Faça túneis escuros para coasters e ganhe pontos em emoção!

Não é preciso dizer muito. Para construir uma coaster que realmente seja capaz de emocionar os peeps será preciso, dentre outras ações, se arriscar na difícil tarefa de integrar dois dois inúmeros elementos que compõe uma montanha-russa, a saber: o traçado e o cenário. Dito de outra forma, uma boa montanha-russa deve conduzir o olhar dos passageiros levando-os a ver e, se possível, sentir os cenários (objetos, construções etc.) como parte de uma grande estrutura, de um conjunto.

 

Dito isso, não é difícil imaginar que existe uma série de recursos favoráveis a essa relação, seja com a inserção de curvas que quase tocam os cenários, seja com a preparação de passagens por trechos rebaixados que fazem os coaster cars quase tocar a água, é inegável reconhecer a ampla variedade de possibilidades já exploradas pelos habilidosos jogadores de RCT3 e, por consequência, reconhecer a importância de integrar o cenário ao traçado da coaster. Entretanto, há um recurso, agora facilitado pela criação de um CSO simples, que merece particular atenção: a criação de túneis (ou passagens por áreas escuras), um recurso que dará pontos extras de emoção para qualquer coaster elaborada no RCT3.

 

Coaster Tunnels (lassoares-rct3)

 

Por que túneis? Simples, como mencionado, a interação entre o cenário e o traçado de uma montanha-russa é absolutamente essencial quando visamos a elaboração de uma coaster capaz de emocionar os peeps. Logo, a elaboração de uma passagem por uma área escura cercada por paredes, pedras, vegetação ou qualquer outro tipo de objeto fará, ainda que por poucos instantes, com que os peeps não saibam para onde seguirão ou simplesmente os confundirá fazendo-os olhar em todas direções. Da mesma forma, pode-se construir uma área que não seja completamente escura, mas que de alguma forma, faça os peeps ficarem a centímetros dos objetos.

 

De uma forma ou de outra, os túneis são interessantes recursos para alcançar essa possibilidade. Total ou parcialmente escuros, com ou sem efeitos (ride events e particle effects), de curta ou de longa extensão etc. o importante é reconhecer que os túneis trarão mais emoção para qualquer traçado. Isso tanto é verdade que o uso de túneis como recurso de interação entre o cenário e o traçado não é uma exclusividade do RCT3, inúmeras montanhas-russas reais exploram esse recurso, logo, servem tanto de justificativa para o tema do post de hoje, quanto de parâmetro para novas ideias.

 

Dentre os vários exemplos de coasters reais que usam túneis como recursos que ampliam a interação e a emoção pode-se citar a curta, rápida e marcante passagem pelo túnel esfumaçado e quase escuro da Incredible Hulk (Universal Studios), a veloz passagem pelo escuro túnel da Goliath (Six Flags), ou ainda, se preferir algo mais escuro e com uma boa dose de medo, o trecho escuro e repleto de sustos do Saw - The Ride (Thorpe Park) será um bom exemplo.

 

Embora os exemplos citados não ofereçam longos túneis, igualmente válidos para ilustrar o tema do post, é inegável reconhecer que a presença deste recurso aumenta a emoção dos passageiros e proporciona maior interação entre o cenário e o traçado. O importante é criar o efeito, arriscar e inovar, em suma, usufruir das novidades para gerar novas e mais intensas emoções. Assim, se o assunto for coasters feitas no RCT3 que possuam túneis, não posso deixar de compartilhar uma excelente opção de CSO que em muito ajudará nisso, o Fading Tunnels do Parallax – um CSO que oferece 6 simples peças para tirar um pouco da cor e da luz do interior dos túneis criados no RCT3.

 

Dito de outra forma, as peças do Fading Tunnels nada mais são do que blocos escuros que usam o que se pode chamar de texturas com efeitos de fade, embora o termo não exista, o efeito fade é um efeito de desbotamento, tal qual o usado nos vídeos. Desta forma, as peças do Fading Tunnels (divididas em black, ou cor preta com efeito de desbotamento fraco e fade, ou cor cinza com efeito de desbotamento forte) serão úteis para preencher o espaço dos túneis feitos no RCT3 e, por consequência, gerar uma breve e intensa emoção nos peeps.

 

Ao usar o Fading Tunnels do Parallax será possível criar túneis mais ou menos escuros que, tal qual as passagens por túneis de coasters reais, ampliarão a emoção dos peeps. Isso explica os motivos que levaram o sempre atento Leoou – também conhecido como MsLeoou no Youtube, a compartilhar essa dica conosco, mais uma vez é preciso agradecer ao mesmo, pois foi seu apurado faro para encontrar as novidades nos levou ao Fading Tunnels do Parallax.

 

Mas como usar as peças do Fading Tunnels? Muito fácil. A ideia é, como já mencionado, inserir as peças criadas pelo Parallax junto ao traçado da coaster e depois construir o cenário a sua volta (paredes, pedras etc.). Portanto, o Fading Tunnels deve ser considerado um CSO complementar, pois ele preencherá o espaço dos túneis criados para as coasters, sejam eles sob ou sobre o solo do RCT3. Basicamente será preciso realizar 3 passos: faça o traçado da coaster e imagine o ponto onde o túnel será posicionado, insira as peças do Fading Tunnels e, por fim, elabore a estrutura do túnel de modo a cercar as peças antes inseridas. No fim de tudo, um túnel quase escuro estará pronto (tal como destaca a imagem abaixo – extraída e adaptada da foto postada pelo Parallax no fórum do rctlounge), sem para isso rebaixar ou elevar o terreno do RCT3.

 

Parallax Fading Tunnels (Parallax) lassoares-rct3

 

Para entender melhor os passos antes destacados observe as imagens e as descrições apresentadas pelo próprio designer no fórum do rctlounge, ao ler o rápido tutorial apresentado no post, não restará dúvida sobre o uso e a utilidade do Fading Tunnels. Enfim, clique no link e baixe este excelente CSO, cuja instalação será bastante simples: extrair e depois recortar e colar a pasta ParallaxFading Tunnels na pasta Style/Themed.

 

Novamente agradeço ao Leoou pela oportuna dica e não posso deixar de parabenizar ao Parallax pelo excelente trabalho, embora simples, sua utilidade e funcionalidade são absolutamente fantásticas. Espero que aproveitem e até breve.

 

Lassoares Ago./2012

8 comentários:

Leoou disse...

=D

I am a professional researcher ...

Ich mag, allen zu helfen ...
__________________________________

Agora da uma olhada nisso aqui ...

http://www.customscenerydepot.com/index.php?action=downloads;sa=view;down=650

=)

Guilherme disse...

Oi Lassoares! :D
Preciso que você traduza esse texto para o Inglês:

"Adicione sede. Coloca-se água no pote de sopa e tomando ela, recupera sede."

É para mandar aos desenvolvedores de um jogo =]

Lassoares disse...

Leoou: é um bom título!! e com certeza serve para vc!!! valeu pela dica, vou testar, Valeu!!!

Lassoares disse...

Guilherme: caramba, acho que vc pediu para a pessoa errada, afinal meu inglês é apenas básico, o suficiente para me comunicar, em todo caso vou tentar: Add thirst. Put water in pot soup and take it, regains this thirst.

Espero que seja válido. Até mais!

Leoou disse...

"-é um bom título", pra que ?

Lassoares disse...

Leoou: para um post que fala de sua especialidade de pesquisador!!!

Guilherme disse...

Lassoares, acho que tá bom sim. Qualquer coisa, eu uso a clássica frase: I don't speak English :D

Lassoares disse...

Guilherme: Ok!

Postar um comentário




Lassoares-rct3

ANO IV