Promessa é dívida: Tutorial CSO Vídeo 003 no ar!

Olá a todos, depois de vários pedidos e de muita demora, finalmente o terceiro vídeo tutorial do lassoares-rct3 sobre criação de CSOs está no ar. Para quem não se lembra, desde de Março de 2011, está no ar os vídeos tutoriais 001 e 002 que apresentam os passos básicos para a criação de CSOs para RCT3. Portanto, já era hora de avançar um pouco. Por essa razão, o vídeo tutorial 003 trata justamente da criação de CSOs com mais de uma textura, uma tarefa, como se verá, bastante simples.

 

Quanto a promessa, por hora, peço desculpas pela excessiva demora, para ser bastante sincero estive muito ocupado nos últimos meses e não pude manter as atividades de criação de tutoriais e coasters como gostaria. Isso tanto é verdade que meu atual projeto – a Tatlin Tower – ainda está em fase de elaboração, diria eu, 70% montada no RCT3.

 

Sendo assim, fico ainda devendo: os vídeos 004, 005 e 006 que tratarão, respectivamente, das etapas de composição de um CSO com várias peças, das etapas de elaboração de um CSO com textura alpha e das etapas de composição de um CSO do tipo billboards. Em suma, se promessa é dívida, ao que parece, ainda tenho um grande débito para quitar.

 

 

Tutorial CSO Vídeo 003 (lassoares-rct3)

 

 

O que posso garantir é que trabalhei mais nesses projetos e tão logo os faça, postarei para ajudar a todos. Bom, sobre o o vídeo tutorial 003 não há muito o que falar, pois as etapas e os passos necessários estão destacados no vídeo aqui apresentado, assistam com atenção e verão que é bastante simples, sobretudo se as etapas básicas de criação já forem de total domínio.

 

 

 

 

 

Espero que seja útil e qualquer que seja a dúvida escrevam. Sempre quando possível ajudarei com prazer.

 

Até breve (ou se preferirem, até o dia do pagamento das próximas dívidas).

 

Lassoares Nov./2011.

29 comentários:

José Guilherme disse...

aaa, eu ia faze um desse aí a pedidos lá no RCTBR :D

Ótimo tutorial lassoares!

Thiago disse...

Promessa é dívida hein.. Parabéns. Esperando os outros tutoriais, mais ansioso pelo text alpha q é o que mais me intereça, pq preciso criar uma janela para uma cabine e não sei como e quem vai me ajudar? Nosso caro amigo Lassoares =D Parabéns =)

José Guilherme disse...

A Lassoares posso postar no RCT3 Parks seus tutoriais? Eu iria fazer um mais se já fez completo!! E também um complemento que é bem legal fazer na minha opinião é a galera baixar o SU podium V2 que funciona como Plugin no Sketchup e quando você clica nele para "passar" para ele, gera uma foto que faz o objeto fica foto realístico e a imagem fica bem legal.

Bom trabalho Lassoares, seus tutoriais são muito bons!

Matheus ' disse...

Pra mais de 2 texturas é o mesmo processo né (:
Noss, belo tutorial !
Sou seu fã (=

Lassoares disse...

Thiago: valeu cara e pode deixar que providenciarei o quanto antes o tutorial de alpha texture, só não entendi o lance da janela para cabine. Valeu cara e obrigado pelas palavras!!!!!

Lassoares disse...

zeze: claro que sim, só ponha o link do blog por favor, será um prazer ter os vídeos postados no blog!Legal isso do plugin SU podium V2, não conheço ainda mas vou procurar e ver seu tuto... valeu pela dica e obrigado pelo elogio! Até mais!

Lassoares disse...

Matheus ': sim, exatamente o mesmo. Obrigado mesmo!!! Valeu!!!

PopCurso disse...

Nossa Lassoares , Muito obrigado !!! Estava procurando isso por todo lugar e não achava de jeito nenhum !!! Seu site está no meus favoritos , parabéns !!!

PopCurso disse...

Lassoares , tenho uma idéia para seus incríveis tutoriais : Porque não ensina a fazer objetos recoloridos ? Seria D+++ !!!

Anônimo disse...

so uma sugestao, tu podia faze um tutorial de como fazer itens recolorable

Lassoares disse...

Thyago: sem palavras para agradecer, valeu!!!!! em breve vem mais!!

Lassoares disse...

Thyago: pode deixar, já estou pensando em uma série de novos tutos e esse está na lista. Até mais!

Lassoares disse...

Anônimo: como dito para o Thyago: "pode deixar, já estou pensando em uma série de novos tutos e esse está na lista". Até mais!

José Guilherme disse...

Lassoares sobre o SU Podium 2 se você não conseguiu achar ele, é porque ele meio que novo, então é mais difícil achar ele para download e completo. Já eu parei de usar ele e estou usando um que é melhor do que ele e tem na internet para baixar, chama-se V-Ray. Eu pretendo fazer o tutorial esse final de semana e vou falar desse programa e também vou colocar para download. O V-ray possui pouco diferença na qualidade comparado com o SU Podium V2, só que possui grande diferença no valor, sendo pelo que me lembro que tinha visto o V-ray mais de 800 dólares e o SU Podium 2 100 e pouco dólares.

Lassoares disse...

zeze: vc pagou ou achou?

Anônimo disse...

ei lassoares ! com csos com tamanho maiores que 1 square oque eu faço ?

é a mesma coisa ou muda algo no rct importer !

só me explica rapidamente !

ah ei, e csos que são ''side'' e ''corner'' o que muda ?

José Guilherme disse...

Eu achei só que não deu para eu fazer o tutorial e vou fazer ainda e já disponibilizo para download.

Lassoares disse...

Anônimo: não muda nada, a posição é aquela que vc definir na tela do SketchUp. Sinceramente eu não mudaria nada no Importer, pois o que determina mesmo é a posição da criação.

Lassoares disse...

zeze: aguardo para testar valeu!!!

Anônimo disse...

mas essa explicação é para objetos maiores ou em side e corner ?

Lassoares disse...

Anônimo: como dito, isso é indiferente, siga o mesmo processo. Até mais.

José Guilherme disse...

Lassoares eu fiz o vídeo do parte 1: http://www.youtube.com/watch?v=L18iNj7q4Lk

Eu falei também do V-Ray mas la eu so o V-Ray para o cubo, mas no blog eu postei outra imagem usando ele: http://rct3-parks.blogspot.com/2011/11/tutorial-basico-de-criacao-de-csos.html

Lassoares disse...

zeze: legal!!! já assisti... e gostei. Então logo testarei o V-Ray realmente renderiza muito bem, valeu pela indicação!!!! e parabéns pelo tutorial. Até mais!!!!

# Jђoow • ●๋ disse...

Cara gostei muito do tutorial e tenho uma duvida, quando crio um outro tipo de cso como um simples pilar quando exporto pro jogo ele deita seno que eu fis ele em pé no modelador 3d gostaria que esclarecesse minha duvida.
Agradesso desde já.

Lassoares disse...

# Jђoow • ●๋: que bom cara, fico feliz em saber que ajudou! então, provavelmente o problema é na hora de criar o ovl, na janela do Edit Static model settings, veja a janela do Coordinate System e escolha a opção Right-Handed, Z-Up. veja se é isso e me diga! até mais!

# Jђoow • ●๋ disse...

cara vlw muito obrigado por me ajudar a fazer meus cso muito obrigado mesmo me!

Lassoares disse...

# Jђoow • ●๋: cara fico feliz em saber que o tuto tá ajudando, logo postarei mais coisas e se precisar é só escrever. Até mais!

Anônimo disse...

O lassoares me responde uma coisa, depois que eu faço o quadrado, na hora de colocar as texturas, eu coloco no lugar onde eu quero no quadrado, mas quando eu vou La no ‘’ informações de indentidade’’ e defino a textura, essa textura fica em toda parte do quadrado, fica no quadrado inteiro, eu fiz tudo certinho passo a passo..
O que é que eu to fazendo de errado\?? vlw

Lassoares disse...

Anônimo: provavelmente vc está fazendo isso com todo o quadrado selecionado, para evitar, selecione somente as faces que tem a textura a ser definida. Não se esqueça que isso deve ser feito separadamente para cada um das texturas, portanto, se vc tem 4 texturas, selecione as faces de cada textura separadamente e defina as informações. Até mais!

Postar um comentário




Lassoares-rct3

ANO IV