Um CFR diferenciado e a necessidade de um complemento

Pois é, nem sempre o fato de ter um novo CFR a disposição significa que bastará inseri-lo em um ponto qualquer do RCT3 e utilizá-lo de forma imediata, dito de outra forma, nem sempre bastará baixar e instalar um CFR para depois colocá-lo como uma uma das atrações de um novo parque criado no RCT3. Esse é exatamente o caso do PhantomPreshow, se preferirem, o Phantom Manor Stretching Room, um CFR criado pelo designer holandês superlegochannel em parceria com o Cotda, um CFR bastante interessante e diferenciado, ainda que a imagem abaixo pareça indicar o oposto.

 

PhantomPreshow external view(superlegochannel) lassoares-rct3

 

Permitam-me explicar melhor, começando pelos comentários sobre o PhantomPreshow. Como dito, este CFR é bastante interessante e diferenciado, pois trás um novo tipo de CFR para a tela do RCT3. Trata-se de um ride que possui um funcionamento muito simples que pode ser resumido na explicação de seu principal movimento. Para entende-lo, antes de nada, imagine uma sala de formato hexagonal com um teto rebaixado e com duas aberturas laterais (a entrada e a saída do ride).

 

Agora, imagine que as paredes internas desta mesma sala estejam decoradas com pinturas de cenas felizes, por exemplo, uma dama navegando calmamente em um pequeno barco ou um casal sentado em um jardim florido. Se você já imaginou isso, resta agora pensar que juntamente com o teto as paredes internas estão subindo lentamente e a cada segundo as imagens que  apenas ilustravam cenas felizes vão revelando outras imagens nem tão felizes, como uma caveira que sai da cova ou um mostro prestes a atacar sua vítima.

 

Ao imaginar este movimento não é difícil considerar que o PhantomPreshow é uma espécie de uma sala assombrada, um lugar que expõe seus visitantes ao medo e faz da contraposição entre as cenas felizes e simplórias e as cenas trágicas e aterrorizantes seu maior recurso. Diante disso, é preciso reconhecer que o trabalho liderado pelo superlegochannel é uma opção mais do que válida para aqueles que estejam pensando em iniciar um parque inspirado em temas de terror, mais ainda se considerada a hipótese de que muitos peeps não precisam de rides extremos para se divertir.

 

Portanto, quando necessitar de um CFR que desperte a atenção de seus peeps sem para isso ser um turbilhão de movimentos, o PhantomPreshow certamente será uma opção válida e inovadora, um ride que por suas características e tamanho (área ocupada no RCT3) se assemelha as atrações do tipo Mad House, a exemplo do excelente Fluch der Kassandra criado pelo Coasterfreak90 para integrar o Europa Park Add-On da talentosa PEP-Team ou dos clássicos Doughnuts Madhouse do Doughnut e Castle Madhouse e Feng Ju Palace do Mennoo, todos três listados no CFR List com as respectivas denominações: madhouse, CastleMadhouse e FengJuPalace.

 

Mas lembre-se, o PhantomPreshow pode ser classificado como um Mad House, entretanto, ele guarda duas diferenças fundamentais aos outros CFRs citados, a saber: (1) o movimento, enquanto os outros quatro rides fazem o cenário girar em torno dos visitantes, a criação do superlegochannel se vale de movimentos verticais, ou seja, o cenário se eleva diante dos peeps e (2) a posição dos peeps onride, nos outros mad houses os peeps ficam sentados, no PhantomPreshow eles ficam em pé. Assim sendo, não resta dúvida que se trata de um CFR diferenciado.

 

Falta perguntar: por que o CFR PhantomPreshow pode ser denominado por Phantom Manor Stretching Room? Para quem ainda não associou o nome a pessoa, ou melhor, a recriação ao original, a criação do superlegochannel é diretamente inspirada no ride instalado no Disneyland Park da Disneyland Paris que mantém as mesmas características do Haunted Mansion localizado na Disneylândia americana. Inclusive, as antes descritas pinturas inseridas na parede do PhantomPreshow também tem total relação com o ride original como mostra o vídeo onride na atração original postado pelo nestmd. Tanto na atração real quanto no CFR a oposição entre as cenas felizes e as cenas trágicas narram a história de uma bela jovem chamada Melanie, a noiva de um engenheiro ferroviário.

 

Essa é a parte feliz, pois este noivado despertou o ódio de um colono que igualmente pretendia ter a bela jovem como esposa, no entanto, mesmo depois de encontrar e se apropriar do ouro existente na Big Thunder Mountain (outra atração da  Disneyland Paris)  e de fundar uma promissora Companhia de Mineração, a jovem Melanie preferiu o engenheiro. Depois de morrer tragicamente em um terremoto, restou fantasma do rico minerador se dedicar a impedir o casamento, daí as cenas aterrorizantes que podem ser parcialmente vistas na imagem abaixo que mostra o interior do PhantomPreshow.

 

PhantomPreshow internal view (superlegochannel) lassoares-rct3

 

A propósito, no dia do casamento que uniria o engenheiro e a jovem, o que parecia ser o fantasma do rico minerador apareceu na mansão onde se encontrava o noivo de Melanie e depois de levá-lo ao sótão, o enforcou tendo as vigas do teto como sustentação. Sem saber da trágica morte, a bela jovem passou a esperar por seu noivo, enquanto o fantasma do minerador mantinha sua terrível e aterrorizante permanência nas dependências da mansão. Histórias a parte, o CFR PhantomPreshow é apenas uma parcela desta triste narrativa, pois no ride original que lhe serviu de inspiração, a atração é cercada por uma série de casarões mal-assombrados que levam a Mansão Real, onde está o Phantom Manor Stretching Room. Com isso, chegamos ao ponto explica o título do post, sobretudo o trecho que alerta para a necessidade de um complemento.

 

Como já mencionado na atração real da Disneyland Paris o cenário e as construções (casarões mal assombrados, jardins, gazebo etc.) que perfazem o Phantom Manor são essenciais para ilustrar a história antes mencionada. Portanto, ainda que o PhantomPreshow seja um CFR diferenciado, é preciso preparar um cenário com construções e estruturas que o complementem. Evidentemente, que o PhantomPreshow pode ser usado em qualquer contexto, uma mina abandonada, um convento que tenha sido cenário de um massacre ou uma escola amaldiçoada poderá ser o cenário para este ride, entretanto sem um complemento, não me parece que o mesmo seja tão atrativo.

 

Antes que alguém mais apressado pense que estou descartando ou minimizando a qualidade do PhantomPreshow do superlegochannel, é importante relembrar: trata-se de um excelente CFR, mas tanto a imagem postada no início do post, que destaca a parte exterior do ride, quanto o interior que relaciona imagens de uma história trágica, conforme demonstrado na imagem onride do PhantomPreshow, não deixam qualquer dúvida quanto a necessidade de um complemento.

 

Desta forma, pense no PhantomPreshow como uma isca para fisgar novas e criativas ideias, considere-o um pretexto para criar uma história, imaginar outra Melanie, outro fantasma vingativo e outra tragédia, faça o CFR criado pelo superlegochannel ganhar um novo desfecho e coloque-o entre as paredes de uma estrutura que por sua vez seja parte de um cenário maior, uma atração que apesar do trágico desfecho trará muita diversão para os peeps. Quer um exemplo? Ok, veja a imagem abaixo, nela a fachada dos prédios de uma antiga e abandonada igreja onde o casamento mais trágico da história ocorreu pode ser vista.

 

PhantomPreshow structure view (superlegochannel) lassoares-rct3

 

Mas lembre-se, no subsolo da estrutura que aparece no centro da foto (inteiramente construída com as peças dos fantásticos sets stationjimjrStationJim's Chapel Building, stationjimjrStation Jim's Chapel Building II e stationjmjrChapel Building III do mais que habilidoso StationJimJr (links para os sets no CSO List), esta localizado o PhantomPreshow e nele os peeps verão porque a igreja que visitam foi abandonada.

 

PhantomPreshow structure view II (superlegochannel) lassoares-rct3

 

Mais do que nunca, o PhantomPreshow do superlegochannel está apresentado e comentado, resta agora baixá-lo diretamente do CS Depot clicando neste link (não se esqueça do login). Para instalá-lo bastará seguir dois simples passos: extraia o arquivo baixado e localize a pasta SuperLegoChannelandCotda, a mesma deverá ser recortada e colada na pasta Style/Custom do RCT3, caso não tenha a pasta Custom, bastará criá-la.

 

Antes de finalizar, lembro que o superlegochannel também criou um CSO chamado Phantom Manor Stretching Room Set V1, e como o nome sugere, qualquer semelhança não é mera coincidência, pois este CSO trás os mesmos elementos que compõe o CFR, isto é, os retratos animados e a estrutura interna do ride, a diferença é que com as peças do CSO você criará uma sala animada por onde os peeps passarão e com o CFR você terá uma atração propriamente dita.

 

Enfim, use sua criatividade, misture CSOs, insira outros CFRs ou até mesmo uma coaster que passe pelo cenário criado, enfim, faça seu próprio show e de novos contornos a essa história. Espero que aproveitem e até breve.

 

Lassoares Jul./2012

4 comentários:

Anônimo disse...

Oi Lassoares, eu sei que não tem nada a ver com esse post, mas me diga

Eu vi seu tutorial de como criar CSO, deu certo, abriu no jogo e tals, mas quando eu faço outro e coloco no mesmo tema do que eu fiz antes, simplesmente não aparece... Tipo, quando é só 1 objeto na pasta ele aparece no jogo, mas quando eu faço outro pra por no mesmo conjunto ele não aparece, e as vezes até trava o jogo... Eu dei uma olhada nas pastas dos outros temas, tá igualzinho o que eu fiz, não entendo o que deu errado, você saberia o que é? Obrigado =)

Lassoares disse...

Anônimo: neste post (http://lassoares-rct3.blogspot.com.br/2012/02/nova-encomenda-tutorial-cso-video-004.html) tem um tutorial que ensina a fazer CSOs com várias peças. Qquer dúvida é só escrever. Até mais!

Superlegochannel disse...

It's cool to see you making that from my CFR!

Superlegochannel

Lassoares disse...

Superlegochannel: Thanks man, it's very nice to know that you liked! His CFR is great and inspired me! congratulations!!

Postar um comentário




Lassoares-rct3

ANO IV