Estradas, Entroncamentos e Estacionamentos no RCT3

Olá a todos, depois de alguns poucos dias de pausa para as comemorações do Natal (ainda em aberto) resolvi deixar uma dica de fim de ano para todos aqueles que apesar do descanso, das comemorações, das muitas festividades e das tão desejadas férias ainda arrumam um tempinho para o RCT3. Portanto, sem muita demora e de forma direta, hoje falaremos de estradas, entroncamentos e estacionamentos, ou melhor, Parkplatz se quiserem fazer valer a objetividade da língua alemã.

 

Mas por que falar em alemão? Por que resumir três palavras em uma única? Muito simples, porque o post de hoje é dedicado ao set produzido por um dos mais habilidosos designers alemães, a saber: o RCTchen. Sinceramente, penso ser dispensável anunciar as qualidades que caracterizam o trabalho deste designer, pois além de uma longa lista de serviços prestados ao RCT3, o mesmo já coleciona muitos sucessos entre os CSOs existentes para a série Roller Coaster Tycoon 3, ou seja, um jogador que alia a quantidade de trabalhos a qualidade de suas criações.

 

Dito isso, o título do post é uma alusão as possibilidades de uso geradas pelos três arquivos da série Parkplatz criada pelo RCTchen: o HBsParkplatz1, o HBsParkplatz1a e o HBsParkplatz2. Apesar do nome diretmente associado aos estacionamentos, esta série oferece um conjunto de peças que permitirão a montagem de estradas com os mais variados tipos de elevações e curvas, bem como a formatação de estradas entrecruzadas por entroncamentos (trevos) de distintos tipos e tamanhos. Em suma, três arquivos e muitas possibilidades para construir uma complexa e padronizada rede de ruas, avenidas, viadutos, trevos e estradas.

 

 

 

HBsParkplatz (RCTchen) lassoares-rct3

 

 

Como dito, o Parkplatz conta com três distintos arquivos. No primeiro (HBsParkplatz 1) você encontrará uma grande variedade de pisos, elevações, pilares, guard rails etc. Mais precisamente, um conjunto de peças que permitirão a construção de um complexo rodoviário com vários pontos elevados, retornos e curvas de acesso como destaca a imagem abaixo (adaptada e extraída a partir das fotos postadas pelo próprio designer no fórum do rct-3.org).

 

 

 

HBsParkplatz1 (RCTchen) lassoares-rct3

 

 

No segundo arquivo da série (HBsParkplatz 1a), diga-se de passagem o mais simples, o trabalho do RCTchen foi inteiramente dedicado a elaboração das faixas brancas de sinalização, ou seja, a diferentes tipos e desenhos de faixas de sinalização para asfalto, a exemplo das faixas diagonais, dos triângulos que indicam a separação de pistas etc. Finalmente, no terceiro e último arquivo da série (HBsParkplatz 2) estarão as placas e outras peças de sinalização vertical.

 

Sendo assim, a terceira parte do HBsParkplatz trará diferentes opções de sinalização para a montagem do cenário. Particularmente, a peça composta pelos elementos Bruecke1Ecke, Bruecke1Leiter e Bruecke1Mitte, usados para a montagem de um portal de sinalização que ficará sobre a rodovia, merece destaque. Nele, poderão ser posicionadas diferentes placas, principalmente as denominadas SchildParken (2,3 e 4) e Schild5, que possuem texturas animadas muito bem feitas, como destaca a imagem abaixo (adaptada e extraída a partir das fotos postadas pelo próprio designer no fórum do rct-3.org).

 

 

 

HBsParkplatz2 (RCTchen) lassoares-rct3

 

De igual modo, é preciso destacar que o HBsParkplatz 2 do RCTchen oferece ainda um billboard  que será bastante útil na composição de cenários urbanos, pois além da placa o RCTchen criou uma série de imagens, usando as cores e texturas do set para oferecer várias opções de placas aqueles que baixarem seu set. Ademais, de forma inédita, o designer incluiu no pacote do HBsParkplatz 2 o arquivo de fonte (TrueType (.ttf)) usada nas placas que compõe o CSO, ou seja, se decidir fazer suas próprias placas, não será preciso disperdiçar os modelos criados pelo RCTchen, pois, como dito, o tipo de letra e as imagens base para as montagem das placas formam o pacote criado pelo RCTchen.

Frente a isso, resta baixar os três arquivos do Parkplatz e começar a montar as estradas, os estacionamentos e os entroncamentos que levem os peeps ao parques criados no RCT3. Para tanto, observe essas breves instruções:

 

1. Baixe o HBsParkplatz 1 extraia o arquivo e coloque-o na pasta style/themed.

 

2. Baixe o HBsParkplatz 1a extraia o arquivo e coloque-o na pasta style/themed.

3. Baixe o HBsParkplatz 2 extraia o arquivo e coloque a pasta HBsParkplatz2 na na pasta style/themed. Abra a pasta Vorlagen e localize as 6 imagens de placas (Schild1-4, Schild Leer e Schild Vorlage), caso queira utilizá-las no RCT3 copie e cole na pasta Documents\My Pictures. Finalmente, caso queira utilizar o arquivo de fonte (TrueType (.ttf)) usada nas placas que compõe o CSO, abra a pasta Fonts DIN 1451 Mittelschrift, localize o arquivo din1451m (.ttf) e mova-o para a pasta C:\Windows\Fonts.

 

Espero que aproveitem esse ótimo CSO do RCTchen e até breve. Aproveito, apesar do atraso, para desejar a todos um Feliz Natal!

 

Lassoares Dez./2011.

6 comentários:

Leoou disse...

NOOSSSAAAAA ....

PErfeito !!!

Sem muito oq falar !!!

starpower disse...

ei lassoares, sobre aquele cso recolorable que eu tava fazendo, postei fotos dele. da uma olhada

http://rctlounge.com/forums/showthread.php?t=10997

vlw! feliz ano novo!

Lassoares disse...

Leoou: que bom que gostou!!!!!

Lassoares disse...

starpower: feliz ano novo para vc tbém!!! cara, ficou ótimo, se não me engano, alguém sugeriu uso de uma textura de metal, acho uma boa idéia... de resto achei excelente, se vc quiser qdo voltar de férias posso divulgar com exclusividade e colocamos para a galera baixar, um set assim sempre é útil para qquer projeto. Não esqueci do tuto, mas trabalhei mto nesse fim de ano, então em breve farei e aí podemos fazer a divulgação como propus, o que vc me diz? Parabéns outra vez!!!

Starpower disse...

=D claro que concordo, só que vou demorar um tempo pra acabar, ainda tem um monte de peças pra modelar e importar.

Em relaçao a textura de metal, pensei em colocar só nos degraus, dai essa parte eu não faço recolorable, acho que é o melhor jeito. se tu puder me dizer um site ou algum lugar onde achar texturas eu ficaria muito agradecido :)

Lassoares disse...

Starpower: de uma olhada no http://www.texturewarehouse.com/gallery/index.php e depois digite: metal texture no google images e um centena de sites aparecerão. Então logo farei mais 3 tutos e um deles será sobre texturas recolorables. Até mais! Não esqueça de manda infos sobre a criação finalizada!!!!

Postar um comentário




Lassoares-rct3

ANO IV