Sinal verde: inove as corridas de Karts no RCT3

Como todos devem imaginar os segundos que antecedem a largada de uma corrida de karts parecem ser, mesmo para aqueles que apenas observam, longos minutos de apreensão e adrenalina. Pequenas frações de tempo em que os olhos não piscam e a emoção alcança níveis nunca antes sentidos. Cabe então perguntar: e se essa corrida fosse levada para o RCT3? Os mais atentos dirão: mas já há uma corrida de karts no RCT3, portanto, não é nenhuma novidade falar sobre isso.

Verdade, todos nós sabemos que bastará abrir o RCT3 e ir ao menu Other Rides and Attractions para encontrar o Go-Karts que, diga-se de passagem, é capaz de atrair muitos peeps deixando-os completamente satisfeitos. No entanto, o sinal verdade destacado no título do post não é direcionado as idas e vindas proporcionadas pelo Go-Kart, mas sim ao USKart do Samplerocker que combinado com o Custom Track do Markus Lomberg denominado ML12Raceway2Lanes dará o sinal verde para novas emoções no RCT3.


Sinal verde, inove as corridas de Karts no RCT3 (lassoares-rct3)

Duas criações que facilitarão a tarefa de elaborar uma pista para corridas de karts e, muito provavelmente, modificarão a ideia que se tem do Go-Karts, afinal além de oferecer um novo tipo de carro – com carenagem muito mais arrojada – essa combinação igualmente proporcionará o uso de um novo traçado que, dentre outros recursos, possibilita a inserção de curvas, retas e outros segmentos de traçado inovadores e radicais. Portanto, se você já gosta do Go-Karts do RCT3 tenho certeza que a dupla USKart e ML12Raceway2Lanes o fará gostar ainda mais deste tipo de atração, e se você não gosta, apenas tente e deixe-se surpreender pelos resultados, é só dar o sinal verde.

Para provar que a combinação USKart e ML12Raceway2Lanes merece um sinal de aprovação começarei destacando uma das diferenças mais óbvias entre o modelo original do RCT3 (Go-Karts) e a versão a ser usada com as criações do Samplerocker e do Markus Lomberg, isto é, o car ride, nesse caso, o modelo de kart. Ao compararmos os dois modelos (como destacado na imagem abaixo) é inegável reconhecer que o carro do Go-Karts possui um acabamento mais detalhado e conta com a conhecida qualidade da Atari, entretanto, se consideramos que a modelagem do carro do USKart é mais arrojada (principalmente por suas linhas arredondadas) igualmente será inegável reconhecer que o USKart, no mínimo, está em igual nível que o carro do Go-Karts. Em qualquer caso, o carro criado pelo Samplerocker é uma excelente opção para modificar o Go-Karts original.


Car Ride Go-Kart (Atari) USKart (Samplerocker) lassoares=rct3

Se o primeiro item nos deixa na dúvida tenho certeza que a comparação entre os traçados dos rides nos fará reconhecer o quanto a dupla USKart e ML12Raceway2Lanes é inovadora. Para tanto, serei direto, nesse quesito não vejo qualquer chance de não apontar que o traçado usado no USKart é melhor, pois o ML12Raceway2Lanes oferece mais opções de traçado que o TrackBased05 usado no Go-Karts.

Para ser mais preciso, enquanto o track original oferece 17 segmentos, o ML12Raceway2Lanes chega aos 207 track sections que, como o próprio Markus Lomberg destacou no rct-3, permitirão o “máximo de liberdade em seu o layout (…) incluindo algumas peças inclinadas para as curvas de alta velocidade”. A única exceção fica por conta da estação, apesar de possuir mais segmentos de traçado, o ML12Raceway2Lanes não trás a sinalização de partida e chegada com sinais luminosos presente no TrackBased05. No demais penso que o traçado criado pelo Markus Lomberg é bastante superior: modelo, visual, ausência de suportes para facilitar a criação de cenários e o desenvolvimento de temas etc. Enfim, veja a imagem que compara ambos os traçados e igualmente repare na curva inclinada antes mencionada para tirar suas próprias conclusões.


Track Ride TrackBased05 (Atari) ML12Raceway2Lanes (Markus Lomberg) lassoares-rct3

Para finalizar recorrerei a um último argumento que envolve seis variáveis que mais do que proporcionar uma comparação item a item nos permitirão perceber que o USKart em combinação com o ML12Raceway2Lanes oferecerá mais modos de uso para a atração que o Go-Karts. Para facilitar a visualização de tais combinações elaborei a tabela abaixo apresentada que indica e compara os modos de uso do USKart aos do Go-Karts.


USKart vs Go-Karts (lassoares-rct3)

Como se vê não se pode negar que o USKart merece um sinal verde. Isso fica ainda mais evidente quando se dá o devido destaque a coluna que trás a denominação Drift – que pode ser traduzida a partir do verbo espalhar – ou seja, 2 dos 4 carros do USKart terão este efeito nas curvas e darão a sensação que o kart derrapará (ou se espalhará, estará a deriva etc.) nas curvas. Sem dúvida se trata de um efeito inovador e interessante, como destaca o vídeo publicado pelo próprio Samplerocker que compara o que ele mesmo chama de Drift vs No Drift, confira.

Com isso, o USKart oferecerá mais combinações de uso que intercalam os modos Continuous circuit e Racing com os grids em pares ou em fila, com os recursos drift e no drift, alteração de velocidade e finalmente com ou sem ultrapassagens (Overtaking). Combinações que não só são mais numerosas, como também são diferenciadas.

Resultado final: o USKart pode até não ter largado na frente, afinal o Go-Karts sempre merecerá a pole position. É sempre bom lembrar que a modelagem, o traçado clássico e a emoção oferecida nas corridas do Go-Karts jamais deixarão que um CTR ou CT o ultrapassem nas primeiras voltas, entretanto o USKart acelerou mais nas voltas finais e além do sinal verde para a largada, em minha opinião, também merece a bandeira quadriculada. Mas como sempre a decisão final caberá a cada um, ainda assim, não custa sugerir: teste o USKart do Samplerocker que trás o ML12Raceway2Lanes do Markus Lomberg seguindo os passos abaixo destacados:

1. Baixe e extraia o USKart do Samplerocker, as pastas CTR_US_DK2000DS, CTR_US_DK2000SR, CTR_US_Kart e CTR_US_KartDS deverão ser coladas na pasta Cars\TrackedRideCars.

2. Agora será preciso criar e a pasta CTR_USkart que depois de criada será colada na pasta tracks\TrackedRides. Para tanto, antes de nada baixe este txt e coloque-o na pasta de trabalho do CTR_Creator (v0.95).  Abra o Creator  e clique em Read CTR_BahnDaten.txt. Assim, uma nova janela se abrirá e lá estará o CTR_BahnDaten_USkart (antes colado na pasta), selecione este mesmo arquivo e clique em Abrir. Na sequencia clique em Create Ride.ovls e a opção abaixo marcada (Install Ride.ovls in RCT3) aparecerá. Isso significa que o USkart já está pronto. Feche o Creator e volte a pasta de trabalho do mesmo onde se verá um arquivo chamado CTR_USkart, ou seja, o arquivo do traçado para o USkart que, como dito, deverá ser instalado na pasta tracks\TrackedRides do RCT3.

3. O USKart somente funcionará se o CT ML12Raceway2Lanes estiver instalado. Caso não o tenha, baixe o CT do Markus Lomberg e depois de extraí-lo copie e cole a pasta TrackCTR_ML12Raceway2Lanes na pasta de trabalho de CTR_Creator (v0.95). Abra o Creator e clique em Install/Uninstall, localize a pasta TrackCTR_ML12Raceway2Lanes e pressione Install CTR-Folder. Depois de visualizar a mensagem de confirmação abra a pasta tracks\TrackedRides do RCT3 e verifique se a pasta TrackCTR_ML12Raceway2Lanes foi devidamente instalada.

3. Abra o RCT3 e boa corrida.


CTR USKart (Samplerocker) CT ML12Raceway2Lanes (Markus Lomberg) lassoares-rct3

Até a próxima.

Lassoares Abr./2012.

2 comentários:

Rui disse...

Ola.
Instalei o CT ML12Raceway2Lanes com o CTR Creator.
Instalei as pastas: CTR_US_DK2000DS, CTR_US_DK2000SR, CTR_US_Kart e CTR_US_KartDS na pasta Cars\TrackedRideCars como diz no README.
Voces aqui dizem também para instalar a pasta CTR_US_Kart na tracks\TrackedRides, mas lá não diz!
Ora eu tentei das duas maneiras e entro no jogo e nao encontro o CTR!
Alguem ajuda?
Obrigado! Abraço

Lassoares disse...

Rui: qto a instalação é isso mesmo, a pasta CTR_US_Kart é diferente da pasta CTR_USkart descrita no post. Mas de qualquer forma vc tem razão em dizer que há um problema, mas neste caso, não é a pasta é que eu esqueci de dizer que era preciso criar a pasta CTR_USkart usando o Creator e um CTR_BahnDaten (criado pelo próprio Samplerocker). Façamos assim, vou atualizar o post com essa etapa e vc me diz se funcionou. Valeu por avisar e até mais!

Postar um comentário




Lassoares-rct3

ANO IV