Olá a todos, depois de muito pensar decidi falar hoje sobre um dos componentes mais importantes de uma montanha-russa, o Chain Lift ou simplesmente o mecanismo de elevação mais comum entre as montanhas-russas.
Como mencionado Chain Lift ou mecanismo de elevação é geralmente formado por um motor que move uma engrenagem que por sua vez leva os carros de uma montanha-russa até o ponto desejado. Sendo assim, esse motor é dividido em duas partes. Uma que fica na parte elevada do traçado (geralmente ponto mais alto para posterior descida) e outra que fica na parte inferior (parte mais baixa e ponto de saída da coaster). Dessa forma, a engrenagem se mantém em um ciclo.
Basicamente um Chain Lift possui além desse componentes pequenos engates (presos a correia), eles se prendem ao carro no momento de subir e quando se inicia a descida esse engates perdem contato com os carros liberando-os. Embora não se veja esses detalhes no RCT3 é possível perceber como esse mesmo movimento ocorre, afinal quando o Chain Lift de sua coaster acabar, ou seja, quando o último carro passar a velocidade aumentará. Portanto, você pode inserir um segmento de Chain Lift até a última parte de sua subida, sem ser necessário fazer um segmento de reta, já que quando o último carro passar pelo Chain Lift o primeiro já estará apontando para baixo e você ouvirá os gritos dos passageiros.
Vale lembrar que no RCT3, no menu do Painel de Controle da coaster é possível alterar a velocidade do Chain Lift de sua coaster. Portanto, abra o menu do painel de controle clicando na coaster e depois vá ao menu do Modo de Operação (representando com um ícone de duas engrenagens) e altere a velocidade de subida da sua coaster.
Bom galera por hoje é só, no próximo post da Enciclopédia falarei sobre outros mecanismos de velocidade que podem até mesmo substituir o Chain Lift. Não se esqueçam que a Enciclopédia RCT3 é um post aberto a todos que quiserem contribuir, portanto comente e descubra como participar. Até a próxima.
Lassoares Nov/2009
0 comentários:
Postar um comentário