CSO´s: dicas de instalação e sites para baixar

CSO´s

Cenários, Parques, Estruturas, Carros, Fogos de artíficio, grupos de visitantes, traçados para montanha russa, etc. Tudo o que é preciso para deixar seu parque diferente está disponível na internet. Esse post é dedicado a falar um pouco sobre os Custom Scenery Objects. Nada especial ou inovador, só umas dicas e um pouco de informação para compartilhar.
Não é preciso dizer muito sobre CSO`s. São Objetos de Cenários Personalizados (Custom Scenery Objects) criados por jogadores da série RCT. Por eles os autores compartilham todo tipo de objetos para a elaboração de cenários e construções dos temas mais variados. Normalmente os CSO´s estão disponíveis em RAR ou ZIP e possuem tamanhos variados.
Existem alguns cuidados a serem tomados para baixar CSO´s, não precisa nem falar da quantidade de vírus que tem pela net. Por isso costumo baixar CSO´s de sites conhecidos e usados pela maioria dos jogadores de RCT3. São eles:
Nele existe uma lista completa das criações feitas pelos jogadores. O mais legal do site é que ele possui links para ver o cenário (geralmente no fórum do site da Atari) e links para baixar.
Neste site estão disponíveis todas criações do DazMatze, que por sinal estão entre as melhores. Vale a pena visitar e baixar algumas coisas, principalmente: Office Day; Coal Mine; Fences and Railings; German Railroad Crossing Kit, Industry Age entre outros que comentarei em outra ocasião. Além dos CSO´s do DazMatze o site possui um link com algumas criações de outros criadores.
Este site não está no topo da lista, mas é bem interessante. Muitos CSO´s disponíveis nos sites anteriores estão nele, mas procurando é possível achar alguns interessantes. O melhor dele é que todos os links para baixar trazem imagens o que sem dúvida ajuda a decidir se vale a pena baixar.
Juntamente com o primeiro link esse é um dos sites mais vistados pelos jogadores. Oferece muitas opções de CSO´s acompanhadas com notas dadas pelos usuários e fotos (não são todos). Atualmente o site oferece 232 CSO´s para o RCT3, fora outros recursos. Esse site é imperdível, além dos CSO´s tem vídeos, tutoriais e artigos enviados pelos jogadores.

Alguns passos para baixar e usar CSO´s
1) A maioria dos CSO´s devem ser extraídos para a pasta 'Style\Themed' criada na instalação do jogo. Não renomeie ou exclua os arquivos existentes na pasta do CSO, mesmo se você não desejar manter todos os arquivos elaborados pelo autor do CSO.
2) Alguns CSO`s possuem arquivos que devem, por exemplo, ser extraídos para a pasta 'Atari\RollerCoaster Tycoon3\ParticleEffects', nesses casos o readme enviado pelo autor do CSO indicará os locais em que as pastas ou arquivos devem ser extraídos.
3) No momento de extrair sempre observe se a pasta extraída possui dois Arquivos OVL (.ovl). Mais precisamente style.common.ovl e style.unique.ovl. Se por acaso o arquivo que você baixou não tiver, copie e cole de uma das pastas da pasta 'Style\Themed' criada na istalação do jogo. Só para garantir estas pastas ficam na pasta Disco C/ Arquivo de programas (x86) no caso do Vista/Atari/RollerCoaster Tycoon 3.
4) Muitos CSO´s podem gerar erros durante o jogo, por isso é bom ler o readme enviado pelo autor, quando não tiver nenhuma ajuda do criador evite as tentativas desnecessárias, pois pode ser que o próprio CSO tenha problemas. Uma boa dica é baixar tudo o que você desejar, extrair e rodar o RCT3 no SandBox Mode para testar cada CSO, assim se der problema você vai a pasta correspondente ao CSO e decide: a) tentar fazer funcionar (boa sorte) ou b) simplesmente exclui o arquivo.
5) Cuidado com o excesso de arquivos que você baixa, as vezes, ter muitas opções de CSO´s pode ser cansativo, pois sua lista ficará longa. No entanto, existem CSO´s ótimos e não tê-los é um erro, por isso teste as peças, veja as texturas, as possibilidades de uso e decida se vale a pena ou não mantê-las em seu RCT3.
6) Lembre-se que os objetos do CSO não ficam restritos aos temas, Generic por exemplo. Da mesma forma, os objetos não ficam restritos ao item: Walls, Roofs and Buildings. Observe os itens Path Extras, Fences, Foliages e Scenary Itens; na maioria esses itens apresentarão novidades. Alguns CSO´s oferecem novos objetos nos itens Ride Events, Terrain Surfaces e Billboards, sem esquecer dos Shops and Facilities que principalmente nos itens Stalls e Facilities podem ter novidades.

Espero que tenha ajudado.

Lassoares Fev/09

84 comentários:

Anônimo disse...

Ajudou muito!

thiago disse...

Esper oque tenha ajudado
se ta falando serio!!!

AAAAAAAJJJJJUUUUDDDDDOOOOOUUUUU demais sou todo grato
valeuuuuu mesmo!!!!

Unknown disse...

Eu baixei um CSO e com ele só veio uma pasta no formato de uma "imagemzinha" oq eu faço?

Lassoares disse...

Henrique foi mal pelo vacilo, não vi seu comentário, vc já resolveu o problema

Muziinhoo disse...

caralho será q isso ajuda a eu colocar minhas montanhas russas no youtube?

Lassoares disse...

ajudar no que exatamente?

Anônimo disse...

no meu apareceu uma mensagem assim No :svd for :sid oqé issu?

Lassoares disse...

Anômino, acabo de fazer um post para ajudá-lo na sua dúvida. De uma olhada e espero que resolva seu problema.
Até mais

Anônimo disse...

gente alguem pode me ajuda ? o meu poblema é o seguinte ... eu coloquei um brinquedo no rct3.entra no jogo normal mas quando eu vou colocar o brinquedo no parque trava e aparece assim :No: svd for : sid =/ oq eu fasso para concertar ?

meu msn é : Lucasger@msn.com quem poder ajudar add ai :D VLW

Lassoares disse...

Galera, com relação as mensagens de erroó caminho é olhar e conferir. olhem o link do post que fiz:
http://lassoares-rct3.blogspot.com/2009/12/errando-e-aprendendo-no-svd-for-sid.html

até mais

Lassoares disse...

Lucas, qto ao erro na instalação de CFR, vc tem que ficar atento a:
a pasta deve vir com 3 arqs e geralmente um readme. Um arq vai em:
C:\Program Files\Atari\RollerCoaster Tycoon 3 Platinum\Cars\TrackedRideCars - gearlmente é a pasta que o autro chama de "Car" e outro em:
C:\Program Files\Atari\RollerCoaster Tycoon 3 Platinum\tracks\TrackedRides, a pasta é chamada de "Track".

Confira isso e reinstale e depois me diga, de qualquer forma farei um post para CFR, talvez amanhã mesmo.

espero que ajude

Anônimo disse...

Cara vc ajudou mmuuuuuuuuuuuuuuuiiiiiitttttttttoooooo!!!

Marlon disse...

eu baixei so q eu coloquei todos os arquivos na pasta style\themed. Quando eu fui no jogo trevou tudo e apareceu uma janelinha com o nome 'No :SVD
tipo assim o q foi fiz oq de errado
min add no msn : marlon.afonso@hotmail.com

Lassoares disse...

Marlon, de uma olhada no post:

http://lassoares-rct3.blogspot.com/2009/12/errando-e-aprendendo-no-svd-for-sid.html

nele vc terá todas as informações que precisa. Qto ao msn infelizmente não uso...mas pode contar comigo pelo blog para qquer ajuda.

até mais

Lassoares

PopCurso disse...

eu baixei o Billboard Collection no dasmatze mas quando eu vou clicar em uma peça desse conjunto,da erro.
O que eu faço para resolver isso?
OBS: não tenho nenhuma das expansões.

Lassoares disse...

Thyago, verifiquei no site do Dasmatze e ele não faz nenhum comentário sobre restrições do set, mas acho que é preciso ter expansão sim, wild e soaked... vc já conferiu se a instalação foi correta, pois se aparece no jogo e depois trava, provalvemente vc instalou algo errado. Qual tipo de erro aparece?
até mais

PopCurso disse...

Olá Lassoares,não aparece erro nenhum só que quando eu vou clicar em alguma peça o jogo trava.
acontece a mesma coisa com todos os brinquedos que eu baixei no Vodhin.org. quando eu vou clicar no brinquedo o jogo trava.

Anônimo disse...

EU SOU NOVATO NESE JOGO DAI QUE EU BAIXEI TODOS OS OBJETOS E ESTO COM MEDO DE ISTALARLOS E O JOGO NAO PEGA MAIS!!!

Lassoares disse...

@Anônimo cara, já baixei mais de 400 arquivos e até hoje tudo normal... apesar de não poder garantir acho que não haverá problema, o q posso dizer é que os CSO, CTR e CFR que divulgo são sempre testados e rodam bem. Além disso, desconheço casos de jogos q travam permanentemente, qdo trava é só excluir o que vc colocou, conferir, testar e daí vc terá dois caminhos: 1) não usa o arquivo que deu problema ou 2) reinstala e se diverte. Boa sorte e qquer problema é só escrever.

até mais

Lassoares disse...

@games completos. Se é isso então precisa de expansão. Geralmente os CSOs exigem Wild ou Soaked.

thyago disse...

Lassoares, não consigo acessar o site do vodhin.org . quando eu vou entrar aparece isso:

403 Error - Forbidden
You have recieved this message because the resource you have requested is not accessable by the webserver due to file permissions or other locking conditions. Please verify that you have access rights to the requested resource or that the Apache daemon has access rights to the requested resource before trying again.

O que isso quer dizer ? Até mais

Lassoares disse...

Poxa cara acho q tá fora do ar mesmo... isso já aconteceu uma vez e ficou um tempo fora, tentei o link temporario q ele criou da outra vez e tbém não deu... o jeito é esperar provavelmente ele tá refazendo algo no site e por enquanto teremos q esperar.

thyago disse...

tá bom, tomara que o site volte ao normal, pois eu estou doido para colocar mais CSO's no RCT3. até mais.

Stealth disse...

Alguem tem como me explicar o que é roda o jogo em sandbox para testa antes se vai da certo como faço isso

Thyago disse...

Olá Lassoares , Acabei de fazer um site sobre RCT3. Ele ainda está em construção , mais já tem alguns CFR's e CSO's para baixar.Entra lá no site:
http://www.tudosobrerct3.webnode.com.br

Lassoares disse...

legal thyago, vi seu site e ficou legal... vc tá trabalhando com o tyc00n10? Legal, boa sorte com o desenvolvimento!

Lassoares disse...

Stealth o sandbox é uma cenário limpo, com todo dinheiro necessário, nele vc pode testar o que quiser, se for uma coaster por exemplo, pode salvar e depois colocar em outro lugar

thyago disse...

Não lassoares, porque vc achou isso ?

Lassoares disse...

por que o blog é bastante parecido com o RCTdatabase, inclusive as imagens, texto e ordem dos posts... por isso pensei que vcs estavam trabalhando juntos, algo como uma versão traduzida

Anônimo disse...

Legal é daora.

Anônimo disse...

Lassoares Me Add No Msn : murilo-cd97@hotmail.com...ai vc mim da dicas de como deixar meu parque igual os seus EXCELENTE'S !!

Lassoares disse...

poxa não uso msn, mas pode acreditar q olho o blog todos os dias... foi mal, espero q isso não seja um probl... valeu pelos elogios =D

Anônimo disse...

Eu baixai a m&p coal mine do dasmatze mas nao faso a mimima ideia de que copiar e aonde colar. Queria muito esse cso será que voce poderia me ajudar???

Lassoares disse...

antes de nada os CSOs do Dasmatze tem duas opções:
a) .exe (um auto instalador) e b) zip

Se escolher (a) clique no arquivo baixado (M&PCoalMine), aceite o Executar e o aplicativo se abrirá, onde esta escrito "destination folder" é o caminho de extração, se quiser extrai no desktop e depois recorte e cole na pasta style/themed, ou se preferir escolha o caminho até essa pasta clicando em "browse".

Se escolher (b), simplesmente extraia onde quiser e depois recorte e cole na pasta style/themed, ou se preferir escolha o caminho até essa pasta clicando com o botão direito e depois escolha "extrair arquivos", feito isso escolha o caminho até a pasta pasta style/themed.

É isso, até mais e bom jogo

Anônimo disse...

Poxa cara é sempre bom saber que existe uma pessoa que entende sobre RCT3.Muito obrigado pela sua explicação.

Lassoares disse...

Valeu cara.. q bom q ajudou!!!

Anônimo disse...

Legal...

Anônimo disse...

Nossa Esse Site Ajudou D+++++++ Carambaaaaaaaaa

(em outro significado)

Anônimo disse...

Nossa...Melhor Possivel!

Lassoares disse...

Legal!

Lassoares disse...

valeu!! fico feliz em saber que ajudou

Anônimo disse...

Mann, eu gosto muito dos seus post, sempre me ajudam, mas eu gostaria que você mandasse no meu e-mail o link do download do barvo viking grande, porque eu estou faz tempo a procura!! Valew amigão. E-mail: marcos_hsm12@hotmail.com

Lassoares disse...

Anônimo (Marcos): valeu cara, mto obrigado! qto ao link que vc pediu é esse:

http://www.putmeonthenet.net/content/ImagineerJohn/website2/SwingingShip.html

até mais

Anônimo disse...

é isso ai que eu tenho que baixar para colocar catracas e entradas diferentes?

Anônimo disse...

é isso ai q eu tenho qe baixar pra colocar as catracas?

Lassoares disse...

Anônimo: não entendi a pergunta.

Uriel disse...

ayuda!!!!
rct3 no puedo pasar un nivel
agreguenme a mi msn
cluck_dl@hotmail.com

Anônimo disse...

Ola ayuda !!
cluck_dl@hotmail.com

Lassoares disse...

Uriel: lastima, pero no tengo msn, pero puedes enviar tus dudas por el blog y estoy seguro que yo te ayudare, quien sabe otros chicos tambien te podran ayudar. Hasta pronto. Lassoares

Anônimo disse...

oi, gostaria de saber em q pasta colocar os cso's q fiz no google sketchUp8.
grato se puderem responder!!

Lassoares disse...

Anônimo: os arquivos gerados no sketch Up são .ase e não servem para o RCT3 a não ser que sejam convertidos usando o importer. Veja o processo completo no tutorial que fiz recentemente:

http://lassoares-rct3.blogspot.com/search/label/CSO%C2%B4s%20%28Tutorial%29

Anônimo disse...

ei eu sou novato no jogo onde eu acho os objetos baixadoseu baixo e instalo tudo direitim mais não aparece no jogo.
eu baichei os uportes moby's steel jungle v1 e v2 o que eu faço

Lassoares disse...

anonimamente: cara, 2 perguntas:

1) qual versão do RCT3 vc tem?
2) em que pasta do RCT3 vc colocou as pastas do moby's steel jungle v1 e v2?

talvez esse post ajude:

http://lassoares-rct3.blogspot.com/2009/12/errando-e-aprendendo-no-svd-for-sid.html

até mais

Anônimo disse...

oi cara desculpaa demora
1- aminha versão rct3 é a platinum
2-eu coloquei nas pastas meucomputador/discolocal/arquivosdeprogamas/atari/rct3/style/themed

Lassoares disse...

anonimamente: sem problemas... só um detalhe vc vc tem a pasta arquivos de progamas (x86, pois meu rct3 está instalado nela e isso pode fazer a diferença. O post que te mandei ajudou?

Anônimo disse...

cara o post ajudou.
mais ainda eu não intendi quando eu baixei apareceu o readme falando que eu tenho que deletar as otras versoes.
Qais são elas ?

O blog é muito bom...

Lassoares disse...

anonimamente: de qual CSO?

Anônimo disse...

moby's steel jungle v1 e v2

Lassoares disse...

anonimamente: que estranho, pois esse set segue o padrão de instalação, ou seja, extrair e colocar na pasta style/themed. teste o link da página abaixo

http://www.meganaut.com/msj.html

só um detalhe vc tem qual versão do RCT3?

até mais

Anônimo disse...

ola,me xamo marlon,estalei uns CSO's
mais quando vo colocar no cenário trava tudo
nao sei por que,fiz tudo cértinho...meu rct3 axo que num tem expansão
se alguem puder me ajudar,meu msn ae: marlon.lag@hotmail.com
vlw
Fui!

Lassoares disse...

Anônimo: (Marlon) 99% dos CSOs não rodam sem expansões, então mesmo que a instalação esteja correta, infelizmente vc terá problemas. Não poderei te adicionar, pois não uso msn, foi mal! Até mais.

Anônimo disse...

Lassoares, espero que você me ajude..
Eu tenho o RCT3 Platinum portugues, ae ta.
Eu baixei um CSO ae, extrai pra pasta Style/Themed e pra ParticleEffects.
Nao sei se tem que fazer mais alguma coisa.. só fiz isso (PS:sou novato nessas coisas)
Ae beleza, quando eu vou jogar, eu nao consigo achar o cso que eu baixei..
Eu nao sei aonde tenho que ir pra mim usar o cso (nem sei onde ele ta)
Queria sabe se você pode me ajudar nisso ae, P/favor.

Lassoares disse...

Anônimo: antes de nada me diga qual CSO vc tentou baixar. Até mais!

Anônimo disse...

Boa Noite.. eu de novo aqui

Tinha postado outro comentario te respondendo qual CSO eu baixei, mais não sei se foi, entao to postando outro, se não tiver problema (:

Entao, o CSO que eu baixei, foi de Portas que Abrem Sozinha,
Baixei desse site aqui: http://rct3dimensions.blogspot.com/2011/09/portas-que-se-abrem-sozinhas.html

Beleza?

Lassoares disse...

Anônimo: sem problemas, tô aqui para ajudar! Então vc baixou o Doors, portanto extraia o zip baixado e depois recorte e cole a pasta extraída "Doors" na pasta style/themed do RCT3, não precisa mais nada. Veja se funciona e me diga. Até mais.

Anônimo disse...

Eu aqui mais uma vez \o/
Ae Lassoares, fiz o que vc disse, funciono certinho..
Já baixei um monte de CSO, graças a você :D
Valew mesmo! Abraços.

Lassoares disse...

Anônimo: que bom e imagina cara, tô aqui para ajudar, se precisar é só pedir. Até mais!

Anônimo disse...

, eu baixei alguns CSO, e tentei de todas as formas coloca-lo no jogo, mais não consegui >.< certamente to fazendo tudo errado, ajuda ? : DD queria sabe se tem que usar programa pra envia-los ou só ctrl, dentro das pastas. Baixei uns com moveis... to querendo muuuito. ajuda ajuda >.<

Lassoares disse...

Kassia S.: então, de uma olhada com toda atenção no post, especificamente no item Alguns passos para baixar e usar CSO´s. Quanto ao programa infelizmente não existe nenhum, mas 99% dos CSOs são instalados conforme a descrição do post. De qquer forma me diga qual set exatamente vc baixou e o link e te ajudo com um passo a passo. Até mais!

Anônimo disse...

como instalar um brinquedo no rct3...
Eu já baixei um em arquivo rar, mais não sei colocar!
me ajudem!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!111

Lassoares disse...

Anônimo : qual CFR vc está tentando instalar?

Lassoares disse...

Anônimo: poxa quase esqueci, fiz um post há muito tempo que pode te ajudar.

http://lassoares-rct3.blogspot.com/2010/02/instalando-cfr-custom-flat-rides.html

Mistieri disse...

pf alguém pod me resp como estrio csos para o cd do rct3?????????

Lassoares disse...

Mistieri: não entendi, o que é "estrio csos"? aguardo resposta para te ajudar!

Anônimo disse...

Olá Lassoares tudo bom ? Bom , Tomara que possa me ajudar , Quando instalo o cso '' ATHCatwalk and Accessories Set '' ( das escadinhas do lado do trilho da mr ) Instalo tudo certinho e talz , mas quando chego no jogo e clico para botar ele no cenário aparece só a sombra dele quando coloco , sabe o que posso fazer ? Obrigado '-'

Lassoares disse...

Anônimo: qual link vc usou para baixar este set? isso ocorre só com ele?

Anônimo disse...

Obrrigado , consegui resolver meu problema instalando o Roller Coaster Tyccon 3 Plantium . Mas Obrigado por responder !! Admiro muito seu blog , Parabéns !

Lassoares disse...

Anônimo: que bom, fico feliz e obrigado... qualquer coisa que precisar é só escrever. Até mais!

Anônimo disse...

Onde baixo os suportes para as monatanhas-russas e tambem onde baixo algumas cercas e pisos novos?(Pf de preferencia mandem um link)

Lassoares disse...

Anônimo: veja o post de hoje (CSO List) tudo o que vc precisa está na lista publicada hoje. Até mais!

Anônimo disse...

nenhum desses links funcionam mais.. pq?

Lassoares disse...

Anônimo: esse post é de 2009, por isso muitos dos sites citados já estão off line, em todo caso de uma olhada nestes sites (são os principais):

http://www.rct-3.org/files/index.php?page=Index
http://www.customscenerydepot.com/cslist/index.php

e também pode encontrar todos os links que precisar na série de posts do CCBO:

http://lassoares-rct3.blogspot.com.br/search/label/CCBO

Até mais

diegolllll disse...

aonde posso baixar novas entradas para RCT3??

Lassoares disse...

diegolllll: CSO para fazer estradas?

Postar um comentário




Lassoares-rct3

ANO IV