40 novos CTRs: explorando o JKCity (Parte II)

Como todos já devem ter percebido, o post de hoje representa a segunda parte da série Explorando o JKCity – uma sequência de apresentações que detalhará e explicará os procedimentos de instalação cada um dos 40 CTRs criados pelos JK. Sendo assim, não custa lembrar que o JK é o habilidoso designer de todos os CTRs a serem apresentados nesta série, um designer  tcheco que mantém em seu site, o rct-city, um verdadeiro universo de novidades que além dos 40 CTRs a serem comentados nesta série ainda conta com cerca de 50 CSOs, como anunciado no post do lassoares-rct3 que em outubro de 2011 apresentou o JK e alguns de seus CSOs.

 

Explorando o JKCity (lassoares-rct3)

 

De igual modo, não é demais lembrar que o post de hoje será inteiramente dedicado aos comentários que cercam outros 3 dos 40 CTRs criados pelo JK, portanto, sugere-se que aqueles que ainda não tenham lido a parte I da série Explorando o JKCity o façam para assim conhecer mais detalhes das criações do JK e igualmente compreender algumas características, sobretudo para a instalação de seus CTRs (destacados nos tópicos Explorando os aplicativos necessários e entendendo o tutorial de instalação dos CTRs), sem esquecer que esta mesma visita os leverá a conhecer o primeiro dos quarenta CTRs criados pelo JK: o cityjkagro (JK Agro) que trás 9 custom cars de máquinas agrícolas para três diferentes tipos de custom track também desenvolvidos por este designer.

 

Dito isso, vamos ao que interessa: mais 3 CTRs criados pelo JK, neste caso 3 CTRs dedicados as máquinas de construção, um tema que sem dúvida interessa a qualquer jogador de RCT3, são eles: JK Construction Machine 1 (cityjkmachine_1), JK Construction Machine 2 (cityjkmachine_2) e JK Construction Machine 3 (cityjkmachine_3).

 

Passo 1: tutorial de instalação e comentários do JK Construction Machine 1 (cityjkmachine_1) do JK

 

O primeiro CTR a ser apresentado é o cityjkmachine_1 que na próxima lista do CTR List (por hora em sua segunda versão) aparecerá com o nome de JK Construction Machine 1, o mesmo critério valerá para os outros dois CTRs hoje apresentados. Como o nome já sugere o JK Construction Machine 1 oferece um conjunto de máquinas de construção, isto é, diferentes máquinas comumente encontradas nos canteiros de obras, mais especificamente 6 modelos de carros cuidadosamente detalhados que levarão 1 peep por vez e usarão 3 tipos distintos de traçado.

 

Além de uma modelagem muito bem elaborada os custom car que acompanham este CTR possuem um desenho interior primoroso, assim não posso deixar de sugerir que testem cada um dos carros e verifiquem a qualidade do interior de cada um das cabines. No demais, não há muito o que dizer, senão que observem a imagem abaixo (elaborada durante o teste do CTR) e reparem nos detalhes de cada um dos 6 modelos criados pelo JK, são eles:  buldozer 1 (1), buldozer 2 (2) (máquinas de terraplanagem montada sobre um trator, modelos semelhantes com detalhes que os diferenciam), vysokozdvizny yozik (3) (empilhadeira), scrapper (4) (coletor de sucatas), valcovacka (5) (rolo compressor) e gradder (6) Motoniveladora.

 

cityjkmachine_1  (JK Construction Machine 1) Custom Cars (JK) lassoares-rct3

 

É importante mencionar que todos os 6 custom cars criados pelo JK são recolorables, no entanto, diferentemente de outras criações a serem apresentadas nos próximos posts da série, nenhum dos modelos componentes do JK Construction Machine 1 possuem animações ou luzes. Ainda assim, tenham certeza de que a falta de animações ou de luzes não reduz a qualidade do trabalho do JK, pois como já mencionado, trata-se de um espetacular conjunto de máquinas de construção.

 

Dito isso, pode-se partir para os comentários que cercam as 3 opções de traçado (apresentados na imagem posicionada abaixo da descrição dos mesmos) do JK Construction Machine 1, todos eles criados pelo JK, são eles:

 

(1) CityJK stavebni stroje 1 Set 1 - typ 8N+R8+W8: traçado de asfalto com velocidade variável (Lift Chain Speed) e suportes recolorables. Ao usar este traçado será possível inserir um segmento reto de traçado invisível que criará o efeito de uma ponte. Para tanto, clique em Toggle open or enclosed track (no menu de construção da coaster). De igual modo será possível inserir um segmento reto de traçado que simula uma faixa de pedestres, neste caso, bastará clicar em Spinning tunnel (no menu de construção da coaster).

 

(2) CityJK stavebni stroje 1 Set 1 - typ 8K: traçado de asfalto com velocidade constante (definição de velocidade no menu de construção da coaster) e suportes recolorables. Ao usar este traçado será possível inserir um segmento reto de traçado invisível que criará o efeito de uma ponte. Para tanto, clique em Toggle open or enclosed track (no menu de construção da coaster).

 

(3) CityJK stavebni stroje 1 Set 1 - typ 8S+B8: traçado com marcação (indicação) de pontos de passagem (marcas aparentes) e velocidade constante.

 

cityjkmachine_1  (JK Construction Machine 1) Custom Tracks (JK) lassoares-rct3

 

Frente a isso o JK Construction Machine 1 totaliza a oferta de 18 diferentes formas de uso, ou seja, oferece 6 modelos de carros que podem ser combinados com 3 modelos de traçados. Assim como mencionado no post que apresentou o primeiro dos 40 CTRs do JK, é importante mencionar que o CTR JK Construction Machine 1 (o mesmo valerá para os CTRs apresentados na sequência) tem os CSOs CityJKvariableObjectSet1, CityJKvehicleLowSet1 e 2, CityJKequipmentHighSet1, CityJKmachineHighSet1 e CityJKmaterialSet1  – cujos links estão disponíveis no CSO List (002) como excelentes complementos. A combinação entre os mesmos possibilitará a elaboração de cenários espetaculares.

 

Depois de tantos comentários pode-se partir para os procedimentos necessários para a instalação do JK Construction Machine 1, para tanto, é primordial visitar o primeiro post da série Explorando o JKCity para ler e reproduzir os procedimentos apresentados no Passo 1 (Explorando os aplicativos necessários), principalmente os itens 1, 2 e 3, respectivamente, ikony, nastupiste e vstupy. Sem a instalação destes aplicativos todo e qualquer procedimento de instalação poderá gerar erros que impedirão o uso do CTR apresentado.

 

Explorando o JKCity Itens para instalação (lassoares-rct3)

 

Depois de realizar a instalação dos aplicativos ikony, nastupiste e vstupy (apresentados no post inicial da série) siga os passos abaixo apresentados e proceda a instalação:

 

(a) cityjkmachine_1.zip: trata-se do principal arquivo para instalação do CTR e trás duas pastas (Cars e Tracks). Para instalar, primeiro abra a pasta Cars\TrackedRideCars e localize as 6 pastas (CityJKmachine1Car01 a 06), na sequência recorte e cole as 6 pastas na pasta Cars\TrackedRideCars do RCT3. Volte a pasta extraída e abra a pasta Tracks\TrackedRides, localize as 3 pastas (CityJKmachine1Track01k, CityJKmachine1Track01n e CityJKmachine1Track01s), na sequência recorte e cole as 3 pastas na pasta Tracks\TrackedRides do RCT3.

 

(b) koleje_4.zip: trata-se de um pacote básico para formação do traçado usado no CTR JK Construction Machine 1. Para instalar abra a pasta Tracks\TrackedRides e localize as 2 pastas (TrackBased9D e TrackBased9E), na sequência recorte e cole as 2 pastas na pasta Tracks\TrackedRides do RCT3.

 

(c) rozsireni_BT.zip: trata-se de um pacote de extensão de traçado obrigatório para o CTR JK Construction Machine 1. Para instalar abra a pasta Tracks\TrackedRides e localize as 3 pastas (TrackBasedB5, TrackBasedB6 eTrackBasedB8), na sequência recorte e cole as 3 pastas na pasta Tracks\TrackedRides do RCT3.

 

(d) rozsireni_RF.zip: trata-se de um pacote de extensão de traçado obrigatório para o CTR JK Construction Machine 1. Para instalar abra a pasta Tracks\TrackedRides e localize a pasta TrackBasedRF, na sequência recorte e cole a mesma na pasta Tracks\TrackedRides do RCT3.

 

(e) rozsireni_RN.zip: trata-se de um pacote de extensão de traçado obrigatório para o CTR JK Construction Machine 1. Para instalar abra a pasta Tracks\TrackedRides e localize a pasta TrackBasedRN, na sequência recorte e cole a mesma na pasta Tracks\TrackedRides do RCT3.

 

(f) rozsireni_RT.zip: trata-se de um pacote de extensão de traçado obrigatório para o CTR JK Construction Machine 1. Para instalar abra a pasta Tracks\TrackedRides e localize as 7 pastas (TrackBasedR1, 2, 3, 4, 6, 7 e 8), na sequência recorte e cole as 7 pastas na pasta Tracks\TrackedRides do RCT3.

 

(g) rozsireni_WT.zip: trata-se de um pacote de extensão de traçado obrigatório para o CTR JK Construction Machine 1. Para instalar abra a pasta Tracks\TrackedRides e localize as 7 pastas (TrackBasedW1, 2, 3, 4, 6, 7 e 8), na sequência recorte e cole as 7 pastas na pasta Tracks\TrackedRides do RCT3.

 

(h) silnice_2.zip: trata-se de um pacote básico para formação do traçado usado no CTR JK Construction Machine 1. Para instalar abra a pasta Tracks\TrackedRides e localize as 3 pastas (TrackBased8K, TrackBased8N e TrackBased8S), na sequência recorte e cole as 3 pastas na pasta Tracks\TrackedRides do RCT3.

 

(i) trasa_1.zip: trata-se de um pacote básico para formação do traçado usado no CTR JK Construction Machine 1. Para instalar abra a pasta Tracks\TrackedRides e localize as 3 pastas (TrackBased6K, TrackBased6S eTrackBased6T), na sequência recorte e cole as 3 pastas na pasta Tracks\TrackedRides do RCT3.

 

(j) trasa_2.zip: trata-se de um pacote básico para formação do traçado usado no CTR JK Construction Machine 1. Para instalar abra a pasta Tracks\TrackedRides e localize as 3 pastas (TrackBased9A, TrackBased9B e TrackBased9C), na sequência recorte e cole as 3 pastas na pasta Tracks\TrackedRides do RCT3.

 

É isso, não se assuste com o número de arquivos e siga rigorosamente os passos apresentados. Tenho certeza que o CTR JK Construction Machine 1 não os decepcionará.

 

Passo 2: tutorial de instalação e comentários do JK Construction Machine 2 (cityjkmachine_2) do JK

 

Tentarei ser o mais objetivo possível para evitar o excessivo prolongamento do post. Para realizar as descrições correlatas ao JK Construction Machine 2 não será preciso dizer muito, a não ser comentar que este CTR oferece 4 dos 6 modelos de carros (máquinas de construção) do JK Construction Machine 1, no entanto, estes mesmos modelos são apresentados em 16 diferentes versões divididas entre os 3 tipos de traçados apresentados.

 

Para que se possa entender melhor como os 4 modelos se convertem em 16 possíveis usos, iniciarei a descrição do JK Construction Machine 2 pelos comentários relacionados aos 3 tipos distintos de traçado criados pelo JK (apresentados na imagem posicionada abaixo da descrição dos mesmos), a partir da compreensão dos mesmos será possível entender os 16 usos antes citados, são eles:

 

(1) CityJK stavebni stroje 2 Set 1 - typ 9A: traçado com marcação (indicação) de pontos de passagem (marcas aparentes) e velocidade constante. Este traçado fará com que os carros do JK Construction Machine 2 façam os movimentos de ida e volta no mesmo traçado, sendo que o mesmo possui uma largura padrão.

 

(2) CityJK stavebni stroje 2 Set 1 - typ 9B: traçado com marcação (indicação) de pontos de passagem (marcas aparentes) e velocidade constante. Este traçado fará com que os carros do JK Construction Machine 2 façam os movimentos de ida e volta no mesmo traçado, sendo que o mesmo possui uma largura duplicada, ou seja, o dobra do modelo acima citado. Por possuir uma largura maior o typ 9B proporcionará diferentes combinações de saída e chegada para os carros, por exemplo: saída do lado direito do traçado e retorno do lado esquerdo do traçado.

 

(3) CityJK stavebni stroje 2 Set 1 - typ 9C: traçado com marcação (indicação) de pontos de passagem (marcas aparentes) e velocidade constante. Diferentemente do typ 9A e 9B, o typ 9C segue o padrão convencional de traçados, pois a estação deverá ligar o ponto inicial e o ponto final do traçado, logo não haverá retorno pelo mesmo traçado.

 

cityjkmachine_2  (JK Construction Machine 2) Custom Tracks (JK) lassoares-rct3

 

Frente aos dados apresentados pode-se entender como os 4 custom car do JK Construction Machine 2 gerarão 16 possíveis usos. Ainda assim, para evitar qualquer confusão observe os dados abaixo e entenda como isso ocorrerá:

 

(a) 4 modelos de carro no traçado typ 9A (largura padrão e movimentos de ida e volta no mesmo traçado).

 

(b) 8 modelos de carro no traçado typ 9B, sendo 4 posicionados no lado esquerdo do traçado e 4 posicionados no lado direito do traçado (largura duplicada e movimentos de ida e volta no mesmo traçado).

 

(c) 4 modelos de carro no traçado typ 9C (largura padrão e não há movimentos de ida e volta no mesmo traçado, ou seja, a estação será o ponto de ligação entre o início o o final do traçado).

 

Entendida esta confusa conta pode-se partir para os procedimentos necessários para a instalação do JK Construction Machine 2, para tanto, assim como mencionado nos procedimentos de instalação do JK Construction Machine 1, é primordial visitar o primeiro post da série Explorando o JKCity para ler e reproduzir os procedimentos apresentados no Passo 1 (Explorando os aplicativos necessários), principalmente os itens 1, 2 e 3, respectivamente, ikony, nastupiste e vstupy. Sem a instalação destes aplicativos todo e qualquer procedimento de instalação poderá gerar erros que impedirão o uso do CTR apresentado. Depois de realizar a instalação dos aplicativos acima citados siga os passos abaixo apresentados e proceda a instalação:

 

(a) cityjkmachine_2.zip: trata-se do principal arquivo para instalação do CTR e trás duas pastas (Cars e Tracks). Para instalar, primeiro abra a pasta Cars\TrackedRideCars e localize as 16 pastas (CityJKmachine2aCar01 a 04; CityJKmachine2bCar01 a 08 e CityJKmachine2cCar01 a 04), na sequência recorte e cole as 16 pastas na pasta Cars\TrackedRideCars do RCT3. Volte a pasta extraída e abra a pasta Tracks\TrackedRides, localize as 3 pastas (CityJKmachine2Track01a, CityJKmachine2Track01b e CityJKmachine2Track01c), na sequência recorte e cole as 3 pastas na pasta Tracks\TrackedRides do RCT3.

 

(b) trasa_2.zip: trata-se de um pacote básico para formação do traçado usado no CTR JK Agro. Para instalar abra a pasta Tracks\TrackedRides e localize as 3 pastas (TrackBased9A, TrackBased9B e TrackBased9C), na sequência recorte e cole as 3 pastas na pasta Tracks\TrackedRides do RCT3.

 

Não se assuste, diferentemente do Construction Machine 1 que exige a instalação de 10 arquivos, o Construction Machine 2 tão só necessitará de 2 arquivos para funcionar.

 

Passo 3: tutorial de instalação e comentários do JK Construction Machine 3 (cityjkmachine_3) do JK

 

Finalmente chegamos ao terceiro e último CTR do post II da série Explorando o JKCity, JK Construction Machine 3, um CTR que trás mais dois incríveis modelos de carros igualmente inspirados nas obras e construções, neste caso, dois fantásticos modelos de guindastes que levarão 1 peep por passeio. Ainda que parece exagero penso que os dois modelos de guindaste apresentados no JK Construction Machine 3 estão entre os melhores custom car já criados para o RCT3, pois os mesmos unem uma modelagem perfeita, tanto interna quanto externa, a um visual extremamente arrojado e bonito. Veja algumas das imagens elaborada durante o teste do jerab 1 (1) e do jerab (2) e tenho certeza que concordarão com as palavras aqui escritas, primeiramente da vista externa:

 

cityjkmachine_3  (JK Construction Machine 3) Custom Cars (JK) lassoares-rct3

 

Agora da vista interna de ambos modelos e de uma cena do jerab 1 (1) com o cenário do RCT3:

 

cityjkmachine_3  (JK Construction Machine 3) Custom Cars II (JK) lassoares-rct3

 

O CTR JK Construction Machine 3 somente oferece dois modelos de guindaste? Sim, são dois modelos e quatro versões, pois cada um dos guindastes trás duas opções, a saber: com o braço principal virado para a direita (vpravo) ou para a esquerda (vlevo) em relação a estação. Os custom car possuem algum tipo de animação e iluminação? Infelizmente não, talvez a falta de alguns movimentos complementares e de uma iluminação interna sejam as únicas ausências a se lamentar deste fantástico CTR. Ainda assim, é inegável reconhecer sua qualidade.

 

Mas deixemos de lado o que falta ao excelente JK Construction Machine 3 e passemos aos comentários dos dois diferentes tipos de traçado (apresentados na imagem posicionada abaixo da descrição dos mesmos) que acompanham o JK Construction Machine 2, ambos criados pelo JK, são eles:

 

(1) CityJK stavebni stroje 3 Set 1 - typ 9D: traçado composto por trilhos e dormentes (linha férrea) com asfalto na base, possui velocidade constante (definição de velocidade no menu de construção da coaster) e não há opções de traçado para elevação, isto é, somente segmentos planos.

 

(2) CityJK stavebni stroje 3 Set 1 - typ 9E: traçado composto por trilhos e dormentes (linha férrea) sem asfalto na base, possui velocidade constante (definição de velocidade no menu de construção da coaster) e não há opções de traçado para elevação, isto é, somente segmentos planos.

 

cityjkmachine_3  (JK Construction Machine 3) Custom Tracks (JK) lassoares-rct3

 

Para cumprir com o objeto de ser breve partirei para os procedimentos necessários para a instalação do JK Construction Machine 3, para tanto, assim como mencionado nos procedimentos de instalação do JK Construction Machine 1 e 2, é primordial visitar o primeiro post da série Explorando o JKCity para ler e reproduzir os procedimentos apresentados no Passo 1 (Explorando os aplicativos necessários), principalmente os itens 1, 2 e 3, respectivamente, ikony, nastupiste e vstupy. Sem a instalação destes aplicativos todo e qualquer procedimento de instalação poderá gerar erros que impedirão o uso do CTR apresentado. Depois de realizar a instalação dos aplicativos acima citados siga os passos abaixo apresentados e proceda a instalação:

 

(a) cityjkmachine_3.zip: trata-se do principal arquivo para instalação do CTR e trás duas pastas (Cars e Tracks). Para instalar, primeiro abra a pasta Cars\TrackedRideCars e localize as 4 pastas (CityJKmachine3dCar01 e 02 e CityJKmachine3eCar01 e 02), na sequência recorte e cole as 4 pastas na pasta Cars\TrackedRideCars do RCT3. Volte a pasta extraída e abra a pasta Tracks\TrackedRides, localize as 2 pastas (CityJKmachine3Track01d e CityJKmachine3Track01e), na sequência recorte e cole as 2 pastas na pasta Tracks\TrackedRides do RCT3.

 

(b) koleje_4.zip: trata-se de um pacote básico para formação do traçado usado no CTR JK Construction Machine 1. Para instalar abra a pasta Tracks\TrackedRides e localize as 2 pastas (TrackBased9D e TrackBased9E), na sequência recorte e cole as 2 pastas na pasta Tracks\TrackedRides do RCT3.

 

É isso, espero que aproveitem esses 3 CTRs e em breve apresentarei o terceiro post da série Explorando o JKCity, quanto mais alguns CTRs criados pelo JK serão devidamente analisados, sem esquecer dos tutoriais de instalação. Até breve.

 

Lassoares Set./2012.

6 comentários:

Anônimo disse...

Quer uma dica Lassoares? Coloque menos textos e mais imagens, eu nem tive paciência para saber sobre o que é esse post, só vi as imagens... Mas é bom o seu blog, entenda como uma crítica construtiva =)

Lassoares disse...

Anônimo: valeu cara, tanto pela dica, quanto pelo elogio. No caso deste post não tem jeito, sem explicar tudo a instalação dará erro e isso não é legal. De qualquer forma, obrigado novamente.

Anônimo disse...

Isso e o k? Tenho ke instalar td pra funcionar essas coisas de contruções? Nao em tem isso ai em CSO?

Anônimo disse...

estalei tudo Direitinho! Mais quando vo abri-los, trava com o comando (:sid) {Erro na Instalação ou complementos}. Help-me Pliis!..

Lassoares disse...

Anônimo: infelizmente tem sim, qto aos CSOs veja os abaixo listados:
CityJKmachineHighSet1
CityJKactivateObjectSet3

Eles tem peças bem parecidas. Os links estão disponíveis no CSO List (002)

Até mais!

Lassoares disse...

Foum Habbo: vc instalou os arquivos destacados no primeiro post da série?

Postar um comentário




Lassoares-rct3

ANO IV