40 novos CTRs: explorando o JKCity (Parte I)

40 novos CTRs é isso mesmo? Na verdade é possível dizer que este número é um pouco maior, pois se contarmos todos os modelos de carros, trens, elevadores, caminhões, aviões etc. presentes em cada um dos 40 Custom Track Rides criados pelo JK, o designer tcheco que comanda o rct-city, este número ultrapassará os 200 modelos. Portanto, trata-se de um dos maiores conjuntos de CTRs disponíveis, um universo ainda não explorado, um mundo de movimentos e alegria pouco divulgado nos endereços que tratam do RCT3.

Explorando o JKCity (lassoares-rct3).jpg

Dito isso, o post de hoje inaugura a série Explorando o JKCity, uma sequência de detalhadas apresentações que não só dará o devido crédito as criações do JK, como também explicará os procedimentos de instalação e os detalhes (positivos e negativos) dos 40 CTRs hoje oferecidos no rct-city. Mas antes de dar início a esta incrível jornada que, diga-se de passagem, trará muitas surpresas, é preciso relembrar quem é o JK e o que é o JKCity, para tanto, pergunta-se: você se lembra desta frase – Vyrobeno v Česká republika.

 

Em outras palavras, Produzido na República Tcheca, este é o significado da frase Vyrobeno v Česká republika, a mesma frase que deu título a um post do lassoares-rct3 publicado em Outubro de 2011, ocasião em que o JK e o JKCity – seu projeto de criação de uma cidade elaborada no RCT3 – vieram ao ar pela primeira vez para divulgar os 261 MB de CSOs criados por este habilidoso designer. Sendo assim, caso queira conhecer os 50 CSOs criados pelo JK para dar vida a JKCity visite este post e igualmente conheça um pouco mais sobre este incrível mundo.

 

Dito isso, podemos iniciar uma nova jornada e dar o primeiro passo para explorar o JKCity, neste caso os primeiros procedimentos para a instalação dos CTRs que como se verá exigem alguma paciência e o primeiro CTR dos 40 atualmente disponíveis. Vale lembrar que os posts seguintes serão inteiramente dedicados a apresentação e análise dos CTRs, no entanto, será de extrema importância estar atento aos procedimentos hoje apresentados.

 

Passo 1: Explorando os aplicativos necessários

 

O primeiro passo compreende a instalação de um conjunto de arquivos (aplicativos) necessários para o adequado funcionamento dos CTRs criados pelo JK. Em linhas gerais, ainda que nem todos os arquivos sejam obrigatórios, eles permitirão o uso de diferentes recursos, a exemplo das entradas invisíveis criadas pelo designer, portanto, entende-se que os mesmos são ao mesmo tempo, recursos complementares e recursos obrigatórios.

 

Para facilitar a análise, indicação e aplicação destes recursos deve-se considerar que os mesmos acompanharão a instalação dos 40 CTRs do JK, logo, uma vez que se conheça suas funções e os procedimentos para instalação, bastará repetir o processo aqui apresentado a cada CTR instalado ou simplesmente proceder a instalação dos arquivos aqui apresentados mantendo-os indefinidamente entre as pastas RCT3, o que reduzirá o trabalho posterior de instalação dos CTRs.

 

Dito de outra forma, siga atentamente os passos a seguir e decida qual opção é mais proveitosa, isto é, manter os arquivos instalados ou repetir estes procedimentos no momento de instalar cada um dos CTRs elaborados pelo JK.

 

1) Arquivo ikony.zip: este arquivo trás um aplicativo que pode ser definido como um arquivo suporte para o adequado funcionamento dos ícones criados para cada um dos CTRs do JK. Segundo as informações apresentadas pelo designer o ikony é um item obrigatório para a instalação dos CTRs e os testes comprovaram isso.

 

Portanto, faça o download do ikony.zip e depois de extrair o mesmo abra a pasta RideIcons e localize os dois arquivos JKicons01 (common.ovl e unique.ovl). Este dois arquivos deverão ser recortados e colados na pasta RideIcons do RCT3, cujo caminho é Atari\RollerCoaster Tycoon 3 Platinum\RideIcons.

 

2) Arquivo nastupiste.zip: trata-se do que pode ser chamado de plataforma de desligamento, isto é, um recurso para a inserção de um pequeno piso que ficará na frente das entradas e saídas inseridas nas plataformas das coasters. Este recurso é um item obrigatório e é essencial para a instalação do arquivo destacado no item 3.

 

Portanto, faça o download do nastupiste.zip e depois de extrair o mesmo abra a pasta Tracks\Platforms\Vanilla e localize os doze arquivos JKplatform01-06 (common.ovl e unique.ovl). Estes doze arquivos deverão ser recortados e colados na pasta Platforms\Vanilla  do RCT3, cujo caminho é Atari\RollerCoaster Tycoon 3 Platinum\tracks\Platforms\Vanilla.

 

3) Arquivo vstupy.zip: como dito o vstupy complementa e define o uso do nastupiste (apresentado no item acima), o mesmo permitirá o uso de três diferentes tipos de entradas e saídas para coasters (lite typ – uso de uma pequena cerca de vidro (1); typ 1 – uso com piso e sem cerca e typ 2 – uso invisível com piso (2)). Essas combinações se unirão ao pequeno piso instalado com o nastupiste e permitirão a montagem de entradas e saídas com menos espaços entre a plataforma da atração e o primeiro segmento de piso, como destaca a imagem abaixo.

 

cityjkagro (JK Agro) plataforms extensions (JK) lassoares-rct3

Embora este recurso seja opcional, é preciso lembrar que muitos dos CTRs criados pelo JK não funcionarão sem o mesmo, por esta razão sugiro a instalação do mesmo independentemente do CTR a ser usado. Sendo assim, faça o download do vstupy.zip e depois de extrair o mesmo abra a pasta Style\Custom e localize as três pastas (JKinvisibleEntrance, JKinvisibleEntrance2 e JKliteEntrance). Estas três pastas deverão ser recortadas e coladas na pasta Style\Custom do RCT3, cujo caminho é Atari\RollerCoaster Tycoon 3 Platinum\Style\Custom.

 

4) Arquivo chodniky.zip: o mesmo permitirá o uso de entradas e saídas totalmente invisíveis para coasters. Diferentemente dos demais itens listados o chodniky não é obrigatório, portanto fica a critério de cada um instalá-lo. Caso queira, faça o download do chodniky.zip e depois de extrair o mesmo abra a pasta Path e localize a pasta JKpath001, a mesma deverá ser recortada e colada na pasta Path do RCT3, cujo caminho é Atari\RollerCoaster Tycoon 3 Platinum\Path. Volte a pasta extraída e abra a pasta Style\Custom e localize a pasta JKinvisiblePaths, a mesma deverá ser recortada e colada na pasta Style\Custom do RCT3, cujo caminho é Atari\RollerCoaster Tycoon 3 Platinum\Style\Custom.

 

5) Arquivo efekty.zip: trata-se de um conjunto de dois Particle Effects criados pelo JK para complementar alguns de seus CTRs. Precisamente, os dois efeitos já existem no RCT3, no entanto, segundo o próprio autor, estes dois efeitos poderão ser substituídos para assim melhorar os efeitos. Vale destacar que o próprio JK alerta para a necessidade de fazer um backup dos arquivos originais a serem substituídos (PaddleSplash.frw e PaddleSteamerSteam.frw) já que os arquivos por ele criados são opcionais e desenvolvidos exclusivamente para suas criações. Portanto, vez mais cabe a cada jogador a decisão de usá-los.

 

Caso opte pelo uso dos dois Particle Effects criados pelo JK, faça o download do efekty.zip e depois de extrair o mesmo abra a pasta ParticleEffects e localize os dois arquivos (PaddleSplash.frw e PaddleSteamerSteam.frw). Estes dois arquivos deverão ser recortados e colados na pasta ParticleEffects do RCT3, cujo caminho é Atari\RollerCoaster Tycoon 3 Platinum\ParticleEffects. Lembre-se que os arquivos colados deverão substituir os arquivos originais já instalados nesta pasta, razão pela qual o JK sugere a realização de um backup dos mesmos.

 

Passo 2: entendendo o tutorial de instalação dos CTRs

 

Ainda que pareça desnecessário é importante destacar como se dará a apresentação do passo a passo de instalação dos CTRs que serão divulgados neste e nos demais posts da série hoje iniciada. Trata-se de uma simples precaução para assegurar a correta compreensão dos tutoriais de instalação, pois como se verá, a instalação dos CTRs criados pelo JK exige alguns passos a mais quando comparado a instalação dos CTRs comumente apresentados no blog.

 

Frente a isso, o primeiro ponto a ser destacado é reiterar o comentário feito no Passo 1 (Explorando os aplicativos necessários), ou seja, sugere-se, a exceção dos arquivos apresentados nos itens 4 e 5 (chodniky e efekty), a instalação antecipada e permanente dos arquivos dispostos nos itens 1, 2 e 3, respectivamente, ikony, nastupiste e vstupy. Desta forma, parte-se do pressuposto que todos os CTRs criados pelo JK necessitarão dos arquivos citados.

 

Em segundo lugar, é preciso ressaltar que muitos dos criados pelo JK possuem mais que um traçado (track) e mais que um modelo de carro (custom car), logo a maioria dos CTRs exigirá a instalação de várias pastas e não estará limitado as duas pastas (car e track) comumente apresentadas pelos designers de CTRs. Por essa razão, os CTRs apresentados na série Explorando o JKCity serão acompanhados por uma descrição que indicará de forma objetiva e direta o arquivo necessário (acompanhado pelo link para download) e o destino (pasta de instalação) do mesmo.

 

Além desta informação, serão apresentados os traçados que acompanham cada CTR e alguns dos nomes dos diferentes carros elaborados pelo JK, sem deixar de mencionar que a apresentação dos CTRs ainda contará com comentários sobre eventuais erros ou problemas apresentados pelos CTRs. Enfim, os CTRs apresentados na série Explorando o JKCity foram alvo de inúmeros e longos testes que resultaram em um grande volume de informações que serão aqui compartilhadas.

 

Como última informação sobre o tutorial de instalação dos CTRs resta lembrar que os testes revelaram algumas inconsistências entre as informações apresentadas no rct-city e o que era efetivamente necessário para instalação dos CTRs. Por consequência, quaisquer procedimentos de instalação que não sigam rigorosamente os passos apresentados nos posts da série Explorando o JKCity serão de total responsabilidade dos usuários. O que isso quer dizer? Tenha paciência e leia atentamente os passos apresentados no blog e tenho certeza que em breve os 40 CTRs estarão funcionando na tela de seu RCT3.

 

Passo 3: tutorial de instalação do cityjkagro do JK

 

Como se vê o primeiro CTR a ser apresentado é o cityjkagro que na próxima lista do CTR List (por hora em sua segunda versão) aparecerá com o nome de JK Agro. Objetivamente, o cityjkagro (JK Agro) é um CTR que oferece um conjunto de máquinas agrícolas cuidadosamente modeladas. Sinceramente, trata-se de um dos melhores conjuntos apresentados pelo JK, pois cada um dos 9 modelos de carros possui detalhes que indiscutivelmente colocam o JK Agro entre os melhores CTRs para RCT3.

 

Dentre os diferentes modelos de máquinas agrícolas apresentadas neste CTR destaca-se os modelos kombajn 1 (1), 2 e 3 (colheitadeiras), kombajn 1, 2 e 3 (2) s rotujicim zacim (colheitadeiras com rotação) e os vários modelos de traktor (trator), alguns deles acompanhados por componentes extras, a exemplo do traktor s valnikem (3) e do traktor se secim strojem, respectivamente trator com carga e trator com semeadora. Veja a imagem abaixo (elaborada durante o teste do CTR JK Agro) e confira alguns dos modelos mencionados.

 

cityjkagro (JK Agro) Custom Cars (JK) lassoares-rct3

Vale lembrar que todos os 9 custom cars criados pelo JK são recolorables e receberão 1 peep por passeio, os mesmos ficarão posicionados na parte frontal do carro no exato lugar do condutor. No demais, vale mencionar que nenhum dos modelos possui luz e, como já destacado, apenas os modelos kombajn 1 s, 2 s e 3 s possuem partes animadas. Além dos 9 modelos de máquinas agrícolas o JK Agro oferece 3 opções de traçado (apresentados na imagem posicionada abaixo da descrição dos mesmos), todos eles criados pelo JK, são eles:

 

(1) CityJK agro - zemedelske stroje Set 1 – typ 6K+R6+W6: traçado de asfalto com opção de velocidade variável (Lift Chain Speed) e presença de suportes recolorables. Ao usar este traçado será possível inserir um segmento reto de traçado invisível que criará o efeito de uma ponte. Para tanto, clique em Toggle open or enclosed track (no menu de construção da coaster). De igual modo será possível inserir um segmento reto de traçado que simula uma faixa de pedestres, neste caso, bastará clicar em Spinning tunnel (no menu de construção da coaster).

 

(2) CityJK agro - zemedelske stroje Set 1 - typ 6S+B6: traçado com marcação (indicação) de pontos de passagem (marcas aparentes) e velocidade constante.

 

(3) CityJK agro - zemedelske stroje Set 1 - typ 6T: traçado formado por duas linhas paralelas com velocidade constante. Ao usar este traçado será possível inserir um segmento reto de traçado invisível que criará o efeito de uma ponte. Para tanto, clique em Toggle open or enclosed track (no menu de construção da coaster).

cityjkagro (JK Agro) tracks (JK) lassoares-rct3

Portanto, são 9 modelos de carros e 3 modelos de traçados, totalizando 27 possíveis usos para estes fantásticas máquinas agrícolas. Vale lembrar que os modelos do CTR JK Agro poderão ser combinados com as impressionantes máquinas do CSO CityJKagroHighSet1 do JK – cujo link está disponível no CSO List (002). Se combinados, o CSO e o CTR criados pelo JK possibilitarão a montagem de um cenário bastante realista e interativo, ao que tudo indica, algo inédito para este tema ainda pouco explorado pelos jogadores de RCT3.

 

Resta agora a instalação, para tanto, observe atentamente os dados abaixo apresentados e proceda a instalação, mas não se esqueça dos itens 1, 2 e 3, respectivamente, ikony, nastupiste e vstupy apresentados no Passo 1 (Explorando os aplicativos necessários):

 

(a) cityjkagro_1.zip: trata-se do principal arquivo para instalação do CTR e trás duas pastas (Cars e Tracks). Para instalar, primeiro abra a pasta Cars\TrackedRideCars e localize as 9 pastas (CityJKagroCar01 a 09), na sequência recorte e cole as 9 pastas na pasta Cars\TrackedRideCars do RCT3. Volte a pasta extraída e abra a pasta Tracks\TrackedRides, localize as 3 pastas (CityJKagroTrack01k, CityJKagroTrack01s e CityJKagroTrack01t), na sequência recorte e cole as 3 pastas na pasta Tracks\TrackedRides do RCT3.

 

(b) rozsireni_BT.zip: trata-se de um pacote de extensão de traçado obrigatório para o CTR JK Agro. Para instalar abra a pasta Tracks\TrackedRides e localize as 3 pastas (TrackBasedB5, TrackBasedB6 e TrackBasedB8), na sequência recorte e cole as 3 pastas na pasta Tracks\TrackedRides do RCT3.

 

(c) rozsireni_RF.zip: trata-se de um pacote de extensão de traçado obrigatório para o CTR JK Agro. Para instalar abra a pasta Tracks\TrackedRides e localize a pasta TrackBasedRF, na sequência recorte e cole a mesma na pasta Tracks\TrackedRides do RCT3.

 

(d) rozsireni_RN.zip: trata-se de um pacote de extensão de traçado obrigatório para o CTR JK Agro. Para instalar abra a pasta Tracks\TrackedRides e localize a pasta TrackBasedRN, na sequência recorte e cole a mesma na pasta Tracks\TrackedRides do RCT3.

 

(e) rozsireni_RT.zip: trata-se de um pacote de extensão de traçado obrigatório para o CTR JK Agro. Para instalar abra a pasta Tracks\TrackedRides e localize as 7 pastas (TrackBasedR1, 2, 3, 4, 6, 7 e 8), na sequência recorte e cole as 7 pastas na pasta Tracks\TrackedRides do RCT3.

 

(f) rozsireni_WT.zip: trata-se de um pacote de extensão de traçado obrigatório para o CTR JK Agro. Para instalar abra a pasta Tracks\TrackedRides e localize as 7 pastas (TrackBasedW1, 2, 3, 4, 6, 7 e 8), na sequência recorte e cole as 7 pastas na pasta Tracks\TrackedRides do RCT3.

 

(g) trasa_1.zip: trata-se de um pacote básico para formação do traçado usado no CTR JK Agro. Para instalar abra a pasta Tracks\TrackedRides e localize as 3 pastas (TrackBased6K, TrackBased6S e TrackBased6T), na sequência recorte e cole as 3 pastas na pasta Tracks\TrackedRides do RCT3.

 

Pronto, depois de tantos passos pode até parecer difícil, mas tenho certeza que a única dificuldade é ter paciência para recortar e colar tantos arquivos. Mas acredite, qualquer esforço será recompensado quando as máquinas criadas pelo JK começarem a se movimentar em seu parque, posso garantir que não haverá arrependimento.

 

É isso, em poucos dias o segundo post da série Explorando o JKCity estará no ar com a apresentação de mais alguns CTRs inovadores e exclusivos do JK, lembrando que os próximos posts tratarão diretamente dos CTRs, isto é, informações, tutoriais de instalação, imagens e descrições que pouco a pouco permitirão explorar as ótimas criações do JK e, ao mesmo tempo, trarão inúmeras inovações para a tela do RCT3.

 

Espero que aproveitem e até breve.

 

Lassoares Set./2012

2 comentários:

Guilherme Fonseca disse...

Tudo muito maravilhoso. Em falar em maravilhoso Lassoares, eu admiro muito sua vontade de dar aos visitantes de seu blog esses cso's, cfr e ctr tudo maravilhoso. Continue assim. Muito obrigado. :D

Lassoares disse...

Guilherme Fonseca: que bom que gostou! Não é nada, apesar do trabalho, é um prazer compartilhar tudo isso, essa é a graça do RCT3. Até maise de nada!!!

Postar um comentário

Lassoares-rct3

ANO IV