Mais um CFR inovador do Samplerocker

Me permitam iniciar o post com uma simples questão:  como inovar os parques construídos no RCT3 sem se deixar levar pela constante vontade de repetir o uso de alguns rides que consideramos bons? Pode até parecer uma pergunta sem sentido, mas a verdade é que nem sempre o fato de termos algo novo a nossa disposição significará que realmente estaremos inovando. Em outras palavras, nem sempre conseguiremos inovar um parque simplesmente por usar um CFR novo, ou se preferir, nem sempre um CFR inédito e recém lançado nos permitirá a criação de parques inovadores.

 

Se isso for realmente verdade é de se suspeitar que o Samplerocker parece não concordar com isso, mesmo porque não é de hoje que este designer nos oferece recursos e criações que, ao contrário do antes afirmado, nos proporcionam a verdadeira sensação de inovação e, consequentemente de que estamos em uma contínua renovação do RCT3. Assim, antes mesmo de fazer qualquer tipo de comentário sobre o novo CFR criado pelo Samplerocker é preciso ser honesto e dizer: mais uma vez ele inovou.

 

Talvez não seja preciso justificar tal afirmação, no entanto, não custa lembrar de dois exemplos que reforçam a ideia de que a inovação é uma marca dos projetos desenvolvidos pelo Samplerocker. O espetacular Heaven & Hell – um Indoorskydive absolutamente incrível criado em parceria com o djF – que desde outubro de 2011 faz o seu post de divulgação manter-se entre um dos posts mais visitados do lassoares-rct3. E se o tema é inovação como não lembrar do antigo mais sempre inovador Dancefloor, um CFR simples e entusiasmante que, como destacado no post  de Agosto de 2010, coloca os peeps para dançar. Em suma, inovação não é tão simples, mas o Samplerocker entende disso.

 

 

 

CFR inovador do Samplerocker (lassoares-rct3)

 

 

Tanto entende que hoje (20/03/2012) este mesmo designer nos apresentou mais uma inovação denominada Big Splash. Antes que alguém diga que isso não é novo, é preciso ressaltar que não se trata de um Custom Track Ride desenvolvido para simular o efeito de um carro que depois de uma longa descida se encontra com a água, tampouco se trata de um water ride ou de um tobogã aquático. Diferente disso, o Big Splash é um CFR e ainda que possa ser associado as atrações antes mencionadas, seu efeito, sua modelagem e seu movimento fazem do mesmo algo diferenciado.

 

Para descreve-lo usarei alguns números: 1 peep por vez, 1 subida de aproximadamente 12 metros de altura e quase 20 metros de comprimento, 1 descida das mesmas proporções seguida por 1 salto de aproximadamente 6 metros e 1 splash – feito com animação em textura alpha – quando o ride se choca com a água. Some tudo isso e o Big Splash poderá ser imaginado, ou se preferir algo mais simples, observe a imagem abaixo e veja a estrutura do mesmo.

 

 

 

Big Splash (Samplerocker) lassoares-rct3

 

 

Talvez isso não seja suficiente, mesmo porque a imagem acima destacada não revela tudo que o Big Splash oferece, sobretudo, a já citada animação que simula o efeito de spray ou splash causado pelo contato do carro do ride com a água. Como dito, esse efeito foi criado com uma animação que emprega uma textura alpha e muita criatividade, algo igualmente inovador. Da mesma forma, a imagem acima não permite a visualização do Big Splash inserido junto a uma porção de água, justamente um dos pontos altos da atração.

 

Sendo assim, é preciso ir além para entender como o Big Splash funciona e nada melhor que um vídeo para demonstrar isso, principalmente quando este mesmo vídeo for de autoria do designer do CFR, portanto, assista, repare nos detalhes e tire suas próprias conclusões. Depois de assistir a este vídeo não restará dúvidas e será fácil dizer, tal qual sugere o título do post: trata-se de mais um CFR inovador do Samplerocker.

 

Algo mais a dizer? Sim. Tome alguns cuidados no momento de posicionar o Big Splash em seu cenário. Minha sugestão é usar uma área com água de pelo menos 25 tiles, isto é 5 x 5, mas acredito que quanto maior a área, melhor será o efeito do ride. De igual modo, posicione o Big Splash em um ponto que permita inserir as filas para trás ou para as laterais da atração, isso evitará que os peeps fiquem na frente do salto final. E antes que eu me esqueça, não faça filas muito longas, pois como já mencionado, o Big Splash leva um peep por vez e quanto maior a fila, mais demorada será a entrada no ride, logo, muitas reclamações serão feitas pelos visitantes.

 

Uma última sugestão: use e abuse de vários CSOs para complementar o cenário que receberá  o Big Splash, seja qual for o tema de seu parque tudo será possível. Na imagem abaixo criei um cenário para exemplificar isso, nele elaborei uma ampla plataforma sobre a água e algumas estruturas simples de metal – quase tudo feito com o Space Port do Weber – e com a colocação de muitas árvores, arbusto e água.

 

 

 

Big Splash II (Samplerocker) lassoares-rct3

 

 

Por fim, resta parabenizar o Samplerocker por mais um excelente CFR e deixar o link para que faça o download do Big Splash. Para sua instalação, extraia o arquivo baixado e depois recorte e cole a pasta CFR_BigSplashRide diretamente na pasta Style\Custom (caso não possua a pasta Custom, bastará criá-la).

 

Espero que gostem deste CFR inovador e até a próxima.

 

Lassoares Mar./2012.

8 comentários:

Anônimo disse...

olá lassoares bom dia/noite tenho uma pequena duvida!
eu criei meu cfr mais eu não sei em que lugar em configuro no blender para coloca lugar para os peeps do rct3 senta!
eu tambem que programa eu uso pra importa o cfr para o rct3!
agradeço desde já
http://rasb-rct3-expertion.blogspot.com.br

Lassoares disse...

Rafael: cara, infelizmente não uso o Blender e sim o SketchUp, e ainda estou engatinhando nos CFRs, a falta de tempo para treinar e aprender tá me matando, mas o que sei é que a posição dos peeps é um bone (igual para CFRs) então tem que inserir como texto e determinar o nome, talvez como peep1_bone e peep2_bone, por exemplo. Quanto a exportação o Creator v095 ajudará, mas ainda não fiz isso.
Desculpe não ajudar mais que isso, mas penso que se vc fez a modelagem, exportou e criou o ovl com as animações usando o XML Editor(movimentos do ride, das barras de proteção etc e posições dos peeps com os bones (sem animação nesse caso)e depois usou o Creator v095 é uma questão de tempo para acertar, o problema é que existem detalhes que eu ainda desconheço.

abs

Luís

Anônimo disse...

sim lassoares mais me diz uma coisa!
aonde eu encontro pra download o Creator v095 para mim exporta o cfr?

Anônimo disse...

desculpe de tantas perguntas mais é pq vc é o que mais me ajudo nesse tempos!
viu eu tava me referindo em criação de CFR e não de CTR!
akele Programa Creator v095 é para criação de CTR!
desculpe se eu tive me referindo algo errado!

Lassoares disse...

Rafael: de uma olhada neste post

http://lassoares-rct3.blogspot.com.br/2012/02/um-novo-creator-e-uma-criacao-nem-tao.html

nele tem o link do creator v095

Lassoares disse...

Rafael: imagina cara, eu é que peço desculpas pela demora, andei um pouco ocupado nestes dias. Então o Creator novo tem opção de criação para CFRs também, mas como eu disse, ainda não tenho experiência nele. De uma olhada e até mais!

Anônimo disse...

Viu Lassoares Estou Aguardando o Tutorial de como cria CSO Recololabres!

Lassoares disse...

Rafael: não esqueci não é que tutoriais exigem um tempinho a mais, mas pode deixar que tentarei o quanto antes... de verdade! Até mais!

Postar um comentário




Lassoares-rct3

ANO IV