ExtremeSurfer, você deveria testar!

Isso mesmo, ao menos um teste para ver se o ExtremeSurfer o convencerá. Depois de muito tempo disponível entre os CTRs criados para o Raumpatrouille Orion – um pacote de CSOs, CTRs e CFRs inspirado em uma bem sucedida série de ficção científica que trás criações de diferentes designers da talentosa equipe da AreaORG – resolvi testar este CTR e posso dizer ele me convenceu.

 

Criado pelo Samplerocker, o ExtremeSurfer é um interessante CTR que mistura os efeitos dos traçados das Twister Coaster (Track5 no RCT3) com as idas e vindas características da Half-Pipe Coaster com um custom coaster car que pode ser descrito como um disco voador sem teto. Em outras palavras, uma mistura criativa que integra uma novo CTR para o RCT3 e faz jus ao ótimo pack criado pela equipe da AreaORG, uma criação que merece ser testada.

 

Antes de falar um pouco mais sobre este CTR, não custa lembrar que o mesmo está integrado ao Raumpatrouille Orion Add-on, portanto me parece importante destacar que esse mesmo Add-on já foi tema de dois posts do lassoares-rct3. O primeiro divulgado em Agosto de 2011 trouxe diversas informações e tutoriais de instalação dos espetaculares UFO (CTR) e Orion Observation Tower (CFR) e o segundo, apresentado em Setembro de 2011, relaciona detalhes do XAMISimulationCinema, outro CFR criado para este projeto. Portanto, quase 9 meses depois, volto a falar do Raumpatrouille Orion Addon, pois mesmo sem saber o exato motivo, algo me dizia para testar o ExtremeSurfer.

 

 

 

Vale a pena testar (lassoares-rct3)

 

 

Como descrevê-lo? Simples, primeiro imagine o Disk-O, o flat ride original do RCT3. Feito isso, pense neste mesmo ride com um estilo sci-fi, ou seja, um modelo circular, tal qual um disco voador que possui 36 pequenos assentos posicionados nas proximidades da borda. Por fim, coloque esse disco voador no Track5 e faça-o subir e descer como se fosse uma Half-Pipe Coaster. Ora, parece complicado mais não é, pois o ExtremeSurfer criado pelo Samplerocker é um CTR inspirado em um flat ride do tipo Disk-O, neste caso uma atração presente no Movie Park Germany, mais especificamente, o ride instalado na área do Santa Monica Pier, o Crazy Surfer – também apresentado neste vídeo.

 

Frente a isso, duas conclusões são inevitáveis e necessárias para entender o ExtremeSurfer. Primeiro que o carro criado pelo Samplerocker para o  ExtremeSurfer é absolutamente semelhante ao do Crazy Surfer, a única distinção é o tema, pois diferentemente do ride instalado no parque alemão, o CTR do Samplerocker se relaciona com os temas sci-fi. Ainda assim, características como a posição dos passageiros, o formato e a modelagem do carro e o tipo de assento (parecido com uma pequena moto), como destacado na imagem abaixo, sugerem que o Crazy Surfer foi a principal referência para a elaboração do ExtremeSurfer.

 

 

 

ExtremeSurfer (Samplerocker) lassoares-rct3

 

 

A segunda conclusão é que o CTR criado pelo designer alemão pode ser usado tanto como um CTR (similar ao Half-Pipe Coaster com mais opções de traçado), como um CFR (similar ao Disk-O em maior escala e intensidade). É justamente por essa razão que o ExtremeSurfer merece ser testado, afinal, trata-se de uma criativa mistura de ride e coaster que, apesar do tema sci-fi, se adaptará aos inúmeros temas e cenários que podem ser desenvolvidos no RCT3.

 

Sendo assim, para usar o CTR do Samplerocker você precisará construir uma coaster que de acordo com sua necessidade terá maior ou menor escala e proporção, consequentemente, poderá se aproximar mais de um CTR ou de um CFR. O importante é que você observe alguns detalhes no momento de construir sua nova atração, pois como dito, o ExtremeSurfer se assemelha ao Half-Pipe Coaster, mas possui um traçado distinto e igualmente se assemelha ao Disk-O, mas não é um flat ride que não exige nenhum cuidado na instalação.

 

Dentre os cuidados a serem tomados destaca-se a importância de configurar corretamente dois elementos presentes no menu do ExtremeSurfer, a saber: a velocidade do Lift Chain (Lift Chain Speed) e a velocidade de lançamento (Launch Speed). Minha sugestão é que você insira o traçado com Lift Chain na linha de saída do traçado que seguirá até o ponto mediano da subida inicial, assim o carro do ExtremeSurfer fará a primeira subida até o limite do traçado com o Lift Chain e voltará passando pela estação (no lado oposto do traçado não insira segmentos com Lift Chain) e como um pêndulo, voltará e subirá um pouco mais.

 

Deste ponto em diante o carro do ExtremeSurfer fará três ou quatro idas e voltas ganhando velocidade a cada passagem, por isso é importante regular a velocidade – Lift Chain Speed e Launch Speed – pois se o carro ganhar muita velocidade faltará traçado e o mesmo cairá. Assim, equilibre a velocidade e a altura das duas pontas do traçado e lembre-se que você poderá inserir diferentes segmentos, curvas etc. tudo dependerá da força da primeira subida, da força de retorno e da velocidade desenvolvida pelo carro.

 

Por fim, vale lembrar que o Track5 oferece o interesse recurso de “giro”, observe o ícone Toggle between car fancing forwards and backwards, or spinning freely presente no menu da coaster e use-o para fazer o carro girar para frente, para trás ou livremente, neste caso, sugiro a inserção de giros nos trechos de subida de 90 graus, isso fará com que o carro do ExtremeSurfer gire em sequência, tornando-o mais atrativo e emocionante.

 

Para finalizar resta definir os passos para instalação e para tanto você precisará usar o CTR_Creator (sugiro o 0.95 Beta apresentado neste post) e obviamente o arquivo do ExtremeSurfer criado pelo Samplerocker que estará no arquivo do Raumpatrouille Orion. Portanto, baixe o pacote do Raumpatrouille Orion e o CTR_Creator (link e instruções de instalação no post) e depois siga as instruções abaixo:

 

1. Extraia o arquivo do Raumpatrouille Orion e localize a pasta CTRs. Em seu interior encontre a pasta CTR_ExtremeSurfer e o arquivo (.txt) chamado CTR_BahnDaten_USES.txt. Copie-os e cole-os na pasta de trabalho do CTR_Creator.

 

2. Vá a pasta de trabalho do CTR_Creator  e confira se o mesmo está configurado para linguagem (English) e o modo (RCT mit AddOns – com AddOns) caso contrário mude e feche para depois reabri-lo. Neste momento, clique em Read CTR_BahnDaten.txt (menu Rides, lateral esquerda do CTR_Creator). Uma nova janela se abrirá e lá estará o CTR_BahnDaten_USES (antes colado na pasta), selecione o mesmo e clique em Abrir.

 

3. De volta a janela principal do CTR_Creator, clique em Create Ride.ovls e a opção abaixo marcada (Install Ride.ovls in RCT3) aparecerá. Com isso o ExtremeSurfer já está pronto. Feche o CTR_Creator e volte a pasta de trabalho. Localize a pasta CTR_USES, a mesma deverá ser recortada e colada na pasta tracks\TrackedRides do RCT3 e finalmente localize a pasta CTR_ExtremeSurfer que deverá ser recortada e colada na pasta Cars\TrackedRideCars.

 

Pronto, o ExtremeSurfer esta instalado, agora é só testar e acredite: vale a pena!

 

Até a próxima.

 

Lassoares Jun./2012.

0 comentários:

Postar um comentário




Lassoares-rct3

ANO IV