Problemas com a aparência da água no RCT3?

Caso tenha respondido sim, a pergunta que dá nome ao post, então está na hora de buscar uma solução para esses problemas. Como todos sabem, a inserção de água é um recurso de extrema importância para a composição de cenários realistas no RCT3. No entanto, é constante observar uma série de problemas no momento de realizar essa tarefa.

 

Por essa razão hoje falarei um pouco sobre a aparência da água inserida no RCT3, mais especificamente, atenderei ao pedido de alguns visitantes do blog que, com certa frequencia, pedem explicações sobre o assunto. Para ser mais preciso, a maioria dos comentários sobre o tema é direcionada para a solução de problemas relacionados ao reflexo e resolução gráfica da água inserida no RCT3, mas antes de tratar disso, farei breves notas sobre a inserção de água.

 

Antes de nada é importante lembrar: não há o recurso de água nas versões do RCT3 sem a expansão Soaked. Ou seja, sem essa expansão não há sequer a possibilidade de inserir água. Normalmente, as versões demo não trazem esse recurso, em todo caso, confira antes. Dito isso, basta lembrar que qualquer inserção de água exigirá que você faça antes o rebaixamento do terreno, portanto, simplesmente rebaixe o terreno usando as terrain tools – ferramentas dispostas no menu de mesmo nome – com elas você poderá moldar os terrenos da área do parque conforme sua necessidade, seja fazer um rio, um lago ou qualquer outra área alagada.

 

Sugiro, para aqueles que estão iniciando no RCT3, uma boa olhada no post chamado Cachoeiras de forma fácil – nele você encontrará informações para usar as terrain tools que além da modelagem do terreno trás as ferramentas necessárias para a inserção de água e de cachoeiras.

 

Bom, agora vamos ao que interessa: o reflexo e resolução gráfica da água inserida no RCT3. Para resolver os problemas ligados a esse tema é possível, a princípio, usar três soluções. Portanto, explicarei cada uma delas separadamente, assim cada um poderá buscar o melhor caminho.

 

 

 

Tutorial Reflect Water lassoares-rct3

 

(1) Configuração do recurso reflect water

Esse recurso nada mais oferece do que o reflexo na água inserida no RCT3. Geralmente, quando não se assinala esse recurso a água inserida no RCT3 terá um aspecto pouco realista, afinal quando a imagem das peças de cenários, das montanhas-russas, dos peeps e, principalmente, das nuvens ou do sol é refletida na água o jogo ficará muito mais realista e visualmente bonito.

 

Dessa forma, antes de qualquer coisa verifique se seu RCT3 está rodando com o recurso reflect water, sem dúvida ele fará a diferença no aspecto que a água possui, pois ao refletir o cenário a mesma não terá mais aquele aspecto opaco e esbranquiçado que tanto incomoda os jogadores. Para verificar e/ou definir o uso desse recurso observe os passos abaixo:

 

 

Tutorial Reflect Water I lassoares-rct3

 

 

Repare na imagem abaixo e veja como a água reflete a luz do sol criando um efeito muito interessante.

 

 

 

Tutorial Reflect Water II lassoares-rct3

 

(2) Nivelamento da água

 

Uma segunda possível explicação para o aspecto opaco e esbranquiçado da água inserida no RCT3 é o nivelamento de água. Basicamente, toda vez que se insere água em uma área rebaixada o jogo configura automaticamente seu aspecto, o que pode mudar a cada nível. Geralmente, inserir água no nível máximo (na linha da borda superior da área rebaixada) pode deixar a água com o aspecto antes citado, por isso, a primeira dica é: coloque a água um pocuo abaixo da borda ou teste diferentes níveis e escolha aquele que lhe parece melhor.

 

Além disso há uma segunda observação, nem sempre levada em conta. Quando se usa várias inserções de água – nesse caso, mais que uma – o RCT3 passa a considerar um padrão de nivelamento igual para essas inserções, ou seja, caso você faça dois lagos, por exemplo, o segundo lago terá a resolução da água alterada de acordo com o primeiro. Veja a imagem abaixo para entender melhor.

 

 

 

Tutorial Reflect Water III lassoares-rct3

 

 

Como se pode observar a foto sem nivelamento mostra o segundo lado com uma coloração opaca e esbranquiçada, já na segunda foto, ambos lagos possuem a mesma resolução. Portanto, fique atento a isso, a idéia é buscar o mesmo nivelamento para evitar tal problema.

 

(3) Configuração da resolução gráfica do RCT3

 

O terceiro problema, é importante que se diga, pode não ter uma solução simples. Me refiro a qualidade da resolução gráfica escolhida para a tela do RCT3. Ok, mas porque isso pode não ter uma solução simples? Por que, infelizmente a placa de vídeo de seu computador pode não suportar uma resolução máxima, ou ainda, pode ser que você tenha problemas de carregamento e de memória, o que gerará os famosos lags – pequenas paradas na imagem do jogo e lentidão – que muitas vezes aparecem durante o jogo.

 

Enfim, a solução seria trocar o computador ou seguir com a resolução que melhor se enquandra aos recursos que você tem no momento. Em suma, teste as resoluções disponíveis, mas lembre-se, qualquer mudança deve ser feita com cuidado, por isso use o sandbox e não arrisque nenhuma mudança radical sem antes testar.

 

Com isso, veja a imagem abaixo e compare cada uma das fotos demonstradas. Por elas se pode ver que a resolução da água é modificada conforme a resolução melhora. As duas primeiras destacadas as resoluções Performance e Balanced (Níveis 4 e 3 dos 5 disponíveis, sem considerar o Custom que permite configurações personalizadas).

 

 

 

Tutorial Reflect Water IV lassoares-rct3

 

 

Na foto abaixo estão destacadas as imagens das resoluções Quality e High Quality (Níveis 2 e 1 dos 5 disponíveis, sem considerar o Custom que permite configurações personalizadas). Como é de se esperar essas resoluções exigem mais do computador, em contrapartida o aspecto da água fica mais realista.

 

 

 

Tutorial Reflect Water V lassoares-rct3

 

 

É isso, espero que esse rápido tutorial ajude a todos e que a aparência da água não seja mais um problema. Até a próxima.

 

Lassoares Abr./2011.

43 comentários:

Guilherme disse...

desculpa te incomodar,eu sei que voce em trabalho,mas...
eu comprei um rct3 platinum.veio em tres partes.se eu invento de extraí-las,dá ais de 1.000 erros.o jeito de abrir é ir na parte 1 e executar o rct3.exe.toda vez que quer jogar,eu tenho que instalar.mas não precisa de crack nem serial.os ogos salvam.mas não aparece nenhum cso,cfr e nem ctr.eu tentei emular indo ao d: que é onde o roller está mas ele abre em vez de emular.o que eu faço?

Guilherme disse...

esqueci!me passa o link de download do nolimits 1.7 full(não demo,o com tempo ilimitado e todos os recursos)com crack e o lin de uma tradução.ou o link sem crack e um link de crack.

Anônimo disse...

O meu rct3 quando eu coloco água, reflete o céu mas não reflete nem os brinquedos nem as edificações. O QUE EU FAÇO??!!!

eu ja to a muito tempo tentando saber como resolver isso, mas não consigo...vc pode me ajudar? de qualquer jeito muito obrigado! :D

Daniel

Lassoares disse...

Guilherme: onde vc comprou? é muito extranho, pq se é platinum não deveria ocorrer isso... vc tem um arquivo chamado Install RCT3 ele é o exe de instalação?

Lassoares disse...

Guilherme: não tenho NL instalado, tem que pedir para o Rafa, talvez ele possa te ajudar... manda um comentário na Rafa Rules, ele sempre tá atento!!

Lassoares disse...

Daniel: qdo vc assinalar o recurso reflect water (veja isso no item um do post) logo abaixo vc verá as opções de coisas que vc quer que reflita, lá tem opção para brinquedos, pessoas etc. Espero ajudar... por favor me diga se funcionou. Até mais e de nada!

Guilherme disse...

comprei no mercado livre.ele é rct3plus.exe

Legofla disse...

Nossa o RCTBR precisa ver isso... tem um porrilhão de gente lá com problemas com reflexo... vou linkar esse post pra eles! Vocês bem que poderiam criar uma parceria, o JotaP havia comentado isso comigo tempos atrás, mas até agora não vi nada.
Lassoares exelente tutorial, muito explicativo, vou divulgá-lo por lá, assim a galera visita seu blog e aprende mais ^^

Anônimo disse...

no meu ñ aparece essas opções de pessoas, brinquedos...tem algum jeito de mudar isso por aquele caminho: computador/win7/arquivos de programa/atari/roller coaster tycoon 3...?? :D

Daniel

Anônimo disse...

Sinto em dizer mas...
No meu RCT3 Platinum não tem essa opção Reflect Water, muito menos as opções de escolher o que refletir.
Antigamente quando eu tinha apenas o RCT3 + Soaked havia essa opção, mas depois quando eu comprei o Platinum essa opção tinha sido extinta, acredito que às lagoas do meu parque reflitam sim o céu e o sol, mas o resto não.

Lassoares disse...

Guilherme: então deve ser bom... tem que ver o Seven, as vezes, jogos mais antigos tem problemas com sistemas operacionais mais novos, tente pesquisar algo a respeito, algo como RCT3 no seven. Em todo caso, lembre-se o rct3plus.exe é para rodar o game, inclusive qdo vc instala aparece o atalho no desktop, o Install RCT3 é que é para instalar.

Lassoares disse...

Legofla: poxa cara obrigado pela ajuda... então já fiz uma proposta e estou aguardando, vamos ver. Valeu novamente e até mais.

Lassoares disse...

Daniel: vou pesquisar e te digo, mas olhe bem, pois não sei dizer pq não apareceria, qual resolução gráfica vc está usando?

Lassoares disse...

Anônimo: pode ser, mas o meu é platinum e tem sim essa opção, talvez tenha a ver com a resolução gráfica, vc já tento o Custom?

Guilherme disse...

o meu so é xp e eu coloquei ele no desktop mas aparece a pasta.

Legofla disse...

Achei estranho tbm... muitos no RCTBR reclamam que o RCT platinum deles não tem essa opção, chegaram até a tirar prints das opções e realmente não tem... muito estranho, pois o meu é platinum e tem as opções normalmente

Anônimo disse...

Da Fato não possui essa opção, tentei de todos os modos mas não teve jeito, eu simplesmente to farto dessa agua ridicula.

Guilherme disse...

ñ tem instal rct3 em nenhuma das partes

Lassoares disse...

Guilherme: win7? não sei que pasta é essa, mas crie uma pasta qualquer e depois instale, ou use o autorun, o RCT3 buscará as configurações automaticamente.

Lassoares disse...

Legofla: pôe estranho nisso... acho que realmente tiraram isso, vou pesquisar em outras fontes e depois digo se descobrir algo... nem não o que dizer, vai parecer que eu tô tentando enganar a galera, ainda bem que vc confirmou que tem.

Lassoares disse...

Anônimo: foi mal cara, como disse para o Legofla: "vou pesquisar em outras fontes e depois digo se descobrir algo".

Lassoares disse...

Guilherme: e autorun?

Guilherme disse...

como assim win7?

Guilherme disse...

e ñ tem auto run.e,como assim criar uma poasta e instalar?criar uma pasta,colokar as 3 partes e instalar dali?da erro isso

Lassoares disse...

Guilherme: foi mal, erro de digitação =D, pôe o CD e deixe a instalação rodar sozinho. Vc já conferir todos requisitos necessários. Qto a pasta é só para não ficar tudo espalhado no seu desktop.

Guilherme disse...

deixar a instalação rolar?vou ver.

Guilherme disse...

olh o q aparece quando coloko o cd:http://dtupg.blogspot.com/2011/04/rykryk.html

Lassoares disse...

Guilherme: qdo vc insere o CD não roda a instalação sozinho? calma aí, vc comprou o jogo original?

Lassoares disse...

Guilherme: o que tá na foto tá perfeito e o que tem dentro, não tem um ícone como o logo da Atari

Guilherme disse...

não roda sozinho
não é original(qer dizer ñ sei c é,mas pague 22 reais nele sem contra frete)
não tem logo da atari nem abrindo as partes

Lassoares disse...

Guilherme: nesse caso para instalar mesmo acho que vc precisa do crack, na verdade é o que eu acho, todos que vi assim precisam de crack. Bom, vamos tentar assim, vc disse que tem 3 arquivos, coloque-os em um pasta qualquer, extraia os arquivos (se é que estão zipados), ao extrair procure o setup e depois coloque o arquivo RCT3plus na pasta instalada (a pasta gerada na instalação). Tomara que funcione. Até mais.

Anônimo disse...

Qual o tamanho que você usa? O meu não tem essa opção... é o platinum, que vem os o wild e soaked.

Lassoares disse...

Anônimo: não entendi a primeira pergunta (qual tamanho vc usa?) e uso o platinum. Aguardo resposta para ajudar...

Anônimo disse...

ae blog rct3 eu tentei tentei e tentei fazer oq vcs pediram mas no meu rct3 não tem ''Reflect Water'' oq eu faço por favor me ajude envie para o email joberth_2008@hotmail.com vlw

Anônimo disse...

ou cara, o meu nao tem essas opçoes nao..
Qnd eu fui no game options, depois no graphing settings só mostra resoluçao da tela e configuraçoes avançada..
ai do lado tem um desenhinho de um PC com uma estrela amarela, e embaixo ta escrito detecçao automática. Como eu mudo isso?? vlw

Anônimo disse...

E outra coisa, como vc abaixa o terreno??
pq sempre quando eu abaixo pra fazer um lago fika tudo torto, eu queria deixar reto, nao precisa ser perfeito. Mas mesmo com o nivelador de terreno la eu nao consigo deixar certo.. Da uma dica ae! vlw

Lassoares disse...

Anônimo: qual sua versão de RCT3? cara me desculpe, mas infelizmente não comento por e-mail, mas fico a disposição aqui no blog.

Lassoares disse...

Anônimo: junto do lugar onde vc disse aparece uma barra de rolamento com outras opções de configuração, vc não consegue mudar o detecção automática? vc está usando a resolução máxima da sua placa de vídeo?

Lassoares disse...

Anônimo: no mesmo menu tem a opção para rebaixar terreno, clique no botão direito e deixe descer sem mover o mouse lateralmente.

RCT3GUILHERME disse...

Gente simplesmente vc tem que compra uma placa de vídeo antigamente com migo era a sim! eu Naum tinha placa de vídeo. depois que eu coloquei Apareceu Naum emporta qual é Bem recomendo uma placa de vídeo Geforce7200GS ela e barata é e Muito boa

Lassoares disse...

RCT3GUILHERME: plenamente de acordo, a placa de vídeo faz toda a diferença, o conselho do Guilherme está mais do que certo... e assino embaixo com a GeForce, a NVidia tbém é excelente e a Intel Graphics tbém da conta, de qualquer forma não se esqueçam das configs do jogo e da placa de vídeo. Valeu pela dica cara!

Anônimo disse...

o meu é o roller coaster tycoon 3 DELUXE EDITION , eu naum consigo colocar o reflexo nenhum na agua. Me ajude por favor!
Filipe

Lassoares disse...

Filipe: provavelmente o DELUXE EDITION oferece esse recurso, talvez seja os recursos de sua placa de vídeo ou as configs usadas para o game. Veja as instruções do post e me diga o que vc está usando. Até mais!

Postar um comentário




Lassoares-rct3

ANO IV