Medieval Conquest 009 - Olaria

Olá, a todos, hoje é dia de falar de mais um dos sets exclusivos desenvolvidos para a elaboração de meu último projeto: o Medieval Conquest. Nessa série de posts, como já havia mencionado no mês passado, apresentarei os CSOs destacados no Chapter 2, e o segundo CSO é a Olaria, ou se preferirem The Pottery.

Medieval Conquest - olaria abertura (lassoares-rct3)De antemão, é importante lembrar que a olaria é um espaço muito comum nos vilarejos medievais, nela eram preparados todos os tipos de peças de cerâmica usadas nas casas medievais. Dessa forma, trata-se de um cenário muito característico desse período, e no meu modo de ver, essencial para a montagem de um parque que tenha essa época como tema central.

No desenvolvimento desse CSO me preocupei em elaborar um pequeno espaço rústico que demonstrasse as principais peças e equipamentos de uma olaria medieval. Assim, como destaca a imagem abaixo, a primeira preocupação foi elaborar uma estrutura de madeira com prateleiras que servissem de suporte para as peças de barro. Portanto, para quem for usar esse set a primeira dica é colocar a estrutura e as prateleiras e a partir de sua instalação colocar as demais peças.

Medieval Conquest - olaria I (lassoares-rct3) Como se vê na imagem, são inúmeras pequenas peças para compor o cenário da olaria, com destaque para a roda e a banqueta de madeira que ilustram um dos mobiliários mais comuns em uma olaria medieval: a roda de oleiro, um equipamento indispensável para a moldagem do barro. Juntamente com essas peças você encontrará uma série de objetos de cerâmica crua e cozida, a exemplo das jarras, copos e travessas que ficarão posicionados nas prateleiras da olaria.

Além disso, outra preocupação foi apresentar os tijolos de barro, que sem dúvida, juntamente com as pedras e as medeiras de variados tipos, são materiais característicos das construções da época. Por isso, no Medieval Conquest 009 – a olaria, há uma série de pilhas de tijolos que podem ser dispostos ao lado de moldes de madeira. Uma opção é colocá-los em uma segunda estrutura, como se a olaria estivesse divida em duas partes separadas – uma para a elaboração de utensílios de cerâmica e outra para os tijolos de barro.

Para melhor ilustrar a presença desse elemento, o set trás uma pequena carroça para carregar os tijolos. A idéia é mostrar que depois de produzidos, os tijolos são carregados para outras partes do vilarejo. Não sei se vocês se lembram ou conhecem, mas a inspiração foi o jogo The Settlers desenvolvido pela Ubisoft Blue Byte, hoje na sua sétima edição (se não me falha a memória, o primeiro foi lançado em 1993, quando em jogava bastante). Nesse game de estratégia, cujo objetivo é construir uma cidade medieval e depois dominar os oponentes, tudo o que é produzido na cidade é transportado em pequenas carroças para um armazém ou para os locais onde o material será usado. Daí veio a idéia de elaborar uma peça semelhante para esse CSO, assim, passaria a impressão de que as áreas do parque, embora estáticas, estavam em pleno funcionamento, tal qual uma vila medieval.

Medieval Conquest - olaria II (lassoares-rct3)

Portanto, minha sugestão, como já mencionei, é que seja construída uma segunda estrutura e ao lado dela seja colocada a carroça com alguns tijolos, como destaca a imagem acima.

Por fim, e não menos importante, é o forno para assar as peças de cerâmica e os tijolos de barro. Não há como imaginar uma olaria medieval sem um forno a lenha, e essa peça também está disponível no Medieval Conquest 009.

Minha sugestão é que o forno da olaria seja inserido abaixo da estrutura já mencionada, ele ocupará o fundo da estrutura, assim dará a impressão de que há uma terceira parte da olaria. Vale lembrar que por não dominar algumas técnicas de elaboração de CSO, optei por não colocar o efeito de fogo no forno, portanto, não esperem por isso (quem sabe nos próximos sets). Ainda assim, gostei muito do resultado, pois nessa peça é possível ver um pequeno compartimento com lenha, bem como a textura de fogo no fundo da área reservada para assar os utensílios, embora, sejam partes estáticas, o efeito ficou interessante.

Medieval Conquest - olaria III (lassoares-rct3)Vale lembrar que é possível inserir três potes de barro no interior do forno, isso trará um realismo maior ao cenário. Se preferir, insira a porta fechada (C9 Forge Door 002) e o interior do forno ficará escondido. Só um detalhe: ao todo são 13 peças de barro (C9 Pottery 001 a C9 Pottery 013), as peças C9 Pottery 011, 012 e 013 foram montadas na posição exata do interior do forno, já as outras C9 Pottery 001 a C9 Pottery 010, devem ser posicionadas nas prateleiras da estrutura de madeira.

Bom, é isso, espero que aproveitem esse CSO e não deixem de comentar, pois sem a ajuda e as sugestões de todos ficará muito mais difícil melhorar as criações. Para baixar o Medieval Conquest 009 – Pottery basta visitar o rct-customdb, onde todos os meus sets estão hospedados, se preferir clique no link para baixar direto o Medieval Conquest 009 – Pottery.

Até a próxima.

Lassoares Dez./2010.

4 comentários:

Guilherme disse...

ok...já baixei todos os cso's.eu só dou uma olhada nos posts do medieval conquest para ler algumas dicas...quando baixei todos os cso's.eu inseri apenas uma peça do primeiro set.funcionou,então imaginei que todas iam funcionar.fiquei com preguiça...para quem quiser por fogo animado,da pra ir no cenário e na partícula de fogo pequena.fica bom!!

Lassoares disse...

valeu, depois de ver com mais calma diga o que achou... até mais

Guilherme disse...

olha...eu não achei a carroça e nem as prateleiras!!!!!

Lassoares disse...

mas está instalado

C9 Shelf 001.common.ovl (prateleira)
C9 Pottery Cart 001.common.ovl (carroça)

Postar um comentário

Lassoares-rct3

ANO IV