Uma pergunta e um tutorial: já fez o download de um CTR e não conseguiu instalá-lo por falta de arquivos?

Pois é, tal fato é bastante comum e, muitas vezes, isso nos impede de usar muitos dos inúmeros CTRs criados para o RCT3. Normalmente, isso ocorre quando baixamos um CTR e, ao contrário do que comumente ocorre, encontramos apenas uma pasta ao invés de duas. Quando isso ocorre, imediatamente surgem perguntas como: Por que esse CTR só tem uma pasta e não duas? Onde está a outra pasta? Como faço para instalar um CTR que só possui uma única pasta?

 

Antes de encontrar um culpado ou imaginar que isso se deve a um erro do designer ou a um arquivo corrompido, lembre-se, a resposta é mais simples do que parece e, para ser honesto, ao contrário do que parece, a falta de uma pasta, pode ser um caso bastante positivo. Muitos dos designers de CTRs preferem criar CTRs sem definir um traçado único, isso significa que o CTR é oferecido com a pasta e os arquivos .ovl correspondentes ao carro criado pelo designer que, a bem da verdade, é o que, na maioria das vezes, realmente importa.

 

Sendo assim, a seleção e a instalação do tipo de traçado (track) ficará a cargo de cada jogador. Ou seja, cria-se o carro (modelagem, animação, posicionamento e texturas), mas não se define nenhum traçado para este modelo. Portanto, o recado que parece ser deixado pelo designer é muito simples: escolha o traçado e divirta-se conforme sua vontade e necessidade.

 

 

 

Tutorial CTR sem traçado definido I (lassoares-rct3)

 

 

Para ser muito sincero sempre evitei a divulgação desse tipo de CTR, pois faltava tempo para criar um tutorial básico que destacasse as etapas necessárias para instalá-los. Mas agora já poderei divulgar esse e outros tipos de CTR sem me preocupar com o fato de que muitos não poderiam instalá-los, afinal o post de hoje do lassoares-rct3 demonstrará as etapas básicas de instalação desse tipo de CTR – aqui denominado sem traçado definido. Uma tarefa que exigirá um pouco de paciência, mas que, sem dúvida, ajudará aqueles que querem instalar um CTR sem traçado definido.

 

Resumindo, se você baixou um CTR e não conseguiu instalá-lo por falta do arquivo que determina o tipo de traçado, leia atentamente os passos descritos neste tutorial e isso não será mais um problema.

 

Passo 1

 

A) Baixe o CTR_Creator, neste caso, usarei o V0.85 (English) que está disponível no rct-3.org (na seção Tools & Trainer). Está versão, tal como as anteriores, foi criada por Markus Lomberg, mas foi postada pelo conhecido player ChicosAStar, me parece a melhor escolha.

 

B) Depois de baixar e extrair o CTR_Creator, coloque-o em uma área de uso contínuo de seu computar. Costumo manter uma pasta única para as atividades do RCT3 no interior de uma pasta pessoal, por exemplo: C:\Users\usuario\RCT3\CTR_Creator V0.85.

Passo 2

 

A) Escolha o CTR a ser instalado. Para este tutorial usaremos o CTR_DynamitE criado pelo Samplerocker como exemplo. É importante lembrar que o CTR_DynamitE é uma criação que inclui apenas o carro (car) do ride, portanto, não há um arquivo para o track (traçado). Sendo assim, deve-se ressaltar que este tutorial se aplica exclusivamente a estes casos.

 

B) Baixe o CTR_DynamitE e depois de extraí-lo, coloque-o no desktop. O mais importante será a pasta CTR_DynamitE, em seu interior haverá 2 arquivos (.ovl), ou seja, os arquivos do carro deste CTR. Mantenha a pasta citada no desktop e siga para o Passo 3.

 

Passo 3

 

A) Abra a pasta do CTR_Creator, não abra ainda o programa, apenas a pasta e encontre o documento de texto (.txt) CTR_BahnDaten_Example_Beginner. Abra este documento e siga as instruções (veja o resumo das alterações na imagem apresentada na sequência):

 

(1) Onde se lê CTR Example Beginner (no item RideName) substitua pelo nome do ride, neste caso, CTR_DynamitE. Via de regra, sempre que for instalar um ride deve-se usar o nome do arquivo enviado pelo criador.

 

(2) Onde se lê This is an example text for the ride description (no item RideDescription) substitua pela informação do ride. Qualquer texto curto que informe sobre o ride, o traçado usado por exemplo.

 

(3) Não mude os itens RideIcon e RideCategory (os mesmos serão comentados em outro momento).

 

(4) Onde se lê SpinningWildMouse, Kart, Giga, CheshireCat (no item CarTypeName) substitua pelo nome do carro do ride, neste caso, CTR_DynamitE. Via de regra, sempre que for instalar um ride deve-se usar o nome do arquivo enviado pelo criador.

 

(5) Não mude os itens TrackType e TrackSectionName (os mesmos serão comentados em outro momento).

 

 

Tutorial CTR sem traçado definido II (lassoares-rct3)

 

 

B) Depois de realizar as alterações citadas (ilustradas na imagem acima que compara o antes e o depois das alterações no CTR_BahnDaten_Example_Beginner), escolha a opção “Salvar”. É aconselhável alterar o nome do arquivo depois de salvá-lo, assim você poderá usar, por exemplo, a terminação do próprio nome do ride (CTR_BahnDaten_ DynamitE) para evitar confusões posteriores.

 

Passo 4

 

A) Abra o CTR_Creator e antes de qualquer ação, configure as opções. Para tanto, clique em Options (canto superior direito da janela principal do CTR_Creator) e marque as configurações apresentadas na imagem abaixo:

 

 

 

Tutorial CTR sem traçado definido III (lassoares-rct3)

 

 

(Nota 1): verifique o item RCT3.exe application path. O mesmo deverá conter o caminho exato da pasta de instalação do RCT3. Normalmente, quando se faz o download do CTR_Creator o mesmo estará configurado com o caminho C:\Program Files\Atari\RollerCoaster Tycoon 3, assim, se você usa o sistema operacional Vista (ou qualquer outro sistema operacional que rode em 64 bits, portanto, onde o RCT3 foi instalado) e possui o RCT3 Platinum, este caminho deverá ser alterado para C:\Program Files (x86)\Atari\RollerCoaster Tycoon 3 Platinum. Caso haja incompatibilidade entre a pasta de instalação do RCT3 e do CTR_Creator poderá ocorrer erros durante a instalação.

 

(Nota 2): RCT3 em versão demo ou sem as expansões Wild e Soaked provavelmente gerarão erros de instalação. Esse tipo de problema não pode resolvido com alterações no CTR_Creator, pois, na maioria dos casos, os CTRs não rodam em versões demo ou sem as expansões Wild e Soaked.

B) De volta a tela principal do CTR_Creator clique em GUI for CTR_BahnDaten (canto inferior esquerdo do CTR_Creator). Neste momento uma nova janela se abrirá (CTR_Creator Assistent). Na nova janela vá ao menu superior e clique na aba Open Ride.

 

C) Feito isso, outra janela surgirá para que você localize e abra o documento de texto (.txt) alterado no Passo 3. Lembre-se que a sugestão foi de salvá-lo com o nome de CTR_DynamitE. Não se assuste com a mensagem que surgirá após a escolha do documento de texto (.txt), clique em OK e siga.

 

D) Depois de alguns segundos as configurações antes existentes na tela do CTR_Creator Assistent serão modificadas pelos seguintes dados:

 

 

 

Tutorial CTR sem traçado definido IV (lassoares-rct3)

 

 

Repare que os dados apresentados na imagem são exatamente aqueles do documento de texto (.txt) alterado no Passo 3.

 

(Nota 1): no lado direito da tela existem dois itens importantes, a saber: RideIcon e RideCategory. Sugiro que os mesmos não sejam alterados, pois não implicará em maiores mudanças, exceto pela troca do ícone do ride e da escolha do menu no RCT3. Da forma como se vê (RideIcon com opção CTR e RideCategory com opção RollerCoasters Steel) o ride instalado receberá o ícone padrão e será posicionado no menu coasters do RCT3. Portanto, qualquer alteração modificará apenas a imagem do ícone e a posição do ride entre os menus do RCT3.

 

(Nota 2) por se tratar de um tutorial básico de instalação de CTRs sem traçado definido não vá além das configurações apresentadas na aba Rides properties. As demais configurações serão tratadas em novos tutoriais. Aconselha-se que a modificação de tais itens seja realizada após o domínio do aprendizado destacado neste tutorial, sob pena de gerar erros não previstos e, portanto, não abordados neste momento.

 

E) Verifique se os dados apresentados na tela do CTR_Creator Assistent estão corretos e clique (na aba superior) em Create Ride (*.ovl). Neste momento, uma pequena janela (Ordnername) se abrirá trazendo um nome aleatório (destacado na imagem abaixo). Substitua este nome pelo exato nome do ride criado, neste caso: CTR_DynamitE.

Tutorial CTR sem traçado definido V (lassoares-rct3)

F) Depois de clicar em OK, uma nova janela chamada Install/Unistall CTRs se abrirá. Na parte esquerda da mesma (Please choose a folder) existirá uma lista de pastas, selecione a pasta criada na etapa anterior (CTR_DynamitE) – conforme destacado na imagem abaixo – e clique em Install CTR-Folder.

 

 

Tutorial CTR sem traçado definido VI (lassoares-rct3)

 

 

G) Depois de clicar em Install CTR-Folder a mensagem, demonstrada na imagem abaixo, surgirá. Isso significa que a pasta com o traçado para o CTR_DynamitE já está instalada. Clique em OK, feche a janela Install/Unistall CTRs e depois clique no ícone Close Assistant posicionado na parte superior direita do CTR_Creator Assistent e finalmente feche o CTR_Creator.

Tutorial CTR sem traçado definido VII (lassoares-rct3)

 

 

(Nota 3): para verificar se a instalação ocorreu de forma adequada, vá a pasta tracks\TrackedRides do RCT3 e localize a pasta CTR_DynamitE.

 

Passo 5

 

A) É hora de instalar a pasta que contém o arquivo do carro (car). Para tanto, o CTR_Creator já não será necessário. Volte ao desktop e localize a pasta CTR_DynamitE (conforme destacado no Passo 2).

 

B) Depois de localizar a pasta CTR_DynamitE, copie e cole a mesma na pasta Cars\TrackedRideCars, tal qual qualquer outro CTR.

 

Passo 6

 

A) Abra o RCT3, vá ao menu coaster e divirta-se com o CTR_DynamitE, isto é, divirta-se com este CTR do Samplerocker até que outros CTRs sem traçado definido sejam instalados.

 

 

 

CTR_DynamitE (Samplerocker) lassoares-rct3

 

 

Espero que tenham gostado do tutorial e que o mesmo seja igualmente útil para a instalação de outros diversos CTRs sem traçado definido. Em breve farei um post tutorial complementar que demonstrará como alterar o tipo de traçado dos CTRs sem traçado definido. Como sempre, estou à disposição para ajudar, mas peço que leiam atentamente cada passo do tutorial e, principalmente, observem os detalhes que ceram a instalação de CTRs deste tipo.

 

Até a próxima.

 

Lassoares Nov./2011.

2 comentários:

Starpower disse...

lassoares, e se eu quiser colocar o ctr na track da extended coaster(track 5) eu nao posso simplesmente fazer um bahndaten e colocar track 5 e as tracksection e criar sem usar o assistente?

Lassoares disse...

Starpower: claro que pode, na verdade esse caminho é até mais fácil, só não expliquei assim porque me parece um pouco abstrato, o assistente mostra as informações em na tela e pensei que para aqueles que ainda não usam o creator ia ser mais fácil. Além disso, esse nesse tutorial ainda não expliquei isso, falarei no próximo quando comentarei sobre outras infos do assistente. Em todo caso, fica registrada a dica para todos. Valeu e até mais.

Postar um comentário




Lassoares-rct3

ANO IV