Vyrobeno v Česká republika

Calma, não se assuste, o título do post é um simples anúncio que deixará todos felizes. Não se trata de um enigma ou de um problema matemático, tampouco de uma inusitada frase em um idioma bastante diferente do que estamos habituados. Da mesma forma, não se trata de uma notícia de última hora que mudará a vida dos jogadores de RCT3, portanto, nem ouse pensar que é um anúncio de lançamento do RCT4. O que posso adiantar é que trata-se de algo que interessa a todo e a qualquer jogador de Roller Coaster Tycoon 3 que gosta de novidades, principalmente, aquelas que permitem inovar na hora de montar os cenários dos parques.

 

É algo simples, algo que, sinceramente, eu não espera encontrar. Antes devo explicar: normalmente tenho o hábito de navegar pela internet para acompanhar os giros do universo do RCT3. Visito blogs nacionais e estrangeiros, espio fóruns e admiro as criações dos inúmeros RCT3 players, designers e videomakers que estão espalhados pelo mundo. Ocorre que nos últimos dias tenho me dedicado a atualizar alguns links do lassoares-rct3, como muitos já devem ter percebido é comum ver sites fora do ar e links corrompidos. Nesse processo, me deparei com um endereço totalmente novo, um lugar com um conjunto enorme de sets, structures e dicas para RCT3 que ainda era desconhecido para mim, talvez, possa até mesmo afirmar que era desconhecido para a grande maioria de nós.

 

 

 

Vyrobeno v Česká republika (lassoares-rct3)

 

 

Produzido na República Tcheca: este é o significado do termo Vyrobeno v Česká republika que dá título ao post. E antes que alguém pergunte o que é produzido por lá, eu respondo: 50 CSOs inéditos para o RCT3. O autor desse mundo se autodenomina de JK, o criador do rct3-city.cz, um site repleto de informações, criações e dicas para o RCT3. Tudo isso descrito e explicado no idioma local acompanhado por inúmeras imagens e links para baixar todas as criações desse ótimo designer.

Como dito, o site mantém o link para 50 diferentes sets desenvolvidos pelo JK que, até onde consegui entender, desenvolveu esses CSOs para um projeto intitulado JKCity. Portanto, ainda que sejam 50 arquivos de CSOs o tema predominante é o tema urbano. Como vocês devem imaginar não seria possível apresentar todos os sets criados pelo JK em um único post, da mesma forma, me parece desnecessário fazer vários posts sobre algo que só poderá ser conhecido com muitos testes. Sendo assim, apresentarei algumas imagens de 3 dos 50 sets disponíveis no site.

 

O motivo para tal decisão é muito simples: depois de quase três horas navegando entre as páginas repletas de descrições em idioma tcheco-eslovaco e testando cada uma das peças criadas para o RCT3 pude constatar dois pontos de extrema importância. Primeiro, o JK possui uma habilidade acima da média e suas criações são excelentes, além dos detalhes, muitas delas possuem animações poucas vezes vistas no RCT3.

 

Segundo, é justamente a habilidade e a riqueza de detalhes que fez com que boa parte das peças se tornassem demasiadamente pesadas, quero dizer, com muitas faces, o que se costuma chamar de high poly (termo empregado para descrever um conjunto de polígonos 3D, neste caso, uma peça que tem um grande número de polígonos). Isso significa, que a peça sumirá da tela do RCT3 mesmo quando o foco estiver a uma pequena distância. Para se ter uma ideia mais clara basta lembrar que muitas das peças presentes nos CSOs não desaparecem da tela mesmo quando afastamos o foco no jogo, infelizmente o excesso de faces (polys) da maioria das peças criadas pelo JK faz com que elas fiquem invisíveis depois de poucos metros.

 

É importante reiterar que está condição não é observada em todas as peças, como se verá, o conjunto de 50 sets que forma o JKCity possui peças fantásticas, são sets de paredes, vidros, veículos, aviões, luzes etc. sem esquecer dos conjuntos animados. Portanto, minha avaliação é muito simples: tenha paciência e explore esse mundo de criações e depois decida como usar conforme o cenário e a necessidade. Tenha certeza que se trata de um mundo de possibilidades, ou seja, as peças são variadas e muito bem desenhadas.

 

Como havia afirmado, darei destaque a 3 dos 50 sets criados pelo JK, o primeiro deles é o CityJKaeroHighSet1. Aviões comerciais, caças, helicópteros etc., um conjunto de peças muito bem modelado que auxiliará muito na tarefa de criar um cenário urbano com aeroportos e hangares. A meu ver os aviões comerciais elaborados com texturas que trazem as logomarcas de algumas companhias aéreas são o ponto alto deste set, pois além da excelente modelagem, permitem a troca de cores e possuem um número de faces que possibilita um bom uso. Veja os exemplos destacados do CityJKaeroHighSet1 na imagem abaixo.

 

 

 

CityJKaeroHighSet1 (JK) lassoares-rct3

 

 

O segundo e o terceiro set serão apresentados de forma conjunta, são eles: CityJKequipmentHighSet1 e CityJKmaterialSet1. Tal qual os demais CSOs criados pelo JK estes dois conjuntos foram desenvolvidos para o tema urbano, mas me parece que ambos serão muito úteis para a elaboração de qualquer cenário que tente reproduzir um canteiro de obras, logo, um cenário urbano em construção. Neles serão encontradas dezenas de opções que vão desde o tradicional maquinário de obras (guindaste, por exemplo) até peças mais simples como caixas, canos empilhados e caçambas para entulhos. Na imagem abaixo se pode ver algumas das peças que compõem o CityJKequipmentHighSet1 e o CityJKmaterialSet1.

 

 

 

CityJKequipmentHighSet1 e CityJKmaterialSet1(JK) lassoares-rct3

 

 

Para instalar os sets citados será muito simples, no entanto, achá-los no site não será de todo fácil, mesmo porque o endereço não aceita a tão valiosa tradução online do Googgle Chrome. Por isso depois de explorar o site, vá direto a este link e escolha os sets que deseja baixar. Quanto aos três sets destacados, os links são: CityJKaeroHighSet1, CityJKequipmentHighSet1 e CityJKmaterialSet1. Caso prefira economizar trabalho e baixar os 50 sets de uma vez clique aqui e espere que baixar os 261 MB de material.

 

Para instalar será muito simples, pois todos os 50 CSOs deverão ser colocados na pasta style/themed do RCT3, no entanto, observe que a pasta do CSO (a que deverá ser recortada e colada na pasta style/themed do RCT3) estará no interior de outras duas pastas que virão com o arquivo extraído. Assim, baixe, extraia e procure a pasta com o nome do CSO para depois recorta-la e cola-la. Vale lembrar que você poderá extrair conjuntamente os 50 arquivos e todos irão para uma mesma pasta, isso economizará bons minutos de trabalho. Apenas fique atento ao momento da extração, caso haja algum arquivo com erro, separe-o e baixe-o novamente, para depois extraí-lo separadamente. O que posso garantir é que todos os CSOs funcionam perfeitamente.

 

É isso, espero que gostem dessa novidade produzida na República Tcheca e  dobrá hra! (bom jogo!), pelo menos é o diz o translator!

 

Lassoares Out./2011.

10 comentários:

Leoou disse...

Isso é simplesmente fantástico ...

Sempre Quiz fazer um aeroporto...

Vlw ...

=D

José Guilherme disse...

Ei lassoares obrigado por descobrir seu site.
Ká eu dei uma olhada nos CSOs Coaster Essentials do lendário Techno_Dude (pena que ele se despediu do RCT3).
Vi que ele está com o link inválido.
Eu tenho ele aqui no meu PC e vou upá-lo na minha conta do 4-shared para postar no meu blog e se você quiser eu te passo o link.

Qualquer coisa é só falar.

Atenciosamente Blog RCT3 Parks

Unknown disse...

amigo posta rides jamais vistos tb...=D

Lassoares disse...

Leoou: a hora é agora então! esse cara produzir muito, são infinitas peças, espero que seja útil! Até mais!!!!

Lassoares disse...

zeze: imagina cara, que bom que gostou. Qto aos CSOs do Techno_Dude já achei outros links e logo substituirei, de qquer forma, valeu pela ajuda oferecida. Até mais!!!

Lassoares disse...

neoqeav.junior: pois é... tá um pouco difícil achar CFRs novos, mas ontem postei um. Até mais!

Legofla disse...

Meu Deus fiquei assim :OOOOOOOOO baixei os 260mb e ameitudo!!! Valeu pela dica :D. Ainda aguardando seu e-mail sobre a parceria com o RCTBR :P

Lassoares disse...

Legofla: poxa cara legal! nem fala cuidarei disso amanhã sem falta... até mais!

Henrique Barros disse...

ou conserta ai os link ta tudo com defeito

Lassoares disse...

FILMES TORRENTS DUBLADOS: então, testei 2 x e tá tudo ok.Qual vc tentou? Por via das dúvidas: http://www.rct3-city.cz/t1telo.htm#Download. Espero que funcione.

Postar um comentário




Lassoares-rct3

ANO IV