Uma aula de sinceridade e qualidade do Weber

Aqueles que acompanham o lassoares-rct3 já sabem: montar um CSO, uma única peça que seja, não é uma tarefa simples. Talvez se possa dizer que não é difícil, mas sem dúvida exige empenho e muitas horas de trabalho, sobretudo quando se tem o compromisso de fazer algo de qualidade. Imagine então fazer um set completo, são dezenas de texturas, centenas de cálculos de faces e milhares de cliques que fazem qualquer designer ir e vir entre as janelas dos programas usados.

 

Pois bem, como dito, aqueles que acompanham o lassoares-rct3 já sabem: montar um CSO, uma única peça que seja, não é uma tarefa simples! Hora, por que dizer isso? Por que essa semana um dos melhores designers de CSOs, me refiro ao Weber, nos ensinou uma lição valiosa. Ao mesmo tempo, o Weber criou um espetacular set de vegetação – item raro entre as centenas de CSOs disponíveis – nos ensinou o que é honestidade e sinceridade e ainda, revisou o Foliage Set (também conhecido como Boulders and Brush – outro fantástico CSO de vegetação já divulgado no blog).

 

Ok, muitos dirão: ótimo, um set novo e um revisado, mas sinceridade e honestidade não tem nada a ver com isso. Para evitar esse equívoco me permitam narrar alguns fatos. Dia 11 de Março de 2011, em um thread do Atari Fórum o Weber anuncia que o Foliage Set havia sido revisado. Em poucas palavras, avisava que as peças – Tree_02 e Tree_03 – haviam sido melhoradas e que todas as texturas das plantas haviam sido clareadas, já que muitas tinham um incômodo tom escurecido, dentre outras mudanças. Em suma, ficou muito melhor e não há outra opção senão trocar a versão anterior, é só baixar. Essa é uma parte da história.

 

A segunda parte tem seu início no dia 21 do mesmo mês. Dez dias após revisar seu set o Weber lança o fantástico Trees Mega Pack – um CSO com 32 peças – divididas entre palmeiras, arbustos, árvores, bananeiras e bambus. Nota máxima, seja ela qual for, afinal uma revisão e um set novo em dez dias, ambos muito bem desenhados e de um tema pouco explorado pelos designers, não é para qualquer um. Isso pode ser parcialmente comprovado na imagem abaixo que destaca uma foto tirada durante o teste do Trees Mega Pack e outra foto de uma das árvores revisadas pelo Weber do seu Foliage Set.

 

Weber Trees Mega Pack e Foliage set v3 (lassoares-rct3)

 

E tem mais, no mesmo thread em que lançou seu novo CSO o Weber comentou:

 

Eu estava procurando algumas texturas [...] quando me deparei com esses modelos de árvore. A maioria é de árvores exóticas e plantas que não temos no momento. Fiquei muito impressionado [...] e decidi transformá-los em um tema e compartilhá-los. Eu não os modelei! Eles foram encontrados na internet. Então não me agradeçam por fazê-los, apenas por compartilhar. Tudo o que fiz foi mudar as dimensões dos modelos (eram muito pequenos) e importá-los. [...] Eles têm uma licença livre, desde que não os venda.

 

Antes de qualquer comentário vejam uma pequena amostra dos resultados na imagem abaixo (imagens do set foram extraídas e adaptadas a partir da foto postada pelo Weber no thread do Atari Fórum).

 

 

Weber Trees Mega Pack (lassoares-rct3)

 

Para bom entendedor meia palavra e uma imagem basta. Aí está a sinceridade e a qualidade a que se refere o título do post. Com um só ato o Weber nos ensinou que criar é diferente de copiar, mesmo quando nos inspiramos ou até mesmo usamos o trabalho de alguém como matriz de criação. A sinceridade do Weber não está no fato de usar algo e dividir, mas sim de falar com todas as letras: “Eu não os modelei! Eles foram encontrados na internet. Então não me agradeçam por fazê-los, apenas por compartilhar”.

 

Em tempos de cópia e de muita falta de cuidado com o que se divulga sem citar as fontes e/ou os criadores, muitos textos, imagens, montagens etc. são copiadas. Acreditem, muitos de nós somos vítimas disso. E justo nesses tempos, um cara elabora um trabalho digno de ser aplaudido, pois nos ajudará muito no momento de montar um cenário no RCT3 e diz que não merece agradecimentos pela criação. Não sei vocês, mas eu agradecerei não só pelo fato do Weber ter compartilhado, mas também por sua sinceridade. Esse post é tão só uma forma de agradecer e parabenizar: obrigado Weber e parabéns pelo ótimo trabalho!

 

Dito isso, só me resta sugerir que baixem o Trees Mega Pack do Weber. Coloquem-o na pasta style/themed e bom jogo. Antes que eu me esqueça o Weber já anunciou: logo o Foliage Additions – mais um CSO de vegetação – será lançado. Veja você mesmo uma pequena amostra no Atari Fórum. Até a próxima.

 

Lassoares Mar./2011.

11 comentários:

Leoou disse...

In-cri-vel...
Adorei o post e esse novo set de plantas ...
Temos que agradecer sim o Weber ...
Mais tmb vc que mostra quase tudo que se passa ...
Brigado ...

Brigado ...
Vlw mesmo !!!

Rafa disse...

O_O Fantastico!

Paulo disse...

Wou. Voce me ajudou e muito. Porque eu estava procurabdo um set com arvores assim!!

Lassoares disse...

Leoou: imagina cara, mas mesmo assim obrigado... realmente o Weber merece, o cara mandou mais que bem e eu não podia deixar de comentar e divulgar isso. Até mais.

Lassoares disse...

Rafa: realmente, um set de vegetação SEMPRE é bom!!! tenho certeza que vc fará coisas incríveis com ele!

Lassoares disse...

Paulo: que bom cara, fico feliz em ajudar. Até mais!

Rafa disse...

@Lassoares
LOL obrigado!!! =P

Anônimo disse...

Eu tenho uma duvida, por que quando eu crio um lago, a coloração dele é azul claro, e a agua da maioria dos videos que eu vejo parece um espelho, gostaria de saber se isso é problema da minha placa de vídeo, se não for qual será o problema ?
Outro situação estranha é que nos próprios chafaris do jogo a agua de dentro deles é Branca nem parece, o que me faz ter essa duvida é que outrora as aguas do meu RCT3 ja foram como antes citada, chafariz perfeito e agua espelhada, ou seja refletia tudo ao seu redor.

Lassoares disse...

Legofla deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Uma aula de sinceridade e qualidade do Weber":

Honestidade é uma virtude *;* valeu por postar Lassoares, faremos bom uso com eles ^^

Legofla; Verdade!!! Imagina! Até mais

Lassoares disse...

Anônimo: tem que marcar o item water reflect no menu de configuração do RCT3 (no jogo mesmo), quanto a cor da água isso geralmente se deve a posição da água, se vc inserir água até as bordas ela ficará como você disse, já quando põe abaixo ela ficará "mais viva" e azul. Logo farei um tutorial sobre isso, só peço paciência pois há um monte de pedidos para explicar outros assuntos. Espero ter ajudado. Até mais.

Lassoares disse...

Honestidade é uma virtude *;* valeu por postar Lassoares, faremos bom uso com eles ^^

Por Legofla em Uma aula de sinceridade e qualidade do Weber em 26/03/11

Postar um comentário

Lassoares-rct3

ANO IV