Recolorable Texture: novo tutorial para CSOs

Finalmente! Depois de alguns meses de espera o Tutorial 005 – elaboração de CSOs com texturas recolorables esta pronto. Antes de qualquer explicação é importante mencionar que existem distintos métodos para preparar uma textura a ser usada em um CSO que permite troca de cores, via de regra, estes procedimentos variam conforme o editor de imagens usado. Sendo assim, este tutorial apresentará dois dos diversos métodos existentes para assim iniciar a troca de informações que posteriormente, com a ajuda de todos que visitam o lassoares-rct3, poderá ser ampliado com novos tutoriais ou simplesmente a novos comentários.

 

Para facilitar a apresentação dos métodos a serem apresentados neste tutorial deve-se esclarecer que a criação de CSOs com texturas recolorables é bastante simples, sobretudo se aqueles que forem realizar tal tarefa já estiverem habituados com o uso do RCT3 Importer, mais especificamente com os passos básicos para criação de CSOs – passos estes apresentados nos posts Tutorial: criando um CSO para RCT3 (Etapa A) e (Etapa B) que apresentam dois vídeos com os passos básicos para criação de CSOs, o Tutorial: criando um CSO com mais de uma textura que, como o nome sugere, destaca os passos para elaboração de um CSO com duas ou mais texturas e, por fim, o post Tutorial: criando um CSO com diversos ovls, ou seja, criar um set com várias peças e colocá-las em uma mesma pasta.

 

Portanto, caso ainda não domine essas etapas é importante, antes mesmo de observar as rápidas orientações deste tutorial, visualizar cada informação apresentada nos posts antes mencionados. Ademais, é de extrema importância lembrar que os 4 primeiros tutoriais tiveram o RCT3 Importer (v18b1) como programa referência, ocorre que neste período houve o lançamento do RCT3 Importer (v18b2), de modo que as orientações agora destacadas consideram a nova versão. Cabe então perguntar: isso muda os procedimentos apresentados neste tutorial ou nos 4 tutoriais anteriormente mencionados? Não, no entanto, sugiro o uso do v18b2 que apresenta melhor desempenho, isto é, menor chance de erros.

 

Sendo assim, me parece oportuno realizar uma visita ao post do dia 8.4.2012 que apresenta os 4 passos para instalação e uso adequado do novo Importer, bem como apresenta todos os links necessários. Sigam os passos lá apresentados neste post e tenho certeza que tudo correrá bem, inclusive para aqueles que nos últimos meses me escreveram pedindo ajuda para uso do no Windows Seven. Dito isso, vamos ao que interessa: ao quinto tutorial para CSOs que apresentará dois métodos básicos para elaboração de texturas recolorables.

 

 

 

Tutorial 005 - criando um CSO com texturas recolorables (lassoares-rct3)

 

 

Como destacado no início do post, a elaboração de CSOs com texturas recolorables tem como primeira tarefa a escolha do método para preparação da textura. Neste caso, é possível usar editores como o GIMP, o Photoshop, o Paint.NET e outros tantos que oferecem diferentes recursos para a preparação de texturas. No tutorial de hoje usarei o Paint.NET e caso não o tenham bastará clicar no link para fazer o download gratuito do mesmo. Depois de instalá-lo ficará mais fácil acompanhar este tutorial.

 

O primeiro método a ser apresentado é a inserção manual de cores, este método tem a vantagem de permitir que as texturas sejam preparadas para receber até três diferentes cores, no entanto, este mesmo procedimento, quando aplicado de forma simples, só é indicado para texturas que possuam cores sólidas, ou seja, cores planas que não mesclam efeitos de qualquer tipo. Desta forma, se você precisar de uma textura de três cores que possua efeitos de metal, madeira e vidro não se aconselha o uso deste método, para ser mais preciso, não se aconselha a inserção simples de cores. Por essa razão deixarei para um próximo tutorial as explicações mais complexas que envolvem mudanças nas escalas de saturação, brilho etc.

 

E como realizar a inserção manual de cores? Simples, escolha uma textura que possa servir como base, na imagem abaixo é apresentada uma opção (a mesma usada no tutorial). Repare que a textura oferece a possibilidade de inserção de várias colorações, bem como que a mesma é plana ou sólida (se preferir).

 

 

 

Textura Recolorable (A) lassoares-rct3

 

 

Depois de escolher a textura base você precisará de uma cartela de cores sólidas e puras (sem misturas), neste caso sugiro que use a imagem postada pelo Weber (no post do shyguyworld) como referência. Para facilitar esse processo fiz uma adaptação e a inseri abaixo. Esta imagem poderá ser copiada diretamente do post do shyguyworld ou poderá ser baixada juntamente em um arquivo que trás as texturas usadas neste post. De qualquer forma, use a imagem do Weber como referência para a inserção de cores puras na textura base.

 

 

 

Cartela de cores sólidas (Weber) lassoares-rct3

 

 

Feito isso observe os passos abaixo apresentados para preparar a textura:

 

1. Abra a textura base e a imagem de cores sólidas usando o Paint.NET.

 

2. Com a ferramenta Varinha Mágica selecione todos os tons escuros da textura base. Na parte superior da tela clique na imagem com a cartela de cores sólidas, selecione a ferramenta Selecionador de Cores e clique sobre a cor verde. Volte a imagem base e substitua a seleção antes feita pela cor escolhida usando a ferramenta Preenchimento. Repita este mesmo processo para inserir o vermelho e o azul até chegar a textura final, como mostra a imagem abaixo.

 

 

 

Inserção de cores sólidas (A) lassoares-rct3

 

 

3. A imagem final deverá possuir as três cores e igualmente deverá ter dimensões proporcionais para o RCT3, portanto, antes de salvá-la abra o menu Imagem (na barra superior) e clique em Redimensionar, na janela de edição defina a largura e a altura da imagem que poderá ser: 128x128, 256x256 ou até 512x512 dependendo da resolução e tamanho da imagem original. Por fim, salve a imagem.

 

Antes de passarmos para as etapas no RCT3 Importer é preciso destacar um segundo método para preparação de texturas recolorables, a saber: o Grayscale Method para Paint.NET que foi originalmente apresentado pelo 1-23456 em um thread do Atari Fórum. Diferentemente do método de inserção manual de cores, este procedimento é indicado para a preparação de texturas que receberão uma única cor. Sua vantagem é permitir que os efeitos existentes na textura sejam fielmente mantidos, por exemplo: uma textura de madeira com ranhuras e pequenos defeitos, se usado o método de inserção manual de cores haverá a perda destes efeitos pois as cores são planas, o que não ocorrerá com o Grayscale Method que somente reverterá as cores existentes para tons de cinza sem retirar qualquer efeito da textura.

 

Vale lembrar, que para usar o Grayscale Method será necessário instalar um plugin para Paint.NET. Para tanto, clique neste link e baixe o arquivo (.dll). Este arquivo (GreyscaleWPF.dll) deverá ser recortado e colado na pasta Effects do Paint.NET, mais precisamente no caminho: C:\Program Files\Paint.NET\Effects. Depois de instalado o recurso estará disponível no menu Efeitos com o nome Dobu.

 

E como aplicar o o Grayscale Method? Muito simples, escolha uma textura que possa servir como base, na imagem abaixo é apresentada uma opção (a mesma usada no tutorial). Repare nos efeitos do cimento desgastado, é justamente essa característica que se deseja manter.

 

 

 

Textura Recolorable (B) lassoares-rct3

 

 

Feito isso observe os passos abaixo apresentados para preparar a textura:

 

1. Abra a textura base usando o Paint.NET.

 

2. Abra o menu Efeitos e depois clique em Dobu para abrir o Grayscale Mixer. Feito isso, use as barras de rolagem de cada uma das cores de modo a deixá-las com os seguintes valores: Vermelho (entre 31 e 32), Verde (entre 32 e 33) e Azul (entre 35 e 36). Não é preciso ser tão exato, no entanto, as referências devem ser mantidas entre os intervalos de valores apresentados.

 

3. Feche o Grayscale Mixer e salve a imagem respeitando a largura e a altura antes mencionadas e terá a seguinte imagem:

 

 

 

Aplicação do Grayscale Method (B) lassoares-rct3

 

 

Agora que as imagens estão prontas é hora de abrir o RCT3 Importer e seguir alguns simples passos:

 

1. Clique em Create OVL.

 

2. Já na janela de criação do OVL localize no lado esquerdo superior o menu textures e na sequência localize o sinal “+”, isto é, Add texture. Clique no mesmo, selecione e carregue as texturas antes preparadas, neste tutorial a Textura A (usando a inserção manual de cores será configurada para receber três cores) e a textura B (usando o Grayscale Method será configurada para receber uma cor). Veja a imagem das texturas carregadas.

 

 

 

Tutorial - criando um CSO com texturas recolorables (lassoares-rct3) RCT Importer I

 

 

3. Já com as texturas carregadas clique (uma única vez) sobre a Textura A e depois clique sobre a letra “E”, isto é, Edit Texture. Neste momento uma nova janela se abrirá para que a textura seja editada, nela localize na parte inferior da janela o item Objects Color Player Can Change (onde estará escrito No Color). Clique na lateral desta aba e uma lista com três opções aparecerá (One Color, Two Colors e Three Colors), selecione uma das opções e clique em OK, como destacado na imagem abaixo. Repita o processo para cada uma das texturas usadas.

 

 

 

Tutorial - criando um CSO com texturas recolorables (lassoares-rct3) RCT Importer II

 

 

4. De volta a janela de edição do OVL repare que abaixo do nome da textura apareceu a palavra recolorable, o que indica que o procedimento foi realizado adequadamente. Lembre-se que a textura A foi elaborada para receber três cores e a Textura B para receber uma única cor.

 

5. Os demais passos serão idênticos a criação de qualquer CSO e, como mencionado na parte inicial do post, estão expostos (passo a passo nos demais vídeos tutoriais, sobretudo no primeiro e segundo vídeos).

 

Quanto ao resultado, veja as imagens preparadas durante o teste do piso criado com a textura A (que mostra a inserção das três cores em sequência) e as imagens do piso criado com aa textura B (mostradas lado a lado com diferentes cores).

 

 

 

Tutorial - texturas recolorables (lassoares-rct3)

 

 

Espero que aproveitem e não deixem de escrever para apresentar dúvidas e sugestões.

 

Até a próxima.

 

Lassoares Abr./2012.

15 comentários:

Chehoud disse...

Esse tutorial vai me ajudar bastante, me perdia as vezes ao tentar fazer uma peça recolorable, acho que esse tutorial vai acabar com meus problemas. Obrigado.

Anônimo disse...

eae lassoares eu consegui cria o cso recolorable antes do tutorial
rsrsrsr vi um video criando CTR e lá tinha como cria rsrsrsrs
desculpe por perde seu tempo
mais msm assim vc vai ajuda muitas pessoas!!!
mais obg pela ajuda!
até....

Starpower disse...

vale lembrar tambem que se voce quiser deixar o objeto com uma só cor, usa-se a textura vermelha; duas cores a textura vermelha e a verde; tres cores usa as tres(óbvio).

uma pergunta, a textura em greyscale fica recolorable no importer? pelo que eu sabia tem que entrar no programa de ediçao de imagens, colocar a textura em greyscale, voltar para RGB, e então colocar o canal vermelho, verde ou azul(dependendo da cor que voce precisa) em 127 e os outros deixar em 0.

vlw!

Lassoares disse...

Starpower: antes de nada valeu por comentar, é sempre bom trocar ideias contigo. Então, a primeira parte do seu comentário é correto, sobretudo quando você quiser fazer texturas mais elaboradas, nesse primeiro post preferi explicar o mais básico, pois cada editor de imagens teria um processo (nome de ferramentas etc).
A segunda parte: Sim, fica perfeito, testei várias texturas, o bom é que é fácil. Se vc fizer o que vc disse vai ficar melhor, pois você poderá controlar outros aspectos, mas o legal desse greyscale é isso. Ah! quanto ao importer, como eu disse no post, o teste foi com v18b2, sinceramente não sei se o v18b1 funciona, mas suponho que sim. Vc está usando o novo?
Bom, e o set novo, a quantas anda? Espero que quase pronto e espero sua resposta. Até mais!!

Lassoares disse...

Chehoud: que bom cara, espero que isso ajude vc a fazer CSOs ainda melhores... por falar nisso, o post do seu set tá indo muito bem, é o mais visitado da semana e tomará que tenha gerado visitas para seu blog! até mais!

Lassoares disse...

Rafael: eu é que tenho que me desculpar pela demora, e não se preocupe o importante é que todos nós estamos aprendendo e criando novidades. Mande o link desse vídeo para todos saberem e assim ajudar, pois sempre é bom saber diferentes formas de fazer... até mais!!!

Anônimo disse...

olá amigo tudo bem?, queria saber se voce nao faria o sorcerer's hat, aquele chapeu do mickey, super grande que tem no parque MGM Studios... eu sempre quis ele no RCT3, mais nunca achei para download.. vc faria pra mim? por favor.. obrigado

Kaue disse...

legofla comigo deu errado, tipo aonde eu quero que seja recorable eu coloco textura vermelha, e coloco one color, mas da errado ! me ajuda !

Chehoud disse...

Lassoares: Tomará, o objetivo sempre é melhorar..
Ual, que bom .. Mais 7 visitas será o post mais visitado do RCheT ..
Até mais.

Matheus Faria disse...

olá lassoares, acho que todo mundo que sabe criar cso tem a curiosidade de colocar luz na criação,caso saiba poderia fazer um tutorial?

Lassoares disse...

Anônimo: poxa cara, to no meio da Tatlin Tower e de outros projetos que logo divulgarei, assim, não posso me comprometer a fazer, mas de uma olhada no set que está neste link:

http://battor.77.free.fr/compteur.php?id=503

tem o chapéu que vc me falou. Me diga se este serve. Se não rolar, assim que possível farei para vc, mas não posso me comprometer com prazos. Até mais!

Lassoares disse...

Anônimo: de uma olhada neste tbém:

http://www.mediafire.com/?bjij9tghcmz1obh

Lassoares disse...

Kaue: legofla? de qquer forma se vc quiser mudar uma cor melhor usar o grayscale, pois sí uma cor entre outras cores normais da textura não funciona. Até mais!

Lassoares disse...

Chehoud: show de bola, por aqui continua sendo muito visitado e tomará que continue ajudando... Até mais!

Lassoares disse...

rct3mystic: claro que sim cara, farei com prazer, mas devo avisar que tô devendo o de billboards e alpha texture, mas vou tentar agilizar e fazer o quanto antes. Até mais!

Postar um comentário




Lassoares-rct3

ANO IV