É possível recriar uma atração completa no RCT3?

Recriar, sem dúvida esta ação representa uma das mais interessantes possibilidades do RCT3, uma ação que o transforma em um game capaz de nos fazer criar de novo aquilo que em algum momento e em algum lugar já foi criado. Portanto, se recriar é um ato de criar de novo, um ato de expandir o RCT3 sem sair dos limites do real, escolher um parque de diversão e se inspirar nele é o primeiro passo e, ao mesmo tempo, o primeiro indicativo para responder de modo afirmativo a pergunta que dá título ao post.

 

recriar uma atração completa no RCT3 (lassoares-rct3)

 

Ora, parques de diversão não faltam, em cada parte do mundo há pelo menos um, e em cada um deles há pelo menos uma atração capaz de nos inspirar. É importante lembrar, a recriar é um ato de criar de novo, e o RCT3 é um jogo especialmente capaz de nos permitir essa fantástica possibilidade. Mas sejamos sinceros, quando nos aventuramos em qualquer projeto de recriação há ao menos duas questões primordiais: a primeira é a escolha do que será recriado e a segunda é quais recursos (CSOs, por exemplo) serão utilizados em tal projeto. Embora pareça óbvio dizer isso, a validade de considerar tais questões não é sua análise isolada, mas sim responde-las de modo conjunto, pois nem sempre se tem a disposição o conjunto de recursos necessários para realizar a recriação daquilo que escolhemos recriar.

 

Frente a isso, ainda que a recriação seja um ato de criar de novo, é preciso lembrar que este mesmo ato exige recursos que conjuguem a realidade a ser recriada e a fantasia a ser criada, em outras palavras, a inspiração e o recurso, a atração de um parque real e os objetos de cenário próprios para o RCT3. Por consequência a resposta para a pergunta que intitula o post já não parecerá tão simples. Ainda sim, me anteciparei e direi: sim, é possível recriar uma atração completa no RCT3! Quer dizer: o post de hoje provará isso ao apresentar um dos melhores projetos de recriação já vistos, o Blue Tornado do Andrea (TrekFriends).

 

Uma recriação denominada Blue Tornado criada por um designer chamado Andrea? Isso mesmo, Blue Tornado é uma das inúmeras atrações instaladas no Gardaland – o principal parque de diversões italiano que desde 1975 encanta os amantes da diversão e da fantasia. Antes de nada, é importante dizer que este parque é inegavelmente uma fonte capaz de inspirar inúmeras recriações, dito de outra forma, um mundo real que pode ser recriado no RCT3. Foi justamente esse o trabalho do Andrea – um designer italiano que já teve dois de seus trabalhos apresentados no lassoares-rct3, duas recriações igualmente inspiradas no Gardaland.

 

Espere um pouco: quais são estas recriações? Não me lembro de nenhum designer chamado Andrea, quem é ele? Bom, a resposta para tais perguntas exigirá um breve retorno no tempo. Voltemos então ao dia 12 de Setembro de 2012, data na qual o sempre atento shyguy postou o seguinte texto em um tópico do fórum do shyguysworld que se referia ao CSO Fuga da Atlantide:

 

It was uploaded by a member named lorenzo.davini and it has come to my attention that he may not be the author. I have not received a response after contacting him myself. This is very important so the correct author can be given credit. I hope that I am wrong, as he has been listed as the author in CS List. A lengthy article about this set has also been written at Lassoares-RCT3 which also cites him as the author. The article was written after the set was uploaded to the CS Depot and listed in the CS List, which shows how important it is that we get our facts straight so misinformation isn't spread to other sites.

 

Traduzindo e resumindo:

 

O [CSO Fuga da Atlantide] foi carregado por um membro chamado lorenzo.davini e só depois me dei conta que pode ser que ele não seja o autor do mesmo. Não recebi resposta depois de contatá-lo. Isso é muito importante para que o verdadeiro autor receba o crédito pela criação. Espero estar errado, afinal ela esta listado como um autor na CS List. Um longo post foi apresentado no lassoares-rct3 depois que o set foi carregado no CS Depot e listado no CS List, neste mesmo post lorenzo.davini também foi citado como autor, e isso mostra o quanto é importante esclarecermos essa questão a fim de evitar que alguns erros sejam divulgados em outros locais.

 

Como é de se imaginar, as palavras do shyguy se tornaram absolutamente importantes para o blog, pois como dito, dois trabalhos de um designer italiano já haviam sido apresentados no lassoares-rct3, duas recriações igualmente inspiradas no Gardaland. Quais? O CSO Fuga da Atlantide atribuído erradamente ao italiano lorenzo.davini (nome no post já revisado, em breve postarei novidades sobre esta criação) e o GSX-RAMSES [beta] postado sem indicação de autor, pois até então não se sabia nada sobre o mesmo, a não ser ele havia sido usado pelo Belotto em uma de suas espetaculares criações. Isso basta para comprovar o efeito das palavras do shyguy que inclusive postou um gentil comentário no blog para me alertar. Deste dia em diante, me pus a pesquisar sobre o nome lorenzo.davini e isso me levou ao gardalandfanpage, um site que hospeda as duas criações citadas. Imediatamente envie uma mensagem perguntado quem era o autor dos CSOs, mas infelizmente não recebi resposta.

 

Quando já imaginava que tinha um problema sem solução, novamente as palavras postadas no fórum do shyguysworld foram importantes, pois no dia 17 de Setembro de 2012, uma resposta chegou ao tópico iniciado pelo shyguy. Nela o usuário TrekFriends dentre outras palavras disse: meu nome é Andrea e eu sou o autor do CSO Fuga da Atlantide (do Blue Tornado e do GSX-RAMSES [beta] também). Dito isso, retomemos as perguntas, mesmo porque a resposta para elas já foi dada: uma recriação denominada Blue Tornado criada por um designer chamado Andrea? Quem é ele? Quais são as criações de sua autoria já publicadas no lassoares-rct3?

 

Isso mesmo, recriar é possível, o Fuga da Atlantide e o GSX-RAMSES respectivamente apresentados no blog em setembro e junho de 2012 são provas disso. E como se verá, o Blue Tornado – a terceira criação do Andrea a ser apresentada no lassoares-rct3 – é igualmente prova disso. Portanto, sem mais delongas vamos as provas que colocam o Blue Tornado do Andrea entre os melhores exemplos de recriação de uma atração completa no RCT3, uma justa homenagem a este designer cujo nome infelizmente ficou de fora das linhas dos posts antes citados.

 

Como já mencionado o Blue Tornado do Andrea é uma recriação, logo antes de qualquer comentário é preciso conhecer a fonte original instalada no Gardaland, clique e veja as fotos e o vídeo que mostram dois pontos essenciais: o cenário e o traçado desta incrível Vekoma SLC de 765 metros de extensão. Reparou nos detalhes do cenário? No jato colocado sobre a estação, na piscina posicionada no centro da coaster e nas construções que compõe? Se isso não foi suficiente, veja esta imagem (vista total da área da coaster) e esta (vista da área de alimentação integrada ao cenário da coaster). Quanto ao traçado, penso que o vídeo que destaca os principais movimentos desta steel inverted roller coaster já mostra tudo.

 

Vou insistir: recriar é um ato de criar de novo, e ao que tudo indica o Andrea entende disso, pois ao baixar o Blue Tornado você terá a sua disposição todos os detalhes do cenário antes destacado, divididos em duas elementos que integram o CSO. Vale lembrar que o Blue Tornado será instalado em uma única pasta, no entanto, depois de instalado o CSO aparecerá em dois menus distintos. O conteúdo da pasta Fast Food (que no RCT3 aparecerá no menu Walls, Roofs and Buildings) estarão as peças necessárias para montar a área de alimentação como destacado na imagem abaixo (elaborada durante o teste do Blue Tornado).

 

Blue Tornado - Fast Food View (Andrea) lassoares-rct3

 

Já o conteúdo da pasta Scenery (que no RCT3 aparecerá no menu Scenery Itens) estarão as peças necessárias para montar a estação da coaster, incluindo o jato posicionado no teto, bem como outros elementos decorativos do cenário (cercas, pisos etc.) como destacado na imagem abaixo (elaborada durante o teste do Blue Tornado).

 

Blue Tornado - Station View (Andrea) lassoares-rct3

 

Tem mais? Repito: recriar é um ato de criar de novo. Portanto, um recriação completa inclui ainda o traçado, e isso também foi feito pelo Andrea usando a compact inverted roller coaster original do RCT3. E como se isso já não bastasse, o designer ainda nos fez o favor de unir esses três elementos em uma perfeita recriação da área do Blue Tornado, tudo em um único arquivo .dat, ou seja, depois de instalar e abrir o arquivo criado pelo Andrea você terá uma parte do Gardaland inteiramente recriada na tela do RCT3, tal qual mostra a imagem abaixo (elaborada durante o teste do Blue Tornado).

 

Blue Tornado - General View (Andrea) lassoares-rct3

 

Acho que é tudo, só resta baixar o Blue Tornado e usá-lo para montar novas estruturas com o CSO, para usar o traçado já montado em novos temas ou simplesmente para reproduzir a área já construída pelo designer. Seja como for, clique aqui e vá até a página da web criada pelo Andrea e clique no link do Blue Tornado para baixá-lo. Depois disso extraia o mesmo e siga os seguintes passos:

 

1) Localize a pasta GSX-BLUE TORNADO e recorte-a e cole-a na pasta Style/Themed do RCT3.

 

2) Localize o arquivo [CompactInverted]BLUE TORNADO 2010.trk e recorte-a e cole-a na pasta Documents\RCT3\Coasters. Lembra-se que o mesmo servirá para reproduzir o traçado da coaster e deverá ser acessado pelo menu coaster, especificamente junto ao item compact inverted roller coaster.

 

3) Localize o arquivo TORNADO Test Park.dat e recorte-a e cole-a na pasta Documents\RCT3\Parks. Lembra-se que o mesmo servirá para reproduzir o traçado e as construções que compõe da coaster e deverá ser acessado no momento de abrir um parque já salvo, especificamente portanto, abra o RCT3, escolha a opção Play, Sandbox e depois clique em Load Game e na janela selecione e abra o Tornado Test Park. Não esqueça de instalar o CSO antes de abrir o arquivo citado.

 

Espero que aproveitem e até breve.

 

Lassoares Out./2012

10 comentários:

Unknown disse...

lassoares-rct3:quer fazer parceria comigo?
Meu blog é: Bexiga-rct3.blogspot.com.br.

lavandoski disse...

pooor favor, coloca pra download o beto carrero, não acho em lugar algum (=

Lassoares disse...

gabriel rodrigues: topo sim! só peço que o anúncio seja no início de novembro, por vc tudo bem? A propósito, o link que vc mandou não funcinou, eu usei este: http://rct3-bexiga.blogspot.com.br Está certo? Até mais!

Lassoares disse...

lavandoski: vc diz o parque (.dat) ou os csos exclusivos?

lavandoski disse...

o parque (.dat), não acho em lugar algum, só acho do playcenter e hopi hari. vlw

Lassoares disse...

lavandoski: o problema é que o parque foi desenvolvido pelo Rafa, eu ajudei com a criação dos CSOs exclusivos. Mas farei o seguinte: escrevei para o Rafa e pedirei o arquivo (.dat), pois há tempos quero divulgar os CSOs e sem este arquivo ficará faltando algo. Desculpe não ajudar agora, mas fique certo que vou tentar falar com o Rafa. Até mais!

lavandoski disse...

blz então, vlew

Lassoares disse...

lavandoski: espero dar boas notícias o qto antes!

lavandoski disse...

alguma noticia??? vlw

Lassoares disse...

lavandoski: infelizmente ainda não, esperarei até o fim do feriado e te digo. Mas ainda tentarei outro e-mail.

Postar um comentário




Lassoares-rct3

ANO IV