Quando a coaster passar… acenda a luz!

Essa seria a frase dita por um cenógrafo ou por um atento e detalhista designer de coasters preocupado com a constante e necessária interação entre o espectador (passageiro) e o cenário de uma atração. Desta forma, não é difícil imaginar o quanto é importante iluminar corretamente cada ponto de uma atração, seja para destacar os detalhes positivos, seja para ocultar algo que por ventura não esteja da forma desejada. Acenda a luz! Apague a luz! Faça a luz piscar! Mude o foco e a intensidade da iluminação! Seja como for, qualquer uma destas ações será válida para isso.

 

Dito isso, não se pode deixar de lembrar dos úteis e válidos ride events – peças animadas que interagem com as coasters – que, a meu ver, são recursos essenciais para a elaboração de bom ride, sobretudo, quando nos nos deparamos com o desafio de desenvolver uma atração que premeditadamente atravessa cenários e transita entre objetos que por algum motivo se queira destacar.

 

Tal fato ocorre quando elaboramos um dark ride com inúmeros detalhes e cenários quase sempre sombrios. E não pense que um dark ride é necessariamente uma atração de terror, basta lembrar dos inúmeros brinquedos temáticos que levam os passageiros por cenários inspirados na ficção científica, nos filmes de aventura ou ainda em catástrofes da natureza. Seja qual for o tema ou o estilo escolhido, mostrar o cenário no momento, na direção e com a iluminação certa é uma tarefa que exige paciência e conhecimento.

 

 

 

apague depois que o carro da coaster passar (lassoares-rct3)

 

 

Para tanto, três recursos serão essenciais: um bom conjunto de sets sobre o tema escolhido, incluídos aqueles que oferecem ride events, um CTR multidimensional (veja um dos tantos exemplos neste post) que favoreça diferentes ângulos e pontos de visão e uma série de itens de iluminação. Junte tudo isso a um tema inovador, toques de criatividade e um novo e impressionante ride estará disponível para seus peeps.

 

Ok, concordo que é fácil falar, mas o post de hoje não é dedicado a simplesmente dizer o que fazer, mas sim para falar de um set que ajudará muito nesta tarefa, um CSO que me surpreendeu de diferentes formas, seja pelo fato de ser muito usual e unir boas e variadas peças de iluminação com bons e diversificados ride events, seja também pelo fato de não saber que ele existia, portanto, uma excelente novidade para mim. É bom que se diga: sequer tinha ideia de que o set em questão foi desenvolvido, muito menos por quem o desenvolveu.

 

Como o assunto do post já sugere, trata-se de um set que oferece os sempre úteis ride events com os igualmente importante sets de iluminação, me refiro ao Lights, um set desenvolvido por ninguém mais, ninguém menos que o DasMatze. Não pode ser? Quando? Onde? Há muito tempo atrás, provavelmente no ano de 2008 – ano de lançamento do NetOn 2.1 (english version) – que juntamente com o DasMatze Lights trás uma série de recursos para o RCT3.

 

Portanto, não se trata de um lançamento do DasMatze, diga-se de passagem: é uma pena, mas sim de um CSO que há quase 4 anos está disponível no atualmente desatualizado rct-netum ótimo database que deu lugar ao rct-customdb. De qualquer forma, o que importa é que o DasMatze Lights está acessível a todos e com ele será possível inserir 74 diferentes efeitos interativos de luz, ou seja, ride events que iluminarão o cenário… só quando a coaster passar!

 

Para se ter uma melhor ideia do quanto esse set será útil é preciso lembrar que diferentes efeitos de luz poderão ser inseridos, exemplo disso são as luzes com distintos raios de alcance e tempo de funcionamento após a passagem do ponto inicial selecionado, luzes com efeito strobe etc. Em suma, se for preciso acender a luz quando antes, durante ou depois da passagem do carro da coaster, o DasMatze Lights fará isso acontecer.

 

 

 

Lights (DasMatze) lassoares-rct3

 

 

Como se vê, optei por não inserir nenhuma foto detalhada do set, mesmo porque me pareceu difícil demostrar o funcionamento deste recurso em uma imagem estática. Sendo assim, só posso dizer que vale a pena baixar o pacote do NetOn 2.1 para ter esse set – instalar os demais CSOs e CTRs fica a critério de cada um – para chegar ao DasMatze Lights, siga os seguintes passos:

 

1) Baixe o NetOn 2.1. Depois de baixá-lo recorte e cole o instalador (.exe) em seu desktop.

 

2) Abra o instalador, clique em Executar e depois em Next até chegar a janela que indica o ponto de instalação. Minha sugestão é que instale tudo no desktop, para tanto, selecione o destino clicando em Browse ou escreva o destino no espaço delimitado. Clique em Next.

 

3) Na janela seguinte selecione os itens a serem instalados. Novamente lembro que a decisão de instalar todos os recursos dependerá de cada um, neste momento minha sugestão se limita a um dos sets presentes no componente scenery objects, feita esta seleção, clique em Next e depois em Install.

 

4) Ao fim do processo, uma pasta denominada Style aparecerá em seu desktop. Abra a mesma e siga até encontra a pasta DasMatze_Lights. Recorte-a e cole-a na pasta Style/Themed do RCT3.

 

Nota 1: o instalador do NetOn 2.1 criará uma pasta inútil no Menu Iniciar do Windows. Sendo assim, sugiro sua retirada, para tanto vá ao destino C:\ProgramData\Microsoft\Windows\Start Menu\Programs e exclua a pasta NetOn 2.

 

Nota 2: exclua ou mantenha as demais pastas conforme seu interesse.

 

Espero que aproveitem o DasMatze Lights e bom jogo.

 

Lassoares Fev./2012.

0 comentários:

Postar um comentário




Lassoares-rct3

ANO IV