Medieval Conquest (003) Taverna

Olá a todos, como muitos já sabem, desde o lançamento do Medieval Conquest Chapter 1 tenho feito posts para apresentar os sets usados no vídeo. Meses atrás, elaborei os 5 primeiros posts para divulgar os sets usados no Chapter 1, hoje inicio a segunda etapa que será composta por 7 posts dedicados a destacar os 7 sets exclusivos que serviram de base para a montagem do Chapter 2. Nessa segunda etapa, como o título do post já indica, o primeiro CSO a ser destacado é o Medieval Conquest (003): a taverna.

Bom, como já destaquei em outras ocasiões, a tarefa de montar um set não é simples e exige a realização de diferentes etapas de trabalho. Particularmente, considero que a preparação dos mais de 20 sets que compõe o Medieval Conquest foi para mim um trabalho de aprendizado, pois ao longo da montagem aprendi novas técnicas e desenvolvi algumas habilidades que ainda não tinha. Digo isso, porque julgo que os sets agora apresentados ainda estão abaixo do que espero, portanto, conto com a ajuda de todos e espero que comentem e sugiram melhorias a cada CSO apresentado.

Bom, chega de conversa e vamos ao que interessa: que seja aberto o livro do Medieval Conquest, hoje no Capítulo III: A taverna.

Medieval Conquest - taverna abertura (lassoares-rct3) A taverna é um dos ambientes mais clássicos do mundo medieval, portanto, qualquer cenário medieval não estará completo sem uma taverna, de preferência repleta de mesas, barris, garrafas etc. Foi justamente isso que tentei reproduzir nesse set, um ambiente cheio de peças, utensílios e mobiliários.

O Medieval Conquest (003): a taverna é um set composto por pelo menos 3 grupos de peças que totalizam 74 arquivos. No primeiro grupo estão as peças usadas para montar o ambiente interno da taverna que, na minha percepção inclui basicamente três partes essenciais: o balcão, as meses e cadeiras e a lareira que serve como uma espécie de fogão, como destaca a imagem abaixo.

Medieval Conquest - taverna I (lassoares-rct3)Como se pode ver no balcão é possível inserir dezenas de peças que vão desde panelas e garrafas a barris, cestos e outros detalhes. Juntamente com ele você poderá inserir uma prateleira que também poderá ser preenchida com peças de cenário. O mesmo vale para a mesa, nela é possível inserir peças como copos, jarras e pratos de barros.

Quanto ao forno (lareira) o destaque fica por conta da grelha de ferro, nela você poderá colocar dois tipos de panelas, assim, você poderá criar um ambiente similar ao de uma taverna. Infelizmente quando montei o set ainda não sabia (para ser sincero, sequer tinha idéia de) como colocar fumaça e fogo, portanto, a brasa que fica embaixo das panelas é estática. Ainda assim, penso que o efeito criado continua sendo bastante interessante.

O segundo e o terceiro grupo de peças representam os elementos para a elaboração da estrutura da taverna, ou seja, suas paredes, telhados etc. Basicamente, a preocupação foi elaborar dois tipos de paredes, por isso considero o segundo conjunto como o grupo das paredes da base, ou seja, as que serão usadas para montar o primeiro andar da taverna, como indica a imagem abaixo.

Medieval Conquest - taverna II (lassoares-rct3)Na imagem acima estão destacas as três paredes base, todas com 3 metros de altura, nelas estão inseridas a porta e a janela. O telhado com a chaminé é outra peça importante deste set, tenho certeza que será uma forma interessante de diferenciar seus cenários. Finalmente, um dos destaques é a peça do barril pendurado que sem dúvida é uma das principais características das tavernas medievais, ele poderá ser inserido em qualquer parede, mas normalmente fica acima da entrada das tavernas.

Por fim, no terceiro grupo estão as paredes de estuque e madeira que formam o segundo andar da taverna. Evidentemente que essa divisão é meramente ilustrativa, assim, use as paredes como achar melhor, só lembro que a combinação de paredes de pedra com paredes de estuque e madeira é uma das características mais marcantes das construções medievais, portanto, teste e decida. Se preferir, use outros CSOs do tema medieval que ofereçam paredes de pedras e faça novas combinações.

Medieval Conquest - taverna III (lassoares-rct3) Como se pode ver, a imagem que destaca o terceiro grupo de peças, são inúmeras opções de paredes que, como citei, combinam estuque e madeira, as famosas timber frame walls presentes em qualquer cidade ou vilarejo medieval.

É isso, espero que baixem e aproveitem. O Medieval Conquest (003): a taverna já está disponível, juntamente com todos meus outros CSOs, no rct-customdb, porém se estiver com pressa basta clicar no link e baixar. Para instalar, faça o de sempre, extraia o arquivo e depois recorte e cole a pasta Lassoares Medieval Conquest C03 – Tavern na pasta style/themed do RCT3.

Até a próxima.

Lassoares Nov./2010.

17 comentários:

Guilherme disse...

eu cliquei no link do customdb e vi seus outros cso's.acontece,que eu vi dois iguais:o archery.aquele com peças de arco.eu sugiro pesquisar como fazer animações.

Anônimo disse...

como eu instalo esse CSO no meu RCT3 ? eu não sei como , ajuda por favor

Lassoares disse...

com certeza, já andei pesquisando sobre animações e vou tentar logo... valeu!

Lassoares disse...

Normal... extraia a pasta baixada e depois recorte e cole na pasta style/themed.

Guilherme disse...

meu notbook chegou dois dias atrás...
...acontece que a internet estragou e só voltou hoje.já e meio tarde.porisso,amanhã te mando a foto.flata criar um blog com um link bem difícil e mandar pra vc com a foto.falta tirar a foto...agora,deixa eu atualizar o rct3 e o meu bolg.

Guilherme disse...

lassoares...eu posso postar seus cso's e seus vídeos no meu blog?

Lassoares disse...

Claro Guilherme, valeu por divulgar!

Guilherme disse...

denada...se voce reparar que quase nunca tem o "b" do blogger nos meus comentários,é porque eu entro no seu blog antes de se logar.

Guilherme disse...

estava dando um "rolé"no the conplete list of custom scenery e vi um thead.lá estava escrito assim:(com tradução)
Eu fiz isso como uma animação. Tirei a foto inicial e final de uma web e depois com o Photoshop fez a mudança de estados. Você pode ver uma foto da mudança de estados.
eu acho q ele quis dizer adobe photoshop(o seu).e se eu entendi,ele fez animação com o adobe.será q é em outro programa q faz animação???se for,vc está livre para animar os seus sets!!!

Lassoares disse...

então, a animação de sets é feita com um outro programa para o RCT3, mas valeu!

Guilherme disse...

denada..mas,eu não sei se é...em compensação,no thead dizia q o quadro q tem a foto é animado.a animação do milk shape é no próprio programa.mas, o setkup,acho q é e outro.

Lassoares disse...

é por aí, mas depois vc tem que usar um programa para enviar a animação para o RCT3

alexandre disse...

oi eu queria saber como eu coloco o cso sh9032`s path covers v2 porque quando eu coloco o jogo e abro este cso o jogo tranca. eu coloquei em style\themed. se puder me ajudar.agradeço.

Lassoares disse...

alexandre: não tenho esse set instalado, mas pelo que vi é normal (style/themed), mas nesse thread diz que foi revisado

http://rctlounge.com/forums/showthread.php?t=6201

se vc estava usando o do rct-net pegue o do vodhin. Digite sh9032 na busca do site e encontrará, do contrário o set deve estar com algum problema ma criação e nesse caso só o autor poderá corrigir. Até mais

alexandre disse...

valeu cara valeu muuuuuuuuuuuuuito mesmo. e eu queria saber quais sets de piso voçe usou para fazer o beto carrero.voçe pode me dar o link de download? agradeço.

Lassoares disse...

alexandre: peço que envie esse comentário para o Rafa Rules (018), pois os CSOs usados no BCW foram selecionados pelo Rafa e ele saberá te dizer. Obrigado e até mais.

alexandre disse...

obrigado

Postar um comentário




Lassoares-rct3

ANO IV