Construções (structures) no RCT3

Novas idéias são sempre válidas para renovar o interesse por um game. Isso não é diferente para o RCT3, pois para aqueles que realmente apreciam o jogo é sempre importante exercitar novas idéias e colocá-las em prática. Em outras palavras muita coisa nova e interessante pode ser feita com o RCT3 e uma boa fonte é a internet e suas infinitas páginas.
Para exercitar novas idéias o bom uso da ferramenta "Custom structures" é essencial, afinal não é sempre que você consegue construir uma casa ou um cenário de primeira. Uma construção comum feita para tapar um buraco em seu parque ou para compor um cenário básico pode depois de alguns dias ser refeita tornando-se uma bela casa ou área para inserir um brinquedo. Assim sendo, a ferramenta "Custom structures" pode ser perfeita para renovar velhas idéias. Imagine uma casa comum servindo de fundo em um cenário de montanha-russa. Ok? Então salve e guarde em seu arquivo. Basta clicar no menu "Scenery" e depois entrar no "Custom structures", logo clique em "Select objects" e uma janela (no canto inferior direito se abrirá). Feito isso selecione (arrastando o mouse com o botão esquerdo) a área em que sua construção esta e clique "Save selection" (representada pelo ícone de um disquete azul) na janela aberta no canto inferior e imediatamente se abrirá uma janela no centro da tela com o mesmo nome "Save selection". Pronto, é só nomear sua construção e esperar por novas idéias para melhorá-la.
Ainda sobre o uso do "Custom structures" vale lembrar que os sites especializados em RCT3 oferecem uma infinidade de construções prontas, via de regra com a denominação "Buildings & Structures". Visite os links do post "CSO´s: Cenários, Parques, Estruturas, Carros, Fogos de artíficio, grupos de visitantes, traçados para montanha russa, etc" do dia 2.7.2009 e novas construções prontas estarão a sua disposição.

Alguns passos e dicas para baixar e usar "Custom Structures":
1) Os arquivos de construções elaborados com o "Custom structures" oferidos na net estão disponíveis em RAR ou ZIP ou por serem menores que os arquivos de CSO´s estão disponíveis em extensão ".dat" (extensão correta desse elemento do RCT3). Sendo assim, para aqueles que você baixar é preciso colocá-los (quando não estiverem zipados) ou extraí-los (quando estiverem zipados) na pasta "Documents\RCT3\Structures" (gerada na instalação do jogo).
2) Depois de baixar colocá-lo na pasta, basta abrir o RCT3, ir no menu "Scenery", abrir o "Custom structures", e clicar em "Place Custom Structures" para abrir uma janela do mesmo nome que fará a busca em sua pasta "Structures" permitindo que você coloque a construção desejada na área disponível em seu parque.
3) Seja cauteloso, muitas construções usam CSO´s próprios, logo se você não possui esse CSO instalado a construção não abrirá ou o que é ainda mais frustante abrirá com as peças que você possui, ou seja, uma construção que use o tema Western (original Atari) e um CSO não original ficará pela metade.
4) Organize suas construções por tema e as numere, afinal ficar procurando aquela construção que você fez meses atrás é muito cansativo.
5) Você pode salvar qualquer construção do jogo, mas lembre-se de posicionar corretamente as peças, muitas vezes ao girar a peça (tecla "Z") elas ficam desconfiguradas. O mesmo vale para a posição do solo, pode ser que você precise colocar em um terreno plano e a construção original era uma montanha, então será preciso abrir, arrumar e depois salvar uma versão adequada para um terreno plano. Enfim, tenha paciência e funcionará.
6) Essa ferramenta é muito útil para fazer construções em que você colocará cenários internos. Faça as paredes e insira o que desejar, depois conte os quadrados necessários para o teto. Faça-o no chão, salve e depois abra e coloque-o no alto usando o "shift + mouse para cima". Isso econimizará tempo e paciência.
7) O mesmo pode ser feito para construções muito grandes. Um hotel que tenha quinze paredes "3h" com vinte quadrados de extensão. Imagine isso um a um. Já cansei. Então, faça uma parede, salve e depois abra e coloque uma ao lado. Faça uma sequência de 5 e repita, com mais 3 etapas estará pronta a fachada. Salve e repita (fundo pronto). E assim vai...

Para ajudar a melhorar suas construções e ter novas idéias segue o link de um site muito interessante. Nesse site você encontrará diversas fotos em 3d de prédios, casas históricas, western e outros objetos. Enfim, centenas de idéias.




Esse link já vai direto para um grupo de construções western. Utilizando esse mesmo grupo de imagens elaborei duas construções. Uma com tema Western e uma com o tema mina de carvão, seguindo o mesmo processo que descrevi anteriormente. Para compartilhar segue o link (upload seguro) dessas duas construções, mas lembre-se cada uma delas exige um CSO específico, por isso siga as instruções abaixo:


Arquivo: Western 063.dat


Descrição: Casa estilo Western com chaminé lateral.
CSO necessário: Vodhin`s Vermont Scenery (by Vodhin), ver post de 20.2.2009 (CSO´s utilizados na Old West Town Train Coaster).


Arquivo: Mina de Carvão 007.dat


Descrição: Pequena construção com escada e área externa coberta.
CSO necessário: M&P Coal Mine (by MrPlow e Dasmatze), ver post 20.2.2009 (CSO´s utilizados na Old West Town Train Coaster).
Caso alguém tenha dificuldade em baixar os arquivos siga os seguintes passos:
a) Depois de clicar no link você verá a página do rapidshare com a seguinte mensagem: You want to download Mina_de_Carv_o_007.dat. Desça a página e clique em "Free" (no quadro).
b) Na página seguinte desça até ver a mensagem: No premium-user. Please enter (Três digitos) here.


Espero que gostem.


Lassoares Fev/09

13 comentários:

Anônimo disse...

É incrível como tudo no site é bem explicado! Gostei muito.

Anônimo disse...

Esse site é muito bom!!!!! Vou divulgar esse site para quem precisar de um tuto!! É muito bom!!!

Lassoares disse...

Valeu galera e se precisarem de outros tutos é só pedir, se eu puder ajudar farei na boa!!! até a próxima

aa disse...

Lassoares, eu queria saber se só da para modificar o rct3 se tiver todas as expanções, ou da para modificar só tendo a base ?


e eu queria saber tambem se você pode me add no msn -> rodrigo.coeelho@hotmail.com, e se você tiver o KGB, se você podia compacta a espanção soaked e ospedar em algum site para eu baixar, (KGB é ótimo, tem vezes, que arquivos de 800 MB, depois de compactados, podem chegar a Alguns KB)

Lassoares disse...

@ dj coelhooo cara, infelizmente não uso msn nem o KGB e qto a expansão eu não tenho pois uso a versão platinium (completa), desculpe não poder ajudar

Anônimo disse...

vlw, baixei a expanção wild, agora eu não to conseguindo baixar a expansão soaked, eu baixei uma aqui mais não pego, você tem um site de confiança para me passar ?

Lassoares disse...

cara, não sei... infelizmente! mas de uma olhada no atari forum, e de uma olhada nesse vídeo de out 2009, http://www.youtube.com/watch?v=Z3EB0YwFOYc&feature=related
infelizmente não posso atestar, no youtube tem várias dicas

desculpe por não poder ajudar

Anônimo disse...

eu queria saber, se você podia fazer um tutorial de como salvar as estruturas(criadas ou baixadas) do Google SketchUp no rct3

Lassoares disse...

então, na verdade não é possível salvar estruturas do SketchUp no RCT3, nesse caso é preciso elaborar a estrutura, mas normalmente vc terá que fazer isso por partes, enviar para o Importer (um programa para importar arquivos 3D, tipo SketchUp) e enviar para o RCT3. Estou planejamento fazer uma série de tutoriais para ensinar isso... logo, farei =D

Anônimo disse...

no meu rct3 nao ten o enceneri nem no menu do rct3

Lassoares disse...

qual versão vc tem?

Anônimo disse...

eu queria saber uma coisa o dazmatze intant wood e jungre deveriam ser instalados numa pasta chamada folder mas não tem isso dentro da pasta themed ajuda eu ples

Lassoares disse...

não vc tem que instalar a pasta instant wood e a instant jungle na pasta style/themed. Se não conseguir logo, logo (4 ou 5 dias) farei um tutorial para instalar esses dois CSos, pois a galera té pedindo...

Postar um comentário




Lassoares-rct3

ANO IV