Resolvendo problemas: Swinging Oil Pump

Olá a todos, hoje tratarei de um assunto que, pelo que pude verificar, está na lista de problemas a resolver de muitos jogadores de RCT3. Para quem não se lembra, no dia 24 de Abril fiz um post sobre a um novo CFR chamado Swinging Oil Pump de autoria da equipe RCT-Tainment Rides. Na ocasião destaquei como o ride – inspirado nos movimentos de uma torre de perfuração e extração de petróleo – é inovador e sobretudo diferente. No entanto, um detalhe deveria ser visto com cuidado, pois os movimentos do brinquedo fazem com que os peeps passem abaixo da linha do solo, de modo que, a cada balanço do ride, parte dos carros e dos peeps literalmente afunda em meio ao chão do RCT3.

 

Dessa forma, destaquei em breves palavras, a necessidade de rebaixar o solo para evitar esse incômodo, mas como pude constatar depois, quando recebi pedidos de ajuda para resolver o problema, a sugestão feita no post de divulgação do ride estava muito simples. Portanto, como nunca é tarde para corrigir problemas, segue abaixo um rápido tutorial para evitar que o Swinging Oil Pump afunde os visitantes de seu parque.

 

 

 

Resolvendo problemas I Swinging Oil Pump (Tutorial) lassoares-rct3

 

 

Passo 1

 

Insira o Swinging Oil Pump na área desejada sem fazer qualquer alteração no terreno. Verifique que a base do ride possui o piso padrão do RCT3, normalmente do tipo asfalto, bem como que a área do CFR (2 x 4 tiles) esta cercada. Pois bem, essa é a primeira coisa a mudar, para tanto, clique no ride e depois, no menu do mesmo, escolha a entrada invisível (um dos componentes do Invisible Doodads criado pelo belgabor, caso não possua, leia o Guia prático de instalação e uso do Invisible Doodads publicado aqui no blog e encontre todos os passos necessários).

 

De volta ao menu do ride, insira a entrada invisível em uma das extremidades traseiras do brinquedo deixando o lado oposto para a saída que, de igual modo, deverá ser invisível. Feito isso, vá ao menu path e insira o piso invisível (outro componente do Invisible Doodads criado pelo belgabor) para a fila de entrada e para a saída do brinquedo. Nesse momento, o piso antes existente abaixo do ride sumirá.

 

Por fim, cuide das cercas. Volte ao menu do ride e na janela de escolha das cercas clique na opção Invisible Fence. Pronto, nesse momento haverá somente a imagem do Swinging Oil Pump na tela do RCT3 e o primeiro passo estará finalizado. Veja na imagem abaixo como o Swinging Oil Pump ficará depois dos procedimentos indicados.

 

 

 

Resolvendo problemas II Swinging Oil Pump (Tutorial) lassoares-rct3

 

 

Passo 2

 

O segundo passo será inteiramente dedicado os movimentos de terreno, ou seja, ao rebaixamento da área onde os peeps afundam a cada passagem do ride. Para fazer isso vá ao menu Terrain shaping, na sequencia clique em Adjust terrain tiles e selecione a ferramenta Snap terrain tile in increments for rides and scenery. Como se sabe, essa ferramenta servirá para rebaixar a porção de terreno escolhida, assim, reduza o raio de aplicação para 2, ou seja, 2 x 2 tiles e rebaixe a porção de terreno, tal qual indica a imagem abaixo.

 

 

 

Resolvendo problemas III Swinging Oil Pump (Tutorial) lassoares-rct3

 

 

Como se vê, o terreno deverá ser rebaixado em duas etapas, de modo que a área de passagem dos carros do Swinging Oil Pump fique literalmente afundada. Feito isso, minha sugestão é colocar um pouco de água no espaço rebaixado, portanto, volte ao menu Terrain shaping e escolha a opção Fill with water para depois inserir um faixa de água no poço que você acabou de criar.

 

Com isso, a segunda parte estará finalizada e com certeza já não se verá peeps afundando no chão de seu parque. No entanto, se observamos a imagem acima com atenção, veremos que entre as plataformas de metal do Swinging Oil Pump e as bordas do terreno rebaixado há um pequeno espaço, logo, será preciso cumprir mais um passo e resolver esse  outros detalhes.

 

Passo 3

 

Como dito, o problema já está resolvido, falta apenas eliminar alguns pequenos detalhes do cenário. Primeiramente será preciso cobrir o espaço entre a plataforma e a borda do poço, para isso você precisará de um CSO que ofereça um piso compatível com o ride, ou seja, textura, tamanho e posição. Em minha opinião a melhor opção é usar o CSO criado para o próprio ride, o Swinging Oil Pump Adds também criado pela RCT-Tainment Rides Team (caso não tenha, baixe-o aqui e instale-o na pasta style/themed).

 

As peças do Swinging Oil Pump Adds ficarão no menu Scenery Itens, ao encontrá-las, escolha a peça chamada Bodenplatt HALF e insira uma a uma de modo a cobrir os espaços laterais entre a plataforma e o poço criado. Sugiro que isso seja feito tanto na frente quanto atrás do ride. Se desejar, faça o mesmo nas extremidades esquerda e direita.

 

Desse ponto em diante use sua criatividade e insira outras peças para cobrir espaços e eventuais detalhes que, para muitos, são incômodos. É importe lembrar que, caso queira dar um efeito interessante para o poço central, será importante fechar suas laterais e extremidades, mas isso só será possível como CSOs que tenham peças do tipo Half Tile, ou seja, que fiquem posicionadas no meio dos espaços do RCT3. Uma boa dica é o Curved Walls do Moby, ele possui as peças que mencionei (caso no o tenha, vá ao post publicado há 2 dias atrás e encontre o link para baixá-lo).

 

Espero que o tutorial seja útil. Para finalizar deixo a imagem final do processo com direito a uma área temática e uma pequena estrutura de entrada e saída do Swinging Oil Pump. Para fazê-la usei o set Generic original do RCT3 e os já mencionados Swinging Oil Pump Adds do RCT-Tainment Rides Team e Curved Walls do Moby, sem esquecer do Invisible Doodads do belgabor usado na primeira etapa deste tutorial. Até a próxima.

 

 

 

Resolvendo problemas IV Swinging Oil Pump (Tutorial) lassoares-rct3

 

 

Lassoares Maio/2011.

15 comentários:

Paulo disse...

:S agora não consigo mais colocar o Swinging Oil Pump no jogo, ele trava quando clico nele!
ME AJUDA!

Guilherme disse...

legal o tuto.me diga uma coisa,como que faz esses tipo quotes no post?(passo 1,passo 2,passo3)

Lassoares disse...

Paulo: como assim, vc tinha ele instalado e agora recolocou e não roda? como vc instalou?

Lassoares disse...

Guilherme Sviech: valeu! é um quote do próprio template, realmente esse foi na sorte, pois basta configurar como o modelo de título do template. até mais

Legofla disse...

Hehehe tem uma porrada de gente que vive perguntando isso lá no RCTBR... vou mandar todos pra cá agora hehehe :P Ótimo tutorial Lassoares!!!

Lassoares disse...

Legofla: poxa cara obrigado!! e obrigado por sempre indicar o blog!!

Paulo disse...

È ele não roda mais, eu instalei como manda o Readme, o CFR---> Style/Custom
O CSO ----> Style/Themed
Se tiver algo errado eu tiro ele e instalo de novo né?

Paulo disse...

Lassoares, consegui! Instalei ele!

Lassoares disse...

Paulo: isso mesmo, reinstalar é sempre uma boa opção.

Lassoares disse...

Paulo: que bom cara e desculpe pela demora!

Paulo disse...

Não tem de que!

Anônimo disse...

Como tira o piso? Como coloca as coisas invisíveis?

Lassoares disse...

Anônimo: veja o passo 1, olhe também esses posts, eles te ajudarão:

http://lassoares-rct3.blogspot.com/2011/04/guia-pratico-de-instalacao-e-uso-do.html

http://lassoares-rct3.blogspot.com/2010/02/caminhos-invisiveis-no-rct3-tutorial.html

Até mais

Anônimo disse...

Qual é o menu path? é que meu RCT3 é em portugues! ><

Lassoares disse...

Anônimo: o mesmo que vc usa para inserir os pisos, caminhos, filas etc

Postar um comentário




Lassoares-rct3

ANO IV