Após 2 anos os UCEP AddOns estão de volta

O simples fato de anunciar que os pacotes criados pela equipe do Advanced Rides estão de volta já é uma extraordinária notícia, afinal foram longos 24 meses de espera para poder rever algumas criações que haviam ficado perdidas no tempo e no espaço. Você não se recorda? Antes de nada lembre-se que UCEP significa User Created Expansion Pack, isto é Pacote de Expansão Criado por Usuário, e sobre isso, não é preciso dizer muito, pois os Pacotes de Expansão são verdadeiras maravilhas que unem em um só lugar um conjunto de CSOs, CFRs, CTRs e outros Custom – inéditos ou não – geralmente direcionados a um tema, exemplo disso é o recente Europa Park Add-On da PEP-Team (Park Enhancement Project) divulgado na integra em um post do lassoares-rct3.

Portanto, falar UCEP é o mesmo que falar sobre as inúmeras criações de diferentes designers vinculados a Advanced Rides, em outras palavras, é falar dos UCEP AddOns – pacotes de expansão criados pela Advanced Rides e de muita qualidade. Resulta que desde os primeiros meses de 2012 essa equipe reapareceu com o lançamento de um novo site – o advanced-world – já devidamente anunciado no blog. Com seu lançamento esta talentosa equipe trouxe de volta algumas de suas ótimas criações que, apesar de não serem inéditas, estavam “trancafiadas” em seus arquivos e igualmente retomou o processo de novas criações, a exemplo do Dreamboat.

Assim, a notícia que hoje intitula o post não é um mero anúncio de retorno, mas sim uma indicação clara e direta de que o conjunto das qualificadas criações apresentadas nos UCEP AddOns está novamente a nosso alcance. Para ser mais preciso, o Winter Wonderland e o Crazy Fun que serão brevemente descritos no post de hoje, a começar pelo maravilhoso mundo gelado criado por estes designers.



UCEP AddOns (Advanced Rides) lassoares-rct3


Antes é importante lembrar que ambos os pacotes de expansão possuem muitos recursos, são respectivamente 93 e 210 mb de CSOs, CFRs, CTRs e outros Custom para RCT3. Sendo assim, parece impossível abordar tudo que é oferecido por estes AddOns em um único post. Da mesma forma, é preciso destacar que os packs em questão não oferecem criações totalmente inéditas, assim, algumas criações já estavam disponíveis, portanto, justamente para evitar repetições direcionarei meus comentários tendo como critério dois itens que me parecem essenciais: funcionalidade e qualidade.

O que você encontrará no Winter Wonderland AddOn? Muitos e muitos custons ligados aos temas de inverno, natal e frio, se preferir, os famosos Xmas/Winter themes. Dentre eles gostaria de destacar três diferentes elementos, a saber: o WinterWonderland tracks, o UCEPShop e o que denominei de WinterWonderland Fireworks. Três distintos recursos que unem as características antes destacadas.

WinterWonderland tracks, o que é isso? Inicialmente importa dizer que não são CTRs inéditos, mas sim 5 adaptações que envolvem a colocação de carros originais do RCT3 em traçados diferentes. Portanto, são 5 novas opções de uso para 5 carros já existentes que podem ser assim divididos:

No menu Coasters: depois de instalar os arquivos do Winter Wonderland AddOn (conforme indicado no fim do post) você verá 2 das 5 adaptações citadas. A primeira é o Elephant Transport (CTR_UECP_Alpine_on_WoddenWildMouse_by_Odys) que aparecerá com o ícone do Go-Karts. Essa adaptação permitirá o uso do carro do Alpine Coaster nos traçados da Wooden Wild Mouse e da Wooden Wild Mine e possibilitará que os bonitos (mas lentos) carros da Alpine Coasters deslizem com muito mais velocidade em um traçado que oferece mais opções que o original. A segunda adaptação é o Sea Serpent Suttle (CTR_Big_SeeHaiTiger) que virá acompanhado pelo ícone da Extended Coaster e oferecerá 3 carros no traçado da Extended Coaster: o Shark carjá divulgado no lassoares-rct3 –, o Tiger Coaster car – retirado da Wild Mouse Coaster – e o Sea-Serpent car – originalmente posicionado com a Sea Serpent Suttle Coaster.

No menu Transport Rides: embora pareça repetição também haverá neste menu uma atração chamada Elephant Transport (CTR_Elephant_Monster) que ao contrário da adaptação acima mencionada virá acompanhada pelo ícone do Monster Trucks e colocará os carros, ou melhor, os mini trucks originais da Atari no traçado de chão de terra do Elephant Transport deixando-os muito mais atrativos.

No menu Water Rides: neste menu duas novas opções serão encontradas, primeiramente o Rafts (CTR_Raft_Flume) que virá com o ícone do Log Flume e colocará o Log Flume car no traçado do Rafts deixando-o mais ágil. Depois se verá Windsurfer (CTR_Wind_Splash) com ícone do Splash Boats, ou seja, uma mistura de Splash Boats cars com o traçado do Windsurfer, o que exigirá a colocação de água.

Enfim, 5 ótimas e criativas adaptações de CTR que ajudarão a renovar algumas versões originais do RCT3. Dito isso, podemos passar para o segundo elemento de destaque, o UCEPShop que pode ser objetivamente descrito como um set de shops and facilities que oferere 6 diferentes pontos de venda temáticos que se encaixarão muito bem nos Xmas/Winter themes, como destaca a imagem abaixo.



UCEPShop Winter Wonderland AddOn (Advanced Rides) lassoares-rct3


Por fim,  resta mencionar o WinterWonderland Fireworks, um conjunto de 25 fireworks desenvolvidos para o Winter Wonderland AddOn, sem dúvida algo que merece ser testado e colocado em um show de fogos de artifício. No demais, poderia destacar outros bons custons disponíveis no pacote criado pela equipe do Advanced Rides, no entanto, me parece melhor partir para os comentários que cercam o segundo AddOn, o Crazy Fun que a meu ver oferece mais opções. Para destacar os recursos que me pareceram mais interessantes, dividirei os comentários em três grupos: CSOs, CFRs e CTRs.

CSOs, o que esperar? Diferentemente do primeiro pacote de expansão que trás poucas novidades neste quesito, no Crazy Fun haverá uma série de CSOs que contemplarão o tema do pack – África, Aventura etc. – assim, no quesito CSOs o Crazy Fun está muito a frente do Winter Wonderland. A meu ver isso se deve principalmente ao fato do Crazy Fun incluir alguns sets que há muito tempo não podiam ser baixados, pois os links para download andavam perdidos.

Esse é o caso do ótimo CSO: HBsHexenhaus do RCTchen inspirado nas construções do conto de João e Maria, do essencial Station Gates V.1.0 do Odys com suas opções de elementos de cenário, os UCEP Art Deco e Art Deco 2 do MJay com suas incontáveis paredes e elementos decorativos, e do excelente Mystery Mine do YPS20. E não para por aí, pois além destes sets o Crazy Fun trás outras duas opções que gostaria de destacar, o UCEP Park Accessoires da dupla MJay /sigsig76 e o UCEP Wildlife do MJay.

O UCEP Park Accessoires é um set subdivido em 4 tópicos (vistos separadamente nos menus do RCT3), o Teds Mauerwerk – com peças e path elements variados elaborados com texturas de pedras –, o Trees que como o nome sugere oferece opções de árvores, precisamente 18 modelos que apesar de não serem os melhores já criados são bastante interessantes, o Walls e suas variadas opçõe de paredes e finalmente o Xtras (Extras elements) que possui excelentes peças para a montagem de áreas de descanso e informação para os peeps, com destaque para as peças Park Map e Pavillion que a exemplo de outros elementos do UCEP Park Accessoires podem ser vistos na imagem abaixo.



UCEP Park Accessoires Crazy Fun AddOn (Advanced Rides) lassoares-rct3


O segundo destaque – o UCEP Wildlife – está subdivido em 3 tópicos (vistos separadamente nos menus do RCT3), o Afrika, um set completo com peças para montagem de estruturas inspiradas no continente africano, path elements, objetos de cenário (destaque para a peça denominada Jeep) e um portal temático que deixará qualquer um animado para elaborar um parque e usá-lo. Além do Afrika o UCEP Wildlife ainda contém o Crazy Zoo que apesar das poucas peças será muito útil para o desenvolvimento de temas de aventura, principalmente por suas paredes de pedra e o Marine World que, como o próprio nome diz, trará algumas opções de paredes temáticas ligada ao tema. Veja a imagem abaixo e repare nas ótimas peças do UCEP Wildlife.

UCEP Wildlife Crazy Fun AddOn (Advanced Rides) lassoares-rct3


O assunto agora é CFRs, e sobre isso não há muito o que dizer senão que o Crazy Fun é uma opção segura para baixar alguns rides que a semelhança dos CSOs destacados andavam desaparecidos. Sendo assim, serei breve e apenas lembrarei que CFRs da RCT3-Advanced como o Dancehall, HollywoodStar e SpinningCarpet acompanham o pacote, o mesmo vale para o Jump e o NebulaJump do VTR Rides. Quanto a novos CFRs, infelizmente o Crazy Fun não oferece nenhum, mas ainda assim não custa verificar e quem sabe algum dos 13 CFRs oferecidos não será uma novidade para você.

Por fim o terceiro e último grupo de análise, os CTRs. Acreditem, algo realmente novo está guardado neste tema. Mas antes gostaria de citar que se alguém andava procurando o CTR_Sheikra do Old Spice a procura terminou, pois esse floorless dive machine car com linhas de 8 bancos está inteiramente disponível entre os CTRs do Crazy Fun.

De igual modo, não posso deixar de destacar o Quad Bike (CTR_QuadOffRoadRally) – depois de instalado este CTR aparecerá no menu coaster com ícone do Quad Bike – uma adaptação que coloca os conhecidos Quad Bike cars originais do RCT3 no traçado do traçado do Elephant Transport com uma interessante modificação: a inserção do portal de largada com sinal luminoso do Go-Karts.

Dito isso é hora de falar do novo CTR criado para o Crazy Fun – o mágico e simpático PiratBoat. Descrição? Sinceramente melhor que vejam a imagem abaixo e tenho certeza que não haverá dúvida sobre o quanto esse CTR é bom.



CTR PiratBoat Crazy Fun AddOn (Advanced Rides) lassoares-rct3


Acho que agora posso perguntar: entendeu porque um post que anuncia a volta dos UCEP AddOns é algo único? Portanto, registre-se no Advanced World (sugiro que traduza a página que está em alemão) e siga até a sessão de downloads (lembre-se que ela só aparecerá se você estiver registrado). Procure o tópico UCEP (AddOn) e clique para chegar a tela que apresenta o Winter Wonderland e o Crazy Fun em sequência.

Depois de baixar os dois AddOns você deverá abrir os arquivos (.zip) e clicar nos arquivos (.exe) de cada pacote. Para facilitar o processo e evitar duplicidades sugiro que você escolha um destino fora da pasta do RCT3 para a instalação. No entanto, caso não consiga redirecionar lembre-se que a pasta instalada (em ambos os AddOns) receberá o nome RollerCoaster Tycoon 3. Sendo assim fique atento com três possíveis contratempos:

1. Normalmente a pasta de instalação do RCT3 Platinum é denominada de RollerCoaster Tycoon 3 Platinum, assim não a confunda com a pasta (RollerCoaster Tycoon 3) que terá os arquivos do AddOn. Minha sugestão é que a pasta instalada com o AddOn seja retirada deste local para que se possa fazer a seleção e instalação manual dos arquivos desejados. Isso evitará duplicidades e/ou o carregamento de arquivos que você não deseja.

2. Se por acaso sua pasta original do RCT3 tem o mesmo nome da pasta instalada com o AddOn não aceite a opção de substituição para a pasta, embora improvável não é impossível trocá-las por engano. Se houver algum arquivo já instalado, o (.exe) do AddOn só instalará os arquivos inexistentes. Enfim, fique atento.

3. Tanto o Winter Wonderland quanto o Crazy Fun instalarão pastas com o mesmo nome. Por essa razão fique atento ao momento de mesclar a pasta da instalação do Winter Wonderland com a pasta de mesmo nome do Crazy Fun e igualmente fique atento a substituição de arquivos comuns. Por isso, repetirei minha sugestão, instale um AddOn, faça a seleção do que você usará e instale manualmente os arquivos (bastará seguir a indicação da pasta original) na pasta do RCT3, retire o arquivo instalado com o primeiro AddOn e repita o processo para o segundo.

É isso, espero que aproveitem essas inúmeras informações e não deixem de escrever em caso de dúvida. Até breve.

Lassoares Abr./2012.

2 comentários:

Anônimo disse...

o link advaced rides não funciona

Lassoares disse...

Anônimo: infelizmente, um dia depois do post o site saiu inexplicavelmente do ar. Desde então venho diariamente tentando entrar e nada funciona, mas hoje o MJay (da equipe do site) postou que o fórum e o site voltarão, mas ainda não disse quando e como, portanto, só posso pedir desculpas e esperar a volta, para assim renovar os links existentes no blog. Me desculpe pela demora em responder, mas estava esperando notícias que infelizmente não vieram. Até mais!

Postar um comentário

Lassoares-rct3

ANO IV