Tiki Jungle de uma forma como você nunca imaginou!

É isso mesmo, esqueça tudo o que você conhecia sobre esse interessante tema, pois agora fazer uma floresta com um clima pitoresco no melhor estilo Tiki, ou seja, da cultura típica do leste da Polinésia se tornou muito mais fácil. Polinésia? Basicamente, trata-se uma região de inúmeras ilhas localizadas no oceano pacífico entre a Austrália e os Estados Unidos. Dentre os diversos povos que povoaram esta região (atualmente com aproximadamente 4,5 milhões de habitantes) viveram os Maori, um povo colonizou o Havaí e tinha o hábito cultural e religioso de criar tikis: uma representação física de figuras ancestrais dos povos polinésios.

Em outras palavras, ilhas com clima tropical, vegetação abundante, povos antigos que esculpiam figuras mitológicas em madeira ou pedra e um clima de aventura. Tudo isso pode servir para descrever algo que é Tiki, pelo menos quando não nos preocupamos com os detalhes históricos e culturais da civilização Maori. Em todo caso, Tiki, no vocabulário do RCT3 representa exotismo, praia, aventura e, por que não, um lugar repleto de grandes árvores, cabanas de bambu e muitas figuras mitológicas com rostos e corpos esculpidos em madeiras e pedras, em suma, uma Tiki Jungle no melhor estilo RCT3.

Sendo assim, posso dizer que opções não faltam no jogo para que você faça um parque com cenários Tiki, exemplo disso são algumas peças originais do RCT3: itens de cenário como máscaras, tochas, etc. ou peças de bambu do tema adventure. Mas tudo isso pode melhorar e o MGP2300 (MyGirlPepper, entrevistado do SPEntrevista (6)) é o responsável por isso, pois de uma só vez o mesmo nos presenteou com dois novos sets que servirão como uma luva no momento de criar um cenário Tiki, principalmente se o objetivo for fazer uma uma Tiki Jungle.
Me refiro ao Junglegroup e ao BigTrees que juntos somam 65 peças para a elaboração de um cenário Tiki. Neles você encontrará inúmeras opções de árvores, cipós animados, plantas, cabanas de bambu, madeiras entalhadas, pisos, muros de madeiras etc. E muitas dessas peças são absolutamente diferentes, a exemplo de uma das árvores que possui aproximadamente 65 metros de altura.

Enfim, não há muito o que dizer, pois as peças são tão variadas e diferenciadas que dar destaque a qualquer uma delas pode ser uma grande injustiça com o trabalho do  MGP2300. Por essa razão, resolvi destacar uma única imagem (elaborada durante o teste dos dois CSOs), e sinceramente acredito que isso bastará. No entanto, caso queira saber mais, antes de baixar o Junglegroup e o BigTrees visite o thread aberto pelo MGP2300 no Atari Fórum, lá você encontrará algumas imagens ou, se quiser algo mais emocionante, confira o incrível vídeo, de autoria do criador dos sets, intitulado Conquistador – nele você verá muito do que os dois sets oferecem.



Junglegroup e BigTrees (MGP2300) lassoares-rct3

É isso, baixem, extraiam e instalem o Junglegroup e o BigTrees na pasta Style/themed do RCT3 e faça sua própria Tiki Jungle. Se preferir de asas a sua imaginação e crie novos temas, pois, sem dúvida, ambos os sets serão úteis para outros temas, sobretudo pela presença das árvores, cipós e plantas.

Espero que aproveitem e até a próxima.

Lassoares Abr./2011.

Extraia petróleo e alegria do chão de seu parque

Novidades são sempre bem-vindas, sobretudo quando elas também são diferenciadas. E vamos combinar, extração de petróleo é um tema ainda inexplorado pelos designers que diariamente abastecem nossos parques com suas criações. Assim, antes de qualquer comentário é importante ressaltar que o tema abordado no post não é uma simples novidade, mas sim uma novidade inovadora.

 

Mas como extrair petróleo e alegria do solo do RCT3? Usando duas ótimas criações do RCT-Tainment Rides Team que desde de Berlim vem extraindo ótimas idéias para o RCT3. E prestem atenção, são duas criações. Primeiro o CFR chamado Swinging Oil Pump, cuja inspiração são as conhecidas bombas de petróleo que servem para extrair óleo bruto do solo. A bem da verdade, o Swinging Oil Pump não possui um desenho propriamente igual a uma torre de perfuração e extração de petróleo, no entanto, os movimentos, o desenho de seus componentes e até mesmo as texturas usadas guardam muitas semelhanças com as bombas de petróleo.

 

Além do CFR a RCT-Tainment Rides Team também criou o CSO denominado Swinging Oil Pump Adds, ou seja, um set desenvolvido para complementar o ride de mesmo nome. Nesse CSO peças como pisos e barris de metal podem ser encontrados, mas sem dúvida, a principal peça é uma pequena torre de perfuração e extração de petróleo animada, com certeza uma ótima peça que poderá ser usada em vários cenários.

 

Vale lembrar que o Swinging Oil Pump possui um pequeno problema: como destacado o ride tem movimentos que imitam uma bomba de petróleo, de modo que os carros que ficam presos a haste principal do CFR dão voltas completas fazendo os peeps passarem próximos ao solo. É justamente nesse ponto que o pequeno problema se revela, pois os carros (6 no total) passam abaixo do nível do solo, ou seja, literalmente afundam na terra.

 

Evidentemente que isso é um problema que pode ser facilmente resolvido. Basta rebaixar a área próxima ao ride (especificamente a linha por onde os carros passam) para evitar que os carros toquem o chão. Na imagem abaixo destaquei uma possível forma de fazer isso, ademais repare em outros detalhes das duas criações, tais como: a torre de perfuração e extração de petróleo animada, a textura e o formato e a interessante posição dos carros no ride – 3 para cada lado – dos carros que compõem o Swinging Oil Pump do RCT-Tainment Rides Team.

 

 

Swinging Oil Pump e Adds (RCT-Tainment Rides Team) lassoares-rct3

 

 

Para instalar é muito simples. Baixe o CSO e como sempre, depois de extraído, coloque-o na pasta Style/Themed. Quanto ao CFR, após baixá-lo, extraia o arquivo baixado e depois recorte a pasta RCTTainmentRides e e cole-a na pasta Style/Custom, sempre é bom lembrar que caso não possua a pasta Custom bastará criá-la.

 

Em suma, instale e teste essas duas ótimas opções, ou se preferir, essas duas novidades inovadoras que extrairão petróleo e alegria de seu parque.

 

Até a próxima.

 

Lassoares Abr./2011.

Simples e útil: Krypt Wood Station

No momento de testar qualquer CSO procuro avaliar uma série de elementos para definir se vale a pena guardar o mesmo entre as centenas de criações que possuo arquivadas. Trata-se de um procedimento comum e, invariavelmente ligado a percepção que tenho do que é bom ou ruim. Sendo assim, observo variáveis como qualidade da textura, quantidade de peças e design 3d, para ao fim, decidir e claro, se gostar, divulgar para todos vocês.

 

Isso talvez explique o fato de que muitas vezes não divulgo CSOs recém lançados, afinal como dito, nem sempre considero que os mesmos serão úteis ou em casos mais raros que sejam válidos se comparados a outros sets já existentes. Mas com relação ao Wood Station do Krypt é justamente o oposto, e isso pode ser resumido em duas palavras (tal qual destaca o título do post): simplicidade e utilidade.

 

Um set simples, pois possui poucas peças, mas não confunda essa simplicidade com falta de qualidade, afinal o mesmo trás em suas poucas peças uma ótima textura e, a meu ver, apesar de poucos elementos, oferece tantas peças quanto necessita, pois como dito, o CSO foi criado para que auxiliar na construção de uma estação de madeira para coasters. Quanto a segunda palavra, me parece que a explicação está implícita, mesmo porque é fácil considerar que um set para a elaboração de stations é bastante útil. Veja a imagem abaixo e comprove.

 

 

 

Wood Station (Krypt) lassoares-rct3

 

Como se vê o Wood Station do Krypt é simples e útil. O destaque fica por conta de duas peças (ambas ressaltadas na imagem acima):   o Krypt Special Wall – uma parede com uma textura bastante interessante que destaca o frame (moldura) de madeira característico das construções desse tipo – e o Krypt Station Platform – peça principal do set que delimitará a área de embarque e desembarque da montanha-russa, além da adequada dimensão, a mescla entre a textura de madeira e as faixas de segurança combinou muito bem e, sem dúvida, dará um efeito especial a qualquer estação.

 

Bom, agora resta baixar e ver esse simples e útil set com seus próprios olhos. Como sempre, instale-o na pasta style/themed depois de extrair o arquivo baixado. Espero que aproveitem.

 

Até a próxima.

 

Lassoares Abr./2011.

Relembrando os clássicos: você conhece os cenários do RCT1?

Infelizmente, muitos daqueles que atualmente jogam o RCT3 não tiveram a oportunidade de passar longas horas construindo parques e se divertindo no RCT1, mas aqueles que o conheceram, com certeza concordarão comigo: o RCT1 é um clássico! É bem verdade que não se pode comparar a primeira criação de Chris Sawyer (designer e criador dos 2 primeiros jogos as série RCT) lançada em 1999, com a última versão do RCT, mas também é inegável que o primeiro jogo da série é um verdadeiro clássico dos games para PC, portanto merece nosso crédito: sem ele não teríamos o RCT3.

 

Confesso, o RCT1 me proporcionou muitas tardes de diversão, planejava cada detalhe e cada coaster, definia cada uma das pequenas peças de cenário e pensava nos temas que pouco a pouco ganhavam lugar na tela bidimensional do RCT1. Tudo era diversão e mesmo com os gráficos simples e limitados que mal davam a noção correta de profundidade, o RCT1 não parava de rodar em meu antigo computador. Da mesma forma me lembro dos desafios que ora exigiam uma absurda economia de dinheiro, ora demandavam a construção de parques em pequenas áreas com terrenos nada atrativos.

 

Tudo era novidade. Coasters desconhecidas, brinquedos radicais, jardineiros que aguavam os jardins floridos e depois cortavam as gramas em um zig-zag quase alucinante, a cada novo cenário, começando pelo Forest Frontiers, pelo Dynamite Dunes e pelo Leafy Lake o RCT1 se revelava como um dos jogos mais divertidos e inteligentes de todos os tempos. Ao fim, depois que passar pelo Bumbly Beach e pelo Thunder Rock, o Mega Park (último cenário) se abria para que toda e qualquer idéia se tornasse possível. Belas tardes de diversão no RCT1!

 

 

 

Relembrando os clássicos (lassoares-rct3)

 

Antes que alguém questione os motivos dessa breve sessão de nostalgia é bom falar logo o que me fez preparar esse post: a possibilidade de ter os cenários do RCT1 com todos seus detalhes e, para quem desejar, com todas as dificuldades, no RCT3. Foi em uma das várias pesquisas sobre RCT que faço na net que encontrei um simpático site chamado RCT Vault, cuja tradução indica para o termo caixa-forte ou cofre do RCT. E faz sentido, pois nele estão disponíveis todos os 22 cenários do clássico RCT1.

 

Por essa razão o slogan do RCT Vault diz: Return To RCT1 in 3D – não precisa nem dizer, afinal unir os cenários do RCT1 com o gráfico em 3 dimensões do RCT3 pode ser uma ótima fonte de inspiração para a elaboração de novos parques, quando não, uma boa forma de relembrar as tardes de diversão no primeiro e original Roller Coaster Tycoon.

 

 

 

Relembrando os clássicos RCT Vault (lassoares-rct3)

 

Para usar os cenários disponíveis no RCT Vault é muito simples. Baixe cada um dos arquivos (.zip) e depois de extrair, recorte o arquivo do parque (.dat) e cole-o na pasta Parks do RCT3. Fique atento, pois esta pasta fica no seguinte caminho: C:\Users\usuario\Documents\RCT3\Parks. Embora simples, instalar o parque por esse procedimento trás um pequeno inconveniente: os objetivos estipulados na criação do mesmo serão mantidos. Portanto, caso você queira usar o cenário sem se preocupar em cumprir metas e desafios será preciso escolher a segunda opção de instalação.

 

Para tanto, primeiramente, troque a pasta de instalação usada na opção inicial. Ao invés de colar o arquivo (.dat) na pasta Parks, cole-a na pasta Start New Scenarios, cujo caminho é semelhante ao anteriormente destacado: C:\Users\usuario\Documents\RCT3 Start\New Scenarios. Feito isso, abra o RCT3 e na tela de abertura clique em Tools, na sequência em Scenario Editor e depois que o Editor de Cenário estiver carregado, escolha o parque para ser aberto clicando em File and Options e depois em Load Game, como destaca a imagem abaixo.

 

 

Relembrando os clássicos I (lassoares-rct3)

 

Depois de abrir o parque observe no lado direito da tela do RCT3 e dentre as diferentes opções de edição do cenário (que ficam dispostas na parte direita da tela) clique em Choose objectives e janela para salvamento (destacada na imagem abaixo) se abrirá. Nela clique sobre o objetivo e depois no ícone da lixeira para excluí-lo. Não se esqueça de repetir o processo para os diferentes níveis de objetivos.

 

 

Relembrando os clássicos II (lassoares-rct3)

 

Feito isso, clique no menu do RCT3 (lado esquerdo da tela) clique na opção File and Options e depois em Save Game. Ao abrir a janela, selecione (no menu superior da janela) a opção de salvamento Parks e clique em salvar. Observe a imagem abaixo para entender melhor.

 

 

 

Relembrando os clássicos III (lassoares-rct3)

 

Por fim, feche o editor e abra o Sandbox escolhendo a opção Load game, ao abrir a janela escolha o parque antes editado e pronto, agora você já pode jogar livremente, sem que qualquer objetivo te incomode.

 

É isso, espero que aproveitem os clássicos cenários do RCT1. Seja para os que já conhecem, seja para os que não tiveram a oportunidade de conhecer o primeiro RCT da série, tenho certeza que será uma boa forma de relembrar e/ou conhecer novas idéias e formas criativas para desenvolver um parque, afinal, idéias nunca são demais, mesmo quando elas surgem no momento em que relembramos os clássicos!

 

Até a próxima.

 

Lassoares Abr./2011.

Responda: B&M Wingrider - verdadeiro ou falso?

Vamos unir as peças. E responder a essa pergunta.

Primeiro: Bolliger & Mabillard Consulting Engineers (ou simplesmente, B&M) é um tipo de coaster originalmente desenhada por Walter Bolliger e Mabillard Claude, proprietários da empresa antes citada. Em poucas palavras, as montanhas-russas criadas pela B&M não possuem grandes diferenciais, pelo menos não aqueles aparentes para nós jogadores de RCT3. Me refiro ao traçado que permite o deslocamento suave da coaster, incluindo o que os especialistas chamam de pre-drop (um pequeno trecho de inclinação e elevação do traçado colocado antes de uma longa descida).

Além disso, as B&M coaster podem ser consideradas uma das montanhas-russas que melhor se adaptam aos diferentes tipos de carros. Segundo seus próprios desenvolvedores a mesma pode receber até 8 tipos de composições, dentre elas a Stand-Up, a Inverted, a Sitting e a conhecida Floorless. Em suma, suavidade e adaptabilidade. Não é a toa que atualmente a B&M já construiu aproximadamente 70 coasters em todo mundo, sendo 4 delas consideradas top 10.

Segundo: Wingrider – uma composição para montanha-russa na qual os carros são divididos em pares que são posicionados lateralmente em relação ao traçado da coaster e permitem que os passageiros enxerguem em uma perspectiva distinta as demais coasters, já que ficam na mesma linha do traçado.

O conceito da Wingrider foi originalmente pensado na década de 1990 por John F. Mares – criador da denominada 4th Dimension roller coaster, uma montanha-russa que além das características já citadas, permite que os carros girem, independentemente do traçado, sobre um eixo horizontal. Apesar do conceito ser relativamente antigo, vale lembrar que a primeira Wingrider só entrou em operação em 2007 no parque espanhol PortAventura, quando foi instalada em um traçado de Intamin coaster.

Ok, já temos as duas peças B&M e Wingrider, e agora? Agora imagine essas duas peças unidas em uma nova versão chamada B&M Wingrider. Nova versão porque como dito, a Wingrider não é uma novidade, no entanto, desde de 2 de Abril de 2011  o Gardaland – um parque temático localizado na Itália – lançou a Raptor: uma B&M Wingrider incrível, portanto a resposta para a pergunta que dá nome ao post é: verdadeiro. Veja os vídeos de cenas externas e do POV e observe uma B&M Wingrider.

Ok, outra vez! Já temos as duas peças descritas, explicadas e exemplificadas: mas o que isso tem a ver com RCT3? A resposta é, como sempre, muito simples: graças ao Nightfall, o CTR Nightflight une essas duas peças na tela do RCT3. E como tudo já está devidamente explicado e unido, basta dizer: apreciem!



CTR Nightflight (Nightfalls) lassoares-rct3


Não precisa dizer nada, pois tal qual a coaster original, o CTR Nightflight do Nightfall é impressionante. Não custa lembrar que o Nightflight foi criado com traçados de B&M coaster, portanto, antes que aqueles mais atentos digam que isso não é novidade, pois o Wingrider CTR do Revolutionary Rides já oferecia isso, é importante destacar: o Wingrider CTR usa um traçado de Intamin coaster.

Enfim, uma ótima opção para sua lista de coasters e melhor, uma novidade que poucos dias depois da abertura oficial no Gardaland já poderá ser instalada no RCT3. Portanto, parabéns e obrigado Nightfall! Para baixar clique no link e lá estará o Nightflight (B&M Wingrider) do Nightfall (sugere-se login e senha).

Para instalar, siga as instruções abaixo e divirta-se.
  

CTR Nightflight Instalação (Nightfalls) lassoares-rct3


Espero que gostem da novidade e até a próxima.

Lassoares Abr./2011

Hollie B disse: "StandUP TopSpin is really good value"

Esse foi o resultado do teste feito com o CFR StandUp Top Spin do RCTC. Na verdade, depois de muito tempo resolvi por a prova esse ride, já que o havia baixado há muitos meses atrás, mas por algum motivo que já não me lembro deixei sua divulgação para depois.

 

Agora, faço das palavras da simpática Hollie B – uma das visitantes do Sandbox que usei para testar o ride – as minhas, pois realmente esse CFR é de grande valor, ou se preferir, simplesmente: muito bom. Seu valor é a diferença que apresenta se comparado a outros brinquedos do mesmo tipo.  Todos sabem que são vários os modelos de top spin disponíveis para o RCT3, dentre os quais está a série criada pelo Mennoo_, com destaque para o Tolocan e suas diferentes versões. Mas vamos combinar, nenhum deles coloca os peeps em pé, isso é diferente!

 

Sendo assim, diferença é a palavra – diferença entre estar em pé e sentado. No demais, o StandUp Top Spin do RCTC cumpre o ritual de qualquer outro ride dessa categoria, seus movimentos, design e texturas não chegam a entusiasmar, mas tampouco deixam a desejar, como sempre digo, não é para qualquer um elaborar um CFR que mereça um lugar em nossos parques, isso pode ser visto na imagem abaixo que destaca dois distintos ângulos do StandUp Top Spin .

 

 

 

StandUp Top Spin (RCTC) lassoares-rct3

 

 

Da mesma forma, repare na imagem seguinte, nela é destacada a posição dos peeps, todos os 11 passageiros devidamente perfilados e felizes entre as barras de segurança.

 

 

 

StandUp Top Spin Detail (RCTC) lassoares-rct3

 

Dito isso, é preciso reiterar as palavras da Hollie B, pois o brinquedo é realmente muito bom. Mas lembre-se o Excitement e o Intensity rating são altos, respectivamente 5.26 e 5.13 (high)e o nause rating é médio (5.10), o que quer dizer que muitos visitantes, diferentemente de nossa personagem, podem não se animar com a idéia de entrar nesse ride, mesmo que seja em pé.

 

Além disso, no momento, o  StandUp Top Spin oferece um pequeno problema, pois o arquivo do ride anda sumido. Depois de muita procura só encontrei links quebrados e páginas de web desativadas, por isso, em caráter de exceção, fiz o upload do arquivo que tenho para que todos possam tê-lo. Portanto, cliquem no link e baixem o StandUp Top Spin. Depois disso, extraia o arquivo .zip e recorte e cole a pasta RCTC na pasta Style\Custom como qualquer outro CFR. Não custa lembrar que caso não tenha a pasta Custom basta criá-la para depois colar a pasta RCTC em seu interior.

 

No jogo, o StandUp Top Spin do RCTC aparecerá no menu Thrill Rides com o nome StandUP TopSpin. Daí em diante é só abrir o brinquedo e atrair os peeps para que a diversão comece, quem sabe até mesmo a Hollie B aparecerá para dar mais uma volta. Para finalizar, deixo mais uma imagem do StandUp Top Spin. Espero que aproveitem e até a próxima.

 

 

 

StandUp Top Spin Test (RCTC) lassoares-rct3

 

 

Lassoares Abr./2011.

Guia prático de instalação e uso do Invisible Doodads (belgabor)

Fazer qualquer tipo de apresentação sobre o Invisible Doodads criado pelo belgabor é desnecessário, afinal mesmo aqueles que ainda não o instalaram, já ouviram falar sobre. Para se ter idéia do quanto esse set é conhecido e usado pelos jogadores de RCT3, atualmente, o Invisible Doodads já alcançou 7.749 downloads no Vodhin's – um dos CSOs mais populares.

 

Tal popularidade se deve ao fato de que o Invisible Doodads possui algo que poucos, para não dizer nenhum, CSO oferece: um conjunto de peças invisíveis para montar seus cenários. E antes que muitos questionem sobre a utilidade de um set composto por peças invisíveis, é importante lembrar o Invisible Doodads trás um pacote de aproximadamente 20 diferentes recursos para fazer com que muitas funcionalidades do RCT3 permaneçam imperceptíveis em seu cenário.

 

Especificamente, o CSO oferece 1 Custom Path (com Pisos Regulares e Filas invisíveis para atrações ), 3 Custom Facilities (Caixa Eletrônico, Ambulatório e Banheiro invisíveis), 1 Custom Scenery (Cerca invisível), 8 Custom Path Extras (Banco, Lixeiras, Placa, Vista points, Máquina para carimbar ticket e Alto-falante invisíveis), 1 conjunto de Custom Ride Entrace/Exit invisível e 1 Custom Changing Room (Vestiário para piscina invisível). Recursos que sem dúvida serão extremamente úteis.

 

Cabe então perguntar: por que então fazer um post inteiramente dedicado ao Invisible Doodads se o mesmo é tão popular e conhecido? Porque, apesar de sua popularidade e utilidade, é comum entre muitos jogadores de RCT3 ter dificuldade em instalar esse set, fato que talvez o torne pouco aproveitado por muitos. Por isso, decidi fazer o Guia prático de instalação e uso do Invisible Doodads (belgabor). Espero que aproveitem.

 

 

 

Invisible Doodads Abertura (belgabor) lassoares-rct3

 

 

Instalação

A instalação do Invisible Doodads apresenta certa complexidade por exigir a realização de diferentes etapas, mas ainda assim trata-se de um processo simples. O mais importante é conhecer e realizar com cautela cada um dos passos necessários. Antes de falarmos desses passos é importante lembrar que se você possui qualquer pasta ou arquivo do Invisible Doodads instalado (ainda que sem efeito), os mesmos devem ser removidos para evitar erros. Dito isso inicie o processo baixando o Invisible Doodads.

 

Após realizar o download do CSO crie uma pasta e coloque o arquivo baixado na mesma. Feito isso, extraia o .zip e aparecerão 3 arquivos (RCT3 Installation Directory, Texture Alternatives e Readme), a pasta RCT3 Installation Directory é a mais importante e a que será efeitivamente usada. Agora, siga os seguintes passos (descritos na imagem abaixo) para instalar primeiramente o Invisible Paths.

 

 

 

Invisible Doodads Instalando Paths (belgabor) lassoares-rct3

 

 

O próximo passo será para instalar o Invisible Queue Line, ou seja, o piso invisível para a fila (entrada) das montanhas-russas e brinquedos. Para tanto siga os passos destacados na imagem abaixo:

 

 

 

Invisible Doodads Instalando Paths Queue (belgabor) lassoares-rct3

 

 

Na seqüência se dará a instalação dos itens de cenário. Para tanto, antes de nada é preciso verificar se você já possui a pasta Custom no interior da pasta Style do RCT3. Caso não a possua, bastará criá-la. O caminho completo será: C:\Program Files (x86)\Atari\RollerCoaster Tycoon 3 Platinum\Style\Custom. A partir disso, siga os passos descritos na imagem abaixo:

 

 

 

Invisible Doodads Instalando Custom (belgabor) lassoares-rct3

 

 

Depois de instalado o Invisible Doodads aparecerá em diferentes partes do RCT3, portanto, fique atento aos diferentes recursos do jogo sem deixar que nada escape. Para facilitar essa busca, segue abaixo a descrição de cada um dos recursos oferecidos pelo set, bem como um rápido tutorial para uso dos mesmos.

 

Shops & Facilities

Esse talvez seja um dos recursos mais valiosos do CSO, já que ao abrir o menu Stalls (uma opção do item Shops & Facilities) você encontrará dois tipos de instalação para venda de alimentos, bebidas ou qualquer outro souvenir disponível no RCT3, ou seja, dois diferentes Generic Stall – um em tamanho grande (que eu não aconselho, pois me parece desproporcional) e um médio ou normal (que possui a exata proporção para os peeps no RCT3). Obviamente essas duas versões são invisíveis, logo depois de inserir qualquer um dos dois Generic Stalls você apenas verá a imagem do vendedor padrão do RCT3, de modo que caberá a cada um montar o restante da estrutura inserindo o balcão, as paredes, os tetos etc. conforme sua necessidade.

 

 

 

Invisible Doodads Generic Stalls (belgabor) lassoares-rct3

 

 

Além dos Generic Stalls antes destacados, o Invisible Doodads oferece ainda outras três opções de Shops & Facilities, especificamente posicionados no menu Facilities, são eles: Invisible ATM (Caixa Eletrônico), Invisible First Aid Station (Ambulatório) e Invisible Toilet (Banheiro). Como se sabe, esses recursos são comumente encontrados no RCT3, no entanto, quando necessitar inserir um caixa eletrônico ou um banheiro que não apareça no cenário, sem dúvida, o Invisible Doodads será imprescindível.

 

 

 

Invisible Doodads Facilities (belgabor) lassoares-rct3

 

 

Somente fique atento ao ponto de inserção, afinal são peças invisíveis. Repare na imagem abaixo e veja como ficará a marca no path depois da inserção do Invisible Toilet. Portanto, caso queira montar uma construção fique atento ao ponto de entrada (ligado ao path) e, tal qual os recursos originais do RCT3, não se esqueça de abrir os Facilities inseridos. Caso queira retirar o Invisible Toilet ou qualquer outro recurso do Invisible Doodads basta clicar no local de inserção e depois retirar.

 

 

 

Invisible Doodads Facilities in Path (belgabor) lassoares-rct3

 

Scenery

Como se sabe, a maioria das peças dos CSOs fica disponível no menu Scenery e com o Invisible Doodads não é diferente, no entanto é importante ficar bastante atento a cada um dos itens presentes nesse menu, afinal depois de instalar esse set você deverá transitar constantemente entre os itens do RCT3. Primeiramente, no menu Fences (cercas) que será particularmente útil no momento de inserir as grades nas filas de suas coasters e atrações. Mas falaremos disso mais a frente, por enquanto basta lembrar que a Invisible Fence é um dos recursos oferecidos por esse CSO.

 

 

 

Invisible Doodads Fences (belgabor) lassoares-rct3

 

 

No entanto, é no menu Path Extras que você encontrará a maior parte das peças criadas pelo belgabor. Novamente é importante ficar atento, pois ao abrir o menu e procurar as peças do Invisible Doodads você verá apenas um item denominado Invisible Doodads (Path Extras), nesse momento lembre-se que ao clicar nesse mesmo item aparecerão ao todo 8 peças: 1 Invisible Bench, 2 Invisible Litter Bin, 1 Invisible Loud Speaker, 1 Invisible Passaport Stamp Machine, 1 Invisible Sing, 1 Invisible Vista Point e 1 Monolith Vista Point.

 

 

 

Invisible Doodads Path Extras (belgabor) lassoares-rct3

 

 

Mais uma vez é válido lembrar: fique bastante atento a tudo que você coloca nos caminhos de seu parque, pois depois de inseridos os itens serão acessados pelos peeps, mas estarão invisíveis. Portanto, seja cauteloso, afinal não será nada agradável ficar clicando ao longo do caminho para encontrar cada uma das peças inseridas.

 

Paths e Ride Entrace/Exit

Esse é um dos recursos mais interessantes e importantes do Invisible Doodads, pois com os pisos invisíveis, tanto para as filas das montanhas-russas e dos brinquedos (Queue Path), quanto para os caminhos comuns de seu parque (Regular Path), será possível criar diferentes estilos de pisos, seja usando os inúmeros terrain surfaces existentes no RCT3, seja aplicando um dos muitos CSOs de pisos. Um bom exemplo disso é destacado em um post elaborado em fevereiro de 2010 que ensina a fazer caminhos invisíveis no RCT3 usando o Invisible Doodads.

Além disso, o Invisible Doodads será primordial para modificar a imagem da entrada e da saída das atrações e coasters de seu parque. Em outras palavras, com esse CSO será possível deixar tanto a entrada e a saída dos rides invisíveis. Para tanto observe as imagens abaixo, inicialmente destaca-se os passos para uso do Invisible Ride Entrance e Exit.

 

Primeiro, insira o brinquedo ou construa sua coaster (se preferir basta montar a estação), procure no menu do ride os itens Choose a Entrace for the ride/attraction e escolha um ponto para a entrada da coaster. Feito isso, clique no item Choose a Exit for the ride/attraction e tal qual a entrada selecione o ponto de saída. Feito isso, selecione as opções de Queue Path e Regular Path inserindo-os respectivamente na entrada e na saída de sua coaster. Veja os ícones e as cenas dos primeiros passos na imagem abaixo.

 

 

 

Invisible Doodads Paths (belgabor) lassoares-rct3

 

 

Como passo seguinte, clique no item Choose a Fence for the ride/attraction e faça as cercas ficarem invisíveis. Na imagem abaixo se pode ver o resultado final: uma entrada de coaster completa com o Invisible Doodads, incluso com cercas invisíveis.

 

 

 

 

Invisible Doodads Paths Result (belgabor) lassoares-rct3

 

 

Invisible Changing Room

O último entre os inúmeros recursos oferecidos pelo Invisible Doodads é, como o próprio nome sugere, o vestiário invisível. Como se sabe, os vestiários são necessários para a que os complexos aquáticos criados no RCT3 sejam abertos e acessados pelos peeps, sendo assim, o Invisible Changing Room fará exatamente o mesmo que os vestiários originais do RCT3, exceto pelo fato de que é invisível. Caso ainda não conheça esse recurso, leia os dois posts da série Mergulhos, risos e muita diversão: um tutorial básico para instalar e fazer piscinas no RCT3, neles você encontrará diversas informações para a elaboração de piscinas, dentre as quais, a inserção e uso do Changing Room é destacada.

 

Para inserir o o Invisible Changing Room siga os passos destacados na imagem abaixo:

 

 

 

Invisible Doodads Changing Room (belgabor) lassoares-rct3

 

 

Espero que as informações sejam úteis e caso necessitem de ajuda é só comentar. Até a próxima.

 

Lassoares Abr./2011.

Rafa Rules (019)

Olá pessoal!

 

No Rafa Rules (018) eu fiz a seguinte pergunta:

 

“Uma coaster totalmente design, nunca vista antes (pelo menos por mim), uma viagem ao ‘diferente’, cairia bem?”

 

O único que me respondeu foi o Lassoares. Mas construí a coaster mesmo assim e consegui fazer uma coisa bastante diferente!

 

A história da The Black & White Experience é a seguinte:

 

“Um simulador foi construído para estudar a reação do olho humano diante de luzes que piscam rapidamente e algumas pessoas foram convidadas a testá-lo

The Black & White Experience (Rafa Rules 019) lassoares-rct3

Experimente

 

 

E aí? Você está bem? :P

 

Pouco tempo após o lançamento da The Black & White Experience tomei coragem e baixei o SkecthUp 9 pro e comecei os esboços de custom scenery para fazer objetos para o NoLimits 1.7 pois não precisa de importer como o RCT3. Mas estava com um problema nas texturas e o tutorial sobre criação de CSOs do Lassoares resolveu! Obrigado!

 

Depois de trabalhar algumas semanas na criação de objetos e do traçado, a Silvestrys nasceu!

 

 

Silvestrys (Rafa Rules 019) lassoares-rct3

 

Confira

 

 

 

 

 

 

Não ficou perfeito, eu sei, mas o processo de construção no NoLimits não é lá muito fácil, ainda mais porque a coaster é construída através de gráficos como mostra a imagem abaixo:

 

 

 

Silvestrys Grafics (Rafa Rules 019) lassoares-rct3.jpg

 

 

Mas a novidade principal deste mês é a Mesopotâmia. Já faz algum tempo que estou querendo fazer uma coaster com aquele cenário bem detalhado, mas nada era bom o bastante até que surgiu a idéia de fazer um projeto com o tema sobre a Mesopotâmia e Babilônia, pois poderia explorar muita coisa, paredes, templos e muito verde.

 

 

 

Mesopotâmia (Rafa Rules 019) lassoares-rct3.jpg

 

 

Veja com seus próprios olhos

 

Trilha sonora do filme “Piratas do Caribe 2: O Baú da Morte”

 

 

E uma última coisa, o sangue já começou a escorrer nas paredes... algo demoníaco está a caminho...

 

Boa sorte e bom jogo!

 

Rafa Abr./2011.

Sobre algo que é Essential

Se formos ao dicionário e buscarmos pela palavra essential encontraremos uma série de significados, dentre os quais figuram os termos important, fundamental e necessary. Dessa forma, se pode afirmar que, independentemente do uso que estejamos buscando, a palavra essential em português pode ser traduzida como aquilo que é essencial, fundamental, importante ou necessário. Isso se torna mais claro quando aplicamos esse mesmo termo ao vocabulário do RCT3, assim teremos algo que é importante ou necessário para uma tarefa no RCT3, ou seja, alguma coisa que não podemos abrir mão.

 

Podemos ir ainda mais longe, pois se somarmos a palavra coaster formando o termo Coaster Essentials teremos a seguinte tradução: algo (e me perdoem pela repetição) que é  essencial, fundamental, importante ou necessário para a montagem de uma montanha-russa. Para usar palavras mais diretas: algo que não pode faltar no momento de criar uma coaster que pretenda ser realista.

 

Portanto, se você está buscando algo que não pode faltar em sua montanha-russa é preciso recorrer ao Coaster Essentials do Techno_Dude – um CSO essencial, fundamental, importante ou necessário – repleto de peças que servirão de acessórios para sua coaster. Um pacote composto por 4 arquivos que trazem diferentes modelos de footers, LIMs, LSMs e outras peças que darão o complemento necessário a sua montanha-russa.

 

Antes de falar um pouco mais sobre esse CSO não custa lembrar que:

 

1) Footers são as bases para encaixar os suportes das montanhas-russas.

2) LIM (Linear Induction Motor ou Motor Linear de Indução) são os motores empregados na aceleração de objetos, normalmente com velocidade estável, via de regra, esses motores levam os carros das coasters a uma alta velocidade permitindo que os mesmos sigam posteriormente sem qualquer aceleração induzida.

3) LSM (Linear Synchronous Motor ou Motor Linear Síncrono) igualmente empregados na aceleração de objetos, esses indutores de velocidade somente se diferenciam dos LIM por possibilitarem uma velocidade constante.

 

Dito isso já é possível imaginar como Coaster Essentials do Techno_Dude é realmente essencial, afinal encontrar CSOs bem desenhados, com encaixe perfeito e texturas de alta qualidade que oferecem acessórios para deixar suas montanhas-russas mais realistas são sempre benvindos, senão raros. Mas não pense que esse set servirá para acelerar os carros de sua coaster, pois o CSO tão só oferece peças estáticas que servirão de  acessório, de modo que as funções de aceleração ou desaceleração continuarão dependendo do traçado escolhido, seja os originais do RCT3, seja os customizados (CTRs).

 

Em suma, com o Coaster Essentials você poderá inserir diversos acessórios para adornar os traçados de sua coaster deixando-a bastante realista. Observem a imagem abaixo e confiram alguns detalhes desses 4 sets que ao todo somam 28 footers (considerados todos modelos e posições), 37 peças do tipo LIMs (incluindo aceleradores e breques de todos modelos e posições) e 18 peças do tipo LSMs (incluindo aceleradores e breques de todos modelos e posições que servirão para diferentes traçados, a exemplo da Vekoma e da Intamin coasters).

 

 

Coaster Essentials (Techno_Dude) lassoares-rct3

 

Depois de tantas informações e da imagens acima destacada não resta dúvida, o Coaster Essentials do Techno_Dude, de fato é, essencial. Não deixem de baixar – instalando-os na pasta style/themed – e testar esses 4 sets (ArrowFooters, Intamin Footers, CoasterEssentials-LIMs e CoasterEssentials-LSMs), mesmo porque, segundo anuncio deixado pelo próprio designer no thread do Atari Fórum: em breve novas revisões serão feitas e novos acessórios para montanhas-russas do tipo Air Powered e Bobsleigh virão.

 

Espero que aproveitem e até a próxima.

 

Lassoares Abr./2011.

O 5/5 News (018) está de volta

Depois de muito tempo o 5/5 News – o post dedicado a apresentar vídeos 5/5 feitos com RCT3 – reaparece na tela do lassoares-rct3. Mais especificamente, desde o mês 9 do ano passado esse post ficou sumido do blog. Na ocasião havia se tornado um pouco trabalhoso acompanhar todos os vídeos criados pelos jogadores e acabei me dedicando a outras tarefas. Por essa razão, hoje anuncio uma nova condição para o 5/5 News: Por favor, me ajudem!

 

Em outras palavras, o blog aceitará sugestões de vídeos para integrar a lista dos 5/5 de meu canal no Youtube. Basta enviarem comentários sobre vídeos que de alguma forma chamaram a atenção de vocês ou, se preferirem, enviem o link do vídeo elaborado por vocês. A idéia é muitos simples: evidentemente não poderei divulgar todos os trabalhos, mas somente de inserir o link já será possível ajudar aqueles que querem avisar sobre suas produções. Ao final de cada mês ou quinzena (dependendo da freqüência de comentários) e da sugestão dos parceiros, serão selecionados dois vídeos para a lista dos 5/5.

 

Espero que assim o lassoares-rct3 possa ajudar aqueles que querem compartilhar seus trabalhos, bem como oferecer mais um post agradável e cheio de boas idéias para todos que gostam do RCT3. E para reiniciar o 5/5 News – que hoje chega a sua décima oitava edição – destaco dois vídeos genuinamente brasileiros.

 

 

News (018) lassoares-rct3

 

 

O primeiro do sempre criativo e participativo Leoou – também conhecido como MsLeoou no Youtube. Para quem não se lembra foi o Leoou que nos ajudou a resolver, ou melhor, que resolveu e nos avisou sobre a misteriosa árvore do Old-Spice's Trees – o set de árvores do Old-Spice – divulgado em um post do mês de fevereiro desse ano. Ademais, o Leoou já figurou entre os vídeos do 5/5 News com um trabalho realizado há 8 meses atrás. Portanto, nesse momento, ele representa os jogadores que já estão há um tempo na estrada do RCT3, basta visitarem o fórum do rctbr, lá se pode ver o projeto do seu último parque o Frontier Valley, já se forem a seu canal no Youtube encontrarão seus vídeos.

 

Em contrapartida, o 5/5 News de hoje apresentará um jogador “novato”, o que não quer dizer nada além do fato de que ele está há pouco tempo na estrada, me refiro ao MrShowked – que apesar do nome gringo é brasileiro. Sua presença no Youtube é recente, mais especificamente, desde Janeiro de 2011, lá você encontrará 3 vídeos feitos com RCT3, dos quais o segundo deles compõe o 5/5 News de hoje.

 

Dito isso, só me resta agradecer aos dois video makers de hoje. Tomará que todos gostem dos vídeos, começando pelo Like Star (by Leoou ): uma dueling roller coaster de primeira linha que corta um cenário muito bem montado. Fiquem atentos ao final, tenho certeza que se divertirão.

 

 

 

 

O segundo vídeo é o The Hell (by MrShowked) que é a pura velocidade de uma Storm Runner coaster atravessando um cenário que, embora simples, é bastante bonito.

 

 

 

 

Espero que gostem e não deixem de enviar suas  sugestões para o 5/5 News (019).

 

Até a próxima.

 

Lassoares Abr./2011.

Neuer Partner: Das World MaZzer

Traduzindo… o lassoares-rct3 tem o orgulho de apresentar um novo parceiro, conheçam o incrível Mundo do MaZzer. Como se pode imaginar esse parceiro está do outro lado do oceano atlântico e em bom alemão anda criando incríveis CTRs e desenvolvendo projetos com extrema qualidade e criatividade.

 

Para quem não conhece, o MaZzer é figurinha carimbada no rct-3.org, onde tem alguns de seus trabalhos disponíveis, dentre os quais os CTR Eurosat e Gondelbahn já atrairam quase 900 jogadores. Vale lembrar que esse habilidoso designer era conhecido por sua marca Wonder Land Group, nome que também o acompanhava no Youtube, por lá você encontrará vários vídeos muito bem elaborados que mostram um pouco da qualidade e da criatividade do novo parceiro do blog. No entanto, atualmente MaZzer é o nome a ser procurado.

 

Resumindo, criação de CTRs, elaboração de vídeos e participação em um dos sites sobre RCT3 mais visitados da Europa, essas são algumas das qualificações do MaZzer.

Mas o melhor ainda está por vir, pois a parceria não foi estabelecida entre jogadores, mais que isso, trata-se de uma parceria entre o lassoares-rct3 e o mazzer.rct-3– o incrível site do MaZzer. Portanto, antes que eu me anime e escreva muito sobre aquilo que é melhor ver do que ler, é importante dizer: visitem esse ótimo website e vejam os detalhes e as imagens de todas as criações com seus respectivos links para download.

 

 

 

World of MaZzer Novo parceiro do lassoares-rct3

 

 

No demais, gostaria de convidá-los a assistir um dos ótimos vídeos do MaZzer, uma pequena amostra de um dos seus mais recentes projetos, que em suas palavras pode ser descrito como um:

 

(…) trailer from my new darkride project which is called Pirata

 

 

 

 

 

 

Espero que gostem da notícia e não deixem de conferir os trabalhos desse ótimo designer e jogador de RCT3, bem como de acompanhar seus passos que continuamente serão divulgados em seu site.

 

Até a próxima e: Danke, MaZzer, herzlich willkommen auf lassoares-rct3!

 

Lassoares Abr./2011.

Atendendo a outro pedido: reverta sua station coaster

Olá a todos, hoje falarei sobre um pequeno problema que incomoda muita gente: as estações invertidas dos CTRs. Caso não tenha entendido, é muito simples: muitos dos CTRs elaborados para o RCT3 costumam iniciar o traçado de ponta cabeça, ou seja, quando vamos começar a construir a coaster o trilho inicial está totalmente invertido e isso sem dúvida tira muito da graça de usar um CTR, afinal: como os peeps poderão entrar em uma montanha-russa (que não é do tipo inverted) se os trilhos da mesma estão de cabeça para baixo?

 

Me parece que a resposta é óbvia: não dá! Mas fiquem tranquilos, principalmente, aqueles que tem se incomodado com esse tipo de problema, pois a solução, além de ser muito simples é também bastante rápida. E melhor não exige qualquer reinstalação ou modificação na configuração do CTR ou do jogo.

 

Para tanto, descreverei as três etapas necessárias para fazer a resolução desse incômodo e lembro que para os exemplos citados, incluindo as imagens elaboradas, usei o CTR Mine Bender criado pelo ImagineerJohn – um dos membros e líderes do Revolutionary Rides – mas esse é só um dos casos, já que outros Custom Track Rides são configurados com essa mesma condição. Dito isso, vamos ao que interessa.

 

 

 

Abertura Tutorial Station lassoares-rct3

 

 

Depois de abrir o RCT3 e selecionar o CTR Mine Bender – aqui tido como exemplo – observe na tela do RCT3 a peça do trilho inicial da coaster que será construída. Nesse momento o mais importante é não clicar em nada, ou seja, não insira nenhuma peça inicial e tampouco clique em qualquer configuração da montanha-russa. Dessa forma, a peça do trilho inicial deverá permanecer azul transparente, tal qual qualquer traçado que está por ser inserido. Observe a imagem abaixo, nela está representada a cena que você verá na tela do RCT3.

 

 

 

Etapa 1 Tutorial Station lassoares-rct3

 

 

 

Como se vê a Etapa 1 é meramente ilustrativa, ou seja, descreve a importância de não clicar em nada antes de reverter a estação. A partir disso, parte-se para a Etapa 2 quando bastará clicar em Straight track – um pequeno ícone representado pela imagem do carro da coaster que indica a posição do traçado em relação ao solo. Veja o que acontecerá na imagem abaixo.

 

 

 

Etapa 2 Tutorial Station lassoares-rct3

 

 

Nesse ponto sua coaster já não estará de ponta cabeça, então clique novamente em Straight track e repare que agora o traçado já está na posição certa. Nesse momento passa-se para a Etapa 3, quando de forma simples e comum bastará clicar no ícone Station fazendo com que a estação da montanha-russa entre no lugar do trilho básico que antes estava azul transparente. Observe a imagem abaixo e veja como ficará.

 

 

 

Etapa 3 Tutorial Station lassoares-rct3

 

 

Feito isso é só escolher o lado que você deseja alongar sua estação e construir sua montanha-russa sem ver o mundo de cabeça para baixo ou sem ter que criar formas de revertê-la logo na saída. Só um detalhe, caso sua coaster tenha ficado com a saída para o lado errado será necessário repetir o processo, porém na Etapa 1 clique em “Z” para girar o trilho na direção escolhida e daí para frente repita a Etapa 2 e 3.

 

Espero ter ajudado e até a próxima.

 

Lassoares Abr./2011.

Problemas com a aparência da água no RCT3?

Caso tenha respondido sim, a pergunta que dá nome ao post, então está na hora de buscar uma solução para esses problemas. Como todos sabem, a inserção de água é um recurso de extrema importância para a composição de cenários realistas no RCT3. No entanto, é constante observar uma série de problemas no momento de realizar essa tarefa.

 

Por essa razão hoje falarei um pouco sobre a aparência da água inserida no RCT3, mais especificamente, atenderei ao pedido de alguns visitantes do blog que, com certa frequencia, pedem explicações sobre o assunto. Para ser mais preciso, a maioria dos comentários sobre o tema é direcionada para a solução de problemas relacionados ao reflexo e resolução gráfica da água inserida no RCT3, mas antes de tratar disso, farei breves notas sobre a inserção de água.

 

Antes de nada é importante lembrar: não há o recurso de água nas versões do RCT3 sem a expansão Soaked. Ou seja, sem essa expansão não há sequer a possibilidade de inserir água. Normalmente, as versões demo não trazem esse recurso, em todo caso, confira antes. Dito isso, basta lembrar que qualquer inserção de água exigirá que você faça antes o rebaixamento do terreno, portanto, simplesmente rebaixe o terreno usando as terrain tools – ferramentas dispostas no menu de mesmo nome – com elas você poderá moldar os terrenos da área do parque conforme sua necessidade, seja fazer um rio, um lago ou qualquer outra área alagada.

 

Sugiro, para aqueles que estão iniciando no RCT3, uma boa olhada no post chamado Cachoeiras de forma fácil – nele você encontrará informações para usar as terrain tools que além da modelagem do terreno trás as ferramentas necessárias para a inserção de água e de cachoeiras.

 

Bom, agora vamos ao que interessa: o reflexo e resolução gráfica da água inserida no RCT3. Para resolver os problemas ligados a esse tema é possível, a princípio, usar três soluções. Portanto, explicarei cada uma delas separadamente, assim cada um poderá buscar o melhor caminho.

 

 

 

Tutorial Reflect Water lassoares-rct3

 

(1) Configuração do recurso reflect water

Esse recurso nada mais oferece do que o reflexo na água inserida no RCT3. Geralmente, quando não se assinala esse recurso a água inserida no RCT3 terá um aspecto pouco realista, afinal quando a imagem das peças de cenários, das montanhas-russas, dos peeps e, principalmente, das nuvens ou do sol é refletida na água o jogo ficará muito mais realista e visualmente bonito.

 

Dessa forma, antes de qualquer coisa verifique se seu RCT3 está rodando com o recurso reflect water, sem dúvida ele fará a diferença no aspecto que a água possui, pois ao refletir o cenário a mesma não terá mais aquele aspecto opaco e esbranquiçado que tanto incomoda os jogadores. Para verificar e/ou definir o uso desse recurso observe os passos abaixo:

 

 

Tutorial Reflect Water I lassoares-rct3

 

 

Repare na imagem abaixo e veja como a água reflete a luz do sol criando um efeito muito interessante.

 

 

 

Tutorial Reflect Water II lassoares-rct3

 

(2) Nivelamento da água

 

Uma segunda possível explicação para o aspecto opaco e esbranquiçado da água inserida no RCT3 é o nivelamento de água. Basicamente, toda vez que se insere água em uma área rebaixada o jogo configura automaticamente seu aspecto, o que pode mudar a cada nível. Geralmente, inserir água no nível máximo (na linha da borda superior da área rebaixada) pode deixar a água com o aspecto antes citado, por isso, a primeira dica é: coloque a água um pocuo abaixo da borda ou teste diferentes níveis e escolha aquele que lhe parece melhor.

 

Além disso há uma segunda observação, nem sempre levada em conta. Quando se usa várias inserções de água – nesse caso, mais que uma – o RCT3 passa a considerar um padrão de nivelamento igual para essas inserções, ou seja, caso você faça dois lagos, por exemplo, o segundo lago terá a resolução da água alterada de acordo com o primeiro. Veja a imagem abaixo para entender melhor.

 

 

 

Tutorial Reflect Water III lassoares-rct3

 

 

Como se pode observar a foto sem nivelamento mostra o segundo lado com uma coloração opaca e esbranquiçada, já na segunda foto, ambos lagos possuem a mesma resolução. Portanto, fique atento a isso, a idéia é buscar o mesmo nivelamento para evitar tal problema.

 

(3) Configuração da resolução gráfica do RCT3

 

O terceiro problema, é importante que se diga, pode não ter uma solução simples. Me refiro a qualidade da resolução gráfica escolhida para a tela do RCT3. Ok, mas porque isso pode não ter uma solução simples? Por que, infelizmente a placa de vídeo de seu computador pode não suportar uma resolução máxima, ou ainda, pode ser que você tenha problemas de carregamento e de memória, o que gerará os famosos lags – pequenas paradas na imagem do jogo e lentidão – que muitas vezes aparecem durante o jogo.

 

Enfim, a solução seria trocar o computador ou seguir com a resolução que melhor se enquandra aos recursos que você tem no momento. Em suma, teste as resoluções disponíveis, mas lembre-se, qualquer mudança deve ser feita com cuidado, por isso use o sandbox e não arrisque nenhuma mudança radical sem antes testar.

 

Com isso, veja a imagem abaixo e compare cada uma das fotos demonstradas. Por elas se pode ver que a resolução da água é modificada conforme a resolução melhora. As duas primeiras destacadas as resoluções Performance e Balanced (Níveis 4 e 3 dos 5 disponíveis, sem considerar o Custom que permite configurações personalizadas).

 

 

 

Tutorial Reflect Water IV lassoares-rct3

 

 

Na foto abaixo estão destacadas as imagens das resoluções Quality e High Quality (Níveis 2 e 1 dos 5 disponíveis, sem considerar o Custom que permite configurações personalizadas). Como é de se esperar essas resoluções exigem mais do computador, em contrapartida o aspecto da água fica mais realista.

 

 

 

Tutorial Reflect Water V lassoares-rct3

 

 

É isso, espero que esse rápido tutorial ajude a todos e que a aparência da água não seja mais um problema. Até a próxima.

 

Lassoares Abr./2011.




Lassoares-rct3

ANO IV