Roda Gigante, Ferris Wheel, Rueda Gigante, Riesenrad, Grande Roue, Ruota Panoramica, Groot Wiel …

Escolha seu idioma ou simplesmente selecione o nome que mais lhe agrada e sem qualquer tipo de espera vá até o filebase do rct-3.org, mais especificamente na sessão de Custom Flat Rides e encontre o mais recente lançamento do Djf (também conhecido como djFTycoon – nome adotado pelo designer em sites como o Youtube, onde o mesmo mantém um canal com 4 interessantes vídeos de outros CFRs de sua autoria), o MediumFerrisWheel. Penso que qualquer apresentação mais detalhada é desnecessária, afinal o nome do ride já diz tudo e, como já mencionado na primeira linha do post, basta escolher o idioma e as palavras o levarão a um dos mais tradicionais rides da história dos parques de diversão.

 

 

Roda Gigante Ferris Wheel Rueda Gigante Riesenrad Grande Roue Ruota Panoramica Groot Wiel RCT3 (lassoares-rct3)

 

 

Apesar da clareza que define o tema do post de hoje, não custa lembrar que o MediumFerrisWheel do Djf é exatamente o que o nome do ride sugere: uma Roda Gigante de médio porte (se comparada ao modelo de grande porte originalmente criado pela Atari) que levará até 120 peeps por vez. No demais o CFR criado pelo designer italiano oferece um conjunto de detalhes bastante interessantes que incluem carros em formato arredondado com texturas recolorables, barras de proteção animadas na entrada dos carros e estruturas de metal que não somem quando distanciamos a visão do ride.

 

Além disso, o Djf ainda trouxe algo totalmente novo para os jogadores de RCT3, a saber: a possibilidade de modificar os efeitos de luz originalmente instalados com o ride. Em outras palavras, o MediumFerrisWheel trás dois efeitos de luz que poderão ser usados conforme sua escolha, um tradicional com luzes sequenciais em azul, vermelho e amarelo e outro com uma luz fixa recolorable na estrutura de sustentação do ride e luzes coloridas na estrutura do corpo da roda gigante. Portanto, você escolherá qual efeito é mais adequado para seu projeto.

 

Sem dúvida, trata-se de um passo bastante inovador, algo ainda não explorado pelos hábeis desenvolvedores de CFRs, mas que agora poderá ser comum. De qualquer forma, o MediumFerrisWheel não vale a pena somente por este recurso inovador, pois seus movimentos e seu cuidadosa modelagem garantem, a despeito de qualquer novidade, uma excelente avaliação para este tradicional Flat Ride e, diga-se de passagem, a longa lista de serviços prestados por este designer já lhe garante todo o crédito, exemplo disso, é sua parceira com o Samplerocker no CFR Indoorskydive Heaven & Hell e no CFR Time Machine, sem deixar de lembrar de sua participação no Raumpatrouille Orion da AreaORG.

 

Assim sendo, é hora de baixar o MediumFerrisWheel do Djf e observar os passos básicos de instalação e substituição de efeitos luminosos abaixo apresentados:

 

1. Depois de fazer o download do arquivo extraia o mesmo em seu desktop.

 

2. A partir do arquivo (.zip) extraído 3 arquivos (2 pastas e um .txt) surgirão em seu desktop. Antes de abrí-los crie uma pasta e nomeie a mesma de Djf. Esta pasta será a base de instalação do ride, tal qual qualquer outro CFR. Vale lembrar que o designer já criou outros CFRs, portanto, caso já possua uma pasta Djf não será necessário criar uma nova pasta, bastará usar a existente.

 

3. Abra a pasta Install e recorte as duas pastas existentes em seu interior (MediumFerrisWheel e shared) para depois colá-las na pasta Djf (criada no passo 2).

 

4. Agora restará recortar e colar a pasta Djf na pasta Style\Custom do RCT3 e testar o ride que já trás instalado o primeiro efeito luminoso, o mesmo estará no menu Gentle Rides. Como sempre, lembro que caso não tenha a pasta Custom bastará criá-la.

 

5. Caso queira modificar o efeito luminoso originalmente instalado bastará realizar as seguintes ações: a) abra a pasta Lights texture alternative OVL - Choose! (extraída do arquivo original), b) Abra a pasta Lights2, c) copie os dois arquivos presentes em seu interior (Lights-texture.common e Lights-texture.unique) e d) localize a pasta shared\MediumFerrisWheel – ela estará no interior da pasta Djf criada no passo 2 – e cole os dois arquivos antes citados no interior da mesma. Nesse momento, você deverá escolher a opção substituir os arquivos existentes pelos novos arquivos colados.

 

6. Pronto, volte ao RCT3 e teste a nova iluminação do MediumFerrisWheel.

 

É isso, para finalizar deixo três imagens extraídas e adaptadas a partir das fotos postadas pelo próprio designer no thread de divulgação do CFR postado no Fórum do rct-3.org. Embora minha preferência seja divulgar imagens tiradas durante o teste dos rides, é inegável que as três imagens preparadas pelo Djf captam com perfeição as qualidades deste ótimo CFR e, consequentemente, destacam o conjunto de comentários apresentados no post.

 

 

 

CFR Medium Ferris Wheel (Djf) lassoares-rct3

 

 

Espero que gostem e até a próxima.

 

Lassoares Abr./2012.

15 comentários:

Anônimo disse...

Lassoares... acompanho seu Blog desde o lançamento da Hidroelétrica Tycoon, eu havia perdido todos meus antigos CSO's recentemente, graças a tua atenção, consegui recuperar 95% deles, mas um em questão, o Nuclear Fish Particles, não consegui encontrá-lo, afinal, o Megaupload foi fechado, na minha opinião ele é um CSO IMPRESCINDÍVEL, se não obrigatório para as minhas criações, peço encarecidamente mesmo, se não tem como tu disponibilizá-lo, sei la hospedando os arquivos que tu tem em algum site, se é que tem ainda =/, sei que tu postou recentemente outro set parecido com o NF mas... eu preciso é do NF mesmo...

Anônimo disse...

Gostei, mas acho a roda gigante do Wild mais bonita... =)

Chehoud disse...

Lassoares :
Como vai ? Como sempre continuo acompanhando seu blog.
Queria saber se você tem algum tutorial (mesmo que seja em inglês) sobre criação de CFRs .. Quero tentar "embarcar" nisso mas não achei nada sobre.
Abraços.

Lassoares disse...

Anônimo: antes de nada obrigado! é sempre bom saber que de alguma forma eu consigo ajudar! Então o Nuclear Fish PE está no post abaixo indicado (lembro que acabei de atualizá-lo e troquei o link):

http://lassoares-rct3.blogspot.com.br/2010/10/nuclear-fish-particle-effetcs.html

Qualquer problema me escreva. Até mais!

Lassoares disse...

Anônimo: pode ser, mas é sempre bom ter uma carta na manga!! Até mais!

Lassoares disse...

Chehoud: valeu cara, sempre que posso visito o seu também e passo bons minutos por lá. Então, essa questão é complicada, pois na verdade não existe nenhum tutorial que explique tudo, vou ficar de olho e te aviso, mas acho que neste assunto, ou melhor tenho certeza que neste assunto o Heve está anos luz na nossa frente, quem sabe ele não dá uma força. De qquer forma, caso eu consiga algo te passo imediatamente. Até mais!

Anônimo disse...

Oi Lassoares eu queria saber como fazer a tematização da entrada da roda gigante, porque ela fica com umas escadinhas no ar, e eu não sei que set eu uso, você poderia citar que set que o criador usou para fazer isso? Obrigado.

Anônimo disse...

Obrigado, você me ajudou muito.

Lassoares disse...

Anônimo: de nada, se precisar escreva.

Chehoud disse...

Lassoares :: Valeu, fico feliz.
Então vou esperar um pouco mais para me aventurar nos CFRs..

Em relação a "lojas" você não sabe me informar nada também ?

Chehoud disse...

Continuação :
[...] Pesquisando sobre isso me deparei com o seguinte vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=UWDfyaNS2yU

Só que tem alguns problemas: no SketchUp dele tem 4 Plug-ins [22seg] e no meu apenas 2 (não sei se todos são relacionados ao RCT3 pq não consigo ver os nomes), quando ele coloca o texto [1:22] com o nome de "peep1" os outros 4 "peeps" aparecem automaticamente, e o terceiro problema é que na hora de criar o OVL aqui não aparece os textos e no vídeos aparece.

Desculpe tomar seu tempo, se souber/puder me ajudar quando sobrar um tempo, eu agradeço. Abraços.

Lassoares disse...

Chehoud: até sei, crie um CSO normal e depois defina como stall no importer, ou ainda, crie o CSO e uso o belgabor invisible para posicionar o vendedor. Estou com uns tutoriais por fazer, mas logo posso postar um tutorial sobre isso. Até mais!

Lassoares disse...

Chehoud Continuação: é isso mesmo, um CSo normal com os bones que indicam a posição dos peeps, isto é, onde os peeps chegarão para comprar. e o bone para indicar a posição do vendedor.

Qto aos Plugins, acho que não é do RCT3, tem alguns Plugins do SketchUp que aparecem nesse menu tbém, pode ser plugin para inserir janelas, portas etc, mas não para RCT3, são plugins genéricos, na página do google SketchUp tem uns links de bibliotecas free de plugins.

Qto a inserção dos textos dos bones é que o cara é fera no SketchUp, sabe esses comandos de copiar e colar em sequencia? deve ser isso, mas se vc inserir um a um vai dar na mesma.

"o terceiro problema é que na hora de criar o OVL aqui não aparece os textos e no vídeos aparece", vc se refere a hora de exportar? desculpe mas não entendi.

espero ter ajudado e aguardo sua resposta para ajudar na última questão!

Chehoud disse...

Entendi Lassoares, e revendo o vídeos várias vezes consegui entender e passar a loja para o game..

O problema é que os visitantes estão ficando de costas para loja na hora de comprar .. Mas acho tentando um pouco mais resolvo esse problema, mas se souber como resolver eu agradeço.

Obrigado pela assistência, abraços.

Lassoares disse...

Chehoud: pois é, isso acontece mesmo, e pode ser duas coisas:

1) posição do bone em relação aos eixos (tente mudar o lado).
2) tem uma hora no tutorial que ele clica em fix position, algo assim. Vc tentou isso?

até mais!

Postar um comentário




Lassoares-rct3

ANO IV