Guia prático de instalação e uso do Invisible Doodads (belgabor)

Fazer qualquer tipo de apresentação sobre o Invisible Doodads criado pelo belgabor é desnecessário, afinal mesmo aqueles que ainda não o instalaram, já ouviram falar sobre. Para se ter idéia do quanto esse set é conhecido e usado pelos jogadores de RCT3, atualmente, o Invisible Doodads já alcançou 7.749 downloads no Vodhin's – um dos CSOs mais populares.

 

Tal popularidade se deve ao fato de que o Invisible Doodads possui algo que poucos, para não dizer nenhum, CSO oferece: um conjunto de peças invisíveis para montar seus cenários. E antes que muitos questionem sobre a utilidade de um set composto por peças invisíveis, é importante lembrar o Invisible Doodads trás um pacote de aproximadamente 20 diferentes recursos para fazer com que muitas funcionalidades do RCT3 permaneçam imperceptíveis em seu cenário.

 

Especificamente, o CSO oferece 1 Custom Path (com Pisos Regulares e Filas invisíveis para atrações ), 3 Custom Facilities (Caixa Eletrônico, Ambulatório e Banheiro invisíveis), 1 Custom Scenery (Cerca invisível), 8 Custom Path Extras (Banco, Lixeiras, Placa, Vista points, Máquina para carimbar ticket e Alto-falante invisíveis), 1 conjunto de Custom Ride Entrace/Exit invisível e 1 Custom Changing Room (Vestiário para piscina invisível). Recursos que sem dúvida serão extremamente úteis.

 

Cabe então perguntar: por que então fazer um post inteiramente dedicado ao Invisible Doodads se o mesmo é tão popular e conhecido? Porque, apesar de sua popularidade e utilidade, é comum entre muitos jogadores de RCT3 ter dificuldade em instalar esse set, fato que talvez o torne pouco aproveitado por muitos. Por isso, decidi fazer o Guia prático de instalação e uso do Invisible Doodads (belgabor). Espero que aproveitem.

 

 

 

Invisible Doodads Abertura (belgabor) lassoares-rct3

 

 

Instalação

A instalação do Invisible Doodads apresenta certa complexidade por exigir a realização de diferentes etapas, mas ainda assim trata-se de um processo simples. O mais importante é conhecer e realizar com cautela cada um dos passos necessários. Antes de falarmos desses passos é importante lembrar que se você possui qualquer pasta ou arquivo do Invisible Doodads instalado (ainda que sem efeito), os mesmos devem ser removidos para evitar erros. Dito isso inicie o processo baixando o Invisible Doodads.

 

Após realizar o download do CSO crie uma pasta e coloque o arquivo baixado na mesma. Feito isso, extraia o .zip e aparecerão 3 arquivos (RCT3 Installation Directory, Texture Alternatives e Readme), a pasta RCT3 Installation Directory é a mais importante e a que será efeitivamente usada. Agora, siga os seguintes passos (descritos na imagem abaixo) para instalar primeiramente o Invisible Paths.

 

 

 

Invisible Doodads Instalando Paths (belgabor) lassoares-rct3

 

 

O próximo passo será para instalar o Invisible Queue Line, ou seja, o piso invisível para a fila (entrada) das montanhas-russas e brinquedos. Para tanto siga os passos destacados na imagem abaixo:

 

 

 

Invisible Doodads Instalando Paths Queue (belgabor) lassoares-rct3

 

 

Na seqüência se dará a instalação dos itens de cenário. Para tanto, antes de nada é preciso verificar se você já possui a pasta Custom no interior da pasta Style do RCT3. Caso não a possua, bastará criá-la. O caminho completo será: C:\Program Files (x86)\Atari\RollerCoaster Tycoon 3 Platinum\Style\Custom. A partir disso, siga os passos descritos na imagem abaixo:

 

 

 

Invisible Doodads Instalando Custom (belgabor) lassoares-rct3

 

 

Depois de instalado o Invisible Doodads aparecerá em diferentes partes do RCT3, portanto, fique atento aos diferentes recursos do jogo sem deixar que nada escape. Para facilitar essa busca, segue abaixo a descrição de cada um dos recursos oferecidos pelo set, bem como um rápido tutorial para uso dos mesmos.

 

Shops & Facilities

Esse talvez seja um dos recursos mais valiosos do CSO, já que ao abrir o menu Stalls (uma opção do item Shops & Facilities) você encontrará dois tipos de instalação para venda de alimentos, bebidas ou qualquer outro souvenir disponível no RCT3, ou seja, dois diferentes Generic Stall – um em tamanho grande (que eu não aconselho, pois me parece desproporcional) e um médio ou normal (que possui a exata proporção para os peeps no RCT3). Obviamente essas duas versões são invisíveis, logo depois de inserir qualquer um dos dois Generic Stalls você apenas verá a imagem do vendedor padrão do RCT3, de modo que caberá a cada um montar o restante da estrutura inserindo o balcão, as paredes, os tetos etc. conforme sua necessidade.

 

 

 

Invisible Doodads Generic Stalls (belgabor) lassoares-rct3

 

 

Além dos Generic Stalls antes destacados, o Invisible Doodads oferece ainda outras três opções de Shops & Facilities, especificamente posicionados no menu Facilities, são eles: Invisible ATM (Caixa Eletrônico), Invisible First Aid Station (Ambulatório) e Invisible Toilet (Banheiro). Como se sabe, esses recursos são comumente encontrados no RCT3, no entanto, quando necessitar inserir um caixa eletrônico ou um banheiro que não apareça no cenário, sem dúvida, o Invisible Doodads será imprescindível.

 

 

 

Invisible Doodads Facilities (belgabor) lassoares-rct3

 

 

Somente fique atento ao ponto de inserção, afinal são peças invisíveis. Repare na imagem abaixo e veja como ficará a marca no path depois da inserção do Invisible Toilet. Portanto, caso queira montar uma construção fique atento ao ponto de entrada (ligado ao path) e, tal qual os recursos originais do RCT3, não se esqueça de abrir os Facilities inseridos. Caso queira retirar o Invisible Toilet ou qualquer outro recurso do Invisible Doodads basta clicar no local de inserção e depois retirar.

 

 

 

Invisible Doodads Facilities in Path (belgabor) lassoares-rct3

 

Scenery

Como se sabe, a maioria das peças dos CSOs fica disponível no menu Scenery e com o Invisible Doodads não é diferente, no entanto é importante ficar bastante atento a cada um dos itens presentes nesse menu, afinal depois de instalar esse set você deverá transitar constantemente entre os itens do RCT3. Primeiramente, no menu Fences (cercas) que será particularmente útil no momento de inserir as grades nas filas de suas coasters e atrações. Mas falaremos disso mais a frente, por enquanto basta lembrar que a Invisible Fence é um dos recursos oferecidos por esse CSO.

 

 

 

Invisible Doodads Fences (belgabor) lassoares-rct3

 

 

No entanto, é no menu Path Extras que você encontrará a maior parte das peças criadas pelo belgabor. Novamente é importante ficar atento, pois ao abrir o menu e procurar as peças do Invisible Doodads você verá apenas um item denominado Invisible Doodads (Path Extras), nesse momento lembre-se que ao clicar nesse mesmo item aparecerão ao todo 8 peças: 1 Invisible Bench, 2 Invisible Litter Bin, 1 Invisible Loud Speaker, 1 Invisible Passaport Stamp Machine, 1 Invisible Sing, 1 Invisible Vista Point e 1 Monolith Vista Point.

 

 

 

Invisible Doodads Path Extras (belgabor) lassoares-rct3

 

 

Mais uma vez é válido lembrar: fique bastante atento a tudo que você coloca nos caminhos de seu parque, pois depois de inseridos os itens serão acessados pelos peeps, mas estarão invisíveis. Portanto, seja cauteloso, afinal não será nada agradável ficar clicando ao longo do caminho para encontrar cada uma das peças inseridas.

 

Paths e Ride Entrace/Exit

Esse é um dos recursos mais interessantes e importantes do Invisible Doodads, pois com os pisos invisíveis, tanto para as filas das montanhas-russas e dos brinquedos (Queue Path), quanto para os caminhos comuns de seu parque (Regular Path), será possível criar diferentes estilos de pisos, seja usando os inúmeros terrain surfaces existentes no RCT3, seja aplicando um dos muitos CSOs de pisos. Um bom exemplo disso é destacado em um post elaborado em fevereiro de 2010 que ensina a fazer caminhos invisíveis no RCT3 usando o Invisible Doodads.

Além disso, o Invisible Doodads será primordial para modificar a imagem da entrada e da saída das atrações e coasters de seu parque. Em outras palavras, com esse CSO será possível deixar tanto a entrada e a saída dos rides invisíveis. Para tanto observe as imagens abaixo, inicialmente destaca-se os passos para uso do Invisible Ride Entrance e Exit.

 

Primeiro, insira o brinquedo ou construa sua coaster (se preferir basta montar a estação), procure no menu do ride os itens Choose a Entrace for the ride/attraction e escolha um ponto para a entrada da coaster. Feito isso, clique no item Choose a Exit for the ride/attraction e tal qual a entrada selecione o ponto de saída. Feito isso, selecione as opções de Queue Path e Regular Path inserindo-os respectivamente na entrada e na saída de sua coaster. Veja os ícones e as cenas dos primeiros passos na imagem abaixo.

 

 

 

Invisible Doodads Paths (belgabor) lassoares-rct3

 

 

Como passo seguinte, clique no item Choose a Fence for the ride/attraction e faça as cercas ficarem invisíveis. Na imagem abaixo se pode ver o resultado final: uma entrada de coaster completa com o Invisible Doodads, incluso com cercas invisíveis.

 

 

 

 

Invisible Doodads Paths Result (belgabor) lassoares-rct3

 

 

Invisible Changing Room

O último entre os inúmeros recursos oferecidos pelo Invisible Doodads é, como o próprio nome sugere, o vestiário invisível. Como se sabe, os vestiários são necessários para a que os complexos aquáticos criados no RCT3 sejam abertos e acessados pelos peeps, sendo assim, o Invisible Changing Room fará exatamente o mesmo que os vestiários originais do RCT3, exceto pelo fato de que é invisível. Caso ainda não conheça esse recurso, leia os dois posts da série Mergulhos, risos e muita diversão: um tutorial básico para instalar e fazer piscinas no RCT3, neles você encontrará diversas informações para a elaboração de piscinas, dentre as quais, a inserção e uso do Changing Room é destacada.

 

Para inserir o o Invisible Changing Room siga os passos destacados na imagem abaixo:

 

 

 

Invisible Doodads Changing Room (belgabor) lassoares-rct3

 

 

Espero que as informações sejam úteis e caso necessitem de ajuda é só comentar. Até a próxima.

 

Lassoares Abr./2011.

17 comentários:

Rafa disse...

perfeito!!
e... as suas ideias na edicao de fotos para os posts sao fantaaasticas =D =D
*designer grafico feelings* =P

Anônimo disse...

Lassoares, tem como vc me passar as pastas do download por email ou algo do tipo? porque o vodhin aqui esta com problema, da " 403 forbidden ". Te passo meu email

Hyeok disse...

aew!!! olha meu post aew gente, kkk, obrigado lassoares
..
vou ver se funciona agora, qualquer coisa eu me comunico :)

Hyeok disse...

Não, Não.. parece que está tudo ok!! Muito obrigado lassoares, eu consegui baixar sem nehum problema com a ajuda do seu post (mas nunca que eu ia dar conta disso se eu nunca tivesse lido o post, kkk), Ficou bem explicativo

até que em fim vou pode usar um cfr: swimming Carpet..

encontrei mutos dos meus cfr aki no blog e no rctb
http://rctbr.com/forum/topic/3162-novos-rides-para-seu-rct3/

obrigado^^

Lassoares disse...

Rafa: valeu parceiro =D legal saber q vc gostou!

Lassoares disse...

Anônimo: baixe desse link

http://www.4shared.com/account/file/EN5Uv468/belgabor-invisibledoodadsv1.html

Lassoares disse...

Vini o.O: que bom cara! fico feliz que tenha funcionado! Qto ao link vou falar com o Legofla, pois está mto legal mesmo. Valeu! e até mais.

Anônimo disse...

AJUDAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA POR FAVOOOOOOORRRRR!!!!!!!!!!!!!!
E u baixei e instalei o Invisible Doodads mas tipo os pisos quando eu coloco ele fica pretoo!
tanto o piso normal quanto o de fila os elevados do chão tem um desenho ate!!!!
afff o q aconteceu??????????
e como conserta???????????????????????????????/
obrigada desde já.

Lassoares disse...

Anônimo: vc pode fazer o link de uma foto, pois nunca vi isso. Ah! da fila dos elevadores tbém, pois confesso que não entendi. Até mais

Anônimo disse...

clarooo
https://lh4.googleusercontent.com/-96RWvT-wzuw/TsQBtmtxKVI/AAAAAAAAAYs/FwlzT7Lfc5s/s640/cats.jpg
ele fik assim
aaa ñ tinha elevador é elevado mesmo alto mas o de fila fik igual

Lassoares disse...

Anônimo: cara, quando aparece isso é possível que seja um erro de instalação. O fato de aparecer essa imagem é porque a textura do set não foi encontrada pelo RCT3, mais especificamente a pasta "Shared" que é onde são colocadas as texturas compartilhadas na elaboração do set. Veja se vc tem essa pasta (C:\Program Files (x86)\Atari\RollerCoaster Tycoon 3 Platinum\Style\Custom\Belgabor\InvisibleDoodads\shared)
nela haverá dois arquivos .ovl - são eles que estão faltando.

Se for isso, baixe outra vez o set, mas fique atento para tirar tudo antes de fazer a segunda instalação, pois arquivos duplicados podem gerar o mesmo problema, o que levaria o RCT3 a não encontrar a referência da textura usada.

Como não sei de onde vc baixou o set e o do blog era do Vodhins (que está off) de uma olhada no link que está neste post e refaça a instalação e fique atento a pasta que te falei

http://lassoares-rct3.blogspot.com/2010/02/caminhos-invisiveis-no-rct3-tutorial.html


espero sua resposta

Anônimo disse...

wow valeu mesmo agora ta funcionando tudo perfeito *-*
valeu mesmo
(anonimo ali d cima..)

Lassoares disse...

Anônimo: que bom cara, legal saber que agora tá tudo ok. Precisando é só escrever. Até mais.

Victor disse...

Muito legal as Entradas e Saídas invisíveis Funciono Muito bem E as Cercas Támbem o Site Tá de Parabéns

Lassoares disse...

Victor: bom saber, precisando de algo é só escrever. Até mais!

Unknown disse...

Estou com uma duvida sobre outdoor: Eu vou em meus documentos e em seguida crio uma pasta chamada My Pictures, mas quando aperto o enter para criar, ela apareçe se deseja fazer "Não sei o que lá... mesclar pasta" uma coisa assim. e quando eu clico em sim, ela volta a se chamar Nova pasta. e quando eu clico em não ela some... Me ajuda com isso ?

Lassoares disse...

Guilherme Borges: veja este post (http://lassoares-rct3.blogspot.com.br/2012/04/billboards-nao-consegue-carregar.html) e siga os passos destacados. Qualquer dúvida é só escrever. Até mais

Postar um comentário




Lassoares-rct3

ANO IV