SPEntrevista: ShyGuy

Olá a todos, depois de alguma espera, o lassoares-rct3 tem o orgulho de apresentar a entrevista com um dos maiores e mais conhecidos designers de CSOs – shyguy. Como todos devem se lembrar o shyguy se tornou recentemente um dos parceiros do blog e desde então se comprometeu a trocar algumas palavras conosco. Nessa entrevista o shyguy comenta sobre seu estilo de criação e deixa sua opinião sobre o RCT4, ou melhor, sobre o RCT3 dos próximos anos, como vocês verão. Afinal como ele mesmo disse: “Nós estamos criando nosso próprio RCT4”

No demais, o shyguy compartilha conosco algumas de suas idéias e fala sobre os sets que criará. Portanto, fiquem atentos as palavras do shyguy e não percam esse espetacular SPEntrevista!

Para facilitar a leitura, dividimos as 12 perguntas e respostas em dois blocos: a versão traduzida e revisada pelo Rafa e por mim na parte superior, e na parte inferior, a versão original em inglês, que mantém na integra as palavras do nosso entrevistado. Vale destacar que nesta edição do SPEntrevista, inserimos diferentes dicas e comentários para tornar a experiência de conversar com o shyguy ainda mais completa. Tomará que gostem.

SPEntrevista (ShyGuy) I lassoares-rct31. Olá, vamos começar falando um pouco sobre sua história na série RCT. Quando você começou a jogar RCT? E o que chamou sua atenção no começo?

Quando saiu o RCT1, eu comprei na hora. Eu sempre amei parques temáticos e eu já tinha construído o modelo Wonder World, eu estava animado por poder construir parques no computador. Eu realmente não joguei muito o RCT2, mas quando o RCT3 saiu, comprei um e eu tenho jogado desde então.

1. Hi, let's start talking about your history on RCT. When did you start playing RCT? What caught your attention?

When RCT1 came out, I bought it right away. I have always loved theme parks and I had already built the Wonder World model, so I was excited by the fact that now I could build parks on the computer. I didn't really play RCT2 very much, but when RCT3 came out, a bought it and I have been playing it ever since.

2. E a criação de CSOs, quando e como você iniciou essa etapa?

Eu não saberia te dizer exatamente quando comecei a fazer CSOs. Foi, pelo menos, há quatro anos atrás, quando eu tentei fazer um cenário do Main Street e percebi que ficaria terrível sem um CSO. Então eu decidi tentar e descobri que eu era muito bom. :)

2. And the CSO creation? When did you start?

I couldn't tell you when exactly I started making CSO. It was at least 4 years ago, when I tried to make a Main Street recreation and I realized that it would look terrible without CSO. So I decided to give it a try and I found out that I was pretty good. :)

3. Para muitos o uso de CSOs faz do RCT3 um jogo diferenciado, pois permite que os jogadores façam novos cenários e desenvolvam novas idéias. Você concorda com isso?

Sim, claro. Você não conseguiria fazer lojas, restaurantes, ou qualquer outro tipo de construção realista antes das pessoas começarem a criar CSOs. Com os CSOs, você pode construir QUALQUER COISA que quiser.

3. For some people, use custom scenery makes RCT3 a different game, that allows the gamers to make new cs and develop their ideas. Do you agree?

Yes, of course. You could not make realistic shops, restaurants, or any type of realistic structures before people started to create CSO. With CSO, you can build ANYTHING you want.

4. E se dissessem que a continuidade do RCT3 depende da criação continua de CSOs, CTRs e CFRs, você concordaria?

Novos CSOs mantêm o jogo ativo e vivo. Toda vez que alguém cria um novo CSO, é como se pequeno pacote de expansão fosse criado. Se você continuar dando novos brinquedos às pessoas, elas vão querer continuar jogando.

4. And if someone says that RCT3 needs new CSO to continue. Would you agree?

New CSO keeps the game fresh and alive. Every time someone makes a new CSO set, it is like a little expansion pack. If you keep giving people new toys, they will want to keep playing.

5. Vamos falar um pouco sobre seus trabalhos. Você já criou aproximadamente 20 sets, entre eles o shy-Main Street Set, shy-Alpine Village Set, shy-Catfish Cove e o shy-Rock Set que são, sem dúvida, exemplos de sucesso. Algum deles é seu preferido? Por quê?

Os sets da série Main Street são, obviamente, meus favoritos. Eles são os mais versáteis e podem ser usados de diferentes formas. Eles são os mais versáteis e podem ser usados de diferentes formas. O único problema é que são muitas [peças], é difícil lembrar onde cada peça fica. ;)

5. Let's talk about your projects. You already created almost 20 sets, like Shy - Main Street, Shy - Alpine Village, Shy - Catfish Cove and Shy - Rock set that are without a doubt examples of success. What's your favorite? Why?

The Main Street Sets are obviously my favorites. They are the most versatile and can be used in very many different ways. The only problem I have is that there are so many, it is hard to remember where each piece is. ;)

SPEntrevista (ShyGuy) II lassoares-rct36. Você tem algum processo (procedimento) para a criação? Conte-nos um pouco?

Não. Eu realmente não tenho nenhum processo especial. Eu faço uma peça CSO quando eu preciso. Quase todos os meus sets foram feitos para meus parques. Os sets não foram realmente planejados, portanto eles estão um pouco desorganizados. Se houvesse uma maneira fácil de voltar e re-organizar meus sets para torná-los mais fáceis de usar, eu faria.

6. Do you have some process? Tell us?

No. I don't really have any special process. I make a CSO piece when I need it. Almost all my sets were made for my parks. The sets weren't really planned, so they are a little unorganized. If there was an easy way to go back and re-organize my sets to make them easier to use, I would.

7. Muitos dos atuais sets disponíveis são elaborados com poucas peças e usam muita textura alpha. Em muitos casos as peças já estão praticamente montadas e exigem pouca criatividade dos jogadores. Ao contrário disso, seus trabalhos oferecem muitas peças, detalhes e uma variedade de opções de uso. Essa é a principal característica de seu trabalho?

Eu realmente não tenho pensado muito nisso. Eu sei que o uso de textura alpha ajuda a manter os objetos com poucas faces e contribui reduzindo o lag. O problema que tenho com isso, é que o uso de texturas alpha faz com que os objetos pareçam muito realistas e isso não combina bem com o estilo cartoon do jogo. As peças parecem muito planas. Eu prefiro modelar a peça para que ela fique tridimensional, e uso texturas simples para que as peças combinem melhor com estilo gráfico do jogo. Também é mais fácil de fazer as peças dessa maneira, porque a procura ou a criação de texturas para inserir nas peças, é uma tarefa que consume muito tempo. Alguns dos meus CSOs podem ter polígonos [faces] maiores do que dos outros, então se você não tiver um bom computador, eles podem causar mais lag. Então eu sugiro a todos: "Comprem um computador de ponta!" :)

7. A lot of the current sets use a lot of alpha textures. In a lot of cases, the pieces are already there and don't use too much creativity of the gamers. But, your work have a lot of pieces, details, and a big variety of uses. Is that the main feature on your work?

I haven't really thought about it much. I know that the use of alpha textures on very simple objects helps keep the polygons low and helps with keeping lag to a minimum. The problem I have with that, is that the alpha textures look a little too realistic and don't blend well with the cartoony look of the game. And the pieces look too flat. I prefer to model the pieces so they look more 3D, and use simple textures to fit better with the in-game graphics. It is also easier to do it that way, because searching for textures, or designing them yourself is a VERY time consuming task. Some of my CSO's may have higher polygons than others, so if you don't have a high end computer, they may cause more lag. So I say to everyone, "Buy a high end computer!" :)

SPEntrevista (ShyGuy) III lassoares-rct3

SPEntrevista (ShyGuy) IV lassoares-rct38. Você tem em mente algum novo set? Com o que você sonha quando pensa nos seus próximos trabalhos ligados ao RCT3?

Faço os sets com base no parque que estou trabalhando. Eu tenho mais sets da série Main Street para mandar, pois eu ainda estou trabalhando nele. Provavelmente, farei em breve um novo Water World set, continuarei esse projeto agora.

8. Do you have any new sets in mind? What do you dream when you think about your RCT3 projects?

I make the sets based upon what park I am working on. I have more Main Streets sets coming up, as I am still working on Main Street. There will probably be a new Water World set coming soon, as I am going to be continuing on that project now.

9. Mudando de assunto. Vídeos, montanhas-russas etc. Apesar das centenas de vídeos que usam seus CSOs no Youtube não há nenhum de sua autoria. Você não gosta de fazer vídeos?

Eu fiz vários vídeos. Mas você não vai encontrá-los no Youtube. Você pode encontrá-los no SGW na seção Downloads. A maioria são vídeos antigos de atrações do Wonder World. Eu fiz dois vídeos novos das atrações do Passeio Laguna Beach Boardwalk. Mas eu não faço muitos vídeos, porque, e você está correto, eu não gosto muito de fazer vídeos.

9. Changing the subject: Videos, roller coasters etc. There's a lot of videos that use custom scenery but no one of yours. Don't you like making videos?

I have made many videos. But you won't find them on Youtube. You can find them all on SGW in the Downloads section. Most of them are old videos of the rides at Wonder World. I do have a couple newer ones of Laguna Beach Boardwalk rides. But I don't make a lot of videos because, and you are correct, I don't really like making videos.

SPEntrevista (ShyGuy) V lassoares-rct310. E seu site? Conte-nos um pouco sobre a idéia e os motivos que te levaram a ele?

Originalmente, meu site era apenas um lugar para colocar meus CSOs. Depois, apenas por diversão, adicionei um fórum. Tinha poucos comentários e eu não tinha planos para criar um grande site. Fiquei surpreso quando as pessoas começaram participar do fórum. Muitos dos novos membros estavam frustrados com o fórum do Atari, então o meu site se tornou um refúgio para aqueles que queriam sair do fórum do Atari. Mas ao longo dos anos, cresceu, cresceu e se tornou um importante site para a comunidade do RCT3. Há um grande grupo de sócios que aderiram ao site e estou muito orgulhoso por ele ter se tornado assim.

10. And your site? Tell us about the idea and the motives of making it?

My site was originally just a place to get my CSO sets. Then I added a forum, just for fun. It had very few boards and I had no serious plans to create a large site. I was surprised when lots of people began joining my forum. A lot of the new members were frustrated with the Atari forums, so my site became a haven for people to get away from Atari. But over the years, it grew and grew and it became a serious site for the RCT3 community. There are a great group of members who have joined the site and I am very proud of how it has turned out.

11. RCT4 um sonho possível ou pura especulação?

Tenho certeza de que um dia haverá o RCT4. As empresas desenvolvedoras de jogos seriam estúpidas em não criar outro jogo da série. Há muitos jogos da franquia Rollercoaster Tycoon que duraram tanto tempo. Mas, infelizmente, tenho as minhas dúvidas sobre o quanto bom será o próximo. Tenho a sensação de que o desenvolvedor do próximo RCT não ouvirá a comunidade, e fará completamente errado. O que a comunidade quer exigirá um programa muito complicado e difícil de produzir. Nenhuma empresa empregará tanto tempo e dinheiro para criar o jogo estamos esperando. Eu, por exemplo, estou muito feliz por ficar com RCT3, especialmente com os novos avanços técnicos que estão sendo feitos. Nós estamos criando o nosso próprio RCT4.

11. RCT4. A possible dream or just a lie?

I'm pretty sure that there will be a RCT4 someday. The game companies would be stupid not to create another game in the series. There are very few games like this that have lasted as long as the Rollercoaster Tycoon franchise. But unfortunately, I have my doubts as to how good the next game will be. I have a feeling that whoever makes the next RCT game will not listen to the community, and get it completely wrong. What the community wants is a very complicated and difficult program to produce. No game company will take that much time and money to create the game we are hoping for. I, for one, am quite happy to stick with RCT3, especially with all the new technical breakthroughs that are being made. We are creating our own RCT4.

12. Para acabar, mande um recado para os jogadores brasileiros.

Olá, jogadores do Brasil. É uma honra ser entrevistado sobre este grande site. É ótimo saber que tenho fãs por todo o mundo. Obrigado.

12. Last one: say something to the Brazilian gamers!!

Hello, Brazilian gamers. It's an honor to be interviewed on this great site. It's great to know that I have fans across the world. Thank you.

SPEntrevista (ShyGuy) VI lassoares-rct3

Esperamos que tenham gostado e não deixem de comentar. Até o próximo SPEntrevista.

Lassoares/Rafa. Nov/2010.

14 comentários:

Guilherme disse...

eu lembro q o último spentrevista não teve nenhum comentário.é difícil uma nova postagem de seu blog que eu não comento...sobre rct4,no rctbr existem muitos tópicos sobre rct4.em um,estamos planejando de juntar todas as idéias e alguém mandar para o fórum da atari.a atari já falou que vai desenvolver um rct4.a própria atari perguntou o que os jogadores queriam!!!sobre as texturas alpha,como q faz pra deixar algo preto e virar vidro?????pra mim q ficava preto mesmo!

Lassoares disse...

pois é Guilherme, a galera não costuma comentar mto as entrevistas, espero que isso mude, pois acho mto legal, portanto, valeu mesmo por ser tão participante no blog. Qto ao fórum do atari, já postei essa notícia um tempo atrás... sobre a textura alpha, para fazer vidros são outros recursos q ainda não domino, essa vou ficar devendo.

Legofla disse...

Tenho vários sets dele, legal esta entrevista Lassoares, obrigado por proporcionar esta proximidade entre os criadores de cso e os jogadores de rct3! Muito bom mesmo! Um dia aprenderei finalmente a criar um set de cso! Por enquanto é só fail ¬¬ o coisa difícil!!!
VALEU :D

Guilherme disse...

denada.não tem problema...criar cso's é uma coisa q quero fazer lá pro futuro...

LDMCoaster disse...

Cara , eu adoro as entrevistas , ele me pareceu muito simpático mandando um "Salve" aqui pro pessoal do brasil :D

Guilherme disse...

entrei pra sartori productions!!!!pergunte pro rafa!!!!

Guilherme disse...

visite o meu blog!

Lassoares disse...

logo, logo farei os posts para ajudar a todos a começar a fazer CSOs, só falta tempo! Valeu por comentarem, realmete o Shyguy é um cara mto legal

Lassoares disse...

LDM: com certeza o cara é mto gente boa... q legal q vc gostou!

Lassoares disse...

legal cara, seja mto bem-vindo! Pode deixar...agora!

Guilherme disse...

obrigado!!só falta eu postar meu primeiro vídeo...vai ser um cemitério...mas eu não sei se fço só um cemitério e um parque ou faço tipo um pédio assombrado do lado.

Lassoares disse...

Faça os dois, acho q ficará bem legal, de repente a coaster pode passar pelo cemitério

Guilherme disse...

boa!!!!obrigado!!a parte do cemitério que eu ainda não fiz vai ser ocupada pela coaster que vai passar por uma grande parte do parque.vai ser a Haunted Tour.

Lassoares disse...

Guilherme: de nada cara, o nome ficou bem legal!

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