Mergulhos, risos e muita diversão: um tutorial básico para instalar e fazer piscinas no RCT3 (Parte 1)

Olá a todos, atendendo a pedidos daqueles que visitam o blog falarei um pouco sobre a instalação e elaboração de piscinas no RCT3. Antes de nada é importante deixar claro que a inserção de piscinas e de outros recursos, como escorregadores aquáticos e brinquedos do tema, exigem a instalação do pacote de extensão Soaked. Sendo assim, aqueles que não o possuem devem buscá-lo e instalá-lo, do contrário nada do que for descrito aqui será possível.

Além disso, é sempre importante lembrar que a inserção de piscinas e brinquedos aquáticos geram ótimos resultados entre os peeps do parque, mas como diriam os mais prudentes, “consuma com moderação”, pois muitas vezes isso pode diminuir a visitação em outros pontos do parque. Da mesma forma, se estiver jogando uma fase do jogo, no Carrer Mode, pense bem no preço a ser cobrado, isso evitará que sua piscina esvazie o parque ou, quando o preço for muito alto, que seu complexo aquático fique vazio.

Lembre-se também que as piscinas ficam ainda mais atrativas com brinquedos e outras atrações, por isso pensar na estrutura (formato, tamanho etc.) é sempre bom, afinal pode ser que falte espaço depois.

Dito isso, vamos ao que interessa. A instalação de piscinas é muito simples.

1) Clique no menu Rides. Na seqüência abra o menu Swimming Pools. Nesse momento uma janela se abrirá no canto inferior esquerdo da tela, como indica a imagem abaixo.

Tutorial Piscinas Nessa janela estão todos os controles necessários para a elaboração de uma piscina, bem como todos os principais acessórios originais do RCT3.

2) Nessa mesma janela clique no ícone do meio (representado pela imagem da piscina), selecione o tipo de bordas e depois clique na imagem da piscina (posicionada abaixo dos tipos de bordas), para inserir e posicionar a piscina. Veja a imagem indicativa para entender melhor.

Tutorial Piscinas 001 3) Ao clicar em Place Pool Piece, ou seja, posicionar a piscina você verá que o “espectro” da piscina (1 quadrado) aparecerá em azul na tela do RCT3, assim, posicione a área desejada, para tanto, basta segurar o botão direito do mouse e arrastar na direção desejada, quando posicionado solte o botão do mouse e pronto. Você poderá ampliar ou reduzir como desejar, basta repetir o processo ou clicar na lixeira (canto inferior direito da janela) e desfazer as parte inseridas.

Se desejar fazer piscinas de alturas diferentes siga o processo indicado e aperte “shift” para elevar ou rebaixar. Nos itens abaixo mostrarei como interligar os pisos.

Tutorial Piscinas 0024) No ícone ao lado do Place Pool Piece você verá o Place Tile Piece que corresponde ao piso da piscina, ou seja, a área em que posteriormente será utilizada pelos peeps. Para inserir o piso basta repetir o processo anterior.

Vale lembrar que você pode posicionar os pisos como quiser. Se, por exemplo, desejar inserir plantas e jardins, basta deixar um espaço sem piso e decorar o terreno, pode inclusive elevá-lo.

5) Depois de inserir a piscina e o piso clique (na janela) no ícone Extras, ele está ilustrado pela imagem de uma Jacuzzi. Nesse momento uma série de opções de extras aparecerá na janela. Veja a imagem.

Tutorial Piscinas 003 Como se pode ver são várias opções, desde de trampolim, salva-vidas, lâmpadas, cadeiras, escadas, luz para piscina, máquina de ondas etc. A melhor forma de aprender a usá-los é testando, somente lembre que a cor do item indicará se é possível ou não inseri-lo no lugar desejado. Azul, sim e Vermelho, não. Tal qual a inserção de pisos ou brinquedos no RCT3.

Vale lembrar que a plataforma de salto pode ser elevada, basta segurar a tecla shift e arrastar para cima com o mouse para escolher a altura, mas cuidado, plataformas muito altas podem ser demais para seus visitantes.

Ainda sobre os extras pode-se dizer que quanto mais melhor. Portanto, insira o máximo de elementos para agradar seus visitantes. A máquina de ondas (a ser posicionada nas bordas das piscinas) é uma boa dica, você poderá controlar a intensidade e a freqüência das ondas. Se possível crie mais de uma piscina, nem todos querem ficar balançando. Outro extra muito bem vindo é a jacuzzi, a banheira sempre é utilizada pelos visitantes, assim como as cadeiras.

6) Depois disso você deve inserir a entrada da piscina, o chamado Changing Room que nada mais é que um vestiário e também uma entrada. Para inserir o Changing Room clique no ícone (na janela)representado pela imagem de uma casa vermelha, escolha as opções de tema e posicione ao lado do piso da piscina. Depois é só interligar o Changing Room a qualquer caminho do parque. Não se esqueça de abrir a piscina, clique no Changing Room e, como qualquer outro brinquedo, libere a entrada.

7) Quer emoção? Então construa algumas atrações aquáticas, vá ao menu principal, coasters e depois clique em Pools Slides and Rides. Para inserir é simples. Posicione a estação de saída (a altura e a posição dependerá de você) e depois direcione o final do brinquedo para uma piscina. Em qualquer brinquedo, dentre as opções de traçado, você terá uma peça chamada Flume End. Ao selecionar essa peça você indicará onde o escorredor termina, portanto fique atento para não jogar os peeps fora da água, um teste vai bem nessas horas.

Para que o brinquedo seja aberto, você deverá interligá-lo a piscina, para tanto abra novamente a janela da piscina e clique no ícone Paths. Ao escolher esse ícone, aparecerá na janela uma barra de direção, que servirá para selecionar a direção desejada e uma barra que indicará três outras opções: uma escada giratória e duas rampas. Veja a imagem.

Tutorial Piscinas 004

Lembre-se o piso só aparece quando nenhum item da barra lateral for selecionado. Com isso aponte com o mouse o ponto inicial, ou seja, onde você quer inserir o piso e uma flecha verde aparecerá, daí em diante use a barra de direção e faça a ligação entre a estação do brinquedo e o piso da piscina. Não se preocupe com entradas e saídas, pois para que um peep use o brinquedo basta ele estar na piscina e ter acesso a estação. Quanto a saída, você já sabe, na água.

Se desejar você também pode usar a escada giratória para ligar a estação do brinquedo a piscina, para tanto, clique no ícone da barra lateral para selecionar a escada entre os tipos existentes, feito isso use o “shift” para elevar e rebaixar a escada. Já se quiser ligar diferentes níveis de piscinas, as rampas, os pisos e a escada giratória serão úteis, basta lembrar de duas coisas: 1) os pisos servem apenas para ligar os pisos das piscinas (inclusive uma sobre a outra), mas nunca uma piscina e o piso do parque e 2) desmarque os itens da barra lateral quando desejar inserir os pisos, do contrário você não os verá.

Com isso sua piscina estará pronta. No próximo post darei outras dicas e indicarei como e onde baixar piscinas prontas, bem como apresentarei algumas sugestões de CSO específicos para piscina. Qualquer dúvida escrevam e prometo não demorar para finalizar esse tutorial. Espero que seja útil.

Lassoares Ago./2010

4 comentários:

Anônimo disse...

Ola Lassoares. Eu diria pra voce arrumar o BackGround de seu blog, pois ficaria bacana se voce mudasse o template. Até

Lassoares disse...

Valeu peda idéia... já testei vários, mas acho q sou mais esse velho, "old school". De qquer forma fico grato pela dica

Hotel Master disse...

o cara mas eu faço isso e o negocio la diz que eu preciso de um complexo de piscinas o que que é isso a e a escada sempre fica vermelha me add no msn pfv!!!!!!!!! me ajuda

Lassoares disse...

zac_hut@hotmail.com: cara, se entendi sua pergunta, é que para vc construir uma escada é preciso ter uma piscina instalada, por isso fica vermelha, quando vc instalar a piscina, por exemplo 2 níveis (uma em cima e outra embaixo), vc poderá interligá-las e pronto. Daí o vermelho mudará de cor e vc poderá instalar a escada e qualquer outro elemento do menu das piscinas. Qto ao msn infelizmente não tenho, mas pode postar aqui no blog que te ajudarei com prazer. Até mais

Postar um comentário




Lassoares-rct3

ANO IV