Tutorial: criando um CSO para RCT3 (Etapa A)

Antes de nada gostaria de lembrar que o postTutorial: criando um CSO para RCT3 (Etapa A) – corresponde ao primeiro post da série que terá seqüência em um segundo trabalho a ser apresentado em poucos dias. Portanto, fique atento as informações aqui apresentadas já que as mesmas serão complementadas no segundo post da série.

 

Nesta primeira fase (Etapa A) você encontrará as explicações, links para download e breves comentários sobre a utilização dos programas e scripts necessários para elaborar um CSO, bem como o primeiro Vídeo Tutorial que destaca as fases de elaboração de um CSO no Google SketchUp.

 

Vale lembrar que os posts foram divididos principalmente por dois motivos. Primeiro porque, sobretudo, a Etapa A contém muita informação, de modo que a união de todos os comentários, dicas, vídeos e explicações em um único post seria cansativo. Em segundo lugar, muitos dos que acessam o lassoares-rct3 já possuem alguma experiência quando o assunto é a criação de CSOs, principalmente, no uso do Google SketchUp ou de qualquer outro programa de modelagem em 3d. Sendo assim, torna-se mais fácil buscar as informações se elas estiverem divididas.

 

Espero que aproveitem cada um dos detalhes apresentados e não se esqueçam de comentar ou pedir informações caso algo não fique claro. De igual modo, peço que o post, o Vídeo Tutorial e as informações neles contidas não sejam reproduzidas (mesmo que parcialmente) sem autorização – a ser solicitada nos comentários do post que apresenta essas mesmas informações. Desde já agradeço a compreensão de todos. Bom, vamos ao que interessa.

 

 

Tutorial CSO Etapa A (lassoares-rct3)

 

Programas e Scripts necessários para a criação de um CSO:

1) Google SketchUp – programa utilizado para criação de modelos em 3D (clique para baixar).

 

2) Scripts (RCT3 Tiles, Parametrics Module e ASE Exporter)scripts são conjuntos de comandos que disponibilizam recursos variados para um determinado programa. Nesse caso, os scripts destacados serão necessários para utilizar o Google SketchUp de forma eficaz.

 

O script, aqui chamado RCT3 Tiles é essencial para obter precisão na modelagem 3d, já que o mesmo indicará o exato tamanho e posição de um tile, ou seja, um quadrado de espaço no RCT3 que possui 4 x 4 metros. Por exemplo, se o objetivo é inserir uma peça de 4 metros o script RCT3 Tiles indicará como essa peça deve ser modelada de modo que sua posição seja adequada para a inserção no RCT3, como destaca a imagem abaixo:

 

 

Tutorial CSO 001 (lassoares-rct3)

 

Para instalar o script RCT3 Tiles observe a imagem abaixo:

 

 

Tutorial CSO 002 (lassoares-rct3)

 

Por sua vez, o script Parametrics Module é necessário para que outros scripts funcionem no Google SketchUp, sendo assim, pode ser considerado um script gerador de parâmetros. Para a instalação do mesmo siga os seguintes passos:

 

 

Tutorial CSO 003 (lassoares-rct3)

 

Por fim é preciso instalar o ASE Exporter. Esse terceiro script é necessário para que as peças modeladas no Google SketchUp sejam exportadas, ou seja, para que sejam convertidas em arquivos que posteriormente serão trabalhados no Importer do RCT3. O ASE Exporter converte os modelos 3d em arquivos .ase – essa extensão servem para trocar cores entre os programas de criação e edição de imagens, de modo que para converter o modelo do Google SketchUp em uma peça compatível com o RCT3 será preciso, antes de nada, exportá-la como um arquivo .ase. Veja como instalar na imagem abaixo:

 

 

Tutorial CSO 004 (lassoares-rct3)

3) RCT3 Importer – programa utilizado para converter os arquivos .ase em arquivos .ovl (arquivos que possuem as extensões dos sets montados para o RCT3, o mesmo contém um código adicional de execução para o RCT3, portanto, não há como criar um CSO sem criar um arquivo .ovl no RCT3 Importer). No momento utilizo a versão v18b1, de modo que os passos destacados nesse tutorial correspondem ao uso dessa mesma versão (v18b1). No entanto, vale lembrar que existe a versão v18b2 que segundo o jonwil (criador do programa) teve inúmeras revisões. A decisão é sua, por enquanto, mantive a versão v18b1 por estar acostumado a trabalhar com ela. Para instalar observe a imagem abaixo:

 

 

Tutorial CSO 005 (lassoares-rct3)

Vídeo Tutorial 001:

O Vídeo Tutorial 001 apresenta as fases de criação que envolvem o uso do Google SketchUp, bem como destaca parte das explicações necessárias para o uso desse mesmo programa, no entanto fique atento aos detalhes apresentados no texto que segue abaixo do vídeo.

 

 

 

Observações quanto ao uso de texturas na criação de um CSO para RCT3:

 

  • Como destacado no vídeo as texturas utilizadas devem possuir dimensões de 56 x 56, 128 x 128, 256 x 256 pixels ou até mesmo 512 x 512 pixels, ao que tudo indica, é possível usar dimensões ainda maiores, no entanto, lembra-se que quanto maior a dimensão maior será o tamanho do arquivo e isso deve ser levado em conta.
  •  

Existem várias formas de obter texturas, dentre elas é possível visitar sites especializados que oferecem texturas gratuitas para download , exemplo disso, é o cgtextures. Se preferir também é possível criar sua próprias texturas utilizando editores de imagem.

 

Por fim fica a dica de organizar as texturas em seu computador e nomeá-las por categorias, por exemplo: vidros, madeira, tecidos etc. Sem dúvida isso auxiliará na criação de CSOs já que além de uma boa modelagem é preciso inserir uma boa textura e ter um bom banco de dados é essencial para isso.

 

Observações quanto ao número de faces na criação de um CSO para RCT3:

 

Todas vez que uma peça for modelada no Google SketchUp você deverá ficar atento ao número de faces, por exemplo, um cubo, tal qual o que aparece no Vídeo Tutorial 001, possui 12 faces – 6 faces internas e 6 faces externas – entretanto se pensarmos em uma peça como um barril este número sobe para 286 faces, se formos além e criarmos um barril com bordas e pedaços de madeira o número de faces alcançará 877. Mas o que isso quer dizer?

 

 

Tutorial CSO 006 (lassoares-rct3)

 

Como dito, se acrescentarmos bordas e outras peças ao modelo o número de faces chegará a 877. Ou seja, o CSO desaparecerá com um mínimo distanciamento da visão na tela do RCT3. Por isso quando exportar esse modelo o Google SketchUp dará a mensagem abaixo destacada:

 

 

Tutorial CSO 007 (lassoares-rct3)

 

Resumindo, não se anime muito com modelos complexos e repletos de faces. Mas lembre-se, você poderá dividir o modelo exportado, mas isso gerará mais trabalho depois, pois ao invés de um arquivo você terá que criar 2 ou 3.

 

Por enquanto é isso, espero que gostem e aproveitem.

 

Lassoares Mar./2011.

91 comentários:

alexandre disse...

oi.voçe disse que tem que entrar em c:\ program files(x86)\google\google sketchup 8\plugins mas eu não acho isto no meu computador será que tem que fazer estas pastas?

PopCurso disse...

Eba , ja lançou o primeiro post e fui o primeiro a comentar !!! RSRSRSRS , eu acho né !!!

Anônimo disse...

Muito interessante, não quero por a carroça na frente dos bois, mas como seria fazer um cubo oco ? ou um algo tipo um arco, ou simplesmente algo que não seja quadrado ou circular.

kauan disse...

Difíciil. Meu pai sabe usar esse programa vamos ver se ele me ajuda.

Lassoares, eu estava vendo seus vídeos e achei o Lost City Of Atlantis, e ele foi seu primeiro vídeo né. Não tem comparação com seus vídeos atuais, e queria saber se comigo pode acontecer isso. De um ano para o outro, virar um grande artista como você. ^^

Lassoares disse...

Thyago: É isso aí! Valeu!

Lassoares disse...

alexandre: para ter essa pasta vc precisa ter o sketchup instalado.

Lassoares disse...

Anônimo: todos os modelos no sketchup são ocos, são somente faces e no interior sempre é oco, tem como fazer arcos, no próprio sketchup tem uma ferramenta chamada "ARC" é só modelar como desejar. até mais.

Lassoares disse...

kauan: legal cara, depois compartilhe o que aprendeu, sempre é útil saber uma dicas de quem já está acostumado a usar o sketchup. Qto ao Lost Atlantis, obrigado cara, realmente a gente vai melhorando com o tempo e a prática, tenha certeza q vc não só fará bons vídeos, como os fará melhor que os meus... pode apostar, é só ter paciência e fazer um projeto atrás do outro. Até mais.

alexandre disse...

mas eu tenho o sketchup instalado eu vou tentar desinstalar o que tenho e instalar o que voçe deu o link.se não funcionar te aviso.

alexandre disse...

eu instalei o google sketchup pelo link que voçe colocou ai mas não achei a pasta,eu só achei uma pasta chamada plugins mais éra em C:\Arquivos de programas\plugins e dentro tinha uma pasta chamada rct3. eu até tentei criar uma pasta camada google sketchup 8 dentro da psta plugins mas não deu certo.

alexandre disse...

ah. e meu google sketchup não tem a opção plugins.

Lassoares disse...

alexandre: não sei se vc tem windows 7 (pois o meu é Vista), mas além disso, veja o caminho que vc citou no comentário: C:\Arquivos de programas\plugins e agora veja o caminho que citei no post:
C:\Program Files (x86)\Google\Google SketchUp 8\Plugins

ou seja, será que vc não está olhando na pasta errada, pois o o google sketchup é instalado na pasta de 86 bits (x86)?

alexandre disse...

eu não entendi direito. voçe disse que eu tenho que instalar o sketchup em outra pasta? pois quando eu entro em disco local c:\ eu não vejo a pasta Program Files (x86).

Paulo disse...

Lassoares, no vodhin Aonde eu acho as coisas para abaixar?Tipo os CSO,CTR e CFR ??

Lassoares disse...

alexandre: qual é seu windows?

Lassoares disse...

Paulo: no menu da esquerda procure fileshare manager

Paulo disse...

Valeu.

Lassoares disse...

Paulo: de nada!

Anônimo disse...

Léo: Olhem esse Link pode ajudá-los na criação de CSO's
http://sketchup.google.com/intl/pt-BR/training/videos/new_to_gsu.html

alexandre disse...

windows xp

kauan disse...

melhor que os seus, impossivel .

kauan disse...

só tenho 13 anos, e tenho que estudar

Legofla disse...

Poxa, não pude acessar esses dias, agora que vi!!! Finalmente poderei aprender mais sobre isso!!! Valeu lassoares, vou ver se aprendo algo :P !

Lassoares disse...

Léo: muito legal os vídeos, com certeza ajudará a galera! Valeu!

Lassoares disse...

alexandre: vou pesquisar por que eu uso o vista. Se encontrar algo te digo.

Lassoares disse...

kauan: que isso cara, claro que pode... estudar? claro que sim, mas quando tiver um tempinho vá treinando. Até mais!

Lassoares disse...

Legofla: espero que sim cara, seria muito legal ter CSOs seus.

alexandre disse...

está bem eu tambem estou pesquisando espero que um dos dois consiga.

Rafa disse...

parceiro!! obrigado! =) resolveu meu problema com texturas no nolimits...
elas as vezes nao apareciam do modo correto =P
esperando a "parte B" do tutorial =D

Lassoares disse...

Rafa: de nada. até mais!

Samuel disse...

Me add como parceiro.
Esse é o meu blog e eu vou postar uns CSO em breve.
Responde no meu blog : http://rct3bras.blogspot.com/

Lassoares disse...

Samuel: peço que espere um pouco, pois tenho anuncios de parceria para este mês e só no mês de abril anunciarei outros, em todo caso acompanharei seu blog e me comunico. Muito obrigado pelo pedido e com certeza firmaremos uma parceria futura, mas por enquanto peço que espere um pouco.

alexandre disse...

bom. eu consegui fazer apareçer a maldita aba chamada plugins no meu sketchup,
mas eu desconfio que alguma coisa esteja errado pois não apareçeu a palavra plugins mas sim a palavra plug-ins e eu não consegui achar a pasta C:\Program Files (x86)\Google\Google SketchUp 8\Plugins. e para fazer apareçer a aba plug-ins eu fui em: Window>Preferences>Extensions e deixei marcada todas as opções menos a que dizia: modelagem do oceano(estava em portugues porque meu sketchup é em portuges) me faça um favor entre no seu sketchup e vá em Window>Preferences>Extensions e me escreva aqui quais opções estão marcadas.agradeço

Lassoares disse...

alexandre: com certeza é um por conta do XP, baixe a versão 7 do Google SketchUp (é praticamente a mesma coisa do 8) e teste.

alexandre disse...

pode ser o Google SketchUp Pro 7 ? ou apenas o Google SketchUp 7 ?.

Lassoares disse...

alexandre: sinceramente? pouquissíma diferença, o pro trás uma firulas que são mais úteis para trabalho de arquitetos e designers, mas nada que atrapalhe na criação dos CSOs, portanto, baixe o que estiver mais fácil e principalmente, de um site confiável. Até mais.

alexandre disse...

mas que coisa chata!!! mesmo com o google sketchup 7 a aba plugins não abre.
mas eu acho que o problema não é no google sketchup eu acho que o problema está na pasta C:\Program Files (x86) porque eu nunca vi ela no computador.

Lassoares disse...

alexandre: ok... tente então procurar na pasta Arquivo de Programas ou Program Files sem o (86x), provavelmente é isso. Espero que consiga e agurado sua resposta.

alexandre disse...

eu consegui achar a pasta C:\Program Files sem o (x86) e quando eu abro éla apareçe apenas uma pasta chamada Hewlett-Packard. e em Arquivo de Programas eu acho uma pasta chamada plugins e quando abro apareçe uma pasta do rct3 que o nome é rct3 e abrindo esta acho uma pasta chamada colocação e abrindo colocação não apareçe nada. foi o mais perto que achei.

alexandre disse...

ah agora eu olhei melhor ainda em arquivos de programas e achei isto C:\Arquivos de programas\Google\Google SketchUp 7 eu acho que ésta é a pasta certa vou testar agora e te aviso.

alexandre disse...

feito!!! consegui muito obrigado por toda a sua atenção e por tudo e desculpe o incomodo. caso eu tenha outra dúvida te perguntarei.obrigado.

Lassoares disse...

alexandre: que bom alexandre e não se preocupe, não é nenhum incomodo... estou a disposição e boa sorte com a criação dos CSOs!

Anônimo disse...

lassoares, por favor me responde, quando eu vou em Import, nao aparece o " use as texture " nem nada.

e por mais q eu baixe a textura dos sites, ela vem em forma de imagem JPEG. Como eu faço pra adquirir as texturas no arquivo de TEXTURA?

Lassoares disse...

Anônimo: quando vc abra a janela para importar verifique se os tipos de arquivos indicam: All supported images files, ou seja, todos os tipos de arquivos de imagens, assim todas as imagens que vc tem na pasta selecionada aparecerão. Nessa mesma janela vc verá a opção Use as texture... portanto não confunda o tipo de imagem com o uso da mesma, extensões JPEG são perfeitas para texturas, mas isso não implica em converte-las em textura, mas sim em usá-las como textura no SketchUp. Aguardo sua resposta para ver se vc conseguiu. Até mais.

Anônimo disse...

Ok, consegui, mt obrigado lassoares.

Tutorial mt bom!

Lassoares disse...

Anônimo: de nada e obrigado!

bruno disse...

lassoares
mas como q eu consigo fazer algo torto, por exemplo, algo como o telhado da praça de alimentaçao do seu video do beto carrero, deixando ele meio intortado, no sketchup? tipo, eu consigo fazer um telhado, eu ja lavantei ele, ele fica diagonal pra cima, mas nao consigo deixar ele torto, pode me dizer? obg

Lassoares disse...

dandangalvao: cara isso é um pouco mais complexo e difícl de explicar assim, mas estou planejando tutoriais mais avançados, por isso tenho que pedir um pouco de paciência pois me falta tempo... de qualquer forma direi a idéia básica: faça um circulo, copie e cole... ele o circulo colado e reduza com a ferramenta Scale... repita isso até forma um telhado... depois ligue os pontos de modo a formar placas. Basicamente é isso. Desculpe não ajudar muito, mas me comprometo a explicar melhor em um tutorial, só peço tempo. Obrigado por visitar o blog e comentar... até breve!

bruno disse...

Brigadao lassoares, nao intendi muito sua explicaçao, mas espero pelo seu tutorial detalhado explicando, at´´e breve. E tambem, mais uma coisa, onde arrumou a imagem do Beto Carrero com aquele chicote, na FireWhip? Des de ja, agradeço pela sua resposta. Muito obrigado.

Lassoares disse...

dandangalvao: de nada e que pena... mas é ruim explicar essas coisas assim, por isso te disse que é melhor fazer um tutorial. Qto a imagem do BC na FW foi no google mesmo, não me lembro ao certo, mas tive que editar para usar como textura, a verdade é que qquer imagem do BCW é muito difícil de conseguir.

Anônimo disse...

o cara, como q vc fez as pontes de madeira com as cercas, akelas cercas eu sei q ja vem no jogo, mas e o caminho? e como fez os suportes dela? valeeu cara.

Lassoares disse...

Anônimo: vc se refere a um vídeo ou CSO? não entendi qual ponte e qual cerca vc falou, me diga e se souber direi com prazer. Até mais.

Anônimo disse...

opa, desculpa, me referia ao video do bcw. akela ponte de madeira com uma cerca safari. Perto da fw e da star mountain. valeu

Lassoares disse...

Anônimo: se problemas... mas agora quem ficará te devendo sou eu, pois o BCW foi inteiramente construído pelo Rafa, portanto, se vc puder mandar a pergunta para o último Rafa Rules tenho certeza que ele te responderá rapidamente. Tudo bem?

Anônimo disse...

tava tudo dando certo mais ai na hora di colokar a textura no rct3 importer começou a dar tudo errado
ma add no msn pra gente con verssar melhor e pra vc me explicar certinho oq esta aconatecendo
meu msn é : gabrielgasparini1@gmail.com

Lassoares disse...

Anônimo: Gabriel infelizmente não uso msn... qual foi o erro?

Anônimo disse...

Lassoares vc pode explicar-me o 5º passo pq eu fikei muito confuso com ele.

Lassoares disse...

Anônimo: o 5 passo é para inserir a textura, basicamente é a escolha da "pele" do objeto e a mesma sempre será uma imagem (jpeg, por exemplo), a mesma deve ter a dimensões citadas no post. São vários detalhes, por isso será mais fácil se vc me mandar suas dúvidas, qto mais detalhado melhor. Até mais.

Anônimo disse...

eu baixei o Google SketchUp 8 tem algum problema? Obrigado.

Lassoares disse...

Anônimo: nenhum problema!

Anônimo disse...

pow, isso é muito difícil eu acho. nem tenho tempo , ainda mais que tem que baixar um montão de coisas. Rio de Janeiro meu nome é Hugo meu orkut é gao.dasilva@yahoo.com.br me add aí pow

VALEW

Lassoares disse...

Anônimo: depois que pega o jeito fica fácil! poxa cara desculpe mas não tenho orkut, foi mal.

# Jђoow • ●๋ disse...

Cara hoje fui temtar fazer um cso e no rct3 importer quando coloco a textura a aba do meio tipo a primeira voce escolhe a imagem a do meio voce nao fais nada e nem a ultima aminha fica com um ponto de imterrogação e quando clico em ok nao vai oque fasso?

Lassoares disse...

૪●๋•ॐ. Jђoow 'hdt 2010': então não entendi direito, no momento de inserir a textura (janela do importer ou do windows?), vc selecionou "import as texture"?

Lassoares disse...

૪●๋•ॐ. Jђoow 'hdt 2010': ah! a imagem está com dimensionamento correto?

# Jђoow • ●๋ disse...

Como assim dimemensionada ?

# Jђoow • ●๋ disse...

ja no inporter ai volen creater ovl depois clico no + (add texture) clico na imagem que escolhi ai a de cima fica certo a do meio fica com um ponto de esclamação ea de baixo fica certa

Anônimo disse...

expliquem mais detalhadamente,pois eu tentei extrair o zip.certo,vcs falam que é pra extrair o zip,mas não falam como extrai,que programa é utilizado para extrai-lo,sugiro que façam outro tutorial mostrando detalhadamente tudo que tm que fazer.

Anônimo disse...

Cara.. fiz uma fonte com 740 faces, que é mais de 500 ai queria saber como fazer aquele processo de dois, tres arquivos =) Brigado

Anônimo disse...

Bem.. tem como fazer com uma textura própria do google up8?

Lassoares disse...

૪●๋•ॐ. Jђoow 'hdt 2010': as texturas utilizadas devem possuir dimensões de 56 x 56, 128 x 128, 256 x 256 pixels ou até mesmo 512 x 512 pixels

Lassoares disse...

૪●๋•ॐ. Jђoow 'hdt 2010': é justamente o que te falei no comentário acima, quando vc usa uma imagem que não está com as dimensões aceitáveis (56 x 56, 128 x 128, 256 x 256 pixels ou 512 x 512 pixels) o importer gera esse aviso de erro (o simbolo de exclamação que vc disse). Portanto, se vc seguir com o processo dará erro depois. Use um editor de imagem e redimensione, e verá que no lugar do simbolo amarelo de exclamação aparecerá um simbolo verde de ok. Até mais!

Lassoares disse...

Anônimo: é simples, depois de baixar o programa (http://www.baixaki.com.br/download/winrar.htm) clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo (.zip, .rar ect) e selecione a opção extrair aqui... pronto a pasta estará descompactada. Até mais!

Lassoares disse...

Anônimo: divida sua fonte em três partes ainda no SketchUp e depois faça o procedimento normal com cada uma das partes. Ou reduza as faces simplificando os detalhes e faça um único arquivo.

Lassoares disse...

Anônimo: Não as texturas do SketchUp são de outra dimensão e de outro tipo de arquivo que o importer não suporta, além do mais vc teria que adicionar essa textura no importer e para isso é preciso te-la fora do SketchUp.

Kaue disse...

Me ajuda por favor !

Quando eu exportar o arquivo no ASE EXPORT, no meu pc não aparece ele. ele não salva. antes salvava mas não salva mais ! oque sera que tenho que fazer ?

Kaue disse...

Me ajuda por favor !

Eu não consigo exportar com o ase export !
ele não salva, eu faço tudo direitinho ! antes que conseguia, agora não da mais!

ele nem aparece na pasta que eu mandei exportar ! sei lá ! ah também num da aquele aviso das faces !

Lassoares disse...

Kaue: muito estranho isso... sugiro que vc reinstale o plugin do ASE no SketchUp e tente novamente. Outra coisa, quando vc vai salvar ele não abre uma janela para vc escolher o local de salvamento?

Lassoares disse...

Kaue: veja o comentário acima. Qto as faces: é isso mesmo, passou de 500 ele dá esse aviso mesmo. Veja o tópico (Observações quanto ao número de faces na criação de um CSO para RCT3)no post e entenderá melhor.

Kauê disse...

eu sou o mesmo ! kkkkkk
é que demorasse pra responder ai mandei denovo !

tipo eu fiz isso ! desinstalei e instalei de novo mas nem rolou !

e quanto as faces - ele não da aquele aviso das faces ! antes eu conseguia ! até fiz uns csos ! mas de um tempo pra ca ele num exportou mais !

pelo amor de deus me ajuda !

gabrielssr2 disse...

lassoares preciso de sua ajuda quando eu add a textura no rct3 importer da error no texture file name por favor me ajude aparece uma plaquinha de atencao na frente ai nao da pra add por favor.Desde ja agradeco pela atencao obrigado

Lassoares disse...

Kauê: cabuloso!!! outro dia ouvi de um amigo que o SketchUp (versão normal, sem ser o profissional) dá problemas para exportar. Será que é isso? Tente baixar o SketchUp pro e me diga.

Lassoares disse...

gabrielssr2: 2 hipóteses:

1. vc está usando uma extensão de imagem que o rct3 Importer não suporta. .jpeg,.jpg,.png, .gif já testei e tudo ok, mas outras extensões não garanto. Então teste isso.
2. (Mais provável)as dimensões tem que ser padrão, ex: 128 x 128 pixels, portanto, se vc usou uma textura fora das dimensões padrão no SketchUp e exportou, no momento de importar dará erro mesmo. A solução é refazer o modelo no SketchUp com a textura nas dimensões corretas.

Até mais!

Anônimo disse...

pelo amor de deus me responde fazendo favor, cara fis 4 cso e 3 dos 4 ficam meio que não da pra ver você gira ele vai meio que desaparecendo com se eu pudesse ver a trás dele e o que ta na frente que era pra min ver desaparece oque eu faço pra ficar normal?

Lassoares disse...

Anônimo: provavelmente o problema esta na modelagem (ainda no SketchUp), qdo vc insere a textura, vc deve CRIAR O GRUPO e depois clicar em ENTIFY INFO e escolher a textura e o nome, ocorre que dependendo da forma como vc inseriu a textura o SketchUp não le todos os dados e para evitar isso basta (sem fechar a janela do ENTIFY INFO) clicar no objeto até que todas as faces de uma mesma textura estejam selecionadas e na janela do ENTIFY INFO aparecerá o número de entradas e a textura escolhida, se eu estiver certo na janela de seu objeto não aparecerá a textura e sim o ícone meio branco, meio cinza - isso significa que a textura não foi lida e o erro que vc relatou acontecerá. Enfim, refaça um objeto seguindo essas instruções e me diga se funcionou, e vamos tentar resolver.

Até mais e boa sorte!

Anônimo disse...

Lassoares acho que não é isso não eu uso o "Google SketchUp 8" e mostra o todo o numero de faces selecionados, ai eu clico que quadrado e coloco a textura que eu coloquei no meu objeto e o nome do lugar onde coloquei a textura mais continua do mesmo jeito! não sei mais oque fazer gostaria que me ajudasse a resolver isso.

obrigado dês de já!

Lassoares disse...

Anônimo: bom então tem três hipóteses

1) vc está agrupando faces com texturas diferentes e isso gerou o erro. Vc deve agrupar as faces com as mesmas texturas, para depois exportar se juntar tudo em um único grupo dará erro.

2) faça um teste no importer, depois que inserir a textura (sinal verde) na janela Groups (meshes, no item Faces clique sobre a Single Sided e verá a palavra Double Sided, isso indicará que a textura deverá ser inseridad na duas faces do modelo. Se o erro persistir o problema é na modelagem do SketchUp.

3) a textura usada, ou melhor, vc pode ter inserido como imagem e não como textura. Ou ainda, independente de ser SketchUp 7 ou 8 as instruções do comentário anterior permanecem, verifique com atenção o que eu expliquei, mas lembre-se de agrupar faces com texturas iguais, do contrário ficará na mesma. Sei que é ruim, mas as vezes, o trabalho deve ser refeito desde o princípio.

Aguardo resposta.

Anônimo disse...

o meu não tem o tutorial box... onde acho?

Lassoares disse...

Anônimo: como assim "não tem o tutorial box"?

Unknown disse...

Olá, eu queria saber como eu podia fazer um pack de path covers, tipo o Ghack_Paths - Ashphalt e o Shiggs713's Path Covers, com caminhos com curvas com tamanhos diferentes, tem curva 2x2, 3x3 e até 4x4. Já sei como fazer os cso's só preciso dessa pequena ajuda no Sketchup. Abraços

Lassoares disse...

Filipe Kaminsky: não entendi a pergunta. Vc quer fazer um CSO com várias peças e não sabe como? Desculpe a demora e até mais!

Postar um comentário




Lassoares-rct3

ANO IV