Uma década do rct-3.org e um pack especial

O rct-3.org chegou ao seu décimo aniversário e quem abre os presentes somos nós! Isso mesmo, vamos comemorar os 10 anos de um dos sites sobre RCT3 mais visitados do mundo. Antes que alguém se pergunte sobre a veracidade dos dez anos do rct-3.org, é preciso lembrar que seu atual nome não condiz com sua origem, pois este incrível site alemão esta na estrada desde a época em que o RCT2 ainda reinava nas telas dos amantes das montanhas-russas e parques de diversão, portanto, o rct-3.org já é parte da bem sucedida história da série Roller Coaster Tycoon e isso é motivo de muitos elogios e comemorações.

Sendo assim, não posso deixar de parabenizar a todos aqueles que, de alguma forma, contribuíram para os dez anos de história do rct-3.org, não citarei nomes para evitar a injustiça de me esquecer de alguém, e também para lembrar que tanto tempo de história não pode ser atribuído a um grupo de interessados jogadores e habilidosos web designers, mas sim a cada um dos RCT3 players que, espalhados pelo mundo, acessam as numerosas páginas do rct-3.org para assim torná-lo um jovem site de longos 10 anos de sucesso. Parabéns rct-3.org!

10 anos do rct-3.org (lassoares-rct3)

Como se sabe, qualquer aniversário precisa de comemoração, preferencialmente com muita música, alegria e diversão, se possível confetes voando, pessoas dançando e se divertindo, balões e banners comemorativos balançando ao vento também são importantes. Literalmente uma festa ou uma celebração a realidade fantasiosa do RCT3. Espere um pouco, é exatamente isso que o Spezial Jubiläums SetDas 10 Jahre rct-3.org – criado pelas mentes brilhantes da AreaORG Team oferece: uma festa com muitas cores, música, novidades e diversão.

Isso mesmo, um Spezial Jubiläums Set, se preferir, um set especial de aniversário para brindar a primeira década de existência do rct-3.org. Nada mais, na menos do que 24.85 MB de novos CTRs, CFRs e CSOs assinados pelos integrantes da AreaORG Team que dentre outros, tem o RCTchen, o wuzel, o JG59, o djF e o Samplerocker como membros, sem esquecer do apoio do Lonestar e do Markus Lomberg. Portanto, um pack especial que trará verdadeira festa para a tela do RCT3.

Como dito, o Das 10 Jahre rct-3.org oferece um vasto conjunto de novidades especialmente desenvolvidas para comemorar os 10 anos do rct-3.org, tal fato nos obriga a recorrer a uma série de comentários, imagens e descrições para dar conta de tantas novidades. Por essa razão, tentarei ser breve em meus comentários e darei maior destaque as principais criações oferecidas neste pack que nos oferecem muitos presentes.

CTR Spezial Jubiläums Set – Das 10 Jahre rct-3.org (AreaORG Team) lassoares-rct3

Iniciarei com dois ótimos presentes, ou melhor, dois excelentes CTRs que compõe o primeiro grupo de criações da AreaORG Team a ser destacado: o CTR_TrainOfORG e o CTR_US_StreetTruck, respectivamente, um monorial e um caminhão musical que pode ser comparado a um trio elétrico. Tratarei primeiramente do CTR_TrainOfORG que chamarei de Sky Train (nome dado ao CTR depois de instalado no RCT3). Em poucas palavras, o Sky Train é um monorail com texturas personalizadas, mais precisamente, com texturas que usam imagens exclusivas que ilustram os 10 anos do rct-3.org. Como qualquer outra criação da AreaORG Team, este CTR oferece uma ótima modelagem e um detalhado espaço interno que receberá até 9 peeps por carro, sem esquecer que os mesmos entrarão por portas animadas posicionadas dos dois lados da composição.

Sky Train (10 Jahre rct-3.org da AreaORG Team) lassoares-rct3

O segundo CTR, o US_StreetTruck, é ainda mais inovador, pois como já mencionado é um caminhão musical. Para ser mais específico e provavelmente mais preciso, imagine um caminhão que carregado de peeps que dançam em uma plataforma cercada por caixas de som e acompanhadas por dois modelos fixos que representam uma dançarina e um guitarrista. Embora incomum, assim pode ser descrito o US_StreetTruck, um caminhão que carrega uma animada pista de dança para 14 peeps.

Street Truck (10 Jahre rct-3.org da AreaORG Team) lassoares-rct3

Como se vê nas imagens apresentadas (elaboradas durante o teste do Sky Train e do Street Truck) os CTRs do Das 10 Jahre rct-3.org são excelentes opções para animar os parques criados no RCT3.

CFR Spezial Jubiläums Set – Das 10 Jahre rct-3.org (AreaORG Team) lassoares-rct3

Gostaram dos CTRs? Então esperem para ver os CFRs criados para homenagear os 10 anos do rct-3.org, rides que farão qualquer jogador de RCT3 se animar. Começarei descrevendo aquele que talvez seja o mais inovador e espetacular, o ORGCopter ou simplesmente o helicóptero criado pelo Samplerocker que fará um longo voo de observação sobre as terras do RCT3.

Trata-se de mais uma espetacular criação deste designer que não poupou esforços para homenagear o rct-3.org e elaborou um moderno helicóptero com texturas especiais e animações que incluem as duas hélices (uma central e uma na cauda da aeronave) e a porta estilo asa de gaivota ou lambo doors, cuja abertura é feita na vertical. A estrutura interna do helicóptero criado pelo Samplerocker é igualmente excelente, nela 7 peeps se sentarão tendo um piloto como referência, um detalhe que trás bastante realismo para este CFR.

ORGCopter (10 Jahre rct-3.org da AreaORG Team) lassoares-rct3

O ponto fraco do ORGCopter fica por conta da duração do passeio, são quase 4:30 minutos (tempo real)entre a saída da aeronave do heliporto que acompanha o ride e seu retorno, ou seja, mais de meio ciclo de dia no tempo do RCT3. É bem verdade que o voo do ORGCopter é absolutamente perfeito, as cenas vistas do alto com a câmera do ride e o realismo dos suaves movimentos da aeronave que sobrevoa grande parte das terras do RCT3 é, sem dúvida marcante, entretanto, a demora gerada por esta mesma qualidade, gera uma série de reclamações dos peeps que ficam impacientes enquanto esperam nas filas. Mas acreditem, tudo isso é minimizado quando os mesmos sobem no helicóptero e sobrevoarem os cenários do RCT3. A propósito, é importante lembrar que este ride deverá ser instalado na área central do parque, do contrário o ORGCopter não conseguirá realizar o traçado definido pelo Samplerocker.

Depois de apresentar o ORGCopter podemos partir para o 10yearRCT3OrgTower, um Observation Tower que quase atingirá os céus do RCT3. Criado pelo habilidoso djF o 10yearRCT3OrgTower é uma justa homenagem aos 10 anos do rct-3.org, seja pela riqueza dos detalhes inseridos no carro da torre que leva 32 peeps sentados, seja pelo luminoso posicionado no topo da torre que, tal qual, um placar eletrônico destaca as palavras 10 years em diferentes cores.

10yearRCT3OrgTower (10 Jahre rct-3.org da AreaORG Team) lassoares-rct3

Finalmente chegamos aos três últimos CFRs apresentados neste pack, o CFR_2x2In, CFR_4x4Out e o CFR_4x1Straight. Três simples rides formulados para um único objetivo: fazer os peeps dançarem. Na verdade a ideia não é nova, afinal o mesmo Samplerocker que agora assina a autoria destes três CFRs, foi o criador Dancefloor – um CFR que oferece uma grande área para que 218 peeps dancem ao mesmo tempo – conforme publicado em agosto de 2010 em um post do lassoares-rct3.

2x2In, 4x4Out e 4x1Straight  (10 Jahre rct-3.org da AreaORG Team) lassoares-rct3

Apesar da semelhança, os três CFRs agora apresentados tem diferenças se comparados ao Dancefloor, principalmente a capacidade e desenho (posição). Enquanto o Dancefloor tem capacidade para 218 peeps, o CFR_2x2In, CFR_4x4Out e o CFR_4x1Straight tem, respectivamente, espaço para 9, 15 e 9 peeps, e são indicados para a montagem de áreas menores com diferentes posições – 2x2In em curva fechada, 4x4Out em curva aberta e 4x1Straight em forma retangular. Assim, será possível posicionar um dos novos CFRs em diferentes partes do parque e colocar os peeps para dançar. Se preferir se poderá posicioná-los em conjunto para assim criar diferentes efeitos, um exemplo é o uso do CFR_2x2In de frente para o CFR_4x4Out, tal uso formará duas curvas de peeps dançarinos que ficarão frente a frente.

CSO Spezial Jubiläums Set – Das 10 Jahre rct-3.org (AreaORG Team) lassoares-rct3

Por fim chegamos aos últimos presentes, os inúmeros objetos de cenário criados para homenagear os 10 anos do rct-3.org. E acredite, são muitos. Por essa razão destacarei apenas alguns das peças apresentadas no 10YearsRCT3org, no AOrct2 e no USEvent 2012 que ao todo oferecem 20 peças que de distintas formas ajudarão a montar a festa de aniversário do rct-3.org na tela do RCT3. Antes de apresentar duas das criações que integram os três sets antes citados, sugiro que assistam ao vídeo de lançamento do Das 10 Jahre rct-3.org apresentado pelo Samplerocker no Youtube, nele se verá grande parte dos CFRs, CTRs e CSOs deste pack, bem como o conjunto de efeitos e animações que não poderiam ser mostrados em imagens estáticas.

Apesar do vídeo demonstrar todos os recursos deste Spezial Jubiläums Set assinado pela AreaORG Team não custa das destaque a dois elementos que merecem particular atenção: o stall 10JahreSouvenir criado pelo RCTchen e a peça animada jg59BigBallon do JG59 (cuja imagem, abaixo apresentada, fala por si). Para falar do 10JahreSouvenir pode-se usar uma única frase: 7 inovadoras lembranças para os visitantes de seus parques, todas elas modeladas com a exclusiva logomarca comemorativa dos 10 anos do rct-3.org. Desta forma, a instalação criada pelo  RCTchen é um souvenir stall que oferece muitas novidades, nela os peeps poderão comprar balões comemorativos, viseiras ou até mesmo um post card.

jg59BigBallon e 10JahreSouvenir (10 Jahre rct-3.org da AreaORG Team) lassoares-rct3

Depois de tantos presentes só resta saber como instalá-los no RCT3 e assim iniciar os preparativos para a festa de aniversário do rct-3.org. Portanto, fiquem atentos aos passos abaixo listados.

Passos para instalar o Spezial Jubiläums Set – Das 10 Jahre rct-3.org (AreaORG Team) lassoares-rct3

Antes de qualquer passo, baixe o Spezial Jubiläums SetDas 10 Jahre rct-3.org – criado pela AreaORG Team. Depois disso, faça a primeira extração e siga os passos abaixo apresentados para instalar cada um dos 5 arquivos (.zip) que acompanham o set:

Para instalar os CFRs (10J CFRs.zip): extraia o arquivo e leia atentamente os tópicos abaixo.

1. A pasta Djf deve ser copiada para a pasta Style/Custom (caso já possua a pasta Djf, apenas recorte a pasta 10yearRCT3 – posicionada no interior da pasta Djf baixada e cole-a na pasta Djf já existente).
2. As demais pastas CFR_2x2In, CFR_4x1Straight, CFR_4x4Out e CFR_ORGCopter devem ser recortadas e copiadas na pasta Style/Custom. Caso não possua a pasta Custom bastará criá-la.

Para instalar os CSOs (10JahreRCT3org.zip): extraia o arquivo e leia atentamente os tópicos abaixo.

1. Abra a pasta RCT3 Installation Directory. Observe que em seu interior há duas pastas (CarriedItems e Style).
2. A pasta CarriedItems trará dois arquivos (Jg5910YRCT3org.common.ovl e Jg5910YRCT3org.unique.ovl) que deverão ser recortados e colados na pasta CarriedItems do RCT3.
3. A pasta Style terá uma pasta interna chamada Themed, depois de abri-la localize as pastas 10YearsRCT3org, AOrct2 e USEvent 2012. As mesmas deverão ser recortadas e coladas na pasta Style/Themed do RCT3.

Para instalar CTRs (CTR_Tracks.zip e CTR_Cars.zip): extraia os arquivos e leia atentamente os tópicos abaixo.

1. Pasta Cars: recorte e cole as pastas CTR_TrainOfORG e CTR_US_StreetTruck na pasta Cars\TrackedRideCars do RCT3.
2. Pasta Tracks: recorte e cole as pastas CTR_CTR ORGTrain e CTR_DanceMachinePowertruck na pasta
tracks\TrackedRides do RCT3.
3. Tenha em mente que o CTR_US_StreetTruck usa o TrackCTR_ML12Raceway2Lanes criado pelo Markus Lomberg, portanto, sem que este traçado esteja devidamente instalado no RCT3 não haverá como usar o StreetTruck. Caso não o possua, visite este post do blog e encontre os links e instruções necessária para baixar e instalar este custom track.

Caso queira instalar cada um dos CTRs separadamente a divisão será:
1. Sky Train: CTR_TrainOfORG (Cars) e CTR_CTR ORGTrain (tracks).
2. DanceMachinePowertruck: CTR_US_StreetTruck (Cars) e CTR_DanceMachinePowertruck (tracks).

É isso, muitos e muitos anos de vida para o rct-3.org e parabéns a equipe da AreaORG que criou com extrema habilidade, criatividade e alegria essa merecida homenagem ao rct-3.org e, juntamente nos ofereceu belos e inovadores presentes. Espero que aproveitem e até breve.

Lassoares Jul./2012

10 comentários:

Chehoud disse...

Eu vi o post, mas achei a instalação um pouco complicada (a tradução ficou estranha hashas), agora com esse seu post acho que ficará mais fácil ! Obrigado.

Anônimo disse...

RCT.ORG? mas o endereço do site não é lassoares-rct3.blogspot.com?

Enfim, parabéns, espero que criem o RCT4, existem poucas pessoas que ainda jogas RCT3 =/

Lassoares disse...

Chehoud: legal saber que o post ajudará, qualquer dúvida escreva! Até mais!

Lassoares disse...

Anônimo: antes de nada desculpe discordar, mas tem muita gente que joga RCT3, prova disso são os inúmeros blogs, sites, fóruns etc. O RCT3 foi o jogo mais vendido na história da Atari. Quanto ao nome do site que fez 10 anos é rct-3.org mesmo. Até mais!

vinicius disse...

oi, sou o vinicius do vinícius-rct3, e já vou postar a parceria, ok?

Anônimo disse...

Lassoares peço desculpa incomudar mas será possivel voce me dizer se existe para download alguma versao do jogo rct3 compatível com windows 7... aguardo a resposta obrigado!

Lassoares disse...

vinicius: fique a vontade, como eu disse, estou revisando o blog e logo chegará a hora dos parceiros, quando anunciarei o seu blog. Até mais parceiro!

Lassoares disse...

Anônimo: sem problemas cara, fique a vontade para perguntar o que quiser. Então, acho que qualquer versão do RCT3 roda no Seven, eu uso o Platinum no Seven e roda perfeitamente. Até mais!

Anônimo disse...

Entso podia dar-me um link para eu poder fazer o download porque no site onde costumo tirar nao esta dandoo requsitos sao no maximo o XP e ja tentei e nao da ... me ajuda

Lassoares disse...

Anônimo: essa informação deve ser porque na época que colocaram para download ainda não havia o Seven, sinceramente, não há problema, como eu disse rodo o RCT3 no Seven de forma perfeita. De qualquer forma não poderei ajudar, pois não conheço nenhum link válido... tente esse, não será por conta disso.

Postar um comentário




Lassoares-rct3

ANO IV