The ultimate feeling of freedom

Traduzindo: a definitiva sensação de liberdade. Esta foi a promessa da Vekoma Rides Manufacturing, uma conhecida empresa desenvolvedora de coasters e thrill rides, que desde sua sede na Holanda projetou uma Suspended Coaster capaz de oferecer uma sensação de liberdade nunca antes sentida. Tal promessa foi inicialmente realizada no ano de 2001, mesmo período em que a Rugrats Runaway Reptar Coaster era lançada no Kings Island (Ohio, USA). Assim, ainda que de modo inicial, surgia para o mundo dos parques de diversão um coaster car capaz de dar maior liberdade e emoção aos passageiros.

 

Mas a promessa da Vekoma não estava totalmente cumprida e somente no ano de 2006 viria o momento tão esperado, neste contexto a definitiva sensação de liberdade viria com a apresentação de um novo e diferenciado assento (seat) para Suspended Coaster, um assento com três novos elementos: a estrutura onde os passageiros se encostavam era ligeiramente inclinada para trás, a parte onde os mesmos se sentavam trazia uma leve ondulação para o encaixe das pernas e a barra de segurança (bar restraint) não ficava sobre os ombros dos passageiros. O então protótipo (apresentado na imagem abaixo – extraída e adaptada a partir da foto postada no coastersandmore) era a materialização da promessa antes destacada, ou se preferirem, era o anúncio de uma nova opção de assentos para coasters que incorporava parte dos princípios associados a ideia do OTSR, isto é, Over the Shoulder Restraints.

Vekoma Rides seats and restraint system (Suspended Family Coaster) lassoares-rct3

 

Dito isso, fica claro que a promessa da Vekoma não era propriamente uma novidade, afinal o sistema OTSR já existia ou era discutido para outros tipos de car coasters, a exemplo do X-Car desenvolvido pela Maurer Söhne que entre os anos de 2005 e 2006 já sugeria o uso do OTSR como um recurso capaz de oferecer a sensação geradas pelas forças negativas sem restringir a liberdade dos passageiros que antes tinham as barras sobre seus ombros, algo que pode ser visto no RCT3 com o CTR Nightfire do Nightfall e o CTR EuroFighterV2 do Techno_Dude. No entanto, incorporar estas mesmas possibilidades ao assento de uma Suspended Coaster parecia um tanto quanto ousado e até mesmo perigoso, pois a combinação das características antes citadas gerava dúvidas entre os especialistas. Isso tanto é verdade que coasters mais extremas como a conhecida Fire Whip do Beto Carrero World – uma Suspended Looping Coaster também criada pela Vekoma – usa assentos com barras sobre os ombros. Apesar disso, a Vekoma foi em frente e, desde então as Suspended Coasters, mais especificamente as denominadas Suspended Family Coasters viraram sinônimo de liberdade, ou melhor, de uma definitiva sensação de liberdade.

 

Este é o ponto que mais nos interessa, o momento em que o assento criado pela Vekoma se torna capaz de oferecer uma nova sensação de liberdade sem deixar de fornecer a necessária segurança a seus passageiros, dentre eles as crianças que quase sempre, devido a baixa estatura e a impossibilidade de de se prenderem as barras posicionadas sobre os ombros, se veem impedidas de entrar em uma coaster. Ora, o nome Suspended Family Coasters dado pela Vekoma não é sem propósito, pois com ele até mesmo os menores membros de uma família poderiam se divertir com segurança e a baixa estatura de um passageiro – especificamente a altura dos ombros – já não seria um problema para segurança. Portanto, convoque os peeps de baixa estatura e chame-os para o RCT3.

 

Como assim, qual é a relação entre o assento das Suspended Family Coasters criado pela Vekoma e o RCT3? Simples, o dominoes007 criou um CTR que reproduz o modelo de assento criado pela empresa holandesa, um CTR denominado Vekoma Family Inverter, o suficiente para dizer que qualquer semelhança não é mera coincidência. Em suma, o CTR criado pelo dominoes007 é um exemplo real de que a qualidade, o conforto, a segurança e a liberdade prometidas pela Vekoma podem estar no RCT3. A imagem abaixo (elaborada durante o teste do CTR) fala por si.

 

CTR Vekoma Family Inverter (dominoes007) lassoares-rct3

 

Não custa reiterar: o assento criado pelo dominoes007 reproduz o modelo criado pela empresa holandesa, principalmente quando se observa a leve ondulação para o encaixe das pernas e a barra de segurança lateral que não prende os ombros dos passageiros. Enfim, um ótimo CTR para nossa já extensa lista de opções, só tome cuidado, embora o RCT3 seja parte de nossa fantasia, o assento das Suspended Family Coasters que inspirou o CTR hoje apresentado não é indicado para coasters extremas. Por fim, resta sugerir que façam o download o Vekoma Family Inverter do dominoes007 (é aconselhável fazer o login no CS Depot).

 

Depois de baixá-lo, extraia o arquivo e recorte e cole a pasta CTR_VekomaFamilyInvertCar na pasta Cars\TrackedRideCars do RCT3 e recorte e cole a pasta CTR_VekomaFamilyInvertedTrack na pasta tracks\TrackedRides do RCT3. Feito isso, abra o RCT3 e vá ao menu coaster e localize o CTR que aparecerá com o nome Vekoma Family Inverter.

 

Espero que aproveitem, sobretudo para gerar esta definitiva sensação de liberdade aos peeps, incluído os mais baixos, e até a próxima.

 

Lassoares Out./2012

4 comentários:

Anônimo disse...

Nossa, muito bom

Anônimo disse...

Oi Lassoares!
Sou seu fã!! Faz parceria? meu blog é: http://lbsm-rct3.blogspot.com.br/
espero uma resposta!!!

Lassoares disse...

Anônimo: que bom que gostou!

Lassoares disse...

Lucas: antes de nada obrigado e claro que aceito, mas como já dito na resposta dos seus demais comentários, só peço para o que anúncio seja para o mês de novembro. Até mais!

Postar um comentário




Lassoares-rct3

ANO IV