Nostalgische en fabelachtig!

Não se assuste com as palavras que intitulam o post, pois elas definem o exato sentimento de um jogador de RCT3 ao se deparar com a mais nova criação do habilidoso Pat, uma criação que ao mesmo tempo é capaz de nos fazer voltar ao passado para aprender um pouco sobre a história Efteling – o já conhecido parques de diversões holandês – e capaz de nos fazer pronunciar elogios no presente. Uma criação que mistura a nostalgia do passado representado em quase uma centena de peças à beleza dos antigos modelos que iluminam a criatividade e a inventividade no presente. Como dito, não se assuste com as palavras que intitulam o post, mesmo porque elas significam: nostálgico e fabuloso. Simples palavras que resumem o sentimento gerado pelo Nostalgische Speeltuin criado pelo Pat.

 

Nostalgische en fabelachtig (lassoares-rct3)

 

Sei que não é comum começar um post pelo final, no entanto, não posso negar que Nostalgische Speeltuin, cuja tradução é  Playground Nostálgico, me surpreendeu a ponto de me fazer modificar a ordem que comumente define a escrita de um post. Por essa razão foi preciso inverter as palavras e começar pelo desfecho, pelo elogio e pela indicação clara e objetiva de que o trabalho desenvolvido pelo Pat está entre as melhores criações feitas para o RCT3. Portanto, se o final já esta descrito resta-me agora explicar os motivos de tamanho entusiasmo.

 

Iniciarei pela etapa pós-teste e pouco a pouco chegarei aos resultados da criação apresentada, isto é, iniciarei pelo momento posterior a constatação de que o Nostalgische Speeltuin é excelente. Como se sabe, a análise de qualquer criação testada só se completa após a verificação do contexto ao qual ela se integra, a história que a inspira ou a realidade da qual sua ideia é extraída. Foi neste momento que me deparei com o fato de que o termo Nostalgische Speeltuin está carregado de sentido e, portanto, trás consigo algo mais do que peças para serem instaladas no RCT3.

 

Assim, chega-se a ideia do Playground Nostálgico, mais precisamente aos anos de 1936, data em que o recém criado Efteling era apenas um parque natural com algumas poucas atrações, com uma área temática ocupada com algumas construções (elaboradas por Anton Pieck e Peter Reijnders) diretamente inspiradas nos contos de fadas – e, claro, com um Playground. Neste contexto, o estilo do Efteling começava a se tornar sua própria marca registrada e aos poucos os desenhos feitos por Anton Pieck davam o tom de magia, aventura, encantamento e imaginação que claramente definem os temas do parque holandês.

 

Com este estilo peculiar o Efteling atravessou os anos e chegou a atualidade como um dos maiores parques europeus, um estilo que jamais deixou de se valer de sua origem: dos contos de fadas, das narrativas fantásticas, da fértil imaginação criadora de cenas, cenários, personagens e histórias mágicas e encantadoras. Resumindo, um Pieck Style que nos permite sentir uma rara nostalgia e um sentimento de que a diversão também se faz com aquilo que em algum momento esteve no passado.

 

Sem dúvida, os mais críticos questionarão tal sentimento, provavelmente dirão que não se pode sentir nostalgia de algo que sequer conhecemos e que qualquer sentimento semelhante não merece atenção diante das inúmeras possibilidades do presente. Se alguém pensa isso devo dizer que a nostalgia não é fruto da lembrança de algo que necessariamente tenhamos visto, como se sabe muitos de nós sequer erámos nascidos na década de 1930 e muito menos estávamos próximos ao Efteling.

 

Entretanto, muitos de nós de alguma forma temos as lembranças dos parques brasileiros com seus temas carregados de magia e diversão, talvez o mesmo pode ser dito dos alemães que tão bem homenageiam os parques itinerantes e os Freimarkt (destacados neste post do lassoares-rct3) com suas nostálgicas e fabulosas atrações. Mas isso não é tudo, é preciso lembrar dos parques, dos temas, dos livros e da imaginação de qualquer criança, ora, isso também nos leva ao RCT3, isso também nos move e nos prende a este jogo. Mas é preciso destacar: esse sentimento não nos separa do presente, das coasters e de suas emoções, da rapidez, dos rodopios e da tecnologia dos rides extremos. Enfim, a nostalgia aqui citada se refere ao passado de qualquer um que esteve ao não no Efteling, mais que uma lembrança de um espaço físico, a nostalgia é um sentimento de que nos mostra que a diversão não se separa da imaginação já sentida ou criada em outros momentos do tempo passado, assim como o Efteling fez.

 

Estas palavras nos levam ao Nostalgische Speeltuin, ao Playground Nostálgico criado pelo Pat, talvez melhor seria chamá-lo de um nostálgico parque infantil, uma parte do passado do Efteling que não o nega, ao contrário, o faz viver. Como já mencionado, uma criação que nos faz lembrar da simplicidade da imaginação e da diversão já sentida ou criada. Estas palavras nos levam, dentre outros fabulosos e nostálgicos objetos, ao Apenmolen (1) – um tipo de gira-gira – e ao Rolton (2) – um tipo de brinquedo infantil para as crianças se equilibrarem enquanto caminham sobre a estrutura em forma de barril –  que até há anos atrás poderiam ser encontrado na Anton Pieckplein ou Praça Anton Pieck (área do parque originalmente fundada em 1954), ao draaischijf (3) – prato giratório – que adornava a área antes mencionada, ao Hobbelpaard (4) – pequeno cavalo branco de balanço – e as Wipes (Gangorras) (5) até hoje mantidas no playground (reaberto em 2009) localizado entre Lavenlaar e Villa Volta do Efteling.

 

Nostalgische Speeltuin (Pat) lassoares-rct3

 

A imagem não mente, ainda que sejam estáticas as peças são fabulosas, são modelos perfeitamente desenhados e trabalhados com texturas que fazem jus ao Pieck Style. Ademais não se pode deixar de mencionar que a nostalgia também esta presente nas peças apresentadas na imagem acima (elaborada durante o teste do CSO). Mas é preciso seguir em frente, pois o Nostalgische Speeltuin criado pelo Pat ainda guarda outros segredos, a exemplo do modelo estático do Polka Marina – um carrossel temático fundado em 1984 na área Ruigrijk. Como dito, trata-se de um modelo estático e, portanto, não é um CFR ou uma peça animada, entretanto, a junção das várias peças que aparecerão com as iniciais Polka Marina permitirá reconstruir o antigo modelo desta atração (destacado na imagem abaixo elaborada durante o teste do CSO) que mesmo reformulada se mantém até os dias de hoje no Efteling.

 

Polka Marina (Pat) lassoares-rct3

 

Ainda há mais, desta vez o exemplo de nostalgia e beleza vem do Grote Glijbaan, uma das mais antigas atrações do parque, neste caso, uma das atrações já desativadas, mas que esteve no parque dos primeiros anos (1936) até meados nos anos de 1950. Se traduzido, Grote Glijbaan significa Grande Escorregador, logo se somarmos a imagem abaixo (elaborada durante o teste do CSO) ao significado do termo ficará claro como a peça criada pelo Pat trará um ar nostálgico para os parques desenvolvidos no RCT3.

 

Grote Glijbaan (Pat) lassoares-rct3

 

Como se vê, o Nostalgische Speeltuin possui muitos elementos e mostrar todos parece quase impossível, no entanto, há mais um conjunto de peças que merece seu devido espaço neste post, pois elas são inspiradas no cenário de uma das mais antigas atrações do Efteling e ao mesmo tempo elas nos permitem falar do CTR conjuntamente apresentado pelo Pat. Me refiro ao conjunto de peças nomeadas com o prefixo traptreintjes, o mesmo nome dado ao trem infantil inaugurado em 1953 (hoje depois de reformulado e modificado o mesmo trem recebeu o nome de Kinderspoor – Ferroviária Infantil).

 

Sendo assim, o conjunto final a ser destacado representa a antiga versão do Traptreintjes e para descrever esta atração que como já mencionado é apresentada pelo Pat em inúmeras peças (CSO) e em um CTR (a ser apresentado mais a frente), recorrei a três recursos iniciais. Primeiro, a fotografia da atração tirada por Johan van Gerven em 1954 (um ano após a inauguração do trem infantil), segundo a frase abaixo extraída e adaptada do vijfzintuigen – um site holandês altamente recomendado para quem deseja conhecer o Efteling – ela descreve o Traptreintjes:

 

Na paisagem típica holandesa, você encontrará um trem […]. Um trem que você deve mover pedalando. Uma vez na estrada você passará por pastagens e verá ovelhas, por casas acolhedoras […]. "Olha lá, há uma barreira a nossa frente!". […] vire e você passará por uma fazenda onde o feno é armazenado. Além disso, veja a uma cegonha, ele teria ovos? Desfrute do passeio pelo campo holandês […] e em alguns minutos você chegará novamente na estação "The Blue Heron".

 

Terceiro, ao vídeo postado em 2012 pelo Barry Kanters no Youtube, nele se verá a nova versão da atração. Depois disso ficará fácil entender as imagens abaixo que mostram os inúmeros elementos do antigo cenário Traptreintjes Objects (1) e parte das peças criadas pelo Pat para reproduzir a antiga atração (Traptreintjes Station) (2). Ainda que seja um pouco repetitivo, não é demais dizer que tais peças são igualmente ótimas.

 

Traptreintjes CSO (Pat) lassoares-rct3

 

Finalmente é hora de falar do CTR Traptreintjes criado pelo Pat, e sinceramente já não é preciso dizer muito, pois depois de ver a imagem, ler o texto e assistir ao vídeo que apresenta o Traptreintjes do Efteling em três diferentes momentos de sua história só é preciso saber que o CTR Traptreintjes é uma impressionante recriação desta nostálgica e fabulosa atração. A imagem (elaborada durante o teste do CTR) abaixo sintetiza e comprova isso.

 

CTR Traptreintjes (Pat) lassoares-rct3

 

Como se vê a simpatia do pequeno trem infantil foi integralmente reproduzida pelo Pat, neste modelo o Traptreintjes Car levará dois peeps pelo Track RR05 (GuidedTourConcrete) criado pela Revolutionary Rides Team, o mesmo usado no CTR MM-Jeep. Portanto, além de um custom car de ótima qualidade, o CTR Traptreintjes conta com um traçado espetacular que proporcionará a construção de um trajeto com subidas e descidas sinuosas em velocidade constante.

 

Antes de apresentar os passos necessários para a instalação do CSO e do CTR apresentados é preciso lembrar que todos os elementos criados pelo Pat foram direcionados ao projeto Laneling do Sybren, um projeto de recriação do Efteling no RCT3 que poderá ser visto neste tópico do shyguyworld, nele se verá as imagens de outros elementos presente no CSO que não foram apresentados neste post, o mesmo vale para o tópico de divulgação apresentado pelo próprio designer. De igual modo, não posso deixar de lembrar para os que se interessaram pelo Efteling que é imprescindível visitar o wonderplein, pois neste site se encontrará grande parte dos CSOs, CFRs e CTRs necessários para qualquer recriação inspirada no parque holandês, inclusive uma versão do Traptreintjes criada pelo Patrick em 2010.

 

Agora sim, vamos aos passos necessários para a instalação do Nostalgische Speeltuin criado pelo Pat. Antes de nada lembro que tanto o CSO quanto o CTR estão em um único arquivo, portanto, o primeiro passo é fazer o download do arquivo hospedado no CS Depot (sugere-se login). Depois de baixar e extrair o arquivo observe os seguintes passos para instalar o CSO (Item 1) e o CTR (Item 2 e 3):

 

1. Localize a pasta Pat's Nostalgische speeltuin (CSO) e recorte-a e cole-a na pasta Style/Themed do RCT3.

 

2. Localize a pasta CTR_LanelingTrapTreintje (CTR Car) e recorte-a e cole-a na pasta Cars\TrackedRideCars do RCT3, posteriormente localize a pasta CTR_Traptreintjes (CTR Track) e recorte-a e cole-a na pasta tracks\TrackedRides do RCT3.

 

3. Como já mencionado o CTR Traptreintjes somente funcionará se o CT RR05 (GuidedTourConcrete) estiver instalado. Caso não o tenha, baixe o mesmo e depois de extraí-lo localize, copie e cole a pasta TrackCTR_RR05GuidedTourConcrete na pasta de trabalho de CTR_Creator (v0.95). Abra o Creator e clique em Install/Uninstall, localize a pasta TrackCTR_RR05GuidedTourConcrete e pressione Install CTR-Folder. Depois de visualizar a mensagem de confirmação abra a pasta tracks\TrackedRides do RCT3 e verifique se a pasta do CT RR05 foi devidamente instalada.

 

Pronto, agora é só abrir o RCT3 para usar a criação do Pat, ou melhor, a nostalgische en fabelachtig criação do Pat. Espero que aproveitem e até breve.

 

Lassoares Out./2012

2 comentários:

Anônimo disse...

Muitooo Boom! Estava procurando o PAT Nostalgische speeltuin polka marina. Já baixei e Já estou usando! Amos eu blog, todos os dias eu entro,igual a ontem, entrei 38 vezes!

Lassoares disse...

Foum Habbo: valeu cara! esse set é realmente espetacular!

Postar um comentário




Lassoares-rct3

ANO IV