Hidroelétrica Tycoon: quando a água desce a rampa

Olá a todos, como havia prometido hoje descreverei em um rápido tutorial como fazer a rampa por onde a água das turbinas da Hidroelétrica Tycoon desce. Antes, não custa lembrar que esse recurso foi aplicado para fazer uma das principais construções do meu último vídeo Hidroelétrica Tycoon, portanto para quem não viu ainda é só clicar e ir até o post do mesmo. Da mesma forma, dêem uma olhada no post dedicado aos CSO´s usados nesse vídeo, lá estão os links para os CSO´s e algumas fotos, incluindo o principal CSO usado para fazer a construção que hoje comento o NF Particle Effects (by Nuclear Fish).

Bom, vamos ao que interessa.

1) Para começar a fazer a rampa de descida (da água que sai das turbinas) comece selecionando com precisão o lugar desejado, afinal, como se verá, a altura da mesma pode atrapalhar no momento de fazer os dois níveis da construção: o alto, suposto lugar de saída da água; e o de baixo, local onde você fará uma represa ou lago. Sendo assim, sugiro que você mexa primeiro no terreno, marcando os espaços desejados, isso evitará problemas depois.

2) Selecione no menu o NF Particle Effects (by Nuclear Fish) e escolha o efeito de jato de água (de frente) teste antes, pois são vários efeitos (lateral, diagonal etc.). Feito isso elabore uma linha de jatos de água, 7 ou 8 já serão suficientes para o efeito desejado. A princípio a primeira linha ficará da seguinte forma:

0001

3) Selecione essa linha e copie, depois cole afastando dois espaços atrás da primeira e eleve até que o jato da segunda linha cubra parcialmente o jato da primeira. Ficará assim:

 00024) Faça o mesmo processo até a altura desejada. No exemplo abaixo usei quatro linhas de jato de água, sempre afastando dois espaços e elevando as linhas até cobrir parcialmente a linha abaixo. Um detalhe importante: as peças do NF Particle Effects (by Nuclear Fish) ficam com uma caixa preta no ponto do efeito, quando você fechar o menu ela sumirá e no final ficará assim.

0003 5) Feito isso elabore a lateral da rampa, no exemplo apresentado usei um CSO teste que nada mais é que um cubo com textura de pedra. Em todo caso use o CSO  que preferir, no vídeo usei e abusei Ralfvieh Bridge Set (by ralfvieh), vejam as fotos no post sobre os CSO´s usados na Hidroelétrica Tycoon e confiram. Além da lateral faça as demais construções que desejar e a represa que recebe a água para compor o seu cenário. Fiz um exemplo destacado abaixo.

0005

Bom galera é isso, espero que aproveitem.

Lassoares Ago/2009

0 comentários:

Postar um comentário




Lassoares-rct3

ANO IV