Tiki Jungle de uma forma como você nunca imaginou!
Extraia petróleo e alegria do chão de seu parque
Novidades são sempre bem-vindas, sobretudo quando elas também são diferenciadas. E vamos combinar, extração de petróleo é um tema ainda inexplorado pelos designers que diariamente abastecem nossos parques com suas criações. Assim, antes de qualquer comentário é importante ressaltar que o tema abordado no post não é uma simples novidade, mas sim uma novidade inovadora.
Mas como extrair petróleo e alegria do solo do RCT3? Usando duas ótimas criações do RCT-Tainment Rides Team que desde de Berlim vem extraindo ótimas idéias para o RCT3. E prestem atenção, são duas criações. Primeiro o CFR chamado Swinging Oil Pump, cuja inspiração são as conhecidas bombas de petróleo que servem para extrair óleo bruto do solo. A bem da verdade, o Swinging Oil Pump não possui um desenho propriamente igual a uma torre de perfuração e extração de petróleo, no entanto, os movimentos, o desenho de seus componentes e até mesmo as texturas usadas guardam muitas semelhanças com as bombas de petróleo.
Além do CFR a RCT-Tainment Rides Team também criou o CSO denominado Swinging Oil Pump Adds, ou seja, um set desenvolvido para complementar o ride de mesmo nome. Nesse CSO peças como pisos e barris de metal podem ser encontrados, mas sem dúvida, a principal peça é uma pequena torre de perfuração e extração de petróleo animada, com certeza uma ótima peça que poderá ser usada em vários cenários.
Vale lembrar que o Swinging Oil Pump possui um pequeno problema: como destacado o ride tem movimentos que imitam uma bomba de petróleo, de modo que os carros que ficam presos a haste principal do CFR dão voltas completas fazendo os peeps passarem próximos ao solo. É justamente nesse ponto que o pequeno problema se revela, pois os carros (6 no total) passam abaixo do nível do solo, ou seja, literalmente afundam na terra.
Evidentemente que isso é um problema que pode ser facilmente resolvido. Basta rebaixar a área próxima ao ride (especificamente a linha por onde os carros passam) para evitar que os carros toquem o chão. Na imagem abaixo destaquei uma possível forma de fazer isso, ademais repare em outros detalhes das duas criações, tais como: a torre de perfuração e extração de petróleo animada, a textura e o formato e a interessante posição dos carros no ride – 3 para cada lado – dos carros que compõem o Swinging Oil Pump do RCT-Tainment Rides Team.
Para instalar é muito simples. Baixe o CSO e como sempre, depois de extraído, coloque-o na pasta Style/Themed. Quanto ao CFR, após baixá-lo, extraia o arquivo baixado e depois recorte a pasta RCTTainmentRides e e cole-a na pasta Style/Custom, sempre é bom lembrar que caso não possua a pasta Custom bastará criá-la.
Em suma, instale e teste essas duas ótimas opções, ou se preferir, essas duas novidades inovadoras que extrairão petróleo e alegria de seu parque.
Até a próxima.
Lassoares Abr./2011.
Simples e útil: Krypt Wood Station
No momento de testar qualquer CSO procuro avaliar uma série de elementos para definir se vale a pena guardar o mesmo entre as centenas de criações que possuo arquivadas. Trata-se de um procedimento comum e, invariavelmente ligado a percepção que tenho do que é bom ou ruim. Sendo assim, observo variáveis como qualidade da textura, quantidade de peças e design 3d, para ao fim, decidir e claro, se gostar, divulgar para todos vocês.
Isso talvez explique o fato de que muitas vezes não divulgo CSOs recém lançados, afinal como dito, nem sempre considero que os mesmos serão úteis ou em casos mais raros que sejam válidos se comparados a outros sets já existentes. Mas com relação ao Wood Station do Krypt é justamente o oposto, e isso pode ser resumido em duas palavras (tal qual destaca o título do post): simplicidade e utilidade.
Um set simples, pois possui poucas peças, mas não confunda essa simplicidade com falta de qualidade, afinal o mesmo trás em suas poucas peças uma ótima textura e, a meu ver, apesar de poucos elementos, oferece tantas peças quanto necessita, pois como dito, o CSO foi criado para que auxiliar na construção de uma estação de madeira para coasters. Quanto a segunda palavra, me parece que a explicação está implícita, mesmo porque é fácil considerar que um set para a elaboração de stations é bastante útil. Veja a imagem abaixo e comprove.
Como se vê o Wood Station do Krypt é simples e útil. O destaque fica por conta de duas peças (ambas ressaltadas na imagem acima): o Krypt Special Wall – uma parede com uma textura bastante interessante que destaca o frame (moldura) de madeira característico das construções desse tipo – e o Krypt Station Platform – peça principal do set que delimitará a área de embarque e desembarque da montanha-russa, além da adequada dimensão, a mescla entre a textura de madeira e as faixas de segurança combinou muito bem e, sem dúvida, dará um efeito especial a qualquer estação.
Bom, agora resta baixar e ver esse simples e útil set com seus próprios olhos. Como sempre, instale-o na pasta style/themed depois de extrair o arquivo baixado. Espero que aproveitem.
Até a próxima.
Lassoares Abr./2011.
Relembrando os clássicos: você conhece os cenários do RCT1?
Infelizmente, muitos daqueles que atualmente jogam o RCT3 não tiveram a oportunidade de passar longas horas construindo parques e se divertindo no RCT1, mas aqueles que o conheceram, com certeza concordarão comigo: o RCT1 é um clássico! É bem verdade que não se pode comparar a primeira criação de Chris Sawyer (designer e criador dos 2 primeiros jogos as série RCT) lançada em 1999, com a última versão do RCT, mas também é inegável que o primeiro jogo da série é um verdadeiro clássico dos games para PC, portanto merece nosso crédito: sem ele não teríamos o RCT3.
Confesso, o RCT1 me proporcionou muitas tardes de diversão, planejava cada detalhe e cada coaster, definia cada uma das pequenas peças de cenário e pensava nos temas que pouco a pouco ganhavam lugar na tela bidimensional do RCT1. Tudo era diversão e mesmo com os gráficos simples e limitados que mal davam a noção correta de profundidade, o RCT1 não parava de rodar em meu antigo computador. Da mesma forma me lembro dos desafios que ora exigiam uma absurda economia de dinheiro, ora demandavam a construção de parques em pequenas áreas com terrenos nada atrativos.
Tudo era novidade. Coasters desconhecidas, brinquedos radicais, jardineiros que aguavam os jardins floridos e depois cortavam as gramas em um zig-zag quase alucinante, a cada novo cenário, começando pelo Forest Frontiers, pelo Dynamite Dunes e pelo Leafy Lake o RCT1 se revelava como um dos jogos mais divertidos e inteligentes de todos os tempos. Ao fim, depois que passar pelo Bumbly Beach e pelo Thunder Rock, o Mega Park (último cenário) se abria para que toda e qualquer idéia se tornasse possível. Belas tardes de diversão no RCT1!
Antes que alguém questione os motivos dessa breve sessão de nostalgia é bom falar logo o que me fez preparar esse post: a possibilidade de ter os cenários do RCT1 com todos seus detalhes e, para quem desejar, com todas as dificuldades, no RCT3. Foi em uma das várias pesquisas sobre RCT que faço na net que encontrei um simpático site chamado RCT Vault, cuja tradução indica para o termo caixa-forte ou cofre do RCT. E faz sentido, pois nele estão disponíveis todos os 22 cenários do clássico RCT1.
Por essa razão o slogan do RCT Vault diz: Return To RCT1 in 3D – não precisa nem dizer, afinal unir os cenários do RCT1 com o gráfico em 3 dimensões do RCT3 pode ser uma ótima fonte de inspiração para a elaboração de novos parques, quando não, uma boa forma de relembrar as tardes de diversão no primeiro e original Roller Coaster Tycoon.
Para usar os cenários disponíveis no RCT Vault é muito simples. Baixe cada um dos arquivos (.zip) e depois de extrair, recorte o arquivo do parque (.dat) e cole-o na pasta Parks do RCT3. Fique atento, pois esta pasta fica no seguinte caminho: C:\Users\usuario\Documents\RCT3\Parks. Embora simples, instalar o parque por esse procedimento trás um pequeno inconveniente: os objetivos estipulados na criação do mesmo serão mantidos. Portanto, caso você queira usar o cenário sem se preocupar em cumprir metas e desafios será preciso escolher a segunda opção de instalação.
Para tanto, primeiramente, troque a pasta de instalação usada na opção inicial. Ao invés de colar o arquivo (.dat) na pasta Parks, cole-a na pasta Start New Scenarios, cujo caminho é semelhante ao anteriormente destacado: C:\Users\usuario\Documents\RCT3 Start\New Scenarios. Feito isso, abra o RCT3 e na tela de abertura clique em Tools, na sequência em Scenario Editor e depois que o Editor de Cenário estiver carregado, escolha o parque para ser aberto clicando em File and Options e depois em Load Game, como destaca a imagem abaixo.
Depois de abrir o parque observe no lado direito da tela do RCT3 e dentre as diferentes opções de edição do cenário (que ficam dispostas na parte direita da tela) clique em Choose objectives e janela para salvamento (destacada na imagem abaixo) se abrirá. Nela clique sobre o objetivo e depois no ícone da lixeira para excluí-lo. Não se esqueça de repetir o processo para os diferentes níveis de objetivos.
Feito isso, clique no menu do RCT3 (lado esquerdo da tela) clique na opção File and Options e depois em Save Game. Ao abrir a janela, selecione (no menu superior da janela) a opção de salvamento Parks e clique em salvar. Observe a imagem abaixo para entender melhor.
Por fim, feche o editor e abra o Sandbox escolhendo a opção Load game, ao abrir a janela escolha o parque antes editado e pronto, agora você já pode jogar livremente, sem que qualquer objetivo te incomode.
É isso, espero que aproveitem os clássicos cenários do RCT1. Seja para os que já conhecem, seja para os que não tiveram a oportunidade de conhecer o primeiro RCT da série, tenho certeza que será uma boa forma de relembrar e/ou conhecer novas idéias e formas criativas para desenvolver um parque, afinal, idéias nunca são demais, mesmo quando elas surgem no momento em que relembramos os clássicos!
Até a próxima.
Lassoares Abr./2011.
Responda: B&M Wingrider - verdadeiro ou falso?
Hollie B disse: "StandUP TopSpin is really good value"
Esse foi o resultado do teste feito com o CFR StandUp Top Spin do RCTC. Na verdade, depois de muito tempo resolvi por a prova esse ride, já que o havia baixado há muitos meses atrás, mas por algum motivo que já não me lembro deixei sua divulgação para depois.
Agora, faço das palavras da simpática Hollie B – uma das visitantes do Sandbox que usei para testar o ride – as minhas, pois realmente esse CFR é de grande valor, ou se preferir, simplesmente: muito bom. Seu valor é a diferença que apresenta se comparado a outros brinquedos do mesmo tipo. Todos sabem que são vários os modelos de top spin disponíveis para o RCT3, dentre os quais está a série criada pelo Mennoo_, com destaque para o Tolocan e suas diferentes versões. Mas vamos combinar, nenhum deles coloca os peeps em pé, isso é diferente!
Sendo assim, diferença é a palavra – diferença entre estar em pé e sentado. No demais, o StandUp Top Spin do RCTC cumpre o ritual de qualquer outro ride dessa categoria, seus movimentos, design e texturas não chegam a entusiasmar, mas tampouco deixam a desejar, como sempre digo, não é para qualquer um elaborar um CFR que mereça um lugar em nossos parques, isso pode ser visto na imagem abaixo que destaca dois distintos ângulos do StandUp Top Spin .
Da mesma forma, repare na imagem seguinte, nela é destacada a posição dos peeps, todos os 11 passageiros devidamente perfilados e felizes entre as barras de segurança.
Dito isso, é preciso reiterar as palavras da Hollie B, pois o brinquedo é realmente muito bom. Mas lembre-se o Excitement e o Intensity rating são altos, respectivamente 5.26 e 5.13 (high)e o nause rating é médio (5.10), o que quer dizer que muitos visitantes, diferentemente de nossa personagem, podem não se animar com a idéia de entrar nesse ride, mesmo que seja em pé.
Além disso, no momento, o StandUp Top Spin oferece um pequeno problema, pois o arquivo do ride anda sumido. Depois de muita procura só encontrei links quebrados e páginas de web desativadas, por isso, em caráter de exceção, fiz o upload do arquivo que tenho para que todos possam tê-lo. Portanto, cliquem no link e baixem o StandUp Top Spin. Depois disso, extraia o arquivo .zip e recorte e cole a pasta RCTC na pasta Style\Custom como qualquer outro CFR. Não custa lembrar que caso não tenha a pasta Custom basta criá-la para depois colar a pasta RCTC em seu interior.
No jogo, o StandUp Top Spin do RCTC aparecerá no menu Thrill Rides com o nome StandUP TopSpin. Daí em diante é só abrir o brinquedo e atrair os peeps para que a diversão comece, quem sabe até mesmo a Hollie B aparecerá para dar mais uma volta. Para finalizar, deixo mais uma imagem do StandUp Top Spin. Espero que aproveitem e até a próxima.
Lassoares Abr./2011.
Guia prático de instalação e uso do Invisible Doodads (belgabor)
Fazer qualquer tipo de apresentação sobre o Invisible Doodads criado pelo belgabor é desnecessário, afinal mesmo aqueles que ainda não o instalaram, já ouviram falar sobre. Para se ter idéia do quanto esse set é conhecido e usado pelos jogadores de RCT3, atualmente, o Invisible Doodads já alcançou 7.749 downloads no Vodhin's – um dos CSOs mais populares.
Tal popularidade se deve ao fato de que o Invisible Doodads possui algo que poucos, para não dizer nenhum, CSO oferece: um conjunto de peças invisíveis para montar seus cenários. E antes que muitos questionem sobre a utilidade de um set composto por peças invisíveis, é importante lembrar o Invisible Doodads trás um pacote de aproximadamente 20 diferentes recursos para fazer com que muitas funcionalidades do RCT3 permaneçam imperceptíveis em seu cenário.
Especificamente, o CSO oferece 1 Custom Path (com Pisos Regulares e Filas invisíveis para atrações ), 3 Custom Facilities (Caixa Eletrônico, Ambulatório e Banheiro invisíveis), 1 Custom Scenery (Cerca invisível), 8 Custom Path Extras (Banco, Lixeiras, Placa, Vista points, Máquina para carimbar ticket e Alto-falante invisíveis), 1 conjunto de Custom Ride Entrace/Exit invisível e 1 Custom Changing Room (Vestiário para piscina invisível). Recursos que sem dúvida serão extremamente úteis.
Cabe então perguntar: por que então fazer um post inteiramente dedicado ao Invisible Doodads se o mesmo é tão popular e conhecido? Porque, apesar de sua popularidade e utilidade, é comum entre muitos jogadores de RCT3 ter dificuldade em instalar esse set, fato que talvez o torne pouco aproveitado por muitos. Por isso, decidi fazer o Guia prático de instalação e uso do Invisible Doodads (belgabor). Espero que aproveitem.
Instalação
A instalação do Invisible Doodads apresenta certa complexidade por exigir a realização de diferentes etapas, mas ainda assim trata-se de um processo simples. O mais importante é conhecer e realizar com cautela cada um dos passos necessários. Antes de falarmos desses passos é importante lembrar que se você possui qualquer pasta ou arquivo do Invisible Doodads instalado (ainda que sem efeito), os mesmos devem ser removidos para evitar erros. Dito isso inicie o processo baixando o Invisible Doodads.
Após realizar o download do CSO crie uma pasta e coloque o arquivo baixado na mesma. Feito isso, extraia o .zip e aparecerão 3 arquivos (RCT3 Installation Directory, Texture Alternatives e Readme), a pasta RCT3 Installation Directory é a mais importante e a que será efeitivamente usada. Agora, siga os seguintes passos (descritos na imagem abaixo) para instalar primeiramente o Invisible Paths.
O próximo passo será para instalar o Invisible Queue Line, ou seja, o piso invisível para a fila (entrada) das montanhas-russas e brinquedos. Para tanto siga os passos destacados na imagem abaixo:
Na seqüência se dará a instalação dos itens de cenário. Para tanto, antes de nada é preciso verificar se você já possui a pasta Custom no interior da pasta Style do RCT3. Caso não a possua, bastará criá-la. O caminho completo será: C:\Program Files (x86)\Atari\RollerCoaster Tycoon 3 Platinum\Style\Custom. A partir disso, siga os passos descritos na imagem abaixo:
Depois de instalado o Invisible Doodads aparecerá em diferentes partes do RCT3, portanto, fique atento aos diferentes recursos do jogo sem deixar que nada escape. Para facilitar essa busca, segue abaixo a descrição de cada um dos recursos oferecidos pelo set, bem como um rápido tutorial para uso dos mesmos.
Shops & Facilities
Esse talvez seja um dos recursos mais valiosos do CSO, já que ao abrir o menu Stalls (uma opção do item Shops & Facilities) você encontrará dois tipos de instalação para venda de alimentos, bebidas ou qualquer outro souvenir disponível no RCT3, ou seja, dois diferentes Generic Stall – um em tamanho grande (que eu não aconselho, pois me parece desproporcional) e um médio ou normal (que possui a exata proporção para os peeps no RCT3). Obviamente essas duas versões são invisíveis, logo depois de inserir qualquer um dos dois Generic Stalls você apenas verá a imagem do vendedor padrão do RCT3, de modo que caberá a cada um montar o restante da estrutura inserindo o balcão, as paredes, os tetos etc. conforme sua necessidade.
Além dos Generic Stalls antes destacados, o Invisible Doodads oferece ainda outras três opções de Shops & Facilities, especificamente posicionados no menu Facilities, são eles: Invisible ATM (Caixa Eletrônico), Invisible First Aid Station (Ambulatório) e Invisible Toilet (Banheiro). Como se sabe, esses recursos são comumente encontrados no RCT3, no entanto, quando necessitar inserir um caixa eletrônico ou um banheiro que não apareça no cenário, sem dúvida, o Invisible Doodads será imprescindível.
Somente fique atento ao ponto de inserção, afinal são peças invisíveis. Repare na imagem abaixo e veja como ficará a marca no path depois da inserção do Invisible Toilet. Portanto, caso queira montar uma construção fique atento ao ponto de entrada (ligado ao path) e, tal qual os recursos originais do RCT3, não se esqueça de abrir os Facilities inseridos. Caso queira retirar o Invisible Toilet ou qualquer outro recurso do Invisible Doodads basta clicar no local de inserção e depois retirar.
Scenery
Como se sabe, a maioria das peças dos CSOs fica disponível no menu Scenery e com o Invisible Doodads não é diferente, no entanto é importante ficar bastante atento a cada um dos itens presentes nesse menu, afinal depois de instalar esse set você deverá transitar constantemente entre os itens do RCT3. Primeiramente, no menu Fences (cercas) que será particularmente útil no momento de inserir as grades nas filas de suas coasters e atrações. Mas falaremos disso mais a frente, por enquanto basta lembrar que a Invisible Fence é um dos recursos oferecidos por esse CSO.
No entanto, é no menu Path Extras que você encontrará a maior parte das peças criadas pelo belgabor. Novamente é importante ficar atento, pois ao abrir o menu e procurar as peças do Invisible Doodads você verá apenas um item denominado Invisible Doodads (Path Extras), nesse momento lembre-se que ao clicar nesse mesmo item aparecerão ao todo 8 peças: 1 Invisible Bench, 2 Invisible Litter Bin, 1 Invisible Loud Speaker, 1 Invisible Passaport Stamp Machine, 1 Invisible Sing, 1 Invisible Vista Point e 1 Monolith Vista Point.
Mais uma vez é válido lembrar: fique bastante atento a tudo que você coloca nos caminhos de seu parque, pois depois de inseridos os itens serão acessados pelos peeps, mas estarão invisíveis. Portanto, seja cauteloso, afinal não será nada agradável ficar clicando ao longo do caminho para encontrar cada uma das peças inseridas.
Paths e Ride Entrace/Exit
Esse é um dos recursos mais interessantes e importantes do Invisible Doodads, pois com os pisos invisíveis, tanto para as filas das montanhas-russas e dos brinquedos (Queue Path), quanto para os caminhos comuns de seu parque (Regular Path), será possível criar diferentes estilos de pisos, seja usando os inúmeros terrain surfaces existentes no RCT3, seja aplicando um dos muitos CSOs de pisos. Um bom exemplo disso é destacado em um post elaborado em fevereiro de 2010 que ensina a fazer caminhos invisíveis no RCT3 usando o Invisible Doodads.
Além disso, o Invisible Doodads será primordial para modificar a imagem da entrada e da saída das atrações e coasters de seu parque. Em outras palavras, com esse CSO será possível deixar tanto a entrada e a saída dos rides invisíveis. Para tanto observe as imagens abaixo, inicialmente destaca-se os passos para uso do Invisible Ride Entrance e Exit.
Primeiro, insira o brinquedo ou construa sua coaster (se preferir basta montar a estação), procure no menu do ride os itens Choose a Entrace for the ride/attraction e escolha um ponto para a entrada da coaster. Feito isso, clique no item Choose a Exit for the ride/attraction e tal qual a entrada selecione o ponto de saída. Feito isso, selecione as opções de Queue Path e Regular Path inserindo-os respectivamente na entrada e na saída de sua coaster. Veja os ícones e as cenas dos primeiros passos na imagem abaixo.
Como passo seguinte, clique no item Choose a Fence for the ride/attraction e faça as cercas ficarem invisíveis. Na imagem abaixo se pode ver o resultado final: uma entrada de coaster completa com o Invisible Doodads, incluso com cercas invisíveis.
Invisible Changing Room
O último entre os inúmeros recursos oferecidos pelo Invisible Doodads é, como o próprio nome sugere, o vestiário invisível. Como se sabe, os vestiários são necessários para a que os complexos aquáticos criados no RCT3 sejam abertos e acessados pelos peeps, sendo assim, o Invisible Changing Room fará exatamente o mesmo que os vestiários originais do RCT3, exceto pelo fato de que é invisível. Caso ainda não conheça esse recurso, leia os dois posts da série Mergulhos, risos e muita diversão: um tutorial básico para instalar e fazer piscinas no RCT3, neles você encontrará diversas informações para a elaboração de piscinas, dentre as quais, a inserção e uso do Changing Room é destacada.
Para inserir o o Invisible Changing Room siga os passos destacados na imagem abaixo:
Espero que as informações sejam úteis e caso necessitem de ajuda é só comentar. Até a próxima.
Lassoares Abr./2011.
Rafa Rules (019)
Olá pessoal!
No Rafa Rules (018) eu fiz a seguinte pergunta:
“Uma coaster totalmente design, nunca vista antes (pelo menos por mim), uma viagem ao ‘diferente’, cairia bem?”
O único que me respondeu foi o Lassoares. Mas construí a coaster mesmo assim e consegui fazer uma coisa bastante diferente!
A história da The Black & White Experience é a seguinte:
“Um simulador foi construído para estudar a reação do olho humano diante de luzes que piscam rapidamente e algumas pessoas foram convidadas a testá-lo”
Experimente
E aí? Você está bem? :P
Pouco tempo após o lançamento da The Black & White Experience tomei coragem e baixei o SkecthUp 9 pro e comecei os esboços de custom scenery para fazer objetos para o NoLimits 1.7 pois não precisa de importer como o RCT3. Mas estava com um problema nas texturas e o tutorial sobre criação de CSOs do Lassoares resolveu! Obrigado!
Depois de trabalhar algumas semanas na criação de objetos e do traçado, a Silvestrys nasceu!
Confira
Não ficou perfeito, eu sei, mas o processo de construção no NoLimits não é lá muito fácil, ainda mais porque a coaster é construída através de gráficos como mostra a imagem abaixo:
Mas a novidade principal deste mês é a Mesopotâmia. Já faz algum tempo que estou querendo fazer uma coaster com aquele cenário bem detalhado, mas nada era bom o bastante até que surgiu a idéia de fazer um projeto com o tema sobre a Mesopotâmia e Babilônia, pois poderia explorar muita coisa, paredes, templos e muito verde.
Veja com seus próprios olhos
E uma última coisa, o sangue já começou a escorrer nas paredes... algo demoníaco está a caminho...
Boa sorte e bom jogo!
Rafa Abr./2011.
Sobre algo que é Essential
Se formos ao dicionário e buscarmos pela palavra essential encontraremos uma série de significados, dentre os quais figuram os termos important, fundamental e necessary. Dessa forma, se pode afirmar que, independentemente do uso que estejamos buscando, a palavra essential em português pode ser traduzida como aquilo que é essencial, fundamental, importante ou necessário. Isso se torna mais claro quando aplicamos esse mesmo termo ao vocabulário do RCT3, assim teremos algo que é importante ou necessário para uma tarefa no RCT3, ou seja, alguma coisa que não podemos abrir mão.
Podemos ir ainda mais longe, pois se somarmos a palavra coaster formando o termo Coaster Essentials teremos a seguinte tradução: algo (e me perdoem pela repetição) que é essencial, fundamental, importante ou necessário para a montagem de uma montanha-russa. Para usar palavras mais diretas: algo que não pode faltar no momento de criar uma coaster que pretenda ser realista.
Portanto, se você está buscando algo que não pode faltar em sua montanha-russa é preciso recorrer ao Coaster Essentials do Techno_Dude – um CSO essencial, fundamental, importante ou necessário – repleto de peças que servirão de acessórios para sua coaster. Um pacote composto por 4 arquivos que trazem diferentes modelos de footers, LIMs, LSMs e outras peças que darão o complemento necessário a sua montanha-russa.
Antes de falar um pouco mais sobre esse CSO não custa lembrar que:
1) Footers são as bases para encaixar os suportes das montanhas-russas.
2) LIM (Linear Induction Motor ou Motor Linear de Indução) são os motores empregados na aceleração de objetos, normalmente com velocidade estável, via de regra, esses motores levam os carros das coasters a uma alta velocidade permitindo que os mesmos sigam posteriormente sem qualquer aceleração induzida.
3) LSM (Linear Synchronous Motor ou Motor Linear Síncrono) igualmente empregados na aceleração de objetos, esses indutores de velocidade somente se diferenciam dos LIM por possibilitarem uma velocidade constante.
Dito isso já é possível imaginar como Coaster Essentials do Techno_Dude é realmente essencial, afinal encontrar CSOs bem desenhados, com encaixe perfeito e texturas de alta qualidade que oferecem acessórios para deixar suas montanhas-russas mais realistas são sempre benvindos, senão raros. Mas não pense que esse set servirá para acelerar os carros de sua coaster, pois o CSO tão só oferece peças estáticas que servirão de acessório, de modo que as funções de aceleração ou desaceleração continuarão dependendo do traçado escolhido, seja os originais do RCT3, seja os customizados (CTRs).
Em suma, com o Coaster Essentials você poderá inserir diversos acessórios para adornar os traçados de sua coaster deixando-a bastante realista. Observem a imagem abaixo e confiram alguns detalhes desses 4 sets que ao todo somam 28 footers (considerados todos modelos e posições), 37 peças do tipo LIMs (incluindo aceleradores e breques de todos modelos e posições) e 18 peças do tipo LSMs (incluindo aceleradores e breques de todos modelos e posições que servirão para diferentes traçados, a exemplo da Vekoma e da Intamin coasters).
Depois de tantas informações e da imagens acima destacada não resta dúvida, o Coaster Essentials do Techno_Dude, de fato é, essencial. Não deixem de baixar – instalando-os na pasta style/themed – e testar esses 4 sets (ArrowFooters, Intamin Footers, CoasterEssentials-LIMs e CoasterEssentials-LSMs), mesmo porque, segundo anuncio deixado pelo próprio designer no thread do Atari Fórum: em breve novas revisões serão feitas e novos acessórios para montanhas-russas do tipo Air Powered e Bobsleigh virão.
Espero que aproveitem e até a próxima.
Lassoares Abr./2011.
O 5/5 News (018) está de volta
Depois de muito tempo o 5/5 News – o post dedicado a apresentar vídeos 5/5 feitos com RCT3 – reaparece na tela do lassoares-rct3. Mais especificamente, desde o mês 9 do ano passado esse post ficou sumido do blog. Na ocasião havia se tornado um pouco trabalhoso acompanhar todos os vídeos criados pelos jogadores e acabei me dedicando a outras tarefas. Por essa razão, hoje anuncio uma nova condição para o 5/5 News: Por favor, me ajudem!
Em outras palavras, o blog aceitará sugestões de vídeos para integrar a lista dos 5/5 de meu canal no Youtube. Basta enviarem comentários sobre vídeos que de alguma forma chamaram a atenção de vocês ou, se preferirem, enviem o link do vídeo elaborado por vocês. A idéia é muitos simples: evidentemente não poderei divulgar todos os trabalhos, mas somente de inserir o link já será possível ajudar aqueles que querem avisar sobre suas produções. Ao final de cada mês ou quinzena (dependendo da freqüência de comentários) e da sugestão dos parceiros, serão selecionados dois vídeos para a lista dos 5/5.
Espero que assim o lassoares-rct3 possa ajudar aqueles que querem compartilhar seus trabalhos, bem como oferecer mais um post agradável e cheio de boas idéias para todos que gostam do RCT3. E para reiniciar o 5/5 News – que hoje chega a sua décima oitava edição – destaco dois vídeos genuinamente brasileiros.
O primeiro do sempre criativo e participativo Leoou – também conhecido como MsLeoou no Youtube. Para quem não se lembra foi o Leoou que nos ajudou a resolver, ou melhor, que resolveu e nos avisou sobre a misteriosa árvore do Old-Spice's Trees – o set de árvores do Old-Spice – divulgado em um post do mês de fevereiro desse ano. Ademais, o Leoou já figurou entre os vídeos do 5/5 News com um trabalho realizado há 8 meses atrás. Portanto, nesse momento, ele representa os jogadores que já estão há um tempo na estrada do RCT3, basta visitarem o fórum do rctbr, lá se pode ver o projeto do seu último parque o Frontier Valley, já se forem a seu canal no Youtube encontrarão seus vídeos.
Em contrapartida, o 5/5 News de hoje apresentará um jogador “novato”, o que não quer dizer nada além do fato de que ele está há pouco tempo na estrada, me refiro ao MrShowked – que apesar do nome gringo é brasileiro. Sua presença no Youtube é recente, mais especificamente, desde Janeiro de 2011, lá você encontrará 3 vídeos feitos com RCT3, dos quais o segundo deles compõe o 5/5 News de hoje.
Dito isso, só me resta agradecer aos dois video makers de hoje. Tomará que todos gostem dos vídeos, começando pelo Like Star (by Leoou ): uma dueling roller coaster de primeira linha que corta um cenário muito bem montado. Fiquem atentos ao final, tenho certeza que se divertirão.
O segundo vídeo é o The Hell (by MrShowked) que é a pura velocidade de uma Storm Runner coaster atravessando um cenário que, embora simples, é bastante bonito.
Espero que gostem e não deixem de enviar suas sugestões para o 5/5 News (019).
Até a próxima.
Lassoares Abr./2011.
Neuer Partner: Das World MaZzer
Traduzindo… o lassoares-rct3 tem o orgulho de apresentar um novo parceiro, conheçam o incrível Mundo do MaZzer. Como se pode imaginar esse parceiro está do outro lado do oceano atlântico e em bom alemão anda criando incríveis CTRs e desenvolvendo projetos com extrema qualidade e criatividade.
Para quem não conhece, o MaZzer é figurinha carimbada no rct-3.org, onde tem alguns de seus trabalhos disponíveis, dentre os quais os CTR Eurosat e Gondelbahn já atrairam quase 900 jogadores. Vale lembrar que esse habilidoso designer era conhecido por sua marca Wonder Land Group, nome que também o acompanhava no Youtube, por lá você encontrará vários vídeos muito bem elaborados que mostram um pouco da qualidade e da criatividade do novo parceiro do blog. No entanto, atualmente MaZzer é o nome a ser procurado.
Resumindo, criação de CTRs, elaboração de vídeos e participação em um dos sites sobre RCT3 mais visitados da Europa, essas são algumas das qualificações do MaZzer.
Mas o melhor ainda está por vir, pois a parceria não foi estabelecida entre jogadores, mais que isso, trata-se de uma parceria entre o lassoares-rct3 e o mazzer.rct-3– o incrível site do MaZzer. Portanto, antes que eu me anime e escreva muito sobre aquilo que é melhor ver do que ler, é importante dizer: visitem esse ótimo website e vejam os detalhes e as imagens de todas as criações com seus respectivos links para download.
No demais, gostaria de convidá-los a assistir um dos ótimos vídeos do MaZzer, uma pequena amostra de um dos seus mais recentes projetos, que em suas palavras pode ser descrito como um:
(…) trailer from my new darkride project which is called Pirata
Espero que gostem da notícia e não deixem de conferir os trabalhos desse ótimo designer e jogador de RCT3, bem como de acompanhar seus passos que continuamente serão divulgados em seu site.
Até a próxima e: Danke, MaZzer, herzlich willkommen auf lassoares-rct3!
Lassoares Abr./2011.
Atendendo a outro pedido: reverta sua station coaster
Olá a todos, hoje falarei sobre um pequeno problema que incomoda muita gente: as estações invertidas dos CTRs. Caso não tenha entendido, é muito simples: muitos dos CTRs elaborados para o RCT3 costumam iniciar o traçado de ponta cabeça, ou seja, quando vamos começar a construir a coaster o trilho inicial está totalmente invertido e isso sem dúvida tira muito da graça de usar um CTR, afinal: como os peeps poderão entrar em uma montanha-russa (que não é do tipo inverted) se os trilhos da mesma estão de cabeça para baixo?
Me parece que a resposta é óbvia: não dá! Mas fiquem tranquilos, principalmente, aqueles que tem se incomodado com esse tipo de problema, pois a solução, além de ser muito simples é também bastante rápida. E melhor não exige qualquer reinstalação ou modificação na configuração do CTR ou do jogo.
Para tanto, descreverei as três etapas necessárias para fazer a resolução desse incômodo e lembro que para os exemplos citados, incluindo as imagens elaboradas, usei o CTR Mine Bender criado pelo ImagineerJohn – um dos membros e líderes do Revolutionary Rides – mas esse é só um dos casos, já que outros Custom Track Rides são configurados com essa mesma condição. Dito isso, vamos ao que interessa.
Depois de abrir o RCT3 e selecionar o CTR Mine Bender – aqui tido como exemplo – observe na tela do RCT3 a peça do trilho inicial da coaster que será construída. Nesse momento o mais importante é não clicar em nada, ou seja, não insira nenhuma peça inicial e tampouco clique em qualquer configuração da montanha-russa. Dessa forma, a peça do trilho inicial deverá permanecer azul transparente, tal qual qualquer traçado que está por ser inserido. Observe a imagem abaixo, nela está representada a cena que você verá na tela do RCT3.
Como se vê a Etapa 1 é meramente ilustrativa, ou seja, descreve a importância de não clicar em nada antes de reverter a estação. A partir disso, parte-se para a Etapa 2 quando bastará clicar em Straight track – um pequeno ícone representado pela imagem do carro da coaster que indica a posição do traçado em relação ao solo. Veja o que acontecerá na imagem abaixo.
Nesse ponto sua coaster já não estará de ponta cabeça, então clique novamente em Straight track e repare que agora o traçado já está na posição certa. Nesse momento passa-se para a Etapa 3, quando de forma simples e comum bastará clicar no ícone Station fazendo com que a estação da montanha-russa entre no lugar do trilho básico que antes estava azul transparente. Observe a imagem abaixo e veja como ficará.
Feito isso é só escolher o lado que você deseja alongar sua estação e construir sua montanha-russa sem ver o mundo de cabeça para baixo ou sem ter que criar formas de revertê-la logo na saída. Só um detalhe, caso sua coaster tenha ficado com a saída para o lado errado será necessário repetir o processo, porém na Etapa 1 clique em “Z” para girar o trilho na direção escolhida e daí para frente repita a Etapa 2 e 3.
Espero ter ajudado e até a próxima.
Lassoares Abr./2011.