Eleve as possibilidades com o novo Custom Track Extension do Wonderplein

Incrível, inovador e espetacular. Qualquer uma destas três palavras servem para descrever o Custom Track Extension criado pelo Wonderplein (ou Joey) que, sem qualquer exagero, acaba de lançar uma das mais interessantes e criativas  inovações para RCT3. Em poucas palavras, sua criação pode ser descrita como uma extensão para Custom Track, ou seja, um upgrade com novos segmentos de traçado para um Custom Track já existente. Portanto, imagine uma criação que una o coaster car do CTR_Matterhornblitz do Coasterfreak90 e o Custom Track ML04FamilyRCProfileN do Markus Lomberg com 5 novas extensões.

 

Esta união se chama Track ML04 Elevator extension e com ela você elevará as possibilidades de construção de uma nova coaster, pois como o próprio nome sugere, com esse traçado você poderá usufruir de novos recursos, a exemplo do elevador vertical. Como se verá, o Track ML04 Elevator extension do Wonderplein é uma verdadeira extensão de possibilidades.

 

 

 

Peeps in Track ML04 Elevator extension (lassoares-rct3)

 

 

Dito isso, pode-se dizer que o Track ML04 Elevator extension é um traçado complementar que tem o CT ML04FamilyRCProfileN do Markus Lomberg como elemento referencial. De igual modo, o Track ML04 Elevator extension foi desenvolvido para receber o carro do CTR_Matterhornblitz criado pelo Coasterfreak90. Portanto, trata-se de uma extensão que complementa e amplia os dois trabalhos antes citados. Desta forma, me parece dispensável falar sobre as características do carro e do traçado que serviram de referência para o trabalho do Wonderplein, entende-se que tais elementos já são conhecidos e qualquer explicação sobre os mesmos será redundante. No entanto, para quem ainda não os conhece, sugiro uma visita ao post review do Europa Park Add-On, no mesmo o Matterhornblitz e o ML04FamilyRCProfileN são apresentados juntamente com as inúmeras criações oferecidas no espetacular Add-on criado pela PEP-Team.

 

Frente a isso, me deterei a dois objetivos interligados: apresentar as principais inovações oferecidas no Track ML04 Elevator extension e destacar, em um rápido tutorial, os passos básicos para usar tais inovações, a começar pelo LiftReplacement (ou elevador de substituição). Este primeiro recurso nada mais é do que um conjunto de elementos de traçado que permitirá a inserção de um elevador vertical na montanha-russa. De forma simples, o LiftReplacement permite que o carro da coaster seja elevado para depois seguir em novo segmento de traçado. Sendo assim, é um recurso essencial para a elaboração de traçados diferenciados que exijam elevações verticais no interior de cenários e/ou construções feitas no RCT3.

 

Caso decida criar uma montanha-russa deste tipo, o recurso criado pelo Wonderplein será essencial, com ele você poderá usar o que se convencionou chamar de vertical lift system, isto é, um sistema de elevação vertical que substitui o tradicional lift system angulado. O melhor exemplo de uso deste tipo de recurso pode ser visto mesma na coaster que inspirou a criação do Wonderplein, a Matterhorn Blitz que desde 1999 está em operação no Europa Park. Para ver a mesma em funcionamento assista a esta gravação on-ride postada entre as centenas de vídeos do CoasterForce.com.

 

É difícil usar este recurso? O melhor de tudo é que o uso do LiftReplacement é bastante simples e exige quatro passos básicos (descritos na imagem abaixo).

 

 

 

Track ML04 Elevator extension I (Wonderplein) lassoares-rct3

 

Track ML04 Elevator extension II e III (Wonderplein) lassoares-rct3

 

Track ML04 Elevator extension IV (Wonderplein) lassoares-rct3

 

 

 

Os demais recursos oferecidos no Track ML04 Elevator extension somam quatro novos segmentos de traçado absolutamente inovadores, são eles: ShortSwitch, ShortSwitchR, UNSTABLE_StraightSwitchShort e UNSTABLE_StraightSwitchShort_Timer. Resumidamente, os recursos citados são segmentos de traçado que permitem a inversão da direção do coaster car, entretanto, é possível destacar algumas diferenças entre eles, bem como é vital observar alguns detalhes para o uso adequado dos mesmos.

 

Os segmentos ShortSwitch e ShortSwitchR podem ser vulgarmente chamados de “trocadores de direção e de traçado”, isto é, ao inseri-los será possível inverter a direção do carro direcionando-o para um novo segmento de traçado. O uso do ShortSwitch e do ShortSwitchR fará o carro da coaster chegar ao fim do traçado e retornar em uma direção oposta e reversa por caminhos laterais posicionados a esquerda e a direita do traçado de chegada, como mostra a imagem abaixo.

 

 

 

Track ML04 Elevator extension ShortSwitch (Wonderplein) lassoares-rct3

 

 

Os dois últimos recursos – UNSTABLE_StraightSwitchShort e UNSTABLE_StraightSwitchShort_Timer – são semelhantes ao ShortSwitch e ao  ShortSwitchR, no entanto, ao invés de permitir a troca de  direção e traçado, eles somente permitirão a troca de direção, mas não de traçado. De forma simples, estas extensões são comparáveis ao chamado switched back visto pela primeira vez na Switchback Railway construída em 1884 no Coney Island Park. Um recurso que se tornou muito comum nas coasters classificadas como Shuttle Coaster – uma uma montanha-russa que faz o carro se deslocar até o fim de sua pista para que o mesmo volte em direção oposta e reversa, isto é, um traçado que contém um mesmo ponto inicial e final, ao contrário de uma montanha-russa tradicional que forma um circuito contínuo.

 

Mas lembre-se, as extensão criadas pelo Wonderplein geram efeitos comparáveis ao switched back, mas não iguais. Isso se deve a um fator bastante simples: a maioria das coasters que possuem o switched back usam a gravidade para gerar a troca de direção, ou seja, depois de uma longa subida o carro da coaster retorna de ré usando a força da gravidade. Diferentemente disso, o StraightSwitchShort e StraightSwitchShort_Timer permitirão que o carro da coaster retorne sem o uso da gravidade, ou seja, o carro da coaster estará em um traçado vertical (em linha reta) e o segmento criado pelo Wonderplein os fará voltar no sentido oposto. A única diferença entre os dois recursos é que o  StraightSwitchShort_Timer permite uma parada (mínimo de 3 segundos) enquanto o StraightSwitchShort fará o switched back imediato.

 

 

 

Track ML04 Elevator extension StraightSwitchShort (Wonderplein) lassoares-rct3

 

 

Ainda sobre estes dois últimos recursos é importante lembrar que os mesmos costumam apresentar problemas quando não inseridos junto ao traçado do LiftReplacement. Durante os testes pude constatar que isso realmente ocorre, pois o RCT3 simplesmente travou, quando tentei inserir o StraightSwitchShort e o StraightSwitchShort_Timer separados do LiftReplacement. Portanto, fique atento a isso sob pena de perder o traçado criado. Minha sugestão é usar com cautela e sempre salvar antes de inserir tais segmentos.

 

Enfim, aproveite as cinco possibilidades criadas pelo Wonderplein e crie novos modelos de coasters no RCT3, caso queira ver o funcionamento destes recursos, antes de baixar o Track ML04 Elevator extension assista ao vídeo postado pelo próprio designer e observe cada um dos recursos antes citados.

 

Dito isso, resta baixar e instalar o Track ML04 Elevator extension. Primeiramente clique aqui e baixe o arquivo apresentado no wonderplein.nl, caso queira conhecer outras criações hospedadas no site mantido pelo Wonderplein basta clicar aqui. Depois de baixar e extrair o arquivo, abra a pasta Cars e localize a pasta CTRLiftCar_ML04ElevatorCar, a mesma deverá ser recortada e coloca na pasta Cars\TrackedRideCars do RCT3. Volte aos arquivos extraídos e localize a pasta tracks, em seu interior haverá duas pastas (CTR_MatterhornBlitzML04ElevatorRide e TrackCTR_ML04Elevator) que deverão ser recortadas e coladas na pasta tracks\TrackedRides do RCT3.

 

Acabou? Não! Lembre-se que a criação do Wonderplein não funcionará sem que o CTR_Matterhornblitz do Coasterfreak90 e o CT ML04FamilyRCProfileN do Markus Lomberg estejam instalados. Portanto, antes de nada é preciso baixá-las, você encontrará o link no já mencionado post review do Europa Park Add-On. Depois de baixar e extrair os 123 mb do Europa Park Add-On, localize a pasta CTR-Cars, na mesma estará o arquivo CTR_Matterhornblitz, recorte-o e cole-o na Cars\TrackedRideCars do RCT3.

 

Na sequência, localize a pasta CTR-Rides e encontre a pasta CTR_EPMatterhornBlitzRide  em seu interior, recorte-a e cole-a na pasta tracks\TrackedRides do RCT3. Por fim, vá a pasta CTR-Track, nela você verá o último arquivo necessário para usar a criação do Wonderplein, o TrackCTR_ML04FamilyRCProfileN. Recorte-o e cole-o na pasta tracks\TrackedRides do RCT3 e corra para o RCT3, no menu coaster você encontrará o EP Matterhorn-Blitz (With Elevator Extension).

 

Como últimas palavras: parabéns ao Wonderplein, como dito no início do post, trata-se de um incrível, inovador e espetacular trabalho.

 

Bom jogo a todos e tomará que o post de hoje eleve a inspiração de cada um. Até a próxima.

 

Lassoares Jun./2012.

6 comentários:

clayton disse...

lassoares existi algu codigo que faça unir tracks diferente, cendo que os trilhos muda mas não o carro.???

Lassoares disse...

clayton: de uma olhada neste post, ele ensina a fazer isso.

http://lassoares-rct3.blogspot.com.br/2010/07/editando-o-optionstxt-de-forma-facil.html

Até mais!

Anônimo disse...

tem como fazer um link de download apenas pros arquivos CTR_Matterhornblitz do Coasterfreak90 e o CT ML04FamilyRCProfileN do Markus Lomberg? eu nao consigo achar pra fazer download.

Lassoares disse...

Anônimo: infelizmente não, tanto o CTR qto o CT estão no pack do Europa Park, o link está no post, mas aí vai:

http://lassoares-rct3.blogspot.com.br/2011/11/uma-inspiracao-uma-criacao-e-30.html

Até mais

Anônimo disse...

opa estou com uma duvida..gostaria de sabe como tirar o limite dos objetos..por exemplo ..quero colocar um poste de luz em qualquer lugar...ou uma lixeira ou um banco! tem algum mod q faz isso? vlw obrigado muito bom o blog!

Lassoares disse...

Anônimo: infelizmente não há como fazer isso, na verdade existe uma forma, mas seria absolutamente desonesto... você precisaria refazer as peças criadas no Importer determinando outra posição (configurando de outra forma). Para tanto, além dos arquivos originais, seria preciso ter a autorização do autor do set e claro, muita paciência. Em suma, as peças recebem uma configuração que inclui a posição no jogo e a não ser que sejam refeitas isso não mudará. Só uma pergunta: você quer novas posições ou usar as peças sobre outros elementos de cenário? Até mais!

Postar um comentário

Lassoares-rct3

ANO IV