Review: Rocks Sets

Olá a todos, o post de hoje é dedicado a uma rápida análise dos principais CSO´s de rochas e pedras. Assim, farei um resumo do que julgo ser, os principais sets de rochas, para ajudar quem ainda tem algumas dúvidas sobre qual é o melhor ou em qual encontrar o tipo de rocha que tanto precisa. Vale lembrar, que esse post é também uma forma de ajudar aqueles que oportunamente participam do blog comentando, mandando dúvidas ou fazendo pedidos. É sempre importante lembrar, esse blog, tem como um dos seus principais objetivos, formar uma rede de jogadores de RCT3 no Brasil. Sendo assim, sempre que possível tentarei colaborar com o pouco que aprendi nesse tempo de RCT3. Então: Valeu por comentar!

 

Vale lembrar que esse review é um breve resumo de minhas opiniões e não pretendo com isso julgar o trabalho feito por aqueles que elaboraram os sets a serem comentados. Mesmo porque é preciso lembrar que a modelagem 3D de rochas ou pedras é sempre trabalhosa, sobretudo pelo número de faces. Geralmente objetos 3D com mais de 500 faces tem muito de sua qualidade comprometida no RCT3, em razão disso, fazer rochas ou pedras com muitos detalhes (cortes, partes quebradas, etc.) tal qual as de verdade se torna uma tarefa para poucos. Sendo assim, antes de nada parabéns a todos.

 

DazMatze´s Instant Jungle (by DazMatze): incrivelmente bom, com ele seu cenário ficará muito bem feito e trabalhado. Para mim é um dos melhores sets para rochas. A textura das pedras não chega a ser o melhor, o mesmo pode se dizer da quantidade de peças, mas é um CSO muito bem feito e não desaparece facilmente quando a câmera se afasta. Ademais é de fácil uso, ou seja, gire as peças e as eleve e rapidamente você terá bons cenários.

 

J-Playa´s Boneyard Pack (by J-Playa): esse set não foi desenvolvido somente para rochas, por isso, na verdade, a variedade de peças é bem reduzida, em torno de 7 tipos, se muito, mas a textura – única, diga-se de passagem - é bastante interessante. Um ponto fraco é o tamanho das peças, elas são pequenas, portanto é aconselhável que seu uso seja para detalhes.

 

Marnetmar´s Leftoverz (by Marnetmar): um dos melhores, são poucos tipos de rochas, mas são muito úteis para áreas maiores, pois são peças de tamanho grande. Vale destacar as texturas (4 ou 5 tipos diferentes) combinam muito bem em qualquer cenário e são de ótima qualidade. Particularmente uso muito para complementar paredões de pedra que normalmente faço com um único tipo de rocha, ou seja, elas se misturam muito bem como outros sets.

 

Rockwork (Composerboy): Variedade e qualidade muito boas em um conjunto de rochas que permite montar qualquer coisa e, principalmente esconder qualquer irregularidade em seu cenário. Confesso que tinha minhas resistências quanto ao seu uso, pois de fato não é fácil trabalhar com ele, inevitavelmente sempre sobra uma ponta aqui ou um recorte de rocha ali, mas a verdade é que com um pouco de paciência e treino você passará a se familiarizar com as dezenas de peças e rapidamente fará chover. Só não espere variedade de texturas, pois esse CSO é todo feito com uma única textura. Ainda assim, é muito boa e tem resultados ótimos. Uma dica importante para usar esse CSO é fazer peças base para depois utilizá-las.

 

Cliff Face (by The Cook): esse set possui muitas peças detalhadas, muitas vezes, a diferença entre uma e outra é muito pequena. Por essa razão, julgo, ser um set de difícil aplicação. Ainda assim, pode ser útil para fazer coberturas de terrenos ou como o próprio nome sugere cobrir as “faces” de desfiladeiros.

 

Toto_2's Big Thunder Mountain Set (by toto_2): um set muito interessante e diferenciado, principalmente por oferecer peças enormes e integradas para fazer cannyons e montanhas rochosas com pouco trabalho, ou seja, com poucos cliques e movimentos você terá uma ampla área coberta por várias formações rochosas. Além disso, esse CSO oferece peças menores, como pequenas rochas e portais de pedra. O ponto negativo fica por conta da limitação de texturas, afinal possui uma única. Além disso ele é muito pesado e às vezes pode gerar alguns problemas. Infelizmente não achei o link.

 

Aceanas Rock (by Aceana): é um CSO interessante, mas no meu modo de entender não é dos melhores, ainda assim vale a pena tê-lo na sua lista de CSO´s. A quantidade é razoável, mas as texturas são medianas.

 

Shy Rock (by ShyGuy): um dos melhores sem nenhuma sombra de dúvida, juntamente com o DazMatze´s Instant Jungle e com o Marnetmar´s Leftoverz. Esse set tem uma ampla variedade de peças e texturas e tem fácil aplicação. Ademais a textura é muito boa, como é comum nos trabalhos do ShyGuy, por isso penso ser esse um dos melhores sets para essa finalidade.

 

T4L – Rocks and more (by Tycoon4life): esse set não é o melhor do trabalho do Tyccon4Life, que por sinal faz ótimos CSO´s. O que merece destaque é que as rochas e pedras são de tamanho médio e podem ser “recoloridas”, um diferencial sem dúvida nenhuma. A textura fica devendo um pouco, mas apresenta algumas variações interessantes, como arenito e pedras lunares. Em suma, vale a pena ter.

 

Mossy Rock (by Viscosity86): possui boa qualidade, principalmente por oferecer 7 tipos distintos de rochas, no entanto oferece apenas uma textura e isso compromete um pouco, sobretudo por ser um set feito para rochas e pedras. Apesar disso, esse CSO é muito útil e tal qual o Acenas Rock, o J-Playa´s Boneyard Pack  e o T4L – Rocks and more  é bastante útil para criar ambientes realistas e fazer detalhes que muitas vezes não podem ser feitos com rochas maiores.

 

Stone Formations (by Zordork): muito bom, o set possui boa variedade de texturas, mas o ponto forte se deve ao formato diferenciado das rochas, são arcos, pedras pequenas, médias e grandes que permitem montar vários tipos de formações rochosas. Diante disso, resta pouco a dizer senão: Inclua a sua lista.

 

É isso aí espero ajudar.

 

Lassoares Out./2009.

16 comentários:

Anônimo disse...

Leonardo disse:
Valeeew Lassoares pela baita ajuda que vc me deu
agredeço pelo trabalho que vc deve ter tido, agora vo pode fazer cachoeiras melhores.

O.O'

Anônimo disse...

Ei, pode me dizer aone tem akeles SETS, de Atlatis, mas não os que ja vem no RCT3, eu ja vi CSO com cachoeiras portáteis, tipos akelas do RCT2, si poder me ajudar.

Lassoares disse...

Legal, Leonardo q bom q curtiu e q o post ajudou... precisando é só pedir.

então sobre os sets para Atlantis de uma olhada no post
http://lassoares-rct3.blogspot.com/2009/02/csos-usados-na-lost-city-of-atlantis.html

e esse das cachoeiras não entendi.

até mais

Marquinhos disse...

Alguém pode me passar outro link do terceiro, o site da vodhin está em manutenção.


Parabéns o blog é muito bom.

Anônimo disse...

bem legal, só que quando eu vou colocar as pedras trava meu jogo..

=/

de mais alguém trava?

Lassoares disse...

qual set trava? o Marnetmar´s Leftoverz?

Marquinhos, se ainda esta procurando o Marnetmar´s Leftoverz ou se estão com problemas, me mandem o e-mail de vcs e envio meu arquivo

até mais

Anônimo disse...

Oi
sobre aquele post sobre o parque inspirado no PETAR qual set voce usou?

muito legal aquele projeto.

Anônimo disse...

todo cso que eu baixava travava e continua travando.eos cso que baixo agora nem abrem!me ajudem!eu preciso de csos!alendo mais eu vi um cso q tava quando eu tento por ele num video de uma lista de reprodução.o nome do video é alien.

Lassoares disse...

sobre o pq inspirado no PETAR veja o post

http://lassoares-rct3.blogspot.com/2009/05/csos-usados-no-parque-estadual-tycoon.html

nele falo dos CSOs usados

Lassoares disse...

cara... acho melhor vc reinstalar seu RCT3, não é nada bom ter CSOs travando e outros q nem abrem, as vezes, o RCT3 tá com algo ruim... ah! e se vc tá usando o windows 7, tem gente nos fóruns por aí reclamando... então entre no atari forum e de uma boa olhada... olhei faz 10 dias e ninguém sabia ainda o que tava acontencendo.

Anônimo disse...

eu gostaria de saber como colocar pedras uma juntinha da outra, para que eu possa fazer cachoeiras bem realistas

Lassoares disse...

Anônimo: quais pedras? Originais do RCT3 ou CSOs?

Anônimo disse...

Eu preciso muito desse cso aki
Marnetmar´s Leftoverz
mais só ki da erro aki no site pra baixar
e outro cso ki eu necessito urgente,é o da
Big Thunder Montain
mais aki não tem
e o do Rct3-net DA ERRO NA HORA DE EXTRAIR
por favoor me ajudem

Marnetmar´s Leftoverz
e Big Thunder Montain

Obrigadooo

Lassoares disse...

blog coisa gorda:

Marnetmar´s Leftoverz: já atualizei post e o link agora funciona, antes era do Vodhins que está off há vários meses.
Big Thunder Montain: nada feito, realmente tudo que existe está off e do rct3-net tá corrompido, minha sugestão é substituir fazendo peça a peça com outros sets, até porque nem tenho mais o Big Thunder, lembro que vivia dando problema e puxava muito do RCT3.

Até mais!

Anônimo disse...

vc pode fazer um post que nem esse mas sobre os sets de vegetações, arvores, arbustos plantas e etc?? e se vc ja tiver um post desses vc pode me passar o link do post?? eu vi uns videos do sartoris e vi akela planta babosa e fiquei curioso pra saber qual set é ( tipo no video no bcw tem essa planta )
vlw. Só mais uma coisa, pq o instant wood do dazmatze esta dando problema?

Lassoares disse...

Anônimo: boa ideia, tenho uns posts para fazer que já prometi faz tempo, mas vou por esse na lista para fazer o qto antes, valeu pela dica. Qto ao instant wood do dazmatze de uma olhada neste post:

http://lassoares-rct3.blogspot.com.br/2011/01/tutorial-de-instalacao-instantjungle-e.html

Até mais!

Postar um comentário




Lassoares-rct3

ANO IV