Nova encomenda: Tutorial CSO Vídeo 004

Olá a todos, depois de algum tempo sem conseguir uma pausa para me dedicar aos tutoriais finalmente pude dar mais uma passo no sempre agradável objetivo de ajudar aqueles que querem aprender um pouco mais sobre a criação de CSOs no RCT3. É bem verdade que isso é pouco, afinal ainda preciso aprender muito para tornar minha ajuda mais relevante, seja me dedicando a criação de novos e mais complexos CTRs, seja ao difícil conhecimento que cerca a elaboração de CFRs que sinceramente ainda não domino.

 

Mas tudo isso exige duas coisas: tempo e um pouco mais de tempo. Infelizmente, nem sempre consigo e isso leva a um constante adiamento. Em todo caso, devagar se vai ao longe e aos poucos vamos nos ajudando, tomará que o lassoares-rct3 continue a ser parte disso. Bom, vamos ao que interessa: a nova encomenda - Tutorial CSO Vídeo 004 – que apresenta os passos necessários para a criação de um CSO Set com diversos ovls, ou seja, criar um set com várias peças e colocá-las em uma mesma pasta.

 

Até então os três vídeos tutoriais sobre a criação de CSOs traziam informações para a criação de CSOs básicos que não ficavam em uma mesma pasta, mas agora esse incômodo acabará e aqueles que estiverem se aventurando na criação de CSOs poderão desenvolver ou até mesmo revisar suas criações com menos trabalho. De antemão, espero que aproveitem e fico a disposição para tirar dúvidas.

 

 

 

Tutorial CSO Vídeo 004 criação de um CSO Set com diversos ovls (lassoares-rct3)

 

 

Antes de assistir ao vídeo peço que tenham atenção a alguns detalhes importantes. Primeiro, caso você ainda não domine as etapas básicas para criação de CSOs sugiro que assista aos três primeiros vídeos da série de tutoriais postados no lassoares-rct3. Os passos iniciais estão no vídeo Tutorial: criando um CSO para RCT3 (Etapa A e Etapa B) e os passos para criação de CSOs com mais de uma textura estão no vídeo Tutorial 003. Depois de vê-los tenho certeza que o não haverá dificuldades em entender o tutorial agora apresentado.

 

Em segundo lugar, lembre-se que a criação de CSO com vários Ovls exige, mais do que nunca, organização. Assim, organize as texturas, os ícones, os nomes e as informações necessárias para realizar essa tarefa sem perder tempo com buscas em pastas e erros desnecessários, a exemplo do uso errado de texturas ou da aplicação de arquivos já refeitos. Um boa dica é criar uma pasta exclusiva para o CSO a ser criado, coloque nela os arquivos 3d, no caso do SketchUp, arquivos (.skp); os arquivos exportados (.ase) e os ovls criados no Importer. Isso facilitará em muito o trabalho.

 

Terceiro, futuramente farei um post ou até mesmo um vídeo tutorial sobre o uso de diferentes ícones em um mesmo set, por hora basta lembrar que não há nenhum problema em usar um ícone padrão para todas as peças que comporão o set. Apenas sugiro o uso de uma imagem com dimensões de 64 x 64.

 

Quarto, a escolha dos nomes do set e dos ovls que o comporão o mesmo é extremamente importante. Sendo assim, fique atento aos passos destacados entre os minutos 1:00 e 2:15 do vídeo, eles destacarão a escolha e a seleção dos nomes. O mais importante é que a cada ovl se mantenha o mesmo nome para o set, já com o nome dos ovls o importante é que cada um receba um nome. Qualquer erro, seja a inserção de nomes e não usá-los, seja deixar de inserir algum nome ou repetir o nome de ovls diferentes poderá acarretar em problemas de instalação, repito: poderá.

 

Em quarto lugar, fique atento a dica dada aos 3:00 minutos do vídeo apresentado. Nesta dica tratarei do uso do recurso Save SID as, ou seja, um recurso para salvar as Opções de Cenário selecionadas durante a criação do Ovl no Importer. Para quem já está habituado ao trabalho no Importer é comum se desgastar com as repetidas  inserções de inúmeros parâmetros – aproximadamente 23 itens. Isso, sem dúvida, faz da criação de CSOs uma tarefa pouco estimulante e, por vezes, entediante. É justamente para minimizar tal efeito que o recurso Save SID as será importante, pois ele permite que você crie um arquivo (.sid) que armazenará os parâmetros de criação do Ovl.

 

Depois de criado, o arquivo (.sid) poderá ser aberto (carregado) para recuperar os parâmetros de criação do Ovl e assim, eliminar muitos cliques. No vídeo apresento o uso deste recurso usando um único arquivo (.sid), mas você poderá criar diferentes arquivos e carregá-los conforme o tipo de parâmetro desejado para cada ovl. Por exemplo, supondo que você criará um set com 20 peças, destas 10 são árvores e 10 são paredes, nesse caso crie dois ou mais arquivos (.sid) com diferentes parâmetros (tipo de cenário, posição, tamanho etc.) e carregue-os conforme o ovl criado.

 

Por fim, vale lembrar que o uso do recurso Save SID não garante que todos os parâmetros sejam salvos e carregados, itens como o custo de inserção e de exclusão da peça podem não carregar, mas acredito que isso não será um problema, pois poucas vezes nos preocupamos com tais informações quando nos envolvemos na criação de qualquer Custom.

 

Bom, depois de tantas explicações e comentários já podemos abrir a encomenda e assistir ao Tutorial CSO Vídeo 004 –  criação de um CSO Set com diversos ovls.

 

 

 

 

 

É isso, espero que o tutorial os ajude e escrevam se precisar.

 

Até breve.

 

Lassoares Fev./2012.

9 comentários:

kauan disse...

Lassoares, como fazer a fila do brinquedo acompanhar as curvas, que estao nesse set, porque só se pode construir filas quadradas .. Aqui está o link http://lassoares-rct3.blogspot.com/2011/10/pisos-e-cercas-melhore-entrada-de-seus.html
Ate mais

Alex disse...

Lassoares, tudo bem?

Faz tempo que não visito seu blog, mas é que minha vida virou de cabeça para baixo e eu mal tenho tempo para acessar a internet. Mas, enfim, hoje eu estava vendo uns videos de rct3 no youtube e me deparei com esse: http://www.youtube.com/watch?v=11QD-xEHk6g&feature=related

Me parece um trailer de um RCT4. Vc sabe de algo a respeito dessa nova versão do jogo? Já está disponivel, vai sair, algo assim?

Um abraço e parabéns pelo blog, que continua com excelentes posts.

André

TheFeCroft - RCT3 disse...

Olá Querido Parceiro, Venho informar que o Blog TheFeCroft-RCT3, Está De Volta novamente!

Lassoares disse...

kauan: infelizmente não existem paths circulares no RCT3 você terá que fazer quadrado mesmo e criar o efeito circular. Se não conseguir me avise e farei um tutorial sobre isso. Até mais

Lassoares disse...

Alex: antes de nada obrigado e fico feliz que esteja de volta ao blog. Então, ao que tudo indica o vídeo não passa de especulação, o que se diz é que haverá o RCT 3D - uma versão para console -, mas RCT4 mesmo, nada de nada. Até mais!

Lassoares disse...

TheFeCroft-RCT3: antes de nada quero esclarecer que o TheFeCroft-RCT3 ficou meses sem nenhuma postagem, por essa razão decidi retirar da lista. Por isso, espero que não tenha qquer tipo de incomodo ou ressentimento, trata-se apenas de informar aos visitantes os blogs que estão ativos.
Dito isso, lemro que no fim do mês farei um post para anunciar novos parceiros e se vc topar o TheFeCroft-RCT3 voltará a lista com prazer.
Obrigado

Lassoares disse...

A propósito qual blog estará ativo:

http://thefecroft-tutoriais-rct3.blogspot.com/
ou
http://thefecroft-tutoriais.blogspot.com/

kauan disse...

tudo bem, entao por favor o faça, para q agente possa encaixar os paths nas filas circulares .. Obg

Lassoares disse...

kauan: pode deixar, assim que possível farei. Até mais!

Postar um comentário




Lassoares-rct3

ANO IV