Caminhos invisíveis no RCT3 (Tutorial básico)

Olá a todos, nos últimos dias tenho recebido algumas mensagens e comentários muito interessantes com várias perguntas sobre como fazer caminhos invisíveis no RCT3. Assim, o tutorial de hoje, diga-se de passagem o primeiro de 2010, será dedicado a explicar como fazer um caminho invisível no RCT3.

 

Simples! Antes de nada baixe o Belgabor`s Invisible Doodads V1 (by Belgabor), e fique atento a todos os detalhes descritos pelo criador para fazer a instalação adequada desse incrível CSO. Vale lembrar que o Belgabor é uma dos melhores criadores de sets, portanto, você não se arrependerá, pois além dos pisos invisíveis, disponíveis também para as filas, o set vem recheado de outros detalhes, tais como os Path Extras: Lixeira, Placa, Banco, Vista Point e Passport Machine (todos invisíveis).

 

Feito isso abra o RCT3 e vá direto ao menu Paths (Caminhos), depois de aberto clique sobre o ícone Regular Paths (Caminhos comuns) e lá você verá a opção de escolha para o Invisible Path (Caminho Invisível). Deste ponto em diante você fará o que sempre faz para traçar o caminho desejado, mas fique atento, afinal é invisível e isso pode trazer algumas surpresas, como por exemplo, caminhos desencontrados. Isso pode ocorrer com mais freqüência que você imagina, principalmente quando desejar fazer um caminho em terrenos inclinados, ou seja, fique muito atento.

 

Uma boa dica é sempre testar os caminhos do parque com alguns visitantes e caso perceba que os mesmos não chegam a determinadas partes é porque algo aconteceu. O mesmo vale para o acabamento, por ser um piso invisível você pode colocar o que quiser sobre ele, elevá-lo, rebaixá-lo, etc, então teste e depois finalize, pois por experiência própria digo: o trabalho é dobrado quando você percebe algum erro depois de ter feito todos os detalhes desejados (pisos, bancos, lixeiras, etc.).

 

Para te ajudar a fazer os caminhos, principalmente os elevados, sugiro que você use a ferramenta Toggle path editing icons, mais ou menos, um editor para fazer caminhos (como indica a foto abaixo). Nesse momento, o cursor indicativo da direção do caminho aparecerá na tela do RCT3 e basta clicar na direção, aclive ou declive desejado para fazer o caminho.

 

 

001

 

 

Para facilitar ainda mais, depois de iniciar seu caminho, vá ao menu View Controls (no menu principal) e clique em Toggle path height indicators, logo você verá que a altura do caminho aparecerá na tela do RCT3 (veja a foto abaixo). Isso facilitará seu trabalho, pois ao saber a altura exata você poderá montar melhor o cenário, colocando o piso, escadas, etc. Lembre-se caso você opte por mexer no terreno (elevando ou rebaixando), basta clicar no cursor do Toggle path editing icons, assim, não haverá problemas com a altura, mas também não haverá como fazer uma ponte ou uma passarela alta. No exemplo abaixo fiz o início de uma passarela que leva a um mirante.

 

 

002

 

É possível reparar que a elevação segue respectivamente 1m, 2m, 3m, 5m e 7m. Significa dizer que no momento de inserir o piso ou as escadas, você deverá prestar atenção a isso. Geralmente os pisos de 1/4 de inclinação, se encaixam perfeitamente para subidas de 1m, já os de 2/4 de inclinação para subidas de 2m (o máximo possível por quadrante). Entretanto, isso pode variar de acordo com o set escolhido, usar o telhado (roof 1/4, 1/2 e flat) do Ckef_Rock Side Lagoon set V2.0 (by Ckef) é uma ótima opção para quem quer fazer acabamento com madeira.

Bom, depois de definir suas escolhas, deixe sua imaginação fluir, finalize o cenário e deixe os visitantes curtirem o passeio. Não custa lembrar que em meus quatro últimos projetos, todos no meu canal do Youtube, eu usei esse tipo de piso, então confiram. Por falar em conferir, vejam como ficou o pequeno cenário que fiz para esse tutorial: um mirante sobre as árvores e um lago de frente.

 

 

003 004

 

Espero que aproveitem e até a próxima.

 

 

Lassoares Fev./2010.

29 comentários:

Anônimo disse...

O que esta acontecendo com o site da vodhin tentei acessar mas da erro voce sabe outro enderesso que esteja disponivel os caminhos invisiveis ???

Lassoares disse...

provavelmente pq houve uma época q o vodhin saiu do ar, qdo voltou mtos links já não serviam, então tente o link:

http://www.vodhin.org/news.php

e para o invisble paths
http://www.vodhin.org/download.php?view.884

até mais

Anônimo disse...

Os links não estão funcionando.
Como faço para baixar?

Lassoares disse...

Pois, isso ocorre porque o Vodhin´s saiu do ar um tempo atrás, mas veja no link que postei no comentário (2) desse post

Hyeok disse...

LASSOARES PELAMORDEDEUS ME AJUDA: Bem, encontrei esse cso em outro site, já q o vodhin, pelo menos aki continua sem funcionar. Então, baixei, mas não consigo intalar:

1º: n falo ingles fluentimente (um poko) entaum jogo o leia-me pro google tradutor (kkk) q n traduz corretamente
2º: tem 2 pastas, n sei o q faço, não sei se ponho as duas no themed ou custom, n sei se ponho um ou outra... =P

por favor.. me ajude

grato

Lassoares disse...

Vini o.O: cara, são muitos passos, prometo fazer um tutorial na primeira semana de Abril para te ajudar direito... me desculpe mas assim rápido é muito mais difícil, só peço uns dias e faço com prazer. até mais

Hyeok disse...

Obrigado, espero o tempo q for. Baixei aquele cfr do Carpet (n lembro o nome) e ele passa do chão, preciso do invisble belgabor aew para tirar o chão =D

Lassoares disse...

Vini o.O: legal, pode deixar que já tá anotado. Até mais!

Anônimo disse...

Lassoares nao estou conseguindo baixar, pois quando endro neste site só aparece escrito Ckef Worx no meio e nada mas, o q eu faço? obg, e como eu posso colocar cercas ao lado dos caminhos, para infeitar o cenario, tipo quando eu faço um rio sabe..Obg

Lassoares disse...

Anônimo: qual vc não está conseguindo baixar? se é o do Ckef Worx relmente o site do cara travou e só diz que logo voltará, tem um link que alguém criou, mas é por sua conta e risco, pois nunca se sabe. Segue abaixo:

http://www.mediafire.com/?dt8udn5cch861s5#1

obs: tentei achar em outros lugares, mas nada! espero ter ajudado

Lassoares disse...

Anônimo: ah! quase esqueci... cercas para enfeitar o cenário. Basta abrir o menu fences (cercas) e inserir...mas isso de ser como um rio eu não entendi, me explique melhor e ajudarei com prazer. Até mais.

Anônimo disse...

obg lassoares, mas, como diz as suas fotos, o set tinha que vir akeles pisos de madeira reto, nao só para cima, eu baixei o set blz, do link q vc me passoi, mas nao veio essas tabuas retas, la só tem de 1/4 2/4 3/4 ...
O assunto do rio eu me referi a quando for fazer um caminho invisivel, colocar as tabuas e cercas.

Lassoares, só perço um favor, estou procurando um set de tabuas bom, achei esse mt bom, mas o principal item dele nao tenho, ja vasculhei tudo, se puder dar uma ajudinha pra mim, me indicando ou outro set bom, agradeço, vlw, até a proxima.

Lassoares disse...

Anônimo: não são pisos, no set eles aparecem como telhados (roof), acho que isso te ajuda na segunda questão (fazer caminhos), é só ir montando com o piso invisível.

Qto ao set de tábuas: para mim o melhor é o Catfish Cove Set do Shyguy, veja o post (http://lassoares-rct3.blogspot.com/2011/04/voce-gosta-do-shyguys-catfish-cove-set.html) tem link para sets do Weber. O DasMatze_SwizzIt! é ótimo e tbém: o HBsWestern e o VodhinsVermontTheme_v1c (tudo com muita madeira).

até mais.

alexandrescf disse...

oi no site que voçe deu o link o ckef-worx não aparece a lista ou onde baixar o cso Ckef_Rock Side Lagoon set V2.0 onde tenho que ir?

Lassoares disse...

realmente o site do cara travou, tem um link que alguém criou, mas é por sua conta e risco, pois nunca se sabe. Segue abaixo:

http://www.mediafire.com/?dt8udn5cch861s5#1

obs: tentei achar em outros lugares, mas nada! espero ter ajudado

Anônimo disse...

Ei , como baixo aquelas escadas que ficam do lado da primeira subida da montanha russa no RC3 obrigado , RESPONDAA POR FAVOOOR @!!!!!

Lassoares disse...

Anônimo: qual escada? dizendo assim não consigo ajudar

Anônimo disse...

Lassoares primeiramente desculpa pela pergunta incompleta. ( SOU O ANONIMO ALI DE CIMA )

Bem as escadas que eu falo são aquelas que tem do lado dos trilhos das montanha russas para as pessoas poder subir e arrumar sei - lá olha.

Logo abaixo tem um video onde logo no começo da montanha russa você pode ver que tem uma escadinha do lado da primeira subida(do lado direito ) , vc pode me ajudar a como botar akelas eskadas no RCT ?? obrigado

Video - http://www.youtube.com/watch?v=x-XhgXn6YBo

Nome do Video - Montanha Russa em Nagashima Japão.

OBRIGADO !!!

Lassoares disse...

Anônimo: sem problemas, eu é que peço desculpas pela demora. Veja esses sets e terá o que precisa:


ATHCatwalk and Accessories Set
Fisherman's E-Stop CS

até mais

Anônimo disse...

Lassoares sou o anonimo de cima denovo ^^.

Você poderia me ajudar a baixar essas escadas bom sou péssimo em ingles e os sites q vc me mandou são todos em ingles ^^ , estou louco atras daquelas escadinhas , tem como me fazer um rapido tutorial ??? OBRIGADO

agradesso desde já

Lassoares disse...

Anônimo: o que vc precisa exatamente... não achou o link?

Anônimo disse...

Eu preciso baixar as escadinhas ^^ , bom aquele link q vc me passou tem 4 itens para baixar , bom , todos eles são as escadinhas ? , se não , qual é ? ,
e depois de baixado onde coloco o item ??


OBRIGADO pela atenção.

Felipe Moreira disse...

Boa noite, cara.
Baixei esse CSO do Belgabor Invisible, mas não tenho o regular path.
Tenho somente o piso invisivel para as filas... tem outro arquivo completo ou é assim mesmo?

Obrigado

Lassoares disse...

Anônimo: qual link? pelo que me lembro eu passei o nome dos dois sets para vc. O ATHCatwalk and Accessories Set e o Fisherman's E-Stop CS. Ele tem exatamente o que estava no vídeo. Quanto a um tutorial deve confessar que ando com muito pouco tempo, mas quando baixar os sets que falei tenho certeza que conseguirá inserir as peças. Para baixar direto o ATHCatwalk and Accessories Set use esse link: http://www.rct-net.de/extensions/csodb/getfile.php?did=310 e o Fisherman's E-Stop CS está neste link: http://www.revolutionaryrides.net/135/Fishermans_E_Stop_Set.rar

até mais e desculpe não ajudar mais por enquanto

Lassoares disse...

Felipe Moreira: ok, tente esse

link:http://www.4shared.com/file/EN5Uv468/belgabor-invisibledoodadsv1.html?

depois (caso ainda não tenha visto) tem um post no blog com um tutorial para instalar e usar o Belgabor Invisible, de uma olhada:

http://lassoares-rct3.blogspot.com/2011/04/guia-pratico-de-instalacao-e-uso-do.html

até mais

Anônimo disse...

Sou o anonimo ali de cima ú.u , bom desculpa eu ser chato mais eu ainda nao entendi , eu tenho que baixar todos os itens e instalar na pasta do rct3? vc pode me dizer como insiro as escadas dentro do jogo la na montanha russa ?




Obrigado e desculpa ser chato ^^

Lassoares disse...

Anônimo: que isso cara, não tem nada de chato... então depois de instalar vc abre o RCT3 e procura nos itens de canário e lá estará o pacote que vc instalou, clique em cada uma das peças e ela aparecerá na tela, daí é só posicionar conforme sua necessidade. É isso, como um objeto que deve ser colocado no jogo. Até mais

Anônimo disse...

lassoares por favor onde consigo o cataclisma do playcenter é que eu tou montando o playcenter no rct3 e naum acho de jeito nenhum por favor me ajude obrigado.....

Lassoares disse...

Anônimo: Infelizmente não tem, neste caso use 2 SwingInvShip lado a lado e talvez funcione.

Postar um comentário




Lassoares-rct3

ANO IV