RCT3: Cachoeiras de forma fácil

Olá a todos, há algumas semanas enquanto acompanhava o número de visitas e os mecanismos de busca utilizados no blog me deparei como uma série de tentativas de busca sobre “como fazer cachoeiras” no RCT3. Portanto esse tutorial é obviamente indicado para aqueles que estão começando a jogar. Espero que aproveitem.

1) O primeiro passo é selecionar o lugar exato da cachoeira, isso pode parecer besteira, mas pensar no ponto alto e no ponto baixo pode fazer toda diferença no seu cenário. Da mesma forma, fique atento ao espaço que você tem, lembre-se que cada quadrado é um tile (um piso, azulejo, telha), geralmente você precisará de pelo menos 6 quadrados, mas isso exigirá mais habilidade, portanto para que ainda estiver começando sugiro que comecem com mais quadrados: de 10 a 12 é um bom número.

2) Feita a seleção clique em Terrain Tools (Ferramentas de terreno) no menu do RCT3. Só uma observação, me desculpem se não sei a exata tradução, pois jogo em inglês e realmente não sei como traduziram para o português. Após esse passo, clique em Terrain Shaping (Modulação de terreno) e siga depois clicando  em Adjust terrain tiles (ajustando o solo ou qualquer coisa parecida), nesse ponto você várias opções, então clique em Snap terrain tiles in increments for rides and scenery (algo como rompa o terreno incrementando para rides e cenários), em outras palavras elevar ou rebaixar o cenário de forma reta. Bom, feito isso observe que a esquerda do menu estará um círculo, essa ferramenta é o Terrain brush size (que nada mais é que o número de quadrados que você moverá, por enquanto siga meu conselho use 10 ou 12 quadrados. Com isso você irá ao terreno e verá que os quadrados firam marcados de vermelho, então escolha o local, pressione o botão esquerdo do mouse e eleve o terreno. Na parte superior do quadrado alto que você fez rebaixe o terreno, mas lembre-se de usar o Terrain brush size e reduzir para 6 ou 7 quadrados, assim você deverá fazer um buraco no meio do quadrado deixando pelo menos um quadrado de borda em volta. Na parte inferior (na frente do quadrado alto que você fez) faça outro buraco de tamanho semelhante ou maior. Ficará assim:

001

3)  No menu Adjust terrain tiles selecione a ferramenta Snap terrain to neighboring edges (ela estará ao lado da que você estava usando), sua função é suavizar as bordas do quadrado que você fez, isso ajudará depois e deixará sua cachoeira com uma imagem melhor. Ao selecionar essa ferramenta aumente o tamanho Terrain brush size de modo que tudo fique marcado de vermelho. Clique no botão esquerdo e eleve sem medo. Ficará assim:

002

4) Volte ao menu Terrain Tools e clique em Fill with water (encha com água), vá com o mouse até os buracos feitos e clique (um por vez) ao lado da borda, na verdade você pode colocar a água na altura que quiser, mas se o seu buraco não tiver profundidade suficiente pode ser que a cachoeira não se forme, assim é melhor encher no máximo. Ficará assim:

0035) No mesmo menu (Terrain Tools) clique em Waterfalls (queda d´água), siga com o mouse até o buraco superior e clique, se você ficar atento verá que o ícone do ponteiro do mouse mudará, sua parte inferior que parece a base da cachoeira sumirá, isso quer dizer que está ok, agora leve o ponteiro até o buraco inferior e clique. Pronto, ficará assim:

004 

6) Use sua criatividade e embeleze o cenário. Antes um detalhe, caso você não consiga de primeira e apareçam mensagens de erro para fazer a cachoeira tente refazer alguns passos, normalmente os motivos são: falta de profundidade na parte alta ou na parte baixa; bordas desnivelas e altura baixa da água; quadrado muito pequeno. Com isso você pode rever e com certeza fará funcionar. Depois disso o céu é o limite, faça suas coasters passagem na água, abra buracos embaixo para furar a cachoeira, enfim… bom jogo. Uma boa dica é colocar algumas pedras e plantas para tornar mais real seu trabalho. Veja um exemplo básico:

005

Espero que aproveitem. Qualquer dúvida se comuniquem.

Lassoares Set/2009

31 comentários:

Gustavo disse...

Ow qe pedras sao esas? eu achei umas achei q era iguais + nao da pra por assim certinho..

Gustavo disse...

tpw assim eu achei essas pedras.. ''sao as jurassicas'' mais nao da pra coloca coladinho igual a você fez encina ae brow

Lassoares disse...

Gustavo, as pedras são do set: DasMatze InstantJungle, vá ao site do cara e baixe, tah ai o link: http://www.dasmatze.de/rct/page.php?3
são pedras iguais as jurassicas, mas essas podem ser colocadas na posição que vc quiser.

até mais

Lassoares

Anônimo disse...

Ótimo tutorial! você pode "criar" cachoeiras também usando o Custom Scenery do Old-Spice. Com ele,você coloca as quedas dagua no seu parque como se fossem objetos. Da forma explicada acima, elas ficam mais realistas, mas usando o cs vc pode criar pequenas quedas e fontes que não tem altura suficiente para uma legitima waterfall.Este custom scenery pode ser baixado aqui: http://www.putmeonthenet.net/content/old_spice/files/Old-Spice's%20Waterfalls.rar
Abraço,
Jilermi

Lassoares disse...

com certeza Jilermi esse set do old-spice é muito útil e bom. Valeu por comentar

Guilherme Traskini disse...

como deixa a agua assim?

Lassoares disse...

Guilherme... não entendi direito sua pergunta: na verdade não uso nenhum efeito para água, simplemente uso o que tem no RCT3. Talvez vc se refira ao reflexo? Nesse caso, na configurações do jogo, no menu normal da tela do RCT3 marca a opção reflect water. Caso não seja isso me explique melhor e se puder, te ajudo.

Até mais

Lassoares

Anônimo disse...

como instalar aquelas pedras q baixa no site q vc sugeriu
http://www.dasmatze.de/rct/page.php?3
baxei mas nao estou sabando instalar

Lassoares disse...

Segundo o próprio dasmatze, as instruções são:
- extraia a pasta "DasMatze_InstantJungle" na pasta Style\Themed, se vc quiser extraia em qualquer lugar e depois recorte e cole.
- extraia o aqruivo instantjungle_install.bat na pasta Style\Themed , se vc quiser extraia em qualquer lugar e depois recorte e cole Style\Themed
- De doubleclicking nesse arquivo quando ele estiver na pasta Style\Themed

Cara, faz tanto tempo que instalei que acho que é isso mesmo, inclusive tirei todos CSOs e reinstalei e deu certo. Qual extensão vc tem do RCT3?
Para saber mais sobre instalação de CSOs olhe o post
http://lassoares-ct3.blogspot.com/2009/02/cenarios-parques-estruturas-carros.html

e tbém
http://lassoares-rct3.blogspot.com/2009/12/errando-e-aprendendo-no-svd-for-sid.html

eles vão te ajudar


Lassoares

Equipe do Blog disse...

Lassoares essa vegetação que está embaixo da cachoeira já vem no RCT3 ou você baixou? Tem como passar o link?


Obrigado.

Lassoares disse...

usei a normal do jogo, mas uma boa dica é a o Dasmatze (instantwood e jungle), veja no site:
http://www.dasmatze.de/rct/page.php?3.2

Logo farei um post sobre os CSOs para vegetação então fique de olho

Equipe do Blog disse...

Ok..Obrigado por responder!!!

Gustavo Fernandes disse...

Muibo bacana :D

olha, pro seu probleminha com o inglês, baixe a tradução:
http://viciadoseamantesdorct3.blogspot.com/2010/07/roller-coaster-tycoon-3-base.html

vlw

Lassoares disse...

boa dica essa da tradução, valeu!

Unknown disse...

não consigo por agua ' e agora oq eu faço ?

Lassoares disse...

meteus exatamente onde?

Anônimo disse...

Ei Dar para fazer Em RCT3 DEmo?
Se der pra passar as pastar do Roller Coaster t 3 Completo pra mim pelo msn se der né!
Agradessso Vlw

Msn: felegal2009@hotmail.com

Lassoares disse...

Anônimo: infelizmente não cara, no DEMO não tem esses recursos, pelos menos os demos que já vi. Qto a pasta peço desculpas mas será impossível, afinal ela tem quase 2 Gigas sem os CSOs... e não é uma política do blog (por problemas legais) enviar material. Me desculpe.

Alexandre disse...

Ola, no meu rct3 platinum, nao ah nenhum incone de cachueira e a da agua nao esta pondo agua.
O que eu faço??

Lassoares disse...

Alexandre: não tem o ícone? então 1) deve ter problema na instalação 2) seu platinum é demo.

Unknown disse...

gostaria de saber como colocar aquelas casas, igual do lado da cachoeira, pois nunca vi para por..
desde ja agradeço

Unknown disse...

desculpe, acho que me expressei mal, sei onde encontrar as pessas das casas e edificios, porem n sei montar, fazer o segundo andar por exemplo..
poderia me ajudar?
obrigado

Lassoares disse...

Cristian, para construções vc deve fazer peça a peça, subri parede por parede para isso aperte shift e direcione o mouse para cima e as peças subiram, com isso o céu é o limite e vc poderá fazer quantos andares desejar. Para ter outras dicas de uma olhada no link abaixo, nesse post eu falo sobre construção de estruturas para RCT3:
http://lassoares-rct3.blogspot.com/2009/02/construcoes-structures-no-rct3.html

até mais

Anônimo disse...

O meu é rct3 NORMAL E COMPLETO memo assim num tem o icone das cachuera Cumé que eu fasso

Lassoares disse...

Anônimo: o que vc quer dizer com NORMAL e COMPLETO... seu RCT3 é platinum?

jack disse...

mas o meu não tem a Waterfalls

Lassoares disse...

jack: duas hipótese: 1) seu RCT3 tem tradução e aparece cachoeiras, 2) vc não tem expansão soaked, e infelizmente sem ela não há como. Qualquer dúvida é só escrever. Até mais!

Anônimo disse...

EU QUERIA SABER SE VOCÊ TEM ALGUM FÓRUM SOBRE RCT3 POR QUE EU QUERO PARTICIPAR E NÃO CONSIGO ACHAR :(

Lassoares disse...

Anônimo: infelizmente não, mas escreva pelo blog e responderei com prazer. Até mais!

Unknown disse...

gente alguem me ajuda a baixar o rct3 completo , pq eu tenho o demo (nada a ver pq nao da pra fazer quase nd e o park nao fica salvo)eu quero muito o jogo completo mas nao sei onde baixar , e se for possível queria que fosse em uma unica parte pq em várias partes eu nao sei junta-las para poder jogar,obrigada por quem ler e me ajudar!

Lassoares disse...

Andrey Machado Cortez: veja este post deste blog parceiro, infelizmente não posso atestar se funciona, mas parece correto.

http://aventurerct3.blogspot.com.br/2012/11/rct3-donwload-do-game.html

Postar um comentário




Lassoares-rct3

ANO IV