Uma verdadeira explosão de cores

Atomic Flowers, Incredible Krakatoa, Shanghai Suprise, Titan Missile etc. Ainda que pareçam estranhos e desconhecidos, esses sugestivos e engraçados nomes indicam alguns dos fireworks originais presentes no RCT3. Belas e coloridas criações que podem ser acessadas quando nos propomos a colorir os céus do RCT3 com um entusiasmante show pirotécnico. Assim, entre os poucos minutos necessários para a montagem do show, acessamos uma lista de aproximadamente 30 fogos de artifício que, muito além dos nomes engraçados, nos proporcionam a beleza das incontáveis explosões de cores que de segundo em segundo deixam suas marcas no estrelado horizonte do RCT3.

 

Tudo isso é ótimo, afinal quem nunca se encantou com a beleza das explosões dos fogos de artifício do RCT3, mas devemos ser sinceros, se a montagem de um parque nos permite escolher entre centenas de CSOs, CTRs e CFRs, não parece justo imaginar que pouco menos de três dúzias de opções de fogos de artifício seja suficiente. Dito de outra forma, os 30 fogos de artifício originalmente oferecidos no RCT3 são bonitos e muito bem elaborados, entretanto, é difícil proporcionar uma verdadeira explosão de cores quando temos tão poucos fireworks a nossa disposição.

 

Creio que muitos concordarão com tais palavras, apesar de acreditar que nem sempre a quantidade trás qualidade, é inegável reconhecer que algumas novas opções seriam muito bem vindas, novos efeitos, novas cores, novos formatos etc. seja como for, ampliar o número de arquivos instalados na pasta Fireworks do RCT3 seria de grande valia para qualquer jogador. Caso concorde com isso, por favor, agradeça ao MJay, pois ele acaba de nos oferecer a oportunidade de inserir mais de uma centena de novas opções na pasta Fireworks do RCT3, para ser mais preciso, 182 opções para gerar uma verdadeira explosão de cores no céu do RCT3.

 

Fireworks do RCT3 (lassoares-rct3)

 

Então o MJay criou 182 novos fogos de artifício? Não, na verdade, o verbo mais correto é compartilhar, pois, neste caso, segundo as próprias palavras do MJay, os 182 arquivos antes citados fazem parte dos incontáveis arquivos presentes em sua pasta Fireworks, muitos dos quais indisponíveis para download. Portanto, o agradecimento antes sugerido se estende a todos os designers que em diferentes momentos criaram os efeitos agora compartilhados pelo MJay.

 

Como se pode imaginar, é impossível comentar sobre cada um dos 182 efeitos presentes neste verdadeiro pacote de fogos de artifício, no entanto, o teste realizado revelou que a existência de inúmeras obras primas. Seria mentira dizer que todos os 182 fogos de artifício são inigualáveis, mesmo porque, alguns poucos, por diferentes motivos, sequer funcionaram (não houve travamento do jogo) e outros reproduzem parte dos efeitos originais do RCT3, ainda assim, posso garantir – e parte disso mostrarei na sequência do post dando destaque a 6 fireworks – que a maioria das criações apresentadas é de extrema qualidade e beleza.

 

Por onde começar? Que tal assim: uma gigante palmeira de luz e uma chuva de partículas douradas, se preferir os nomes originais, Giant Palm e Golden Rain, a descrição será a mesma, pois me refiro a dois fabulosos efeitos que deixarão qualquer peep boquiaberto, duas douradas explosões que deixarão um prolongado rastro de cor no escuro céu de seu parque. Embora pareça excessivamente poético, essas palavras são justas para descrever essas duas criações, conforme destaca a imagem abaixo (elaborada durante o teste dos fireworks).

 

Giant Palm e Golden Rain (Firework Pack I do MJay) lassoares-rct3

 

Manterei o mesmo caminho para falar dos dois próximos efeitos: o Infested Saturn II e o Boquet, neste caso, Saturno Infestado e Buquê (Bouquet). Devo confessar que o nome do primeiro efeito não favorece nenhuma interpretação, mas trata-se de uma sequência surreal de cinco ou seis efeitos de luz capazes de entorpecer qualquer observador, algo de difícil descrição. Embora mais simples, o Boquet é igualmente bom, sua explosão deixará um círculo de brilhantes partículas roxas e vermelhas correrem pelo céu enquanto um círculo central amarelo marcará o ponto inicial do efeito, como dito no título do post e como demonstrado na imagem abaixo (elaborada durante o teste dos fireworks), uma verdadeira explosão de cores.

 

Infested Saturn II e o Boquet (Firework Pack I do MJay) lassoares-rct3

 

Por fim, dois clássicos: o Silver Rain (Chuva Prateada) e o Skittles (que pode receber várias traduções, mas que é melhor representado pelo colorido confeito de sabor de frutas). Sendo assim, um efeito que trás a já citada chuva de partículas agora em belos e brilhantes tons prateados e a explosão colorida do Skittles (ao que tudo indica uma alusão aos coloridos e redondos confeitos do doce já citado) fecham meus breves comentários que, como sempre, falam menos do qualquer imagem.

 

Silver Rain e Skittles (Firework Pack I do MJay) lassoares-rct3

 

Se ainda há algo a dizer: teste cada um dos fogos de artifício presentes na pasta compartilhada pelo MJay. Para tanto, antes de qualquer ação você deverá fazer o registro no site do Advanced-Rides que, como destacado neste recente post, foi reformulado. Para os que já são registrados, bastará entrar com o login criado. Mas qual é o link para download? Infelizmente, o advanced-rides.com não permite o acesso por meio de links diretos, portanto será preciso entrar no site (login e senha), clicar em Downloads (no menu superior) e depois localizar o tópico Pyro Effects no segundo espaço do item View List. Logo, será necessário localizar o item Firework Pack I e clicar no mesmo para depois encontrar o botão de Download.

 

Ainda que possa parecer difícil basta seguir esse caminho e o Firework Pack I do MJay será facilmente encontrado. Depois de baixar o arquivo, bastará abrir o mesmo e recortar e colar os 182 arquivos (.frw) na pasta ParticleEffects do RCT3. Para aprender a usá-los acompanhe a rápida apresentação destacada no fim deste post, ainda que a mesma tenha sido elaborada para o uso de outro tipo de firework, os passos para uso no RCT3 são os mesmos.

Por fim, deixo duas breves sugestões. A primeira é para que baixem e testem os outros 6 packs compartilhados pelo MJay no mesmo site e caminho antes apresentado, embora eu ainda não os tenha apresentado em nenhum post do lassoares-rct3, posso afirmar que neles existem ótimos fogos de artifício para o RCT3. A segunda é lembrá-los que caso tenham gostado dos efeitos hoje mencionados, valerá a pena visitar o post apresentado em Março de 2012 que destacou o Goldene Kometen do lex, embora único, é excelente.

 

Espero que aproveitem cada um dos fogos de artifício hoje apresentados, afinal trata-se, como dito desde o início do post, de uma verdadeira explosão de cores.

 

Até a próxima.

 

Lassoares Jul./2012.

17 comentários:

Anônimo disse...

outra pergunta...Você conhece um Programa Mais Facil do que o Blender Para animar..Tentei usa o sketchup mesmo mais só funciona com sketchup Pro...se puder passar alguns nomes de animador 3D eu Ficarei Mto Feliz...Obrigado!!!

AlbertCoasters disse...

Eu e minha mente com duplo sentido...
ótimo set!

Anônimo disse...

Oi Lassoares! eu tava lembrando que ha um tempo atras tinha visto um canal com varios tutoriais de como usar o Advanced Firework Editor. Vi esse post e fui procurar pra ver se achava de novo, é bem interessante e explica bem como funciona, tem 19 videos videos só de tutorial, achei que seria interessante comenta aqui!

http://www.youtube.com/user/davie499/videos?view=0

só que é tudo em ingles e sem legenda!

guiga disse...

Lassoares gosto muito do seu blogue. E gostava de fazer parceria o meu blogue é um bocado diferente do habitual mas no entanto tentar nao custa. Bom a ideia do meu blog é divulgar parques realizados pelos jogadores de rct3 e tambem ter uma centro de perguntar e respostas sobre duvidas do jogo. O blogue ja conta com um post inicial que explica o proeto. Até mais. http://rct3-park.blogspot.pt/

Guilherme disse...

Eu comentei no post do Dazmatz e os dirigíveis, mas não sei se vocE^lê os comentários de posts antigos, então...
Tá tudo pronto. Já postei as parcerias.

Lassoares disse...

Rafael: só no pro? Porque? Até onde eu sei o importante é inserir os bones (pontos de efeitos) e depois editar o XML. Mas quanto a sua pergunta: não, acho que o sketchup é o mais fácil, pois o Blender é realmente complicado. Acho que tem outros mas hoje em dia ninguém usa outros, o problema são os plugins do RCT3.

Lassoares disse...

Rafael: ah! quase me esqueci de perguntar: vc quer um animador ou um modelador que possa fazer animações? Se for a segunda opção já respondi acima, se for a primeira, tem alguns sim, mas nunca testei tem o RCT3 Animator (http://www.rct-3.org/board45-rct-3/board69-tools/22260-prgm-rct3-animator/) e o Animatum (http://www.shyguysworld.com/index.php/topic,10161.0.html), mas como eu disse nunca testei. Até mais!

Lassoares disse...

AlbertCoasters: valeu!

Lassoares disse...

Anônimo: lembro sim! legal o link, realmente são muito vídeos, vou guardar e para depois divulgar para todos. Se puder mandar o seu nome, darei os créditos pela indicação. Obrigado e até mais!

Lassoares disse...

Guilherme: respondi sim, demorei um pouco... tá tudo ok! valeu!

Anônimo disse...

Obrigado cara mas nao era bem o que procurava era isto que esta no forum da ATARI http://www.ataricommunity.com/forums/showthread.php?t=589662&page=6

Starpower disse...

Me esqueci de bota o nome antes :P sou o Starpower

Lassoares disse...

guiga: muito obrigado, legal saber disso. Claro que aceito a parceria, é sempre bom ter blogs diferentes com propostas diferentes. Só peço uns dias para anunciar, pois farei algumas reformulações na forma de apresentar os parceiros, mas se você quiser pode anunciar agora mesmo. Bom, vamos nos falando e boa sorte, estou a disposição. Até mais!

Lassoares disse...

Anônimo: entendi, o que pude ver é que realmente não tem coisas assim, prontas, mas os sets do thiery (pierre-louis) serão ótimas escolhas para isso, se descobrir algo mais, postarei aqui mesmo. Até mais e foi mal por não ajudar mais que isso!

Lassoares disse...

Starpower: legal, como andam as coisas!?

Starpower disse...

Bem, quando começei a fazer o CSO não sabia que era tão demorado e complicado e fiquei meio enjoado um pouco, mas agora to voltando e logo logo vou postar mais um update! vou começar a postar no Shyguy's World tambem, pelo que vejo nos seus posts, voce acompanha o forum, então não vo mais precisa te avisar!

Lassoares disse...

Starpower: ah! eu sei bem como é isso, passei o mesmo no Medieval Conquest, cansa mesmo! mas devagar se vai ao longe... um pouco aqui, outro pouco ali e logo estará pronto. Legal postar no fórum do Shyguy, realmente é o que eu mais acompanho, acho o melhor também, estarei de olho. Boa sorte e se precisar de algo escreva!

Postar um comentário




Lassoares-rct3

ANO IV