Mergulhos, risos e muita diversão: um tutorial básico para instalar e fazer piscinas no RCT3 (Parte 2)

Tutorial Piscinas 008 Depois de apresentar os passos básicos para elaborar piscinas no RCT3 já posso partir para outras explicações. Novamente lembro que para utilizar as dicas desse tutorial é preciso ter a expansão Soaked.

São várias as opções envolvidas na elaboração de piscinas, a maioria delas esta no uso conjugado dos elementos extras para a piscina (destacados na parte 1 desse tutorial) com a construção de estruturas variadas. Obviamente que os escorregadores e outras atrações também devem ser pensadas.

Para que isso ocorra é muito importante ter alguns CSOs a sua disposição, para ajudar cito alguns que julgo mais interessantes:

DoughnutsPool Structures (by Doughnuts): um set fantástico, como ele você poderá inserir diversos elementos em seu complexo aquático, um dos destaques é um grande balde de madeira despeja litros de água sobre os peeps. Além disso, pisos, cercas, pontes, tetos dentre outras peças estarão a sua disposição.

Moki - happy pool e Moki - happy pool v2 (by Moki): esse set é igualmente bom, são várias opções que tornarão seu parque aquático ainda mais divertido, não deixe de olhar os extras no menu de elaboração da piscina, lá estarão importantes peças desse CSO, como trampolins, chuveiros e outras atrações.

NYRPool Covers (by NYR): embora seja um set com texturas de qualidade média ele poderá ser útil na elaboração de plataformas, escadas e outros acabamentos em sua piscina.

Old-Spice's Pool set (by Old-Spice): como qualquer outro CSO do Old-Spice esse possui ótima qualidade. O destaque fica por conta da bola colorida e da bóia, além disso, com as peças básicas você poderá mudar a cara de sua piscina colocando bordas e pisos diferentes.

TNS-PoolPath-Terrain (by TNStickboy70): eu diria que é um set funcional, pois ajudará a dar outra cara para os caminhos e pisos de sua piscina.

Além dos CSOs mencionados qualquer outro CSo poderá ser útil na montagem de sua piscina, mas entendo que os 6 que mencionei acima, os quais classifico como específicos para complementar a elaboração de piscinas, serão bastante úteis.

Feito isso, apresentarei algumas dicas para você aproveitar alguns arquivos disponíveis nos principais sites dedicados ao RCT3. Neles você encontrará 2 tipos de arquivo que deverão ser instalados de duas formas distintas:

a) arquivos.dat: os arquivos .dat são arquivos de parques do RCT3, em alguns sites (veja a lista abaixo) você encontrará parques aquáticos que foram salvos como um parque, ou seja, o criador salvou todo o parque e disponibilizou na internet. Nesse caso você deverá observar duas coisas antes de rodar.

Primeiro fique atento aos CSOs utilizados, pois como o salvamento inclui todo o parque, para tê-lo por completo você deverá ter todos os CSOs usados, do contrário algumas construções ficarão incompletas. Ainda assim, não se preocupe, pois caso falte algo nada de mal ocorrerá com seu RCT3. O segundo cuidado é na instalação, os arquivos .dat deverão ser colocados na pasta Parks posicionada na pasta de arquivos RCT3/Documentos.

O caminho completo é: C:\Users\usuario\Documents\RCT3\Parks

Feito isso rode o RCT3 e abra no "Load” do “Sandbox” o arquivo que você instalou.

b) arquivos.pool: esses arquivos são, como o próprio nome sugere, arquivos de salvamento de piscinas. Portanto, quando baixados eles permitirão que você insira um complexo aquático em qualquer cenário que você já esteja jogando. Para usá-los você deverá salvá-los na pasta Pools posicionada na pasta de arquivos RCT3/Documentos.

O caminho completo é: C:\Users\usuario\Documents\RCT3\Pools

Tal qual o primeiro tipo de arquivo é importante observar os CSOs usados, mas o mais interessante é que com essa opção de arquivo você terá mais flexibilidade de uso, pois como já mencionei, seu conteúdo pode ser aberto em qualquer cenário.

Isso quer dizer que mesmo quando você baixar um arquivo.dat é possível salvar somente o complexo aquático, transformando-o em um arquivo.pool. Veja como é fácil:

Depois de abrir o .dat ou de construir seu complexo, clique em qualquer ponto da piscina e o menu da piscina se abrirá, no canto inferior direito você verá o ícone Save Pool Complex (representado pela imagem de um disquete azul), ao clicar nesse ícone seu complexo estará salvo como um arquivo.pool. Veja a imagem.
Tutorial Piscinas 005
Com isso, quando baixar um arquivo.dat, mas não quiser usar todas as construções do parque, clique na piscina e salve. Depois abra o menu da piscina e clique em Load Pool Complex, escolha o complexo que deseja abrir, posicione e pronto.

Tutorial Piscinas 006
Para baixar complexos aquáticos em arquivos.dat ou .pool sugiro 3 endereços, antes porém, gostaria de mencionar duas coisas: não testei todos arquivos, portanto não posso garantir que todos funcionem, no entanto, desconheço qualquer tipo de problema com os arquivos dos sites apresentados. E em segundo lugar, não incluirei o Vodhin´s na lista, pois infelizmente ainda esta off-line, mas lá você encontrará ótimas opções.

1) RCTgo: mais de 90 opções desde simples piscinas a elaborados complexos aquáticos.
2) Steven's Roller Coaster Tycoon 3 Page: ótimo site com arquivos para baixar, mais especificamente 5 criações do autor do site.
3) RCT-3.org: 12 opções de complexos, muitos deles com ótimos escorregadores instalados.
Espero que aproveitem as dicas e qualquer dúvida escrevam. Até a próxima.
Lassoares Ago./2010

18 comentários:

Fred Als disse...

Boa amigão.
To aprendendo muito com suas dicas e tutoriais. Vlw

Lassoares disse...

Valeu!!! cara, sempre legal saber q está sendo útil... =D

Mr Zeepy disse...

isso foi muito util! boa! mas fiquei com uma duvida. como e que as pessoas ganham golfinhos?

Lassoares disse...

ah! isso é uma imagem das telas dos RCT3 platinum, na verdade é só colocar o install que vende bóias e etc. Cara, vou abrir o mês de outubro com a divulgação do seu blog, ok? até mais

Anônimo disse...

cara , eu adoro esse site porque aqui tem sempre coisa legal pro rct3, mas eu não consigo baixar o CSO do Doughnut, da pra da uma ajudinha ?

Lassoares disse...

Obrigado... legar saber disso. Então, o DoughnutsPool Structures tá no vodhins, mas o site té off até o dia 17 e o site do próprio Doughnuts tbém tá fora... foi mal cara, mas teremos que esperar

Hyeok disse...

Lassoares, fui fazer o download do Doughnuts Pool Structures, quando eu cliquei, apareceu um site para criações de sites ¬¬' cadê o arquivo? obg.

site: webhost.com

(sabe, eu queria aquele balde, kk)

Lassoares disse...

Vini o.O: o problema é que o site do tns tá off, então tem que ir no Vodhins.

http://www.vodhin.org/e107_plugins/fileshare/fileshare_request.php?969

caso não vá direto, faça login e depois procure por "Doughnuts" e verá o link para o set.

até mais

Anônimo disse...

oi,
esse site do Vodhins tbm saiu do ar, onde eu posso baixar agora?

Lassoares disse...

Anônimo: qual CSO? pois todos os links são de outros sites.

Anônimo disse...

o grande balde de madeira do DoughnutsPool Structures (by Doughnuts)não entra ai em um comentario acima vc mandou entrar no Vodhins só que ele saiu do ar.onde eu posso fazer o donwload desse cso agora?

Lassoares disse...

Anônimo: cara, esse set tá realmente impossível, ninguém consegue e todos links já eram, esse eu vou ficar devendo. Até mais.

Anônimo disse...

DoughnutsPool Structures (by Doughnuts) alguem sabe onde eu posso baixar esse CSO

Lassoares disse...

Anônimo: acabei de atualizar o post, pode clicar nos links que eles funcionarão!! até mais

Lassoares disse...

Anônimo esqueça o que eu disse, não se porque esta dando erro ao atualizar. O link que vc pediu:

http://forums.rctgo.net/attachment.php?aid=2030

Lassoares disse...

Anônimo: de novo... consegui tá atualizado!

Anônimo disse...

Lassoares, é sobre o BALDE, eu baixei tudo direitinho e etc

Mas quando vou colocar no JOGO, ele aparece SEM ÁGUA, é assim mesmo? Valeu!

Lassoares disse...

Anônimo: vc instalou os particles effects?

Postar um comentário




Lassoares-rct3

ANO IV