Como criar um CSO?

A pergunta que intitula o post (Como criar um CSO?) pode ser respondida da seguinte forma:

 

Visitando o lassoares-rct3 e lendo atentamente os posts – Tutorial: criando um CSO para RCT3 (Etapa A e Etapa B)

 

Pois é, depois de muitos pedidos enviados na forma de comentários e de uma certa demora, sempre que possível, devidamente justificada, posso anunciar que amanhã – sem hora exata – um tutorial completo que apresentará as etapas de criação de um CSO simples para RCT3 estará entre as manchetes do lassoares-rct3. Mas antes que isso aconteça gostaria de esclarecer alguns detalhes.

 

O tutorial em questão será divido em dois posts. O primeiro (Etapa A) trará as explicações, links para download e breves comentários sobre a utilização dos programas e scripts necessários para elaborar um CSO. Da mesma forma, trará o primeiro Vídeo Tutorial que apresentará as fases de elaboração de um CSO no Google SketchUp – programa utilizado para criação de modelos em 3D. Assim, o primeiro post será dedicado ao que denominei de Etapa A de criação, ou seja, os primeiros passos para montagem de um Objeto de Cenário Personalizado, ou se preferir, Custom Scenery Object (CSO).

 

No segundo post (que será divulgado dias depois, de forma totalmente integrada ao primeiro) será apresentado o segundo Vídeo Tutorial, bem como as informações básicas necessárias para o uso do RCT3 Importer – programa utilizado para converter os arquivos criados no Google SketchUp em arquivos compatíveis com o RCT3. Etapa essa que denominei de Etapa A de criação, por conter os passos finais de elaboração de um CSO. De igual modo, o segundo post destacará outras dicas que ajudarão a todos na criação de CSOs e como o primeiro, oferecerá explicações sobre o tema.

 

 

Tutorial CSO 000 (lassoares-rct3)

 

Portanto, o Tutorial: criando um CSO simples para RCT3 já está devidamente editado, revisado e pronto, agora é esperar que em algumas horas estará no ar, conforme pedido por muitos e prometido. Antes que me esqueça, tenho certeza que esse será a primeira série de muitas outras que virão, quando compartilharei com todos outras técnicas e dicas relacionadas a criação de CSOs para o RCT3. E como havia destacado no post anterior – 6 dígitos de diversão – essa é “uma tentativa verdadeira de agradecer a todos por fazerem a matemática não ser uma ciência exata, já que ela, como já comentei, não é capaz de expressar, mesmo que nesse momento eu a necessite para dizer os números do blog, o quanto é bom saber que o lassoares-rct3 é visitado por vocês”. A partir de hoje está lançado um novo marcador do blog: o CSO´s (Tutorial) – um tag que espero, sempre que houver tempo, preencher com muitos vídeos e informações sobre o assunto.

 

Espero que gostem da notícia e que, muito em breve, aproveitem ao máximo esse novo passo do lassoares-rct3.

 

Até mais.

 

Lassoares Mar./2011.

44 comentários:

Rafa disse...

wow! perfeito!!! =D

alexandre disse...

oi. com este tutorial eu acho que seu blog fará mais sucesso ainda, eu fiquei feliz demais quando entrei na página do mes de março e vi o nome ali "como criar cso?".

Guilherme disse...

preciso de um favor seu.vai no vidhins,baixa o hangar 91(ou shr 91),no que começar a baixar,cancela ele pr não ocupar espaço.vai nos seus downloas,e copia o link que clica e automaticamnte baixa o cso e manda pra mim.por favor!!!este é o único jeito de eu baixar isso!
e baixa o baffike stations tmbém.

Lassoares disse...

Rafa: valeu!!

Lassoares disse...

alexandre: que bom cara! valeu!

Lassoares disse...

Guilherme: muita calma nessa hora... eu testei os links e eles estão funcionando, o que está acontecendo? como assim não baixa?

em todo caso: aí está o que vc me pediu:

http://www.vodhin.org/e107_plugins/fileshare/fileshare_request.php?645 (hangar 91)

http://www.vodhin.org/e107_plugins/fileshare/fileshare_request.php?675 (Baffies Stations)

até mais

Felipee disse...

Lossoares! onde axo pra download o RCT3 Importer??? eu tinha mais deu errro e naum axei mais pra baixar! me passa o link por favor! enquanto o Google SketchUp eu ja tenho aki instalado!!!!! to esperando! meu sonho é fazer um CSO

Anônimo disse...

Léo: *--* Era o que eu esperava *--*

Lassoares disse...

Felippe: em poucas horas enviarei tudo isso no primeiro post do tutorial, só peço que espere um pouco e garanto que terá o que pede. Até mais

Lassoares disse...

Léo: que bom!

PopCurso disse...

Ei legal , estava procurando isso aí mesmo , vlw Lassoares !!!

Legofla disse...

Opa Esse promete *;*

Guilherme disse...

é que sabe meu anti virus???então,não acho ele pra exclui e mesmo que eu achasse,minha mãe ñ deixa exclui pq acha que por dar proibido o vodhin tem vírus.mas,valeu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!11111

Lassoares disse...

Thyago: que bom espero que aproveite!

Lassoares disse...

Legofla: valeu!

Lassoares disse...

Guilherme: se é que entendi... não tem nada a ver com sua máquina e sim com o provedor, muitas vezes os provedores (que dão acesso) a net possuem vírus em suas "portas" e isso é detectado pelo site, leia atentamente o post:
http://lassoares-rct3.blogspot.com/2011/01/o-que-ocorreu-com-o-vodhins.html
e vc entenderá. Mas posso te garantir que o anti vírus de sua máquina não é problema.

Anônimo disse...

lassoares, eu fiz uma casa mto simples em um "tile", e consta que eu usei 6541 faces :O o que eu faço?

Lassoares disse...

Anônimo: antes de nada - Você leu o post do tutorial A? de qquer forma lembro:

1) um tile é o mesmo que 4 m x 4 m, ou seja, 16 metros quadrados, de modo que se você fez uma casa de 16 m2 ela aparecerá com esse tamanho no rct3, isto é, muito pequena. Imagine que uma parede normal tem 4 m de largura por 3 m de altura, ou seja, a largura de um tile.
2) nos post do tutorial A fala claramente que quando passar de 500 faces não aparecerá no jogo, portanto, divida as peças (paredes, portas, telhados etc.) só assim será possível usar o seu desenho.

Espero ter ajudado

Álex Paraíso disse...

ola Lassoares gostaria de te fazer 2 perguntas
-Aquele brinquedo o KAMIKAZE so tem em pequeno parques da vida real e parece com o navio de balanço reverso do rct3 so que sao 2 partes vc sabe onde eu encontro ele para o rct3?
-E esse programa para criar um CSO esse google naum sei o q UP eu baixei e igual o do seus videos no you tube mais naum tem aquela parte la em cima PLUGIN O Q EU FAÇO? SO PRECISA DESSE E DO RCT importer?

Álex Paraíso disse...

ola lassoares gostaria de te fazer uma pergunta om melhor duas:

para a criação de um CSO so precisa do ct impoter e do Goggle naum sei o que Up?

=e esse google eu baixai mais naum tem aquela parte la em cima plugim igual no seu video
o que q eu façao?

Lassoares disse...

paraisinho2010:

1) infelizmente, acho que esse ride não existe para RCT3, eu pelo menos não conheço.

2) No post 1 do tutorial voc~e encontrará os plugins necessários, sem eles vc não conseguirá exportar o modelo criado no SketchUp e depois não conseguirá importar para o RCT3.

até mais

Anônimo disse...

oi sou novo nisso tudo mas é ki eu estou fazendo uma replica do playcenter mas tenho medo de instalar CSO's e danificar o jogo
1 isso é possivel???
2 quais CSO's vc me indica para fazer o playcenter???
obrigado

Lassoares disse...

Anônimo: não se preocupe, caso o CSO não rode é só retirar da pasta e pronto! CSOs para o playcenter? mais fácil se vc me falar que tipo de CSO vc precisa, por ex. lanchonete, casa x ou y. Pode ser?

Anônimo disse...

ah claro me desculpe bom eu preciso de :
1 bancos e mesas,
2 enfeites gerais para palco [caixas de som , luzes ,etc]
3 suportes para a boomerang
4 coisas de terror pra fazer o castelo dos horrores

quero mto te agradecer por toda a ajuda ki vc me deu. obrigado!
obrigado tambm pela explicação sobre os CSO's

Anônimo disse...

ah lassoares eu tambem preciso de um set de luzes para fazer um palco etc valeu

Lassoares disse...

Anônimo: caramba é bastante coisa, então aí vai alguns exemplos:

1 bancos e mesas: DasMatze_McConnerysFastFood,Ralfvieh McDonuts, VodhinBenchKit1 e VodhinsCafeKit.
2 enfeites gerais para palco [caixas de som , luzes ,etc] Ynor9 ShowNight, Cap'n Pogo Strobes & Lights, Vodhin_LightKit2008, VodhinsLightingKitv2 e projecteurs
3 suportes para a boomerang: não sei dizer um específico, mas o Moby's Steel Jungle v1 e 2 é sempre uma opção.
4 coisas de terror pra fazer o castelo dos horrores

ArchbakAsylum Anis
Bael Dead Walkway
Bael The Forgotten Crypt
Eletigna Dark Ride Elements
FunAdventureSchloss
FunDMentalDark Ride Stunts
FunDMentalSawStuff
Gothic Walls
HBsGeisterbahnFront
JCat's DarkRideSet
JCat's ScreamWorx
Max Gothic
MNM_Dark Ride
osudennydark ride set
PyroFreak30001Frigth Fest Set
RCT3DuDeZOMBIE KIT
RCT3GeisterbahnRCTchen1
RCT3GeisterbahnRCTchen2
RCT3GeisterbahnRCTchen3
T4L-Death Ride Events
TDGSilent Hill Set
Tower of Terror
VodhinsGhoolishGoodies
Vuurwerkgast'sSawI Theme
WAGIGhost Mine Ride Set for Fisherman
WAGIGhostMineRideSet No 2
WAGIGhostMineRideSet No 3
WAGIGhostMineRideWallSet

é isso, são muitos!

Anônimo disse...

mto obrigado por toda a ajuda mas é ki eu comecei a baixar e logo tive uma duvida por favor lassoares eu sei ki quando baixo CSO's rar tem ki descompactar com o winrar mas e quando o arquivo for zip ???
mto obrigado

Anônimo disse...

me da um help valeu pelos cso's eles sao simplesmente perfeitos mas a maioria nao da pra achar download por ex alguns eu procurei e achei um site de um tal vohdins ou algo parecido [ki aproposito os cso's dele sao 10 ] mas aparece ki ta temporariamente fora do ar e alguns tem ki ta cadastrado nums sites pra baixar como o MNM leftoverz[esse é bom mesmo nao sei se vc me passou] dai resolvi perguntar se no seu blog tem o link de download para akeles cso ki vc me indicou ? me desculpe de verdade por ficar no seu pe acho ki ja to abusando da sua boa vontade né ... bom mais de qualquer forma obrigado

Lassoares disse...

Anônimo: de nada cara!!! então eu uso o rar e até onde sei é possível descompactar todos com ele, inclusive os zip (é tudo igual). Até mais.

Lassoares disse...

Anônimo: cara, desculpe mas não entendi, vc precisa do MNM leftoverz?

Anônimo disse...

nao nao na verdade eu precisava mas eu achei um site rct-net la tinha todos os cso ki vc me indicou ate me impressionei com a utilidade ki tudo tem valeu

Lassoares disse...

Anônimo: legal! precisando é só pedir.

Anônimo disse...

lassoares fiquei sabendo desse novo CTR mas nao sei se é verdade ki vai sair o nome é gadgets-boomerang vc ta sabendo ???

Anônimo disse...

por favor eu vi seu video do BCW e ta PERFEITO foi o melhor parque que eu ja vi bom mais minha duvida é a seguinte
1-o que vc usou pra deixar os caminhos em diagonal e em meio circulo ???
2-como eu faço pra deixar de ser o anonimo ki enche sua paciencia e ter um perfil no seu blog???

Anônimo disse...

por favor alguem me passa o marnetmar leftoverz nao tem na net NENHUM site com o link de download nem esse ai de cima ta pegando ...

Lassoares disse...

Anônimo: não vi nada não, onde vc viu?

Lassoares disse...

Anônimo:
1. valeu cara, mas o parque foi construído pelo Rafa, mande um comentário no último Rafa Rules e tenho certeza ele responderá.
2. faça uma conta no google e pronto, quando vc entrar poderá comentar com seu nome.

Lassoares disse...

Anônimo: aí vai!

http://www.4shared.com/file/ETZNMax-/MNM_Leftoverz.html?

P.A. disse...

eu vi aki:
http://rctdb.com/custom-flat-rides/on-the-lookout-gadgets-boomerang/
se for verdade nunca mais faremos boomerang com pontas abertas !!!
[ uuuhhhhuuuu nao sou mais anônimo ]

Lassoares disse...

P.A.: legal! então esse ride é antigo e não é um CFR mas sim uma coaster desenvolvida pelo cara, realmente acho que não está disponível para baixar!

P.A. disse...

ki decepção
kkkk
mais valeu

P.A. disse...

se mais alguem estiver procurando o suporte da boomerang ele esta no jcats steelworx
[num sei se é assim ki se escreve
falo

arthur disse...

eu quero criar um briquedo para rct3
mas como faço

Lassoares disse...

arthur: infelizmente ainda não domino esse tipo de criação, o que sei é que você precisará ter bons conhecimentos de modelagem, animação de vários recursos etc. Talvez o Heve te ajude mais nisso, primeiro porque ele é um dos poucos, senão o único brasileiro que cria CFRs, segundo que recentemente ele postou em seu blog que bastará qualquer um que enviar o modelo 3d do brinquedo para ele para que depois ele faça o restante. Em suma, fuçar nos fóruns e sites e aprender, ou escrever para o Heve e ver como ele te ajuda, o blog dele é: http://heve-rct.blogspot.com.br/

Desculpe não ajudar muito. Até mais!

Postar um comentário




Lassoares-rct3

ANO IV