – com AddOns), clique em OK e feche o Creator, pois o mesmo deverá ser reaberto para que as mudanças sejam realizadas, mas depois voltaremos a isso, agora localize e extraia o arquivo do Ballonfahrt, denominado Ballon. Depois de extraído duas pastas (CTR_Ballonfahrt e CTR_Ballonfahrt2) e um documento (.txt) chamado CTR_BahnDaten_Ballonfahrt surgirão.

 

Crie uma pasta chamada Car e coloque as duas pastas citadas em seu interior. Feito isso, recorte a pasta Car – recém criada com os dois arquivos do Ballonfahrt em seu interior – e o documento CTR_BahnDaten_Ballonfahrt e cole-os na pasta criada para o Creator. Reabra o Creator e clique em Read CTR_BahnDaten.txt. Assim, uma nova janela se abrirá e lá estará o CTR_BahnDaten_Ballonfahrt (antes colado na pasta), selecione este mesmo arquivo e clique em Abrir.

 

Automaticamente a janela se fechará e, na tela do Creator aparecerá a seguinte imagem:

 

 

 

CTR_Creator V0.95 II (Markus Lomberg) lassoares-rct3

 

 

Clique em Create Ride.ovls e a opção abaixo marcada (Install Ride.ovls in RCT3) aparecerá. Isso significa que o Ballonfahrt já está pronto. Feche o Creator e volte a pasta onde se verá um arquivo chamado CTR_Ballonfahrt, ou seja, o arquivo do traçado para o Ballonfahrt que deverá ser instalado na pasta tracks\TrackedRides do RCT3. Da mesma forma, abra a pasta Car – criada anteriormente recorte as pastas CTR_Ballonfahrt e CTR_Ballonfahrt2  e cole-as na pasta Cars\TrackedRideCars.

 

Finalmente, lembre-se de instalar (caso não o tenha) o Invisible Track do Revolutionary Rides. Para tanto, siga as instruções oferecidas neste post, nele você encontrará todas as explicações e links necessários para instalar o Invisible Track.

 

Agora é só voar e como dito, aproveitar o Ballonfahrt do Samplerocker, uma criação nem tão nova assim instalada com o novo CTR_Creator V0.95 do Markus Lomberg. Espero que aproveitem e até breve.

 

Lassoares Fev./2012.

0 comentários:

Postar um comentário




Lassoares-rct3

ANO IV