Relembrando os clássicos: você conhece os cenários do RCT1?

Infelizmente, muitos daqueles que atualmente jogam o RCT3 não tiveram a oportunidade de passar longas horas construindo parques e se divertindo no RCT1, mas aqueles que o conheceram, com certeza concordarão comigo: o RCT1 é um clássico! É bem verdade que não se pode comparar a primeira criação de Chris Sawyer (designer e criador dos 2 primeiros jogos as série RCT) lançada em 1999, com a última versão do RCT, mas também é inegável que o primeiro jogo da série é um verdadeiro clássico dos games para PC, portanto merece nosso crédito: sem ele não teríamos o RCT3.

 

Confesso, o RCT1 me proporcionou muitas tardes de diversão, planejava cada detalhe e cada coaster, definia cada uma das pequenas peças de cenário e pensava nos temas que pouco a pouco ganhavam lugar na tela bidimensional do RCT1. Tudo era diversão e mesmo com os gráficos simples e limitados que mal davam a noção correta de profundidade, o RCT1 não parava de rodar em meu antigo computador. Da mesma forma me lembro dos desafios que ora exigiam uma absurda economia de dinheiro, ora demandavam a construção de parques em pequenas áreas com terrenos nada atrativos.

 

Tudo era novidade. Coasters desconhecidas, brinquedos radicais, jardineiros que aguavam os jardins floridos e depois cortavam as gramas em um zig-zag quase alucinante, a cada novo cenário, começando pelo Forest Frontiers, pelo Dynamite Dunes e pelo Leafy Lake o RCT1 se revelava como um dos jogos mais divertidos e inteligentes de todos os tempos. Ao fim, depois que passar pelo Bumbly Beach e pelo Thunder Rock, o Mega Park (último cenário) se abria para que toda e qualquer idéia se tornasse possível. Belas tardes de diversão no RCT1!

 

 

 

Relembrando os clássicos (lassoares-rct3)

 

Antes que alguém questione os motivos dessa breve sessão de nostalgia é bom falar logo o que me fez preparar esse post: a possibilidade de ter os cenários do RCT1 com todos seus detalhes e, para quem desejar, com todas as dificuldades, no RCT3. Foi em uma das várias pesquisas sobre RCT que faço na net que encontrei um simpático site chamado RCT Vault, cuja tradução indica para o termo caixa-forte ou cofre do RCT. E faz sentido, pois nele estão disponíveis todos os 22 cenários do clássico RCT1.

 

Por essa razão o slogan do RCT Vault diz: Return To RCT1 in 3D – não precisa nem dizer, afinal unir os cenários do RCT1 com o gráfico em 3 dimensões do RCT3 pode ser uma ótima fonte de inspiração para a elaboração de novos parques, quando não, uma boa forma de relembrar as tardes de diversão no primeiro e original Roller Coaster Tycoon.

 

 

 

Relembrando os clássicos RCT Vault (lassoares-rct3)

 

Para usar os cenários disponíveis no RCT Vault é muito simples. Baixe cada um dos arquivos (.zip) e depois de extrair, recorte o arquivo do parque (.dat) e cole-o na pasta Parks do RCT3. Fique atento, pois esta pasta fica no seguinte caminho: C:\Users\usuario\Documents\RCT3\Parks. Embora simples, instalar o parque por esse procedimento trás um pequeno inconveniente: os objetivos estipulados na criação do mesmo serão mantidos. Portanto, caso você queira usar o cenário sem se preocupar em cumprir metas e desafios será preciso escolher a segunda opção de instalação.

 

Para tanto, primeiramente, troque a pasta de instalação usada na opção inicial. Ao invés de colar o arquivo (.dat) na pasta Parks, cole-a na pasta Start New Scenarios, cujo caminho é semelhante ao anteriormente destacado: C:\Users\usuario\Documents\RCT3 Start\New Scenarios. Feito isso, abra o RCT3 e na tela de abertura clique em Tools, na sequência em Scenario Editor e depois que o Editor de Cenário estiver carregado, escolha o parque para ser aberto clicando em File and Options e depois em Load Game, como destaca a imagem abaixo.

 

 

Relembrando os clássicos I (lassoares-rct3)

 

Depois de abrir o parque observe no lado direito da tela do RCT3 e dentre as diferentes opções de edição do cenário (que ficam dispostas na parte direita da tela) clique em Choose objectives e janela para salvamento (destacada na imagem abaixo) se abrirá. Nela clique sobre o objetivo e depois no ícone da lixeira para excluí-lo. Não se esqueça de repetir o processo para os diferentes níveis de objetivos.

 

 

Relembrando os clássicos II (lassoares-rct3)

 

Feito isso, clique no menu do RCT3 (lado esquerdo da tela) clique na opção File and Options e depois em Save Game. Ao abrir a janela, selecione (no menu superior da janela) a opção de salvamento Parks e clique em salvar. Observe a imagem abaixo para entender melhor.

 

 

 

Relembrando os clássicos III (lassoares-rct3)

 

Por fim, feche o editor e abra o Sandbox escolhendo a opção Load game, ao abrir a janela escolha o parque antes editado e pronto, agora você já pode jogar livremente, sem que qualquer objetivo te incomode.

 

É isso, espero que aproveitem os clássicos cenários do RCT1. Seja para os que já conhecem, seja para os que não tiveram a oportunidade de conhecer o primeiro RCT da série, tenho certeza que será uma boa forma de relembrar e/ou conhecer novas idéias e formas criativas para desenvolver um parque, afinal, idéias nunca são demais, mesmo quando elas surgem no momento em que relembramos os clássicos!

 

Até a próxima.

 

Lassoares Abr./2011.

19 comentários:

Paulo disse...

Nossa, eu passava horas jogando!
Amava, por isso que dei final umas 11 vezes!
=D

Leoou disse...

Nostalgia pura ...
Eu ainda tenho o Rct1 ...
Depois que minha placa de vídeo queimo agora só to jogando ele ...

Nossa muito obrigado por mais essa incrível descoberta ...

Acho que depois do me aniversário já deve da pra mim compra uma Placa nove ...

Mais até lá fico com o insubstituivel Rct1 ...

Guilherme disse...

ai...ai...razor rocks...como eu me encantava com esse parque...achava incrível...coisa de outro mundo..adorava aquilo.mas conheci o rct2 e depois o rct3,hoje estou com rct3 e me encanto com...com...criar cenários personalizados!como é o mega park?um parque totalmente editável com dinheiro ilimitado?

Lassoares disse...

Paulo: legal! realmente terminar todas as etapas era ótimo =D

Lassoares disse...

Leoou: legal e que pena. Legal por ter gostado e por ainda jogar, realmente o RCT1 é eterno! E que chato isso da placa de vídeo, tomará que logo esteja turbinado outra vez. Até mais cara!

Lassoares disse...

Guilherme: legal! então o Mega Park não é com grana ilimitada, mas o terreno tem o tamanho máximo, o esquema é fazer um parque enorme e entrará muito dinheiro, depois feche e destrua tudo e recomece com o caixa forte lotado de dinheiro. Eu fazia isso para poder por tudo que eu queria sem me preocupar com a grana.

Lassoares disse...

Guilherme: só esqueci de uma coisa importante. Vc se refere ao Mega Park do RCT1 ou ao cenário para RCT3?

Guilherme disse...

rct1.pq?tem isso no 3?

alexandre disse...

bons tempos do rct1 eu nem tenho mais o cd do jogo mas éra ótimo.
mas nem se compara com o rct3 não acha?

Final Fantasy disse...

Nossa bem q poderiam postar para baixar o jogo completo!!!
Pois eu quero relembrar os dias q eu jogava o pc!!!

Lassoares disse...

Guilherme: Pq o Mega Park é um cenário inspirado no RCT1

Lassoares disse...

alexandre: verdade. mas acho que o RCT1 tem seus encantos, claro que não tem como comparar, sobretudo os gráficos... mas ainda assim, eu adoro! tbém não jogo mais há um tempão!

Lassoares disse...

Isaias: é uma ótima idéia, o problema é achar um link confiável. Eu pelo menos não conheço. Quem sabe alguém de a dica e poste para todos. Valeu!

Leoou disse...

No Rctbr tem os links de todos os Roller Coaster Tycoons 1,2,3 e as expansões ...
Kada um fika em uma seção diferente do Fórum ...

è só ir lá que todos devem achar ...

Lassoares disse...

Leoou: valeu cara, com certeza a galera vai usar essa dica.

Anônimo disse...

Nesse link tem o rct1 completo incluindo as duas expansões e extras (rct1 deluxe)
http://www.filestube.com/4d2bff7eb21b4e4f03e9/go.html

Lassoares disse...

Anônimo: valeu pela informação, com certeza será útil!!!!

Rodrigo disse...

Nossa, eu tenho o RCT1 e RCT2. AMO todos os RCTs.

Lassoares disse...

Zoemia: legal! para mim o RCT2 é imortal!!!

Postar um comentário




Lassoares-rct3

ANO IV