O mar não está para peixe…

… porque tem um tubarão que andava desaparecido rondando a praia do RCT3. Não se trata de uma falsa notícia ou uma manchete alarmante típica dos tabloides sensacionalistas, mas sim de um CTR que fará qualquer banhista tremer. O CTR responsável por isso é o SharkCoaster agora recuperado pelo jordy_rym. Recuperado? Pois é, desde algum tempo muitos jogadores de RCT3 se perguntam: em qual montanha-russa aparece o carro que tem o formato de tubarão (também conhecido como SharkCoaster)?

 

Essa pergunta pairou no ar por muito tempo e tirou o sono de muitos jogadores, até que em meados de 2008, ainda sem muitos recursos de instalação e criação de CTRs, o Belgabor, com sua conhecida inteligência e perspicácia, postou no fórum do Atari:

 

“Como muitos de vocês sabem, a Frontier não atualizou corretamente a Corkscrew Coaster na expansão wild, portanto, Shark car estava perdido para quem também tem a expansão Soaked. Eu encontrei uma maneira de recuperá-lo. Infelizmente não é possível adicioná-lo, você só pode substitui-lo pelo Shooting Star car

 

Ora, a resposta dada pelo Belgabor caiu como uma bomba e para os que ainda não sabiam do caso a pergunta foi: entre os arquivos originais do RCT3 há um coaster car desconhecido? Como se não bastasse a pergunta o problema era a resposta e os caminhos necessários para instalar esse car – procedimentos que exigiam um certo conhecimento de codificação. Ou seja, depois de muita procura e de uma notícia quase bombástica o que se sabia sobre o SharkCoaster era que o processo para corrigir o erro da Atari e recolocar o SharkCoaster nos trilhos postado pelo Belgabor era de fato complicado.

 

Tempos depois, alguns felizes jogadores se orgulhavam em dizer que o SharkCoaster estava instalado, outros quase decepcionados afirmavam que era muito difícil e que nada conseguiram. Assim o tempo passou e o SharkCoaster deixou de ser assunto, mesmo porque, para muitos (me incluo entre eles) esse “caso” sequer era conhecido. É por isso que preferi afirmar que o SharkCoaster foi recuperado pelo jordy_rym, pois a partir de sua recuperação este car não só poderá ser recuperado, mas também facilmente instalado no RCT3. Dito de outra forma, o tubarão que andava desaparecido agora está de volta a praia do RCT3.

 

De forma objetiva, este CTR possui a modelagem de um grande tubarão dividido em três partes. A primeira, trás a cabeça do grande predador dos mares com sua mandíbula aberta que expõe os afiados e temidos dentes. A segunda, o exato meio do carro, destaca as barbatanas do dorso e do peito (as laterais). A terceira e última parte, como não podia ser diferente, apresenta a calda do peixe. Portanto, um modelo que coloca a cabeça, o tronco e a calda de um tubarão sobre os trilhos de uma montanha-russa.

 

Pode até parecer demasiadamente simples, mas é exatamente isso que o SharkCoaster criado pela Atari e recuperado pelo jordy_rym oferece, uma ideia simples em um modelagem digna de fazer inveja a qualquer designer de CTRs para RCT3. Se observarem com atenção as imagens abaixo destacadas ficará bastante claro que o SharkCoaster é um car coaster de primeira linha que, como sugerido no título do post, fará os peixes sumirem de medo.

 

 

 

SharkCoaster (Atari) (jordy_rym) lassoares-rct3

 

 

A sorte é que o medo será para os peixes, pois diferentemente deles os peeps com certeza se animarão com este excelente car. Para melhorar você ainda poderá escolher entre dois traçados para usar este coaster car, a saber: o Track5 usado em coasters como Drifting, Endless, Floorless, HyperTwist, VerticalDrop entre outras e o Track3 usado em coasters como Corkscrew, LayDown, TiltCoaster etc. Sendo assim, se quiser uma coaster com mais opções de traçado e muitas inversões o BNMShark (para Track5) será mais indicado, mas se sua escolha for uma montanha-russa mais clássica e com um traçado nem tão extremo o CWShark (para Track3) deverá sua escolha.

 

De qualquer forma, o que importa é que o carro tubarão será o mesmo em qualquer uma de suas escolhas, portanto, seja no traçado 3 ou no traçado 5 (ou em outro traçado que você queira tentar instalar) a qualidade de da modelagem original da Atari estará garantida. Enfim, baixe e instale o CTR_BahnDaten já montado para instalar o SharkCoaster car agora mesmo (lembre-se de fazer login no CS Depot para facilitar o download).

 

Depois de baixar o arquivo, extraia o mesmo e localize os dois documentos (.txt) correspondentes ao SharkCoaster, especificamente o CTR_BahnDaten_BNMShark e o CTR_BahnDaten_CWShark. Na sequência recorte e cole estes mesmos documentos na pasta de trabalho do CTR_Creator V0.95. Feito isso, instale um a um os dois documentos do SharkCoaster seguindo os passos abaixo:

 

1. Abra o Creator e clique em Read CTR_BahnDaten.txt.

 

2. Localize o CTR_BahnDaten_BNMShark (antes colado na pasta), selecione o mesmo e clique em Abrir.

 

3. Clique em Create Ride.ovls e feche o Creator.

 

4. Localize na pasta de trabalho do Creator a pasta do ride (CTR_BNMShark), recorte-a e cole-a na pasta tracks\TrackedRides do RCT3.

 

Pronto, este mesmo processo deverá ser aplicado para a instalação do CWShark e assim você poderá escolher qual é mais adequado. Antes de finalizar é importante lembrar que o nenhum dos dois rides possuirá pastas para serem colocadas na pasta Cars\TrackedRideCars, pois como destacado no início do post os mesmos usam o SharkCoaster car original da Atari como referência. Por essa razão os CTRs só funcionarão para os que possuem a extensões Wild e Soaked, versões estas que trazem o SharkCoaster entre os arquivos originais.

 

Desta forma, confira se em sua pasta Cars\CoasterCars há a pasta SharkCoaster. Se lá ela estiver o caminho estará livre para o tubarão que andava desaparecido.

 

Espero que aproveitem essa novidade recuperada e até a próxima.

 

Lassoares Mar./2012.

8 comentários:

Chehoud disse...

Lassoares: Atrasei um pouco, mas lancei hoje (segunda) meu novo CSO em meu blog, se ainda tiver interessado em posta-lo aqui com os outros dois, já ta pronto. Abraços.

Lassoares disse...

Chehoud: sem problemas, assim que possível farei um post para ajudar na divulgação do set (não custa lembrar: ótimo trabalho, parabéns!!!)

Chehoud disse...

Lassoares: Ta certo, valeu pela ajuda !
Quanto ao CSO, muito obrigado, fico muito feliz com o elogio.

Lassoares disse...

Chehoud: de nada!!! parceiro!!!

Chehoud disse...

Fala Lassoares ! Tudo bem ?
Parabéns pela frequência de atualizações de excelente qualidade que o blog está tendo.

Alem de te parabenizar (e olhar as novidades claro), eu vim só confirmar se você não esqueceu de mim (daqueles 3 CSOs ..).
Abraços e até mais.

Lassoares disse...

Chehoud: poxa cara, obrigado, vindo de vc é muito bom receber esse elogio! Então, tanto não esqueci como acabo de postar... acho que ficou legal, pois tentei destacar algumas peças ao invés de simplesmente divulgar, por sinal testei novamente por várias vezes para fazer as imagens e gostei muitooooooo!Principalmente do infantil, do zoo, dos pisos de pedra... bom vc verá no post, espero que ajude e quando precisar pode escrever.
abraços e até mais.

Chehoud disse...

Vi o post e gostei bastante, post excelente e de extrema qualidade e dedicação como todos que vejo aqui. Com certeza ajudará, obrigado pela atenção e paciência. Precisando de algo já sabe que estou lá no blog ..

Lassoares disse...

Chehoud: que bom que gostou! nem se preocupe com isso estou aqui para ajudar e conte sempre com minha ajuda, e valeu (se precisar eu escrevo) até mais!

Postar um comentário




Lassoares-rct3

ANO IV