Editando o options.txt de forma fácil (tutorial)

Olá a todos, hoje falarei um pouco sobre o options.txt que para quem não conhece é um arquivo do tipo txt que indica uma série de configurações do RCT3. Portanto, antes de nada é preciso alertar que qualquer modificação feita no options.txt é de responsabilidade de cada um.

 

Ainda assim, modificar ou inserir algumas coisas no options.txt não é uma tarefa difícil e perigosa. Basicamente você poderá fazer isso de duas formas. A primeira é ir até a pasta do RCT3, via de regra alocada no seguinte caminho: C:\Program Files (x86)\Atari\RollerCoaster Tycoon 3 Platinum e procurar pelo arquivo options.txt. Obviamente você deverá abrir esse documento e posteriormente inserir os códigos que te permitirão, dentre outras coisas, interseccionar trilhos de suas coasters. Mas não me alongarei muito nesse método, pois julgo o segundo método mais fácil e ao menos para mim mais seguro.

 

A segunda forma para alterar as configurações do options.txt é usar um aplicativo de fácil manuseio. Antes de nada relembro que as sugestões aqui oferecidas não representam garantias de bom funcionamento, mas com toda sinceridade afirmo: tudo que escrevo é porque em algum momento testei.

 

Como dizia você precisará de um aplicativo: o OT Edit 0.7 (by Craxy/bloody_sheep). Portanto, para que o tutorial fique mais fácil baixe o programa no RCT-Net e acompanhe o quanto é simples. Feito isso, não é necessário sequer extrair o aplicativo do zip, apenas abra-o clicando em OTEdit.exe, que como você ´verá é o aplicativo em si. Feito isso um janela se abrirá como indica a imagem abaixo:

 

OT Edit 001Como se pode ver o aplicativo é muito simples. Basicamente você marcará e desmarcará os itens apresentados indicando qual tipo de recurso ou configuração você deseja utilizar. Por exemplo: interseccionar os trilhos de uma mesma coasters (ida e volta pelo mesmo trilho, cruzar trilhos etc.), basta clicar em “Allow track to intersect itself”, traduzindo ao pé da letra: permitir que o traçado se cruze entre si. Depois de cada alteração salve e pronto.

 

Antes finalizar esse breve tutorial gostaria de lembrar que o OT Edit 0.7 permite outras mudanças de configurações, eu normalmente uso apenas 3 ou 4 como indica a imagem abaixo.

 

 

OT Edit 002

 

 

Esses comandos são a meu ver os principais:

 

1) Allow attractions to intersect scenery

2) Allow attractions and scenery to intersect terrain

3) Allow track to intersect itself

4) Allow Track to intersect other tracks

 

Ou seja: 1) permita interseccionar as atrações com o cenário do jogo – esse recurso facilita a inserção de árvores, plantas e outras peças que normalmente não poderiam ser sobrepostas; 2) permita interseccionar as atrações e o cenário com o terreno – tal qual o primeiro efeito esse facilitará a inserção de peças no terreno, principalmente quando mesmo estiver elevado ou rebaixado, o que muitas vezes impede a colocação de algo no ponto desejado; 3) já comentado e 4) permita interseccionar o traçado de duas ou mais coasters – simplesmente deixa que você cruze os traçados de diferentes montanhas-russas, o que pode ser bastante útil quando você tem pouco espaço.

 

Dito isso, resta apenas lembrar de alguns outros recursos que você pode desejar ter, mas que eu, sinceramente, vejo pouca utilidade. Veja a imagem para ter um exemplo.

 

 

OT Edit 003

 

 

1) Guests have no camcorders

2) Guests ride unrated ride

3) Guests revisit rides

4) Guests ignore nausea rating

 

Como se vê são configurações que (1) tiram a câmera dos visitantes, (2) impedem que os visitantes classifiquem os brinquedos antes de visitar, (3) permite que eles visitem os brinquedos várias vezes e (4) faz com que eles ignorem o nausea rating ou estimativa de náusea que como todos sabem impede que muitos visitantes escolham determinados brinquedos. Embora úteis, esses e outros recursos disponíveis no OT Edit 0.7, representam pouco valor quando você estiver jogando para se divertir, por exemplo no “SandBox Mode”, no entanto, nas fases do jogo “Career Mode” pode ser útil, pois facilitará alguns desafios impostos pelo RCT3.

 

Enfim, faça sua escolha e divirta-se. Espero ter ajudado, principalmente aqueles que escreveram e deixaram mensagens pedidos mais informações sobre o assunto.

 

Bom jogo e até a próxima.

 

Lassoares Jul./2010.

14 comentários:

Anônimo disse...

Precisa coloca a pasta que vc(eu)extrai dentro do jogo

Lassoares disse...

se vc se refere ao OT Edit 0.7 não precisa não, vc pode abrir em qquer lugar, inclusive pode fazer as alterações sem sequer extrair do zip, basta abrir o aplicativo, alterar e salvar.

Anônimo disse...

eu clico em save ou em save as opitionstxt...(ou algo do gênero)

...adoro seu blog, parabéns pelo trabalho

Lassoares disse...

valeu!!! então, só save, basta salvar e pronto

Final Fantasy disse...

bom sou novo no blog e gostaria de falar q eu ñ to conseguindo cruzar as montanhas russa.
Eu abro ela edito, mas na hora de jogar num liga?
Vcs sabem porq?

Lassoares disse...

Isaias, vc tem que mudar o options.txt e depois abrir o RCT3. Qual versão do RCT3 vc tem?

Anônimo disse...

o cara, mesmo q eu coloque pras mr se cruzarem, elas nao se cruzam, oogo nao deicha, só deicha passar por si mesmo, ja salvei fiz de tudo,mas nao da!! me ajuda???

Lassoares disse...

Anônimo: ok... qual é a versão do RCT3 q vc tem?

Pedro RCT3 disse...

Eu também gostaria de saber cruzar as MR´S,já tentei de tudo e meu RCT3 é o Plantinum!Me ajuda por favor?

Lassoares disse...

Pedro RCT3: siga o processo descrito no post e marque Allow track to intersect itself e Allow Track to intersect other tracks. Até mais

Anônimo disse...

o meu pc ñ tem C:\Program Files (x86)\Atari\RollerCoaster Tycoon 3 Platinum não encontro em lugar nenhum po será que ta com defeito o rct3 platinum meu

Lassoares disse...

clayton: então deve estar no mesmo caminho só que com a pasta Program Files, sem o (x86), ou arquivos de programas. Até mais.

Anônimo disse...

Como Cruzar brinquedos com o path?

Lassoares disse...

Anônimo: este vídeo mostra como fazer.

http://www.youtube.com/watch?v=Mk9IkFGuxhY

Postar um comentário




Lassoares-rct3

ANO IV